António Pacheco

Avançado, (1966-12-01 - 2024-03-20),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1993), 224 jogos (14689 minutos), 51 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Pancho Lopes 67

Não acho que tenha feito assim tanto mal ao Benfica, desiludiu ao trocar-nos pelo rival, sim, uns chamam-no de traidor, ok. Mas não nos fez mal como fez um certo senhor que faleceu a poucos dias tb (veio para o Benfica 1 ano depois do Pacheco sair, e matou a nossa mística). Pelo que ouvi era sportinguista de coração, foi para o clube dele, começou tudo bem para ele, tava ser um dos melhores jogadores do campeonato até ao despedimento do Bobby Robson, depois veio o Queiroz e foi o inicio do fim do Pacheco como jogador de grande qualidade, isso aliado a lesões.

piwo

Citação de: Pancho Lopes 67 em 18 de Março de 2024, 00:49Não acho que tenha feito assim tanto mal ao Benfica, desiludiu ao trocar-nos pelo rival, sim, uns chamam-no de traidor, ok. Mas não nos fez mal como fez um certo senhor que faleceu a poucos dias tb (veio para o Benfica 1 ano depois do Pacheco sair, e matou a nossa mística). Pelo que ouvi era sportinguista de coração, foi para o clube dele, começou tudo bem para ele, tava ser um dos melhores jogadores do campeonato até ao despedimento do Bobby Robson, depois veio o Queiroz e foi o inicio do fim do Pacheco como jogador de grande qualidade, isso aliado a lesões.

Existe uma diferenca.

Um foi por incompetência e saiu lhe tudo mal como o assumiu mais tarde.

O outro trocou nos num dos periodos mais dificeis da historia do Benfica. Sera um verao que jamais sera esquecido para quem o viveu.
E sim haviam mais alguns que nesse verao estavam tambem para dar a estocada no Benfica....nao era so o Pacheco e o Paulo Sousa....

Posto isto...lamento pelo Pacheco, pelo ser humano e pela familia que neste momento tera que ter muita força.

Ps:
Nem é o momento certo para falar desse verao quente....
Vai partir demasiado cedo e isso é o mais triste desta historia.

brazio

Não vou entrar em questões passadas numa hora destas. Perante a morte tudo isso se torna insignificante.

Além de que nem os 60 ainda tinha dobrado é demasiado cedo...

Que descanse em paz e força para a família.

ag0stinh0

Sou amigo pessoal do António.

Conheci o profissionalmente porque toquei (e toco) há já largos anos no seu bar aqui no Algarve, relação essa que passou a amizade.

Tantas e tantas noites a falar de jogos pelo Maior, jogadas, golos... E o brilho nos olhos dele a falar sobre o Nosso (Seu!) Benfica!

Sim, também lhe dei a conhecer o Ser Benfiquista num a dessas noites, e tava dado o mote para ele abrir o YouTube e dizer:
" Olha aqui o menino... O menino arrancava pela linha e ninguém o parava... Olha o golo do menino..."

Também falámos sobre os célebres episódios dos treinos com o grande Sven-Göran Eriksson... E o caricato, é que numa das noites em que eu estava lá a tocar, apareceu o Mister lá no bar e a estima entre os dois era bem patente!

Sim, arrependeu-se e dizia o sempre, como se isso atenuasse a sua decisão, mas fez o que fez, e deu o corpo às balas.

Para dar mais um exemplo, o bar dele passava os jogos de futebol, mas o único que tinha som era quando jogava o Benfica, de resto, era sempre com som de música de fundo...

Um Homem de trato muito fácil, simples, humilde, e sim, respirava Benfica e adorava falar do Benfica e das suas memórias futebolísticas.

Um Amigo Benfiquista que parte tão cedo...

Pancho Lopes 67

Citação de: ag0stinh0 em 18 de Março de 2024, 02:16Sou amigo pessoal do António.

Conheci o profissionalmente porque toquei (e toco) há já largos anos no seu bar aqui no Algarve, relação essa que passou a amizade.

Tantas e tantas noites a falar de jogos pelo Maior, jogadas, golos... E o brilho nos olhos dele a falar sobre o Nosso (Seu!) Benfica!

Sim, também lhe dei a conhecer o Ser Benfiquista num a dessas noites, e tava dado o mote para ele abrir o YouTube e dizer:
" Olha aqui o menino... O menino arrancava pela linha e ninguém o parava... Olha o golo do menino..."

Também falámos sobre os célebres episódios dos treinos com o grande Sven-Göran Eriksson... E o caricato, é que numa das noites em que eu estava lá a tocar, apareceu o Mister lá no bar e a estima entre os dois era bem patente!

Sim, arrependeu-se e dizia o sempre, como se isso atenuasse a sua decisão, mas fez o que fez, e deu o corpo às balas.

Para dar mais um exemplo, o bar dele passava os jogos de futebol, mas o único que tinha som era quando jogava o Benfica, de resto, era sempre com som de música de fundo...

Um Homem de trato muito fácil, simples, humilde, e sim, respirava Benfica e adorava falar do Benfica e das suas memórias futebolísticas.

Não duvido que tenha ganho paixão pelo Benfica apesar de ter saído, tendo em conta os anos que cá jogou, mas ouvi smp dizer que era sportinguista, é verdade?

Já agora só por curiosidade, como chama o bar dele?

piwo

Citação de: Pancho Lopes 67 em 18 de Março de 2024, 04:12
Citação de: ag0stinh0 em 18 de Março de 2024, 02:16Sou amigo pessoal do António.

Não duvido que tenha ganho paixão pelo Benfica apesar de ter saído, tendo em conta os anos que cá jogou, mas ouvi smp dizer que era sportinguista, é verdade?

Já agora só por curiosidade, como chama o bar dele?

Era sportinguista de pequeno...mas mudou apos a sua vivencia no Benfica.
(Acho que foi o que li...)

O bar chama se Amuras

pjmatos

Saiu da forma que saiu. Mas para a historia ficam 6 épocas de grande nível, sempre mais de 30 jogos por época cerca de 50 golos, muitos decisivos, muitas e muitas assistências para golo. Grande desequilibrador, Um dos melhores nessas 6 épocas. Excelente jogador.

alfredo

nem sei como apresentar os meus sentimentos. morte cerebral mas aínda não desligaram as maquinas.

por isso os meus sentimentos á família pela situação que deve ser muito dura entre morte e vida...

Festivus

"Traição" ou não, os jogadores são profissionais e fazem aquilo que acham ser melhor para a carreira deles. Normal que nós nos tenhamos sentido apunhalados, mas tentem ver o lado do Pacheco. Além disso, que eu saiba, o Pacheco nunca teve atitudes baixas e deploráveis para com o nosso Benfica após sair daqui como teve o Maxi Pereira, por exemplo.

Não metamos toda a gente que foi persona non grata para com o nosso clube no mesmo saco.

Gostei de ler a história do @Agostinho.

Enfim, assustador ter uma morte cerebral. E parece que isso aconteceu porque desmaiou enquanto estava a jogar bowling com uns amigos. Realmente nunca sabemos quando é a nossa vez. 57 anos? Precisamente a idade com que a minha mãe faleceu de cancro da mama. Nestas alturas sinto-me idiota por me considerar velho tendo só 33 anos. 57 anos é novo para morrer ainda. A esperança média de vida está uns 20 anos acima disso para os homens, e un 25 para as mulheres.

Que descanse em paz o Pacheco, apesar de ainda não ter "oficialmente" falecido.

Sparrow

Foi uma traição. Grande. Independentemente dos motivos (salários em atraso) não deixou de ser traição. Muitos outros não o fizeram. Até o futre teve a consciência de permitir ao Benfica recuperar parte do investimento feito. O João Pinto foi  outro que traiu naquele verão e muita gente se esquece. O Pacheco ter-se-á arrependido. Ok. Faz parte, todos temos momentos em que tomamos decisões e mais tarde podemos pensar que poderíamos ou deveríamos ter feito de forma diferente. Foi "limpando" a imagem ao longo dos anos. Eu não me esqueço, nem consigo engolir o que eles (Pacheco e Paulo Sousa) fizeram.

Contudo, essa parte nada tem a ver com o que se passa e infelizmente se passará com ele (morte tão prematura). Lamento. Como lamentaria a morte de qualquer outro cidadão nas mesmas condições.

Golo de Weldon

Citação de: Sparrow em 19 de Março de 2024, 01:22Foi uma traição. Grande. Independentemente dos motivos (salários em atraso) não deixou de ser traição. Muitos outros não o fizeram. Até o futre teve a consciência de permitir ao Benfica recuperar parte do investimento feito. O João Pinto foi  outro que traiu naquele verão e muita gente se esquece. O Pacheco ter-se-á arrependido. Ok. Faz parte, todos temos momentos em que tomamos decisões e mais tarde podemos pensar que poderíamos ou deveríamos ter feito de forma diferente. Foi "limpando" a imagem ao longo dos anos. Eu não me esqueço, nem consigo engolir o que eles (Pacheco e Paulo Sousa) fizeram.

Contudo, essa parte nada tem a ver com o que se passa e infelizmente se passará com ele (morte tão prematura). Lamento. Como lamentaria a morte de qualquer outro cidadão nas mesmas condições.

Qual foi a traição do João Pinto?

Curiosidade sincera.

poliban

Citação de: Golo de Weldon em 19 de Março de 2024, 02:32
Citação de: Sparrow em 19 de Março de 2024, 01:22Foi uma traição. Grande. Independentemente dos motivos (salários em atraso) não deixou de ser traição. Muitos outros não o fizeram. Até o futre teve a consciência de permitir ao Benfica recuperar parte do investimento feito. O João Pinto foi  outro que traiu naquele verão e muita gente se esquece. O Pacheco ter-se-á arrependido. Ok. Faz parte, todos temos momentos em que tomamos decisões e mais tarde podemos pensar que poderíamos ou deveríamos ter feito de forma diferente. Foi "limpando" a imagem ao longo dos anos. Eu não me esqueço, nem consigo engolir o que eles (Pacheco e Paulo Sousa) fizeram.

Curiosidade sincera.

Fez o mesmo, assinou pelo Sporting.
O Jorge de Brito é que foi ter com ele a Espanha onde estava a passar férias e conseguiu convence lo a assinar por nós, de novo.
Burocracia é que não percebo.

Golo de Weldon

Citação de: poliban em 19 de Março de 2024, 03:08
Citação de: Golo de Weldon em 19 de Março de 2024, 02:32
Expandir...

Curiosidade sincera.

Fez o mesmo, assinou pelo Sporting.
O Jorge de Brito é que foi ter com ele a Espanha onde estava a passar férias e conseguiu convence lo a assinar por nós, de novo.
Burocracia é que não percebo.

Naquele tempo muita coisa oficial devia ser de boca.
Hahaha, mas desconhecia totalmente a história.

Aquele 14 de maio estava muito bem desenhado e roteirizado. Por sinal foi o dia que nasci. kk.

ag0stinh0

A título de curiosidade, acrescento a forma acérrima e descomplexada com que apelidava de "lagartagem" e "lagartos", amigos e conhecidos que frequentavam o bar, sabendo da minha doença pelo Glorioso, picava todos aqueles que se metiam com ele, e ai de quem se atrevesse a falar mal do Glorioso na frente dele...
O célebre episódio do verão quente teve mais pormenores à mistura, entre eles, proposta pessoal do presidente dos corruptos do norte, que também o abordou aquando do conhecimento da debandada de jogadores que estavam descontentes pelos salários em atraso, e não eram só João Vieira Pinto e Paulo Sousa, havia outros com pré acordos de boca com os rivais.
Mudando de assunto, recordo também a conversa sobre uma das finais da Taça dos Campeões Europeus (a primeira que disputou) frente ao PSV, que o capitão de então estava "borradissimo" para bater o penalti... O resto é história, mas diz que foi a pior viagem de sempre que fez, a de regresso, não se ouvia ninguém no avião, quando voltaram a Portugal.
O porquê de, como adepto, só anos mais tarde voltar a aparecer e mostrar que o seu Benfiquismo continuava intacto, das principais razões, foi de evitar perto dos filhos, o insulto gratuito (que nunca condenou, facto ao episódio que protagonizou), por parte de sócios e simpatizantes que nunca lhe perdoaram esse Verão Quente.
Mas muitas outras histórias ficam por contar, como estatutos de balneário, as grupetas segundo as nacionalidades, os lugares marcados à mesa, as idas às Antas e tudo o que era feito em dias de jogos pela gamorra do norte, enfim...
Mas volto a salientar, tinha sempre um brilho tão especial quando falava no nosso Benfica, nunca se negava a falar com tanto amor e carinho pelo Glorioso.
Respirava muito Benfiquismo, não tenham dúvidas disso.

Festivus

Eu só tinha 2 anos no Verão de 1993, por isso talvez seja por isso que eu não sinta tanta mágoa com a traição do Pacheco como o pessoal nascido nos anos 80 sentiu.

Apenas sei aquilo que vou lendo e ouvindo por benfiquistas mais velhos. Mas eu diria que a traição do Rui Águas, por exemplo, foi mais grave tendo em conta ser filho de quem era. E mesmo assim acabou por voltar ao Benfica e tornou-se melhor marcador na sua época de regresso. Se a maioria dos benfiquistas consegue perdoar o Rui Águas, não deverá ser assim tão difícil perdoar o Pacheco, digo eu. Pelo menos, quando o Pacheco saiu, o clube estava com problemas financeiros, algo que ainda não estava presente quando o Rui Águas foi para o Porto.

Para não falar do Paulo Sousa, que foi claramente o traidor que colheu mais raiva dos benfiquistas dos jogadores que abandonou o barco durante o Verão de 1993.

Enfim, toda a gente erra e o Pacheco não cometeu nenhum crime nem foi alguma vez baixo e reles para com o nosso clube, que eu saiba. Corrijam-me se eu estiver enganado.

Se tivéssemos que fazer um top 10 das pessoas que mais danos causaram ao Benfica, nunca na vida o Pacheco poderia ser cogitado sequer. Aquilo que o Pacheco fez acaba por ser irrelevante na hora da sua morte. Não estamos a falar do falecimento de um ditador ou algum criminoso brutal. Há que ter bom senso e noção da realidade e relativizar o futebol. Se a pior coisa que o Pacheco fez na vida foi sair do Benfica directamente para o Sporting, então foi um anjinho ao pé de muita gente na história do futebol português nestes últimos 40 anos.

Cada um sente as coisas à sua maneira. Como já disse, eu tinha 2 anos quando ele saiu do Benfica, por isso não me diz muito. Nem estamos a falar de um jogador lendário do clube como o Eusébio, Coluna, José Águas, Néné, Chalana, etc. Por isso é normal que pessoas da minha idade e mais novas não tenham grandes sentimentos em relação ao Pacheco. Mas acho desnecessário vir aqui mencionar a traição dele quando ele está praticamente a ser levado pelo ceifeiro