Enzo Fernández

Médio, 23 anos,
Argentina
Equipa Principal: 1 época (2022-2023), 29 jogos (2406 minutos), 4 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Sabryyy

As tempestades que se fazem em copos de agua hoje em dia não deixam de surpreender

Lux Rubra

O maior pedaço de lixo que infestou os corredores da Luz.

Cínico, soberbo, arrogante, lambe botas, manipulador e racista.

Como jogador naqueles 6 meses, foi soberbo, mas nunca gostei do tipo desde as suas declarações à chegada de Lisboa, com muitos users daqui a relativizar.

O Ramires assinou pelo Benfica nos mesmos termos e sempre mostrou elevação, humildade e comprometimento.

Um refinado fdp 

bmuc79

Começamos no racismo, passamos pela história, de seguida veio a anatomia, dps a filosofia e estamos a caminhar para análises vinícolas...

SB nunca desilude.

Festivus

Citação de: Lux Rubra em 17 de Julho de 2024, 16:49O maior pedaço de lixo que infestou os corredores da Luz.

Cínico, soberbo, arrogante, lambe botas, manipulador e racista.

Como jogador naqueles 6 meses, foi soberbo, mas nunca gostei do tipo desde as suas declarações à chegada de Lisboa, com muitos users daqui a relativizar.

O Ramires assinou pelo Benfica nos mesmos termos e sempre mostrou elevação, humildade e comprometimento.

Um refinado fdp 
O maior? Tanta merda que passou pelos nossos corredores nestes últimos 30 anos. E não foram só jogadores, infelizmente.

Avante

Citação de: cristiano_1904 em 17 de Julho de 2024, 14:15
Citação de: Avante em 17 de Julho de 2024, 14:07
Citação de: Surfada em 16 de Julho de 2024, 23:45
Citação de: Shoky em 16 de Julho de 2024, 22:09
Citação de: ThyHard em 16 de Julho de 2024, 21:54O gajo está a fazer uma speed run de meter nojo em todo o lado

edit: alguém devia perguntar aos argentinos que gostam muito dessa musiquinha onde foram arranjar os passaportes italianos, alemães, holandeses, etc.

Cambada de hipócritas 

Argentina eliminou a população negra toda. Em 200 anos passaram de 30% da população do país para menos de 1%. Um genocídio total e uma das maiores campanhas de whitewashing de sempre.

Eu não conheço ninguém negro argentino. Só tiveram um internacional negro, nos anos 20 do século passado. Há 100 anos.

É um país profundamente racista.

Tu és o protótipo do utilizador que o fórum SerBenfiquista adora e promove, espalha desinformação e bajulação procurando receber aplausos da turba.

Tendencialmente já estou vacinado às tuas intervenções nos tópicos ligados ao Benfica, uma vez que não diferes muito do proselitismo deste espaço com a tipica atitude infantil de encarar o Desporto, uma visão maniqueista e complexada em relação ao clube

Ataques ad hominem sobre um user diz mais de ti do que do próprio Shoky, mas adiante...

Proselitismo deste espaço?
Podes desenvolver para ver se toda a gente percebeu mesmo o que querias realmente dizer...
Cá para mim, não vais ter coragem de o fazer.

Não te aflijas com o user, calhou ser o shoky como podia ser outro qualquer.

A questão é foi mais pelo "genocídio", algo que é manifestamente um exagero e sem fundamento histórico.

É normal na nossa jornada forista cometer algumas gafes histórias mas aqui foi um exagero, algo muito comum se passares pelos tópicos do estado da nação ou política internacional.

O user só errou em referir no serbenfiquista, até porque acontece em todo o lado por essas internets.

Sim genocidio não terá sido a palavra adequada agora, mais do que defender o Shoky, eu queria saber mais a fundo essa indirecta do "proselitismo deste espaço"...

Cheira-me que o Surfada e anti-garotōes, IYNWIM...

Shoky

O whitewashing é evidente.

A palavra genocídio pode ter sido demasiado forte, admito isso, embora tenha sido óbvia a tentativa de eliminar a população negra enviando-os para frentes de batalha perdidas ou condenando-os à pobreza total e consequente morte aos milhares por doença.

A imigração europeia aos milhões também serviu esse propósito de branquear a população ao máximo.

Até hoje, na Argentina defendem que são o país mais europeu da América do Sul.

Deixo aqui uma leitura interessante sobre este assunto: https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/world/2021/may/31/argentina-white-european-racism-history

Retirem lá a palavra genocídio se dá tanta comichão. O resto do meu post são apenas factos e que, a meu ver, não justificam ataques pessoais, mas tudo bem, não há problema nenhum da minha parte. A vida segue. E até em muitos posts que se seguiram e mesmo nesse do ataque pessoal, há muito bom conteúdo. Estamos sempre a aprender e isso é que interessa.

rkc

rkc

Citação de: ThyHard em 16 de Julho de 2024, 21:54O gajo está a fazer uma speed run de meter nojo em todo o lado

edit: alguém devia perguntar aos argentinos que gostam muito dessa musiquinha onde foram arranjar os passaportes italianos, alemães, holandeses, etc.

Cambada de hipócritas 

Argentina eliminou a população negra toda. Em 200 anos passaram de 30% da população do país para menos de 1%. Um genocídio total e uma das maiores campanhas de whitewashing de sempre.

Eu não conheço ninguém negro argentino. Só tiveram um internacional negro, nos anos 20 do século passado. Há 100 anos.

Tu és o protótipo do utilizador que o fórum SerBenfiquista adora e promove, espalha desinformação e bajulação procurando receber aplausos da turba.

Tendencialmente já estou vacinado às tuas intervenções nos tópicos ligados ao Benfica, uma vez que não diferes muito do proselitismo deste espaço com a tipica atitude infantil de encarar o Desporto, uma visão maniqueista e complexada em relação ao clube, mas neste caso em especifico irrita-me a total falta de noção.

Primeiro, é incrivel a facilidade como se utiliza a palavra genocidio para qualquer tipo de acontecimento ou momento, a leveza das palavras caracteriza muito o actual discurso de quem é claramente pouco esclarecido.

Segundo, está completamente desfeita a teoria de "Aniquilação da Comunidade Negra na Argentina", ou seja, o que partilhas é pura e simplesmente mentira.

A região actual da Argentina mantinha uma posição secundária no Vice-Reino do Peru, sendo que tendencialmente não detinha os mesmos recursos e potencial extrativo das actuais regiões do Peru e Bolivia que favoreceram o crescimento do Reino Espanhol. Só no fim do SEC XVIII é que assistimos a uma expansão de Buenos Aires enquanto centro comercial e politico, principalmente após pressões da Corte Espanhola que temiam possiveis expedições Britânicas ou mesmo Portuguesas nas zonas costeiras do Rio de La Plata. Procurando então estimular as rotas comerciais e mesmo dinâmicas populacionais da região impulsionaram assim a fundação do novo Vice-Reino do Rio de la Plata.
Adicionalmente, e um ponto muito importante, o comércio e população escrava sempre foi mais direcionado para labutas nas plantações, tornando-se desnecessário ou superfluo numa região muito assente na pecuária e em todas as suas variantes.

Com a Independência, acredita-se que a população negra já era uma mera minoria que se fragilizou com a miscigenação, recrutamento para as guerras de fundação e consolidação da nação Argentina, assim como as doenças, mazelas que infligiram o Continente no SEC XIX,etc

Na fase de maturação do Estado Argentino já no SEC.XX, existe um forte impulso migratório Europeu que altera completamente as estruturas demográficas e sociais do Pais, relegando ainda mais a comunidade negra a uma posição cada vez mais periférica

Concluir apenas para partilhar que o termo Genocidio, é pura e simplesmente uma barbaridade sem qualquer substrato histórico

af10

Citação de: Avante em 17 de Julho de 2024, 17:15
Citação de: cristiano_1904 em 17 de Julho de 2024, 14:15
Citação de: Avante em 17 de Julho de 2024, 14:07

Cambada de hipócritas 

Tendencialmente já estou vacinado às tuas intervenções nos tópicos ligados ao Benfica, uma vez que não diferes muito do proselitismo deste espaço com a tipica atitude infantil de encarar o Desporto, uma visão maniqueista e complexada em relação ao clube

Ataques ad hominem sobre um user diz mais de ti do que do próprio Shoky, mas adiante...

Proselitismo deste espaço?
Podes desenvolver para ver se toda a gente percebeu mesmo o que querias realmente dizer...
Cá para mim, não vais ter coragem de o fazer.

Não te aflijas com o user, calhou ser o shoky como podia ser outro qualquer.

A questão é foi mais pelo "genocídio", algo que é manifestamente um exagero e sem fundamento histórico.

É normal na nossa jornada forista cometer algumas gafes histórias mas aqui foi um exagero, algo muito comum se passares pelos tópicos do estado da nação ou política internacional.

O user só errou em referir no serbenfiquista, até porque acontece em todo o lado por essas internets.

Sim genocidio não terá sido a palavra adequada agora, mais do que defender o Shoky, eu queria saber mais a fundo essa indirecta do "proselitismo deste espaço"...

Cheira-me que o Surfada e anti-garotōes, IYNWIM...

É bem fácil de perceber, para quem anda aqui há uns anos.
Cago-me sempre a rir, todas as vezes que dão um biqueiro na trupe

rkc

Citação de: vinsanity em 16 de Julho de 2024, 23:11Para além da letra estúpida, qual o sentido de cantar isso quando a França nem estava na competição que acabaram de ganhar? Faz lembrar os andrades e os lagartos cantarem "SLB *** SLB" em jogos que não são contra o Benfica. Pequenez e ignorância no máximo sentido

Porque ganharam a final do mundial contra eles.

Eagle 0nE

Citação de: Elvis the Pelvis em 17 de Julho de 2024, 09:58Este gajo é escumalha pura. Excelente jogador mas um gajo sem valores, sem educação, sem nada.

Não tivesse nascido com jeito para dar uns pontapés numa bola, era um mitra puro e duro.

paalexg

Citação de: Shoky em 17 de Julho de 2024, 17:26O whitewashing é evidente.

A palavra genocídio pode ter sido demasiado forte, admito isso, embora tenha sido óbvia a tentativa de eliminar a população negra enviando-os para frentes de batalha perdidas ou condenando-os à pobreza total e consequente morte aos milhares por doença.

A imigração europeia aos milhões também serviu esse propósito de branquear a população ao máximo.

Até hoje, na Argentina defendem que são o país mais europeu da América do Sul.

Deixo aqui uma leitura interessante sobre este assunto: https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/world/2021/may/31/argentina-white-european-racism-history

Retirem lá a palavra genocídio se dá tanta comichão. O resto do meu post são apenas factos e que, a meu ver, não justificam ataques pessoais, mas tudo bem, não há problema nenhum da minha parte. A vida segue. E até em muitos posts que se seguiram e mesmo nesse do ataque pessoal, há muito bom conteúdo. Estamos sempre a aprender e isso é que interessa.
Não vi ninguém a descartar o dito whitewashing. Os comentários mais detalhados que vi fizeram menção a esse facto. Todavia, isso não se pode dissociar do resto do continente americano e das teorias do racismo científico. E, verdade seja dita, para estes países em construção, que necessitavam desesperadamente de mão-de-obra e colonos, os europeus eram a opção mais viável, já que correspondem ao movimento demográfico mais significativo do século XIX - como já escrevi ontem, 50 milhões de europeus abandonaram a Europa na segunda metade dessa centúria.

Quanto ao resto que escreves, isso são teorias hoje em dia desacreditadas. Não, não parece ter havido perdas militares desproporcionais de negros, assim como parece que terão sido outros grupos que mais sofreram com as epidemias.

https://en.wikipedia.org/wiki/Afro-Argentines#cite_note-disappearance-black-population-7

BlazeRazgriz

Isto está divertido ;D