LdC FG 3ª J: SL Benfica 1 - 1 Paris SG, 05Out. Qua. 20h00 *TVI*

SL Benfica 1 - 1 Paris SG

Liga dos Campeões

SL Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Álex Grimaldo, Florentino Luís, Enzo Fernández (Fredrik Aursnes [78m]), David Neres (Rodrigo Pinho [90+1m]), Rafa, João Mário, Gonçalo Ramos (Julian Draxler [78m])
Treinador: Roger Schmidt
Paris SG: Donnarumma, Sergio Ramos, Marquinhos, Danilo, Verratti, Vitinha, Hakimi, Messi, Nuno Mendes, Mbappé, Neymar
Treinador: Christophe Galtier

.:VMPT:.

lPhoenix

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2022, 11:52
Aliás, em termos de assobios, a antiga Luz era expoente máximo de pressão. Falta total de noção do que era o inferno da Luz.

Eu disse que era circunstancial. Ou seja em qualquer circunstância saiam assobios, até para os nossos jogadores. Era, e é, uma forma de reação.

O que eu estou a dizer é que o que fazia tremer os nossos adversários não eram os assobios ou o arremesso de objectos, era a participação activa, antes, durante e depois dos 90 minutos no apoio à equipa.

Não me revejo no que foi escrito nas últimas páginas e faço questão de o dizer, mas fomos enormes na quarta-feira, no campo e mas bancadas, que seja sempre assim.

cmenezes

Citação de: Mattamouros em 07 de Outubro de 2022, 03:12
Citação de: cmenezes em 06 de Outubro de 2022, 20:03
Citação de: Kurt Cobain 10 em 05 de Outubro de 2022, 20:58

idiotas do crl  :-X

Tu e os 100 e tal que gostaram desta publicação que não se tratem que não é preciso...

Não te trates tu que não é preciso.

Então o Benfica vai jogar, em casa, e tenho lá Benfiquistas (estão com a nossa camisola vestida) numa bancada de adeptos do Benfica (estão mais à volta), com cartazes para jogadores da equipa adversária?

Qual é a puta da lógica disto, explica-me lá?!

E não me venhas dizer 'ah e tal são putos não têm culpa', têm, têm culpa de preferir fazer um cartaz a dizer 'mexxi' em vez dum a dizer 'rafa', e têm culpa principalmente os paizinhos que os levaram, lhes permitiram que fizessem isso, e que não os ensinam como deve de ser.

Era o que mais faltava esta merda. Amanha jogo com o porto e tá lá um fã dum diogo costa, ou com o sporting e tá um do trincão, ou do braga e tá um do horta, com um cartaz também na mão? No meio dos nossos? 'ah e tal é português gosto muito dele'
Por amor da santa.

Querem levar cartazes pra jogadores da equipa adversária vão prá jaula, junto dos adeptos dessa equipa, tenham 10 ou 100 anos.

Isto aqui é o Benfica, não é o Paok de Salónica. É para apoiar e puxar pelo Benfica, não é para chupar a pila às vedetas da moda do qatarsg ou de seja quem for que estiver a jogar CONTRA o Benfica.

Mas tendo em conta que já vi anormais bater palminhas ao Renato quando este nos marcou um golo na luz, devia achar isto normal também.. mas nop, não consigo.

Joga no Benfica? Não? Então quero mais é que se foda. Seja o Zé Manel Barnabé ou o Mbappé.

Confirma-se a falta de noção.

arodrigues84

Citação de: nfgl em 07 de Outubro de 2022, 11:48
Um estádio inteiro a assobiar o Messi quando tem a bola é o maior sinal de respeito que lhe podemos dar.

Infelizmente, como vivemos num mundo estético, isto é muito dificil de entender.

Eu volto a repetir, assobiar para mim é normal. O que eu não concordo é atirar objetos contra os jogadores, desculpem mas isso não concordo.

Isso são tácticas mais para o Dragão e se não concordo com elas também não concordo na Luz.

Xanghai

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: rdr10 em 07 de Outubro de 2022, 11:56
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2022, 11:53
Citação de: lPhoenix em 07 de Outubro de 2022, 11:50
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 07 de Outubro de 2022, 11:50
Citação de: lPhoenix em 07 de Outubro de 2022, 11:21
Citação de: Roy Kent em 07 de Outubro de 2022, 10:14
Citação de: arodrigues84 em 07 de Outubro de 2022, 10:12
Citação de: rdr10 em 07 de Outubro de 2022, 10:08
Citação de: futeboldelite em 07 de Outubro de 2022, 09:47
Citação de: rdr10 em 06 de Outubro de 2022, 18:10
Citação de: tomas11tpg em 06 de Outubro de 2022, 17:18
Uma coisa que não gostei da nossa parte, na saída do Messi, desnecessário aqueles assobios, é verdade que eram para a entrada do sarabia por ter estado nos lagartos, mas um Benfica é um clube de valores e respeito por quem sempre deu tanto pelo futebol mundial, o Messi não devia sair do campo cheio de assobios, até pq ao ver o jogo em casa quando cheguei do estádio ficou a sensação que ele achava que eram para ele

;D

Porque raio não se haveria de assobiar o Messi? Já vi centenas de jogadores serem assobiados, seja Messi, Ronaldo, Muller, etc

O Messi está com as cores do adversário, e é assim que tem que ser tratado, tem zero a ver com respeito.

Além de que os assobios eram para o Sarabia, que ia entrar

E quando o Messi foi bater o canto?

É que pelo menos na Sagres 3 ainda ninguém tinha percebido que o Sarabia ia entrar e já estavam a assobiar o Messi, mas whatever.

E nem é só assobiar, o pior até é atirarem merdas ao Messi quando ele ia marcar os cantos. Juro que não percebo esta mentalidade...

É a mentalidade de intimidar, achas que o saudoso inferno, era feito de abraços e beijinhos? Era carregar até fazer o adversário se borrar.

O inferno da Luz fazia-se com total apoio à equipa, nunca na perspectiva de provocar os adversários, pelo contrário, sempre houve um respeito enorme.

O que intimidava e colocava respeito era a agitação das bandeiras, os cânticos, a alegria e o amor incomensurável daquela enorme massa adepta a deixar o estádio a rebentar pelas costuras.

Não me revejo em nada do que foi escrito nas últimas páginas, nada disto tem a ver com o Benfica, nada disto tem a ver com o Inferno da Luz.

Vieira & Seus Comparsas mataram a identidade do Benfica, e muitos que não viveram o Benfica pré-2003 julgam que participar activamente no apoio ao clube é intimidar, coagir, insultar, assobiar ou atirar objectos para dentro de campo, talvez por terem as referências do clube corrupto.

Eu tenho mais anos de Benfica pré-2003 que pós-2003 e também com lugar cativo no Estádio anterior e isso não é verdade.

O que não é verdade?

A parte final, sobretudo. Na Luz assobiava-se e intimidava-se a sério. Falta de noção dizer o contrário. Aliás, atualmente isto é para meninos. Antigamente, até os nossos eram intimidados se fosse preciso e maltratados.

Eu admito que estou um bocado estupefacto com a opinião dessa camarada, ou nunca meteu os pés na antiga Luz ou não tem mesmo noção do que está a dizer.

A antiga Luz teve momentos onde um decibel a mais e haviam adversários a desmaiar em campo com a pressão que era colocada neles ;D

Era um ambiente único e de pressão incomparável. Por vezes, parecia que o Estádio ia cair.

lPhoenix

Uma coisa que não gostei da nossa parte, na saída do Messi, desnecessário aqueles assobios, é verdade que eram para a entrada do sarabia por ter estado nos lagartos, mas um Benfica é um clube de valores e respeito por quem sempre deu tanto pelo futebol mundial, o Messi não devia sair do campo cheio de assobios, até pq ao ver o jogo em casa quando cheguei do estádio ficou a sensação que ele achava que eram para ele

;D

Porque raio não se haveria de assobiar o Messi? Já vi centenas de jogadores serem assobiados, seja Messi, Ronaldo, Muller, etc

O Messi está com as cores do adversário, e é assim que tem que ser tratado, tem zero a ver com respeito.

É que pelo menos na Sagres 3 ainda ninguém tinha percebido que o Sarabia ia entrar e já estavam a assobiar o Messi, mas whatever.

E nem é só assobiar, o pior até é atirarem merdas ao Messi quando ele ia marcar os cantos. Juro que não percebo esta mentalidade...

É a mentalidade de intimidar, achas que o saudoso inferno, era feito de abraços e beijinhos? Era carregar até fazer o adversário se borrar.

O inferno da Luz fazia-se com total apoio à equipa, nunca na perspectiva de provocar os adversários, pelo contrário, sempre houve um respeito enorme.

O que intimidava e colocava respeito era a agitação das bandeiras, os cânticos, a alegria e o amor incomensurável daquela enorme massa adepta a deixar o estádio a rebentar pelas costuras.

Não me revejo em nada do que foi escrito nas últimas páginas, nada disto tem a ver com o Benfica, nada disto tem a ver com o Inferno da Luz.

Vieira & Seus Comparsas mataram a identidade do Benfica, e muitos que não viveram o Benfica pré-2003 julgam que participar activamente no apoio ao clube é intimidar, coagir, insultar, assobiar ou atirar objectos para dentro de campo, talvez por terem as referências do clube corrupto.

Eu tenho mais anos de Benfica pré-2003 que pós-2003 e também com lugar cativo no Estádio anterior e isso não é verdade.

O que não é verdade?

A parte final, sobretudo. Na Luz assobiava-se e intimidava-se a sério. Falta de noção dizer o contrário. Aliás, atualmente isto é para meninos. Antigamente, até os nossos eram intimidados se fosse preciso e maltratados.

Estás a dizer o mesmo que eu disse ;D

Eu só não concordo que os assobios fossem A forma de intimidação, os assobios ou as palmas são simplesmente reações, o que fazia tremer realmente os adversários era o ambiente infernal de apoio à equipa, o Benfica estava sempre em primeiro lugar, as picardias depois.

Se me acusas de falta de noção eu respondo com falta de interpretação.

Se ambos marcámos presença no antigo estádio da Luz ambos vivemos aquele ambiente, numa coisa temos de estar de acordo: fomos uns privilegiados.

NT

Acho piada as referências a playstations e novas gerações quando temos toda uma geração de Benfiquistas que simpatiza com o Liverpool por causa dos embates dos anos 80. E que aplaudiu o Gerrard em 2006 quando este entrou na Luz. E não serão menos Benfiquistas por isso.
Deixem os miúdos ter os ídolos que quiserem. Também tive muitos na minha infância e nem tive a sorte de os ver ao vivo. E um deles esteve ali na banheira do Lumiar.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: lPhoenix em 07 de Outubro de 2022, 12:11

;D

O que não é verdade?

Estás a dizer o mesmo que eu disse ;D

Eu só não concordo que os assobios fossem A forma de intimidação, os assobios ou as palmas são simplesmente reações, o que fazia tremer realmente os adversários era o ambiente infernal de apoio à equipa, o Benfica estava sempre em primeiro lugar, as picardias depois.

Se me acusas de falta de noção eu respondo com falta de interpretação.

Se ambos marcámos presença no antigo estádio da Luz ambos vivemos aquele ambiente, numa coisa temos de estar de acordo: fomos uns privilegiados.

Não esto a dizer o mesmo, pois, simplesmente, os assobios e intimidação não eram reação, eram invariavelmente prevenção ao adversário face ao ambiente que ia encontrar....misturava-se com o apoio ao Clube num ambiente infernal. Não era uma questão de picardia era o ADN do Estádio e da massa adepta do Benfica.

Guardião Encarnado

Para terem noção do ambiente, no jogo com o Vizela houve uns palermas que me pediram para sentar aos 90 e tal minutos, depois da expulsão do Ramos e antes do golo.

Anteontem passei mais de metade do jogo em pé, bem como malta ao lado e à frente e ng ousou sequer pedir tal.

Tudo ligado à corrente.

BTV piso 0.

SLF

Citação de: darth vader em 06 de Outubro de 2022, 21:02
Uma pergunta para quem esteve no estádio: houve períodos de "silêncio quase total" nas bancadas, durante o jogo, ou foi impressão minha devido a "efeitos especiais" da tvi? É que no l'equipe falaram em "ambiente fervoroso" e na TV não pareceu nada.

Houve, como eu todos os jogos, mas este foi dos melhores da nova Luz.

Para além disso na TVI depois quando vi maia tarde, reparei que durante o hino cortaram o som, parece que colocaram um filtro para reduzir bastante o som, é só "puxar a K7 atrás" e verificar

Mattamouros

Citação de: iloy em 07 de Outubro de 2022, 06:59
Confirmo, vai tratar-te.
Ou tens 16 anos ou pouco maturidade, nos 2 casos tens pouca noção da realidade da sociedade ou simplesmente não tens filhos.
Repito, este tipo de comentário parece os animais do porco.
E depois admiram-se de ver situações de merda nas bancadas com pais e miúdas!!
Até podemos criticar adultos a bater palmas aos adversários agora os miúdos que vê ídolos deles só tem uma reação normal como crianças.
Este falso fanatismo até envergonha este clube que sempre foi o clube da abertura e tolerância.
Quem se lembra aqui do golo do Rui Costa na Luz na cátedral? Sim sim os adeptos aplaudiram o rapaz a marcar contra nós e os adeptos do terceiro anel eram muito mais fanáticos pelo Benfica que 90% dos benfiquistas agora.
Ridículo

Se o ídolo é um popstar da moda e não um jogador do Benfica, é porque algo está a falhar lá em casa. Os meus ídolos de infância eram um Preud'Homme, um João Pinto, um Poborsky. Não era um Baggio, um Figo, ou um Kahn.

Eu sei que os tempos são outros, e que com a internet temos acesso a um mundo infinito, mais uma razão para os pais os puxarem e cativarem para o lado do Benfica, e não do instagram.

Citação de: Red Eagle SLB em 07 de Outubro de 2022, 07:10
Não sei se és pai, mas imagina que tens um filho de 6 ou 7 anos que a sua ligação ao futebol e no FIFA ou no PES, queres traze-lo à Luz para ele sentir o ambiente e declarar-se (finalmente) Benfiquista, ele diz que vem mas faz um cartaz a pedir a camisola ao seu ídolo da consola ou do YouTube (onde são verdadeiras Pop Stars), achas que lhe vais dizer que não pode?

Há um macaco que disse que um filho dele nunca jogaria no Benfica, eu não quero ser igual a ele.

Lá está algo a falhar novamente. Não vai à luz aos 6 ou aos 7 anos e ainda pra mais por causa do fifa. Vai à luz aos 3, assim que pode entrar no estádio, e a sua ligação ao futebol e ao Benfica é-lhe transmitida desde berço. Quando tiver 6 ou 7 vai querer levar um cartaz a dizer 'força Benfica' e não dum random qualquer que está a jogar contra nós, como aconteceu aqui.

Citação de: komytis em 07 de Outubro de 2022, 07:45
Portanto deves ser dos que concorda que os putos devem retirar a camisola e ver o jogo em tronco nu nos estadios portugueses que nao o do Benfica

As regras estão lá, eles avisam que não se pode levar adereços da equipa adversária para determinada bancada, já aconteceram filmes destes mais que uma vez, em diferentes estádios, toda a gente que vai ao futebol sabe disso.. e por mais que eu critique deixar um miúdo em tronco nu, as regras ainda são para cumprir.
Esteve mal o pai em ir para aquele sitio sabendo que as regras ali eram aquelas, e se não sabia problema dele, não podemos alegar que desconhecemos a lei.

Agora claro que toda essa situação foi ridícula e podia ter sido evitada, não houve um pingo de bom senso por parte dos stewards e/ou policias que lá estavam. Era um pai e um filho, algo tão simples como deixarem-nos passar para a bancada visitante e tínhamos esse problema resolvido. Não era por 2 pessoas apenas que a segurança na outra bancada iria ficar comprometida.

Podemos é discutir até que ponto podem haver estas regras, que obriguem pessoas a ir vestidas de maneira X para bancada Y, mas isso é outra conversa.. mas pelos vistos é permitido, pois já há vários anos que oiço histórias de camisolas e cachecóis a ficarem à porta..

joaoaria

Citação de: diplomat em 06 de Outubro de 2022, 11:50
Citação de: tomaz em 06 de Outubro de 2022, 11:44
Citação de: Red2802 em 06 de Outubro de 2022, 11:10
Citação de: Miklosf0rev3r em 06 de Outubro de 2022, 11:02
Citação de: Red2802 em 06 de Outubro de 2022, 09:36
Citação de: Diogo Brito em 06 de Outubro de 2022, 09:18
Citação de: Red2802 em 05 de Outubro de 2022, 23:18
Sou sócio há 28 anos.

Comprei lugares para o piso zero da Sagres, com a família.

Cheguei para me sentar e estava um sujeito da "claque" sentado ao lado do meu lugar, guardando ao mesmo tempo o meu lugar para um "colega"

Tentei sentar-me, mas no alto da sua segurança musculosa e colectiva disse-me apenas "tem que ir para outro lado, aqui não há lugares".

É esta merda de gente que usufrui privilégios da Benfica 2003.

Faz um gajo 800 Km para ser impedido de se sentar no lugar que comprou.

Corja de merda.
"Corja de merda" mas curiosamente compraste lugares exatamente para o sítio onde essa "corja de merda" está.

Ou é masuquismo ou é uma tentativa de pertencer a essa "corja de merda".

Enfim, um gajo tão sábio e compra redpass com a família para o Piso 0 da Sagres... depois vem-se queixar com algo que já sabia de antemão que iria acontecer.

Tens toda a razão, mas foste anjinho.

Percebo o teu ponto de vista mas parte de um pressuposto errado que nem merece discussão.

Só vou dizer três coisas:

- Não tenho Redpass, estive 4 horas na fila numa casa do Benfica, sendo que a última hora foi comigo a tentar comprar bilhetes para onde a "máquina" permitisse. É surreal tentar comprar um bilhete, foi onde calhou.

- Quando digo "Corja de merda", não estou a incluir toda a gente que pertence à claque. Haverá gente muito boa. Refiro-me é a alguns que fazem daquilo um antro, uma comportamento que não representa nada de Benfica.

- Não quero pertencer a nada, muito menos a uma claque. Sou sócio do Benfica, tive cativo durante 7 anos após a inauguração do Estádio para ajudar o clube, mesmo morando a 400Km. Só quero ter direito a sentar-me num lugar que paguei. Nada mais.

Não sei se falaste comigo ontem na bancada.
Eu tenho redpass na sagres piso 0, há já alguns anos, vou com um grupo de amigos que já frequentavam o antigo estádio da luz. E logo qd comecei a ir aprendi que nao ha lugares marcados alí.
Mas eu estava na bancada e vejo uma familia a olhar para os lugares a volta e a perguntar pelo lugar. Eu nao estava a guardar lugar a ninguem estava uma miuda ao meu lado. O que eu expliquei educadamente é que naquela zona especifica do estádio não há lugares marcados, fica-se onde há lugar. Eu por exemplo não consegui ficar com o "meu grupo" pq nao havia lugar fiquei do outro lado da escada.
Para uma primeira experiencia em família no estadio da luz acho que não é o mais indicado para "começar" bem sei que os bilhetes são mais baratos e poupa-se algum, mas a sagres piso 0 não é sala de cinema. É para apoiar incondicionalmente.
É um lugar que ninguém gosta de ir, fumam-se ganzas e acima de tudo, apoia-se e canta-se pelo Benfica do inicio ao final do jogo.

Não, não foi contigo.

A pessoa apenas me disse que "ali não havia lugares, tinha que ir para outro lado".

Obviamente que não alonguei a conversa. Não era muito propício...

Sei que não vale a pena chamar stewards ou polícia.

Não intervêm nisso dos lugares.

É uma coutada, ao que parece.
A pessoa que falou contigo devia ter sido mais simpatica e prestavel na tentativa de explicar a filosofia daquela parte do estadio
Não há lugares marcados ali, nem nunca houve, acontece o mesmo nos jogos fora, é assim, ocupa um lugar e vê a bola simples
É futebol não é teatro ou cinema

Que grande lata
Gostava de saber onde é que isso está escrito
:rir:

jorgesse

De novo queixas nas revistas feitas aos adeptos do sector visitantes...
Alguém vai despachar a empresa de segurança PM?

https://twitter.com/rmcsport/status/1578355620184559623?s=46&t=dErDXZKQLgpxg-Zb6gV5cw

diplomat

Citação de: joaoaria em 07 de Outubro de 2022, 13:23
Citação de: diplomat em 06 de Outubro de 2022, 11:50
Citação de: tomaz em 06 de Outubro de 2022, 11:44
Citação de: Red2802 em 06 de Outubro de 2022, 11:10
Citação de: Miklosf0rev3r em 06 de Outubro de 2022, 11:02
Citação de: Red2802 em 06 de Outubro de 2022, 09:36
Citação de: Diogo Brito em 06 de Outubro de 2022, 09:18
Citação de: Red2802 em 05 de Outubro de 2022, 23:18
Sou sócio há 28 anos.

Comprei lugares para o piso zero da Sagres, com a família.

Cheguei para me sentar e estava um sujeito da "claque" sentado ao lado do meu lugar, guardando ao mesmo tempo o meu lugar para um "colega"

Tentei sentar-me, mas no alto da sua segurança musculosa e colectiva disse-me apenas "tem que ir para outro lado, aqui não há lugares".

É esta merda de gente que usufrui privilégios da Benfica 2003.

Faz um gajo 800 Km para ser impedido de se sentar no lugar que comprou.

Corja de merda.
"Corja de merda" mas curiosamente compraste lugares exatamente para o sítio onde essa "corja de merda" está.

Ou é masuquismo ou é uma tentativa de pertencer a essa "corja de merda".

Enfim, um gajo tão sábio e compra redpass com a família para o Piso 0 da Sagres... depois vem-se queixar com algo que já sabia de antemão que iria acontecer.

Tens toda a razão, mas foste anjinho.

Percebo o teu ponto de vista mas parte de um pressuposto errado que nem merece discussão.

Só vou dizer três coisas:

- Não tenho Redpass, estive 4 horas na fila numa casa do Benfica, sendo que a última hora foi comigo a tentar comprar bilhetes para onde a "máquina" permitisse. É surreal tentar comprar um bilhete, foi onde calhou.

- Quando digo "Corja de merda", não estou a incluir toda a gente que pertence à claque. Haverá gente muito boa. Refiro-me é a alguns que fazem daquilo um antro, uma comportamento que não representa nada de Benfica.

- Não quero pertencer a nada, muito menos a uma claque. Sou sócio do Benfica, tive cativo durante 7 anos após a inauguração do Estádio para ajudar o clube, mesmo morando a 400Km. Só quero ter direito a sentar-me num lugar que paguei. Nada mais.

Não sei se falaste comigo ontem na bancada.
Eu tenho redpass na sagres piso 0, há já alguns anos, vou com um grupo de amigos que já frequentavam o antigo estádio da luz. E logo qd comecei a ir aprendi que nao ha lugares marcados alí.
Mas eu estava na bancada e vejo uma familia a olhar para os lugares a volta e a perguntar pelo lugar. Eu nao estava a guardar lugar a ninguem estava uma miuda ao meu lado. O que eu expliquei educadamente é que naquela zona especifica do estádio não há lugares marcados, fica-se onde há lugar. Eu por exemplo não consegui ficar com o "meu grupo" pq nao havia lugar fiquei do outro lado da escada.
Para uma primeira experiencia em família no estadio da luz acho que não é o mais indicado para "começar" bem sei que os bilhetes são mais baratos e poupa-se algum, mas a sagres piso 0 não é sala de cinema. É para apoiar incondicionalmente.
É um lugar que ninguém gosta de ir, fumam-se ganzas e acima de tudo, apoia-se e canta-se pelo Benfica do inicio ao final do jogo.

Não, não foi contigo.

A pessoa apenas me disse que "ali não havia lugares, tinha que ir para outro lado".

Obviamente que não alonguei a conversa. Não era muito propício...

Sei que não vale a pena chamar stewards ou polícia.

Não intervêm nisso dos lugares.

É uma coutada, ao que parece.
A pessoa que falou contigo devia ter sido mais simpatica e prestavel na tentativa de explicar a filosofia daquela parte do estadio
Não há lugares marcados ali, nem nunca houve, acontece o mesmo nos jogos fora, é assim, ocupa um lugar e vê a bola simples
É futebol não é teatro ou cinema

Que grande lata
Gostava de saber onde é que isso está escrito
:rir:
Debaixo da cadeira, tens lá o papelinho com regras.