Franco Jara

Avançado, 36 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2010-2011, 2014-2014), 47 jogos (1969 minutos), 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

COPERNICUS

Citação de: Star em 18 de Julho de 2014, 23:37
Deve ser dos jogadores que menos gostei de ver no Benfica se sempre..e difícil me lembrar de algum que me tenha irritado tanto

Talvez por ser um dos jogadores menos inteligente que passou pelo Benfica.

L3GEND

Parece-me que continua com os mesmos dois problemas de sempre:

Passa mais tempo a olhar para o chão do que a tentar ler o jogo.

Pensa que joga sozinho e quer sempre fazer uma coisinha a mais.

abar85

Eu acho que é uma mistura de falta de inteligência a jogar com vontade de mostrar tudo o que pode e não pode!
Depois sai aquilo, muitas perdas, muito individualismo.
Acho que não ficará, e nem era preciso vir ninguém.

André Sousa

Como 8? Alguma vez?

O Jara, tecnicamente, está a anos-luz do Enzo. E estou a ser meigo.

Nas vertentes técnicas que mais são solicitadas ao Enzo, o Jara é fraco. O Jara até tem alguma qualidade a progredir com bola. Mas mostra-a quando tem espaço, porque é um jogador com um bom poder de aceleração e muito agressivo com a bola. O Enzo é mais fino. É capaz de queimar linhas em progressão em simples slaloms que o Jara nem nos seus sonhos mais molhados consegue. Depois, a diferença de qualidade de passe é óbvia. Ainda hoje tem lá um lance onde tenta fazer um passe mais tenso e resulta num disparate que nem o Candeias com asas lá chegava. E, claro, a interpretação do jogo.

Como disse durante a final do Mundial, o Enzo é dos jogadores mais multifacetados que há. Joga bem em todos os momentos do jogo. Peçam-lhe para jogar em transição, e ele parte aquilo tudo. Peçam-lhe para jogar em organização ofensiva, e é vê-lo no meio de dois ou três adversários a tirar a bola da zona de pressão qual Pirlo.

Não dava. Mesmo.

L3GEND

Espera aí... eu caí aqui de para-quedas!

Há alguém aqui que acha que o Jara pode fazer a posição do Enzo? :rir:

ptmam

Típico jogador de liga brasileira, argentina, chilena...etc. Bastava-lhe inteligência a jogar para ser um jogador de qualidade!

Redceltic

O Jara está realmente longe de ser brilhante na tomada de decisão, mas tem algumas qualidades: a potencia de remate, o arranque(hoje não disponível por razoes óbvias), a intensidade, o desgaste que provoca nas defesas.
Já o vimos jogar como PL principal como por exemplo há uns anos na Alemanha e fez um bom jogo a segurar o adversários e a permitir a entrada dos médios mais dotados da equipa.
Para finalizar, embora não seja especialmente dotado na recepção de bola, tem um poder de drible em progressão acima da média e qd embalado é mto difícil de parar.

Redceltic

Citação de: L3GEND em 18 de Julho de 2014, 23:49
Espera aí... eu caí aqui de para-quedas!

Há alguém aqui que acha que o Jara pode fazer a posição do Enzo? :rir:

devem ter confundido com o Jara chileno... :rir:

ptmam

Citação de: L3GEND em 18 de Julho de 2014, 23:49
Espera aí... eu caí aqui de para-quedas!

Há alguém aqui que acha que o Jara pode fazer a posição do Enzo? :rir:
Inventar sim... mas com moderação   ;D

Lazar.

Não só não tem cérebro como não consegue dominar uma bola direito.

Talvez no Estoril resultasse.

L3GEND

É que não estou mesmo a ver a ideia. Acho que nem o Jesus, com a maior das mocas em cima dele, e sendo ele o mestre das invenções, lhe ocorreria algum dia jogar com o Jara a 8.


André Sousa

Eu até percebo a ideia... Na cabeça, o Jara é um tipo muito aguerrido e muito forte em transição, porque come metros muito facilmente. Recordo-me de uma arrancada para a Taça da Liga vs. Aves, salvo erro, onde com o Benfica todo fechado cá atrás por uma situação qualquer, ele tem o campo todo para correr e ganha uns 20 metros ao defensor em poucos segundos.

Mas isso são situações esporádicas num jogo do Benfica. Aquilo que o Enzo encontra, muitas vezes, são situações de 1x1 que, depois, se multiplicam noutras situações do mesmo género, até soltar a bola, porque o desequilíbrio já está criado, ou até sofrer falta.

Só de imaginar o Jara a vir receber junto aos centrais, ou a receber do médio que baixa numa situação de 1x1 com outro jogador, estando de costas para a baliza...

Mas, para isso, é rever o jogo vs. Sporting, no ano passado, do Enzo. A quantidade de vezes que o Enzo era o último ou penúltimo homem do Benfica, de costas para a baliza e com o Adrien em cima dele....

Imaginar isto com o Jara era pedir para levarmos três ou quatro golos.

Francescoli

Mais surpreendente que adaptar o Jara a 8 é ler o Rikhart a condenar "rancores antigos".

L3GEND

Citação de: André Sousa em 18 de Julho de 2014, 23:55
Eu até percebo a ideia... Na cabeça, o Jara é um tipo muito aguerrido e muito forte em transição, porque come metros muito facilmente. Recordo-me de uma arrancada para a Taça da Liga vs. Aves, salvo erro, onde com o Benfica todo fechado cá atrás por uma situação qualquer, ele tem o campo todo para correr e ganha uns 20 metros ao defensor em poucos segundos.

Mas isso são situações esporádicas num jogo do Benfica. Aquilo que o Enzo encontra, muitas vezes, são situações de 1x1 que, depois, se multiplicam noutras situações do mesmo género, até soltar a bola, porque o desequilíbrio já está criado, ou até sofrer falta.

Só de imaginar o Jara a vir receber junto aos centrais, ou a receber do médio que baixa numa situação de 1x1 com outro jogador, estando de costas para a baliza...

Mas, para isso, é rever o jogo vs. Sporting, no ano passado, do Enzo. A quantidade de vezes que o Enzo era o último ou penúltimo homem do Benfica, de costas para a baliza e com o Adrien em cima dele....

Imaginar isto com o Jara era pedir para levarmos três ou quatro golos.
É completamente impossível fazer do Jara um 8, precisamente pelo que disseste. Têm caracteristicas para ser útil numa ou noutra situação, mas no jogo em si, seria um pavor. O equilibrio ofensivo e principalmente defensivo que ele seria capaz de dar à equipa, seria anedótico.

Principalmente, porque lhe falta inteligência. Não raras vezes, avançados deram bons médios. O Gudjohnson por exemplo, era bem mais completo como médio, do que como avançado porque era um jogador inteligente e esforçado.

O Rooney pode perfeitamente jogar no meio-campo, porque para além de ser raçudo, e muito aplicado mesmo a defender, é um jogador muitíssimo inteligente.

Pôr um jogador com o Jara a 8, seria um suícido táctico e técnico. Não sei como alguém acredita que pudesse ser boa ideia.

Keiroxes

Insistir neste rapaz, que já se viu que não serve, e dispensar o Djuricic, é de mestre, não haja dúvida.

11M€ empatados nos 2, depois temos que vender :blah: