Lima

Avançado, 41 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

Roy Kent

Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:47
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:34
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:30
Citação de: LFCM em 22 de Junho de 2015, 15:29
Acho que nunca se deu o devido mérito ao Lima pelo que fez no Benfica.


Já eu acho que sempre se deu merito a mais ao Lima. Muita sobrevalorizaçao. Mesmo nas fases onde jogar com ele ou com 10 era igual.

Discordo . Foi un gajo que sempre deu tudo mesmo quando as cousas nao lhe corriam de feiçao.
E foi para mim talvez das melhores compras da historia recente do Benfica.
Viesse quem viesse tinha sempre uma coida em comum , fazia dupla com Lima.
Para mim , mesmo que aqui nao o classiquem como tal é e sempre será IMORTAL
:D

Até o velho dinossauro 7 fica a bater mal.


MonstroDasCuecasRotas

Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:43
Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:32
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:20
Volto a referir, o Lima tem uma média ao nivel de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube. Não se compara ao Eusébio porque o Eusébio é e será ad eternum o expoente máximo da história do clube, e este só não está mais a cima (até está, visto o seu tópico ser inamovível) porque não há mais nenhuma categoria.

Isso não impede o Lima de ser um imortal da história deste clube. Não foi um suplente ou um gajo qualquer que esteve nestes 3 anos no Benfica tendo ganho 2 campeonatos. Foi uma das referências da equipa, um dos obreiros deste bom registo coletivo. Para não falar, novamente, dos seus números individuais.

Uma das referências da equipa bicampeã? O Lima?

A única vez que foi referência foi quando não ganhámos nada. E atenção. Isto não quer dizer nada sobre o Lima. Foi azar, já que perdemos tudo na reta final e de forma dramática. Ironicamente, na época onde esteve melhor, até acabou por ter aquele jogo vs. Estoril... mas acontece. Não merece ser responsabilizado pelo empate.

Se o Lima tem jogado aquilo que jogou na primeira época, durante os tempos em que esteve no Benfica... seria imortal. Porquê? Porque tinha mostrado uma qualidade muito, muito acima da média. Agora, querer passar um corretor por estas duas épocas para fazer passar por épocas de nível altíssimo é desonestidade.

O Lima não teve duas grandes épocas. Teve bons momentos, da mesma forma que teve momentos horríveis. Jogava porque não havia melhor e porque o JJ gostava imenso dele. Era um jogador que cumpria com aquilo que lhe pedia, sem bola. Extremamente abnegado.

Agora, repito... não teve duas grandes épocas. Marcou 30 golos na primeira época, salvo erro, e 40 nestas duas. Dá 20 golos por época nestas duas últimas. Agora é ir ver quantos foram de penalti.

E o argumento do Eusébio vai na mesma linha daquele que usaste no Rodrigo. Se o Lima não pode estar na mesma secção que o Rodrigo, porque fez mais do que ele, também não pode estar na mesma do Eusébio, porque fez, naturalmente, menos. E se o Eusébio não pode ser exemplo, fala-se no Chalana ou no Bento, que já foram referidos lá para trás.

Se é um titular indiscutivel e uma das figuras da frente de ataque em todas as 3 temporadas, é portanto uma das referências da equipa. Não estou a dizer que é a referência porque o futebol do Benfica nunca foi apenas um jogador, mas sim todo o seu colectivo. Não houve a referência no Benfica, nestes anos todos. Existiram, sim, várias referências, sendo o Lima uma delas, nestes últimos três anos.

Dizer que o Lima apenas foi referência quando não ganhámos nada, nem merece comentários. Quem é que foi a referência atacante na época 2013/14? Cardozo? Rodrigo? Mas do mal o menos, considerares o Lima uma referência num ano em que ele chega e supostamente nem deveria ser considerado como tal. Mostrou o seu valor e destacou-se à frente de uma outra lenda, o Oscar.

E claro.. tinha de vir a conversa do penalty. Isso já é um clássico, mas vindo de ti, André Sousa, não esperava.

Óbvio.

NSC

Citação de: beasp77 em 22 de Junho de 2015, 15:42
Citação de: enzogaitan em 22 de Junho de 2015, 15:39
Citação de: beasp77 em 22 de Junho de 2015, 15:38
O nível de Imortais do S. L. Benfica devia de ser apenas neste patamar:

José Aguas, Coluna, Eusébio e Carlos Lisboa.
Bento?

Tony?

Veloso?

Chalana?

Shéu?
Sim, bons jogadores. Deixam Saudades.

Os outros citados estão noutro patamar.

Apenas uma Opinião.

Shéu é a terceira figura mais importante do Benfica a seguir a Cosme Damião e Eusébio. O homem entrou no Benfica com 16 anos e ainda lá está.

Toni é o benfiquismo encarnado em gente.

Chalana foi o jogador mais genial a envergar a camisola encarnada.

Veloso um dos mais importantes capitães de sempre.

Todos Imortais.

Tommytukamoto

Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:47
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:34
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:30
Citação de: LFCM em 22 de Junho de 2015, 15:29
Acho que nunca se deu o devido mérito ao Lima pelo que fez no Benfica.


Já eu acho que sempre se deu merito a mais ao Lima. Muita sobrevalorizaçao. Mesmo nas fases onde jogar com ele ou com 10 era igual.

Discordo . Foi un gajo que sempre deu tudo mesmo quando as cousas nao lhe corriam de feiçao.
E foi para mim talvez das melhores compras da historia recente do Benfica.
Viesse quem viesse tinha sempre uma coida em comum , fazia dupla com Lima.
Para mim , mesmo que aqui nao o classiquem como tal é e sempre será IMORTAL
:D


Só cá faltava o Paco Casal 7

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:43
Se é um titular indiscutivel e uma das figuras da frente de ataque em todas as 3 temporadas, é portanto uma das referências da equipa. Não estou a dizer que é a referência porque o futebol do Benfica nunca foi apenas um jogador, mas sim todo o seu colectivo. Não houve a referência no Benfica, nestes anos todos. Existiram, sim, várias referências, sendo o Lima uma delas, nestes últimos três anos.

Dizer que o Lima apenas foi referência quando não ganhámos nada, nem merece comentários. Quem é que foi a referência atacante na época 2013/14? Cardozo? Rodrigo? Mas do mal o menos, considerares o Lima uma referência num ano em que ele chega e supostamente nem deveria ser considerado como tal. Mostrou o seu valor e destacou-se à frente de uma outra lenda, o Oscar.

E claro.. tinha de vir a conversa do penalty. Isso já é um clássico, mas vindo de ti, André Sousa, não esperava.

Então quer dizer... o Eliseu foi uma referência do Benfica nesta época, certo? Afinal de contas, foi um titular indiscutível do Benfica. O Quim foi uma referência da super-equipa de 2010, afinal de contas, também foi indiscutível. Pá, isso vale o que vale. O Lima era um jogador do treinador, como o JJ disse uma vez. Não sobre ele, creio, mas a definição vai na linha do que o Lima fez nestas duas épocas. Já te expliquei porque é que o Lima foi titular nestes dois últimos anos de Benfica. Se achas que ele fez épocas condizentes com o estatuto de imortal, então estamos conversados.

Não se falou em referência atacante, mas sim referência individual, como foi o Jonas neste ano. Se assim fosse, só o Cardozo o podia ser, já que era o único que tinha as características para tal. O Lima também o podia ser, mas seria cortar-lhe alguma mobilidade, que era onde ele se destacava. Adiante.

O Lima foi uma referência do Benfica em 2013. Jogou muito futebol e marcou muito golo. Nestas duas últimas épocas, isso nem sempre aconteceu.

Claro que tem de vir a conversa do penalti. O Esgaio foi um dos melhores marcadores da Segunda Liga. Um extremo, que jogou várias vezes a lateral. Será que é um lateral goleador? Ou será que marcou muitos golos de penalti?

Não percebo, sinceramente, este tabu em referir o número de penaltis, quando este é considerável. Será que é um momento do jogo como todos os outros? Será que se o Lima tivesse marcado metade dos golos que marcou pelo Benfica de penalti, isso não significaria nada? Que raio...

Livrinhos

Saudade, nunca imortal.

O "Imortal" é aquele que marca um ciclo, uma era. São poucos, raros e bons.

Atualmente apenas o Luisão poderá assumir esse estatuto. Poderia o Maxi, repito poderia, não pode.


iSLBenfica

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Junho de 2015, 15:41
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:35
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:22
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:20
Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:14
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:14
3 épocas no Benfica.

3 épocas titularíssimo, uma das referências do ataque que nos permitiu conquistar 2 campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga, 1 Supertaça.
70 golos em todas as provas pelo Benfica, uma média ao nível de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube.

Qual é a dúvida que é imortal?
Na saudade está o Rodrigo, e compara-se aquilo que ele fez com o que fez o Lima? Nem por sombras.

Nos imortais está o Eusébio. Compara-se aquilo que ele fez com o Lima?

Volto a referir, o Lima tem uma média ao nivel de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube. Não se compara ao Eusébio porque o Eusébio é e será ad eternum o expoente máximo da história do clube, e este só não está mais a cima (até está, visto o seu tópico ser inamovível) porque não há mais nenhuma categoria.

Isso não impede o Lima de ser um imortal da história deste clube. Não foi um suplente ou um gajo qualquer que esteve nestes 3 anos no Benfica tendo ganho 2 campeonatos. Foi uma das referências da equipa, um dos obreiros deste bom registo coletivo. Para não falar, novamente, dos seus números individuais.

Ele nunca foi referência.
Em 2012/13 para mim era até o elo mais fraco da equipa, e com boa distância para os outros todos.
Este ano, mesmo numa equipa bem mais fraca, a seguir a Eliseu e Pizzi...para mim era novamente o elo mais fraco.

Nunca foi referência? O homem foi titularíssimo nos 3 anos que passou no Benfica. Em 3 anos diferentes formámos 3 excelentes duplas atacantes com 3 duplas diferentes tendo elas sempre o mesmo denominador comum... Lima. Foi o melhor marcador na sua primeira época à frente do imortalíssimo Oscar Cardozo. Na época seguinte é figura indiscutível na frente de ataque numa época em que ganhámos tudo a nível nacional, voltando a ser o melhor marcador da equipa, e nesta época que passou, volta a ser titularíssimo, desta vez ao lado de um super Jonas e só assim não volta a ser o melhor marcador com mais um registo de quase 20 golos na liga.

Depois destas evidências dizer que foi o elo mais fraco ou que não foi referência só pode ser brincadeira.

O ano passado é titular porque só havia Rodrigo. Este ano é titular porque só havia Jonas. Se tivéssemos dois avançados daquele nível no mesmo ano, o Lima nunca teria jogado. Aliás, mesmo só com um de cada vez, já houve longos períodos em que jogava porque era afilhado.

Claro que o Lima sempre foi o elo mais fraco da nossa frente de ataque, isso é evidente. Houve Gaitan, Markovic, Salvio, Rodrigo, Jonas e Lima... De qual destes é que tínhamos que estar sempre a ouvir "defende muito, corre muito, trabalha muito para a equipa"? Pois. Lima destoava, apesar de compensar a diferença de nível com dedicação e sacrifício colectivo.

Olha, obrigado. O Cardozo também só era titular porque não havia ninguém melhor. Mas e ir buscar esse alguém? Quem é que tu vês nos últimos 30 anos de Benfica que te apresente em apenas 3 anos, uma média de 20 golos por época?

O compensar a menor capacidade tecnica com outros argumentos faz parte. Não é por isso que destoava dos restantes. Se calhar destoava para ti porque os outros aos teus olhos eram os meninos bonitos, ao contrário do obreiro que trabalhava bastante para a equipa, fazia golos e ainda abria espaço para os outros com as suas simples desmarcações. O Cardozo também não era um gajo muito rápido que desse mobilidade, mas compensava com a sua capacidade finalizadora e agressividade dentro da area. O Lima sendo menos forte nesses pontos, compensava com a sua capacidade de pressionar e jogar muito para o coletivo. Não foi por isso, por exemplo, que deixou de ser o melhor marcador à frente do próprio Cardozo. Nem foi por isso que deixou de ser o melhor marcador à frente do Rodrigo. E mesmo numa época má, não foi por isso que ficou muito distante de um super Jonas.

helderrocha

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Junho de 2015, 15:48
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:43
Citação de: André Sousa em 22 de Junho de 2015, 15:32
Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:20
Volto a referir, o Lima tem uma média ao nivel de muitos dos melhores goleadores de sempre da história do clube. Não se compara ao Eusébio porque o Eusébio é e será ad eternum o expoente máximo da história do clube, e este só não está mais a cima (até está, visto o seu tópico ser inamovível) porque não há mais nenhuma categoria.

Isso não impede o Lima de ser um imortal da história deste clube. Não foi um suplente ou um gajo qualquer que esteve nestes 3 anos no Benfica tendo ganho 2 campeonatos. Foi uma das referências da equipa, um dos obreiros deste bom registo coletivo. Para não falar, novamente, dos seus números individuais.

Uma das referências da equipa bicampeã? O Lima?

A única vez que foi referência foi quando não ganhámos nada. E atenção. Isto não quer dizer nada sobre o Lima. Foi azar, já que perdemos tudo na reta final e de forma dramática. Ironicamente, na época onde esteve melhor, até acabou por ter aquele jogo vs. Estoril... mas acontece. Não merece ser responsabilizado pelo empate.

Se o Lima tem jogado aquilo que jogou na primeira época, durante os tempos em que esteve no Benfica... seria imortal. Porquê? Porque tinha mostrado uma qualidade muito, muito acima da média. Agora, querer passar um corretor por estas duas épocas para fazer passar por épocas de nível altíssimo é desonestidade.

O Lima não teve duas grandes épocas. Teve bons momentos, da mesma forma que teve momentos horríveis. Jogava porque não havia melhor e porque o JJ gostava imenso dele. Era um jogador que cumpria com aquilo que lhe pedia, sem bola. Extremamente abnegado.

Agora, repito... não teve duas grandes épocas. Marcou 30 golos na primeira época, salvo erro, e 40 nestas duas. Dá 20 golos por época nestas duas últimas. Agora é ir ver quantos foram de penalti.

E o argumento do Eusébio vai na mesma linha daquele que usaste no Rodrigo. Se o Lima não pode estar na mesma secção que o Rodrigo, porque fez mais do que ele, também não pode estar na mesma do Eusébio, porque fez, naturalmente, menos. E se o Eusébio não pode ser exemplo, fala-se no Chalana ou no Bento, que já foram referidos lá para trás.

Se é um titular indiscutivel e uma das figuras da frente de ataque em todas as 3 temporadas, é portanto uma das referências da equipa. Não estou a dizer que é a referência porque o futebol do Benfica nunca foi apenas um jogador, mas sim todo o seu colectivo. Não houve a referência no Benfica, nestes anos todos. Existiram, sim, várias referências, sendo o Lima uma delas, nestes últimos três anos.

Dizer que o Lima apenas foi referência quando não ganhámos nada, nem merece comentários. Quem é que foi a referência atacante na época 2013/14? Cardozo? Rodrigo? Mas do mal o menos, considerares o Lima uma referência num ano em que ele chega e supostamente nem deveria ser considerado como tal. Mostrou o seu valor e destacou-se à frente de uma outra lenda, o Oscar.

E claro.. tinha de vir a conversa do penalty. Isso já é um clássico, mas vindo de ti, André Sousa, não esperava.

Óbvio.

estámos a falar de uma época onde depois de cardozo se lesionar, o grande elogio ao lima era a pressão defensiva no ataque

André Sousa

Citação de: iSLBenfica em 22 de Junho de 2015, 15:52
Olha, obrigado. O Cardozo também só era titular porque não havia ninguém melhor. Mas e ir buscar esse alguém? Quem é que tu vês nos últimos 30 anos de Benfica que te apresente em apenas 3 anos, uma média de 20 golos por época?

O compensar a menor capacidade tecnica com outros argumentos faz parte. Não é por isso que destoava dos restantes. Se calhar destoava para ti porque os outros aos teus olhos eram os meninos bonitos, ao contrário do obreiro que trabalhava bastante para a equipa, fazia golos e ainda abria espaço para os outros com as suas simples desmarcações. O Cardozo também não era um gajo muito rápido que desse mobilidade, mas compensava com a sua capacidade finalizadora e agressividade dentro da area. O Lima sendo menos forte nesses pontos, compensava com a sua capacidade de pressionar e jogar muito para o coletivo. Não foi por isso, por exemplo, que deixou de ser o melhor marcador à frente do próprio Cardozo. Nem foi por isso que deixou de ser o melhor marcador à frente do Rodrigo. E mesmo numa época má, não foi por isso que ficou muito distante de um super Jonas.

Como é que é?

Trezeguet

um Super Jonas que em 1 ano mostra mais que o Lima

Bola7

Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:50
Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:47
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:34
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:30
Citação de: LFCM em 22 de Junho de 2015, 15:29
Acho que nunca se deu o devido mérito ao Lima pelo que fez no Benfica.


Já eu acho que sempre se deu merito a mais ao Lima. Muita sobrevalorizaçao. Mesmo nas fases onde jogar com ele ou com 10 era igual.

Discordo . Foi un gajo que sempre deu tudo mesmo quando as cousas nao lhe corriam de feiçao.
E foi para mim talvez das melhores compras da historia recente do Benfica.
Viesse quem viesse tinha sempre uma coida em comum , fazia dupla com Lima.
Para mim , mesmo que aqui nao o classiquem como tal é e sempre será IMORTAL
:D


Só cá faltava o Paco Casal 7
a guiness morna fodeu-te os miolos parolo...

André Sousa

Engraçado é como é que o Lima, numa época má, não consegue ficar muito distante de um super Jonas.

O que faria se não tivesse sido uma época má? O que faria se não houvesse um super Jonas, mas apenas um bom Jonas?

Tommytukamoto

Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:56
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:50
Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:47
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:34
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:30
Citação de: LFCM em 22 de Junho de 2015, 15:29
Acho que nunca se deu o devido mérito ao Lima pelo que fez no Benfica.


Já eu acho que sempre se deu merito a mais ao Lima. Muita sobrevalorizaçao. Mesmo nas fases onde jogar com ele ou com 10 era igual.

Discordo . Foi un gajo que sempre deu tudo mesmo quando as cousas nao lhe corriam de feiçao.
E foi para mim talvez das melhores compras da historia recente do Benfica.
Viesse quem viesse tinha sempre uma coida em comum , fazia dupla com Lima.
Para mim , mesmo que aqui nao o classiquem como tal é e sempre será IMORTAL
:D


Só cá faltava o Paco Casal 7
a guiness morna fodeu-te os miolos parolo...


SIm Sr Paco

Bola7

Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:57
Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:56
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:50
Citação de: Bola7 em 22 de Junho de 2015, 15:47
Citação de: Tommytukamoto em 22 de Junho de 2015, 15:34
Citação de: Shoky em 22 de Junho de 2015, 15:30
Citação de: LFCM em 22 de Junho de 2015, 15:29
Acho que nunca se deu o devido mérito ao Lima pelo que fez no Benfica.


Já eu acho que sempre se deu merito a mais ao Lima. Muita sobrevalorizaçao. Mesmo nas fases onde jogar com ele ou com 10 era igual.

Discordo . Foi un gajo que sempre deu tudo mesmo quando as cousas nao lhe corriam de feiçao.
E foi para mim talvez das melhores compras da historia recente do Benfica.
Viesse quem viesse tinha sempre uma coida em comum , fazia dupla com Lima.
Para mim , mesmo que aqui nao o classiquem como tal é e sempre será IMORTAL
:D


Só cá faltava o Paco Casal 7
a guiness morna fodeu-te os miolos parolo...


SIm Sr Paco
palhaço :crazy2: