AGE | 21 set. | 9H30 | Revisão Estatutos

davidphelps

Ainda não consegui voltar depois de almoço. Já começaram os votos na especialidade? Como está a correr?

LA Lakers

Percebi agora uma coisa.

Nenhuma proposta vai passar.

Quem esteve de manhã, eles consideram que está agora. Porque de tarde quem tinha pulseira entrou.

De tarde, quase de certeza que vieram mais
Pessoas.

Então de manhã podiam estar 35k votos e à tarde entraram 15k novos.

75% é 37,5k de votos e estão menos pessoas que de manhã.

Então nunca vai passar nenhuma

supersueca

Citação de: Negan Schrute em 21 de Setembro de 2024, 14:52
Citação de: BenficaSarajevo em 21 de Setembro de 2024, 14:50
Citação de: Red Kush em 21 de Setembro de 2024, 14:48
Citação de: BenficaSarajevo em 21 de Setembro de 2024, 14:47
Citação de: DeSousa em 21 de Setembro de 2024, 14:44
Citação de: clipper_slim em 21 de Setembro de 2024, 14:43
Citação de: Ru10 em 21 de Setembro de 2024, 14:35Sócios com 1 ano são sócios adultos que decidiram abdicar do no mínimo 100€ anuais para se associarem ao clube. Sem papinha dos papás.

Se têm medo do julgamento deles, tudo bem: 4 anos sem poderem votar, ou seja um mandato.

Posto isto, democracia é uma pessoa = um voto.

O Benfica não é um país.

Discordo em absoluto de que para existir democracia no Benfica tenha de ser um sócio um voto.

A antiguidade de sócio têm obrigatoriamente de ser valorizada.
(Concordo isso sim com  a diminuição do número de votos ).

Não tem nada a ver com ter medo da opinião de ninguém, apenas com o facto de valorizar a antiguidade de sócio.


A antiguidade pode ser valorizada de outras formas.
Com votos a partir de 1 ano de sócio corres um risco sério de um golpe nas eleições em que podes literalmente comprar dezenas de milhares de votos se tiveres poder financeiro para financiar novos sócios.

Ah os sócios antigos não se podem comprar?
Claro que os podes comprar. Nem eu disse o contrário.

Estamos a falar de coisas diferentes. Eu posso trazer comigo 10 mil novos sócios para o clube e passando 1 ano tenho 10 mil votos garantidos, pagando-lhes as quotas, etc.

Fazê-lo durante 5 anos é possível? Claro. Mas já envolve financeiramente um risco maior e, evidentemente, complica esta estratégia.


Esses 10k novos sócios custariam 1M/ano no mínimo. Fico feliz por saber que tens assim tanto dinheiro.

Se eu fosse um consórcio com interesse em fazer um takeover do Clube, isso seria uma ninharia. E tendo em conta que ja existem muitos socios a actuais que gostariam de ver o Benfica como um novo Shitty, se calhar nem preciso de tantos

BenficaSarajevo

Citação de: clipper_slim em 21 de Setembro de 2024, 15:13
Citação de: BenficaSarajevo em 21 de Setembro de 2024, 15:09
Citação de: Olos em 21 de Setembro de 2024, 15:07
Citação de: Smashin em 21 de Setembro de 2024, 15:02
Citação de: JoaoVicente em 21 de Setembro de 2024, 14:57Todos os sócios com 1 voto não concordo agora de 1 para 50 é ridículo
Até pode não ser tudo com 1.

Mas então quantos? Eu até concebo pesos diferentes. Mas para mim um sócio valer por dois só porque gastou mais dinheiro em quotas não faz sentido nenhum.

Não há nenhuma relação entre ter mais juízo e mais tempo de sócio. Nada

Não é por gastar mais. É pelo compromisso.

Alguém é sócio durante 20 anos.

Alguém é sócio durante 5 anos, não é durante 10 e volta a ser durante 5.

Ambos 1 voto. É justo?

Agora os 50 é aberrante. Por mim voltava ao modelo anterior (maximo 20).

Embora nesse modelo seja 1 para 20 e com os novos estatutos fica 1 para 17, o que é mais baixo. Por mim até  pode ficar assim.


Quem tem 80 anos também já pagou mais anos de impostos do que tu e eu. Devem ter mais direito de decidir o futuro do país? Devem os seus votos nas eleições legislativas valer mais do que as de um jovem de 18?

O Benfica não é um país.

Os Andrades é que dizem que o porto é uma naçom...

O Benfica é um clube e têm sócios que o são por opção, não por nascença.




E é suposto ter eleições democráticas, algo que quando se colocam "multiplicadores" nos votos, não o é.

SLBRulez

Podiam ter dado folhas com as propostas em vez de fazerem esta figura nos ecrãs

mojo_j0jo

Citação de: davidphelps em 21 de Setembro de 2024, 15:13Ainda não consegui voltar depois de almoço. Já começaram os votos na especialidade? Como está a correr?

Está no artigo 2. Há quase cerca 90 artigos. Tens bastante tempo para votar em coisas ;D

24-7SLB

Porque é que não fazem a votação no pavilhão inteiro e no caso de haver dúvidas faziam sector a sector?!

Semper_SLB

Citação de: Sequel em 21 de Setembro de 2024, 15:12Isto era tão mais fácil se fosse feito com as propostas apresentadas quase de seguida e sem justificações de encher chouriço

E dar tudo de antemão bem resumido aos sócios para não ser preciso explicar na sessão, todos com o dever de ler antes o sumário e votar seria mais rápido.

E ter mais funcionários a contar votos no pavilhão.

Enfim precisamos mais organização nisto. Não houve.

clipper_slim

Citação de: _1962_ em 21 de Setembro de 2024, 15:11"Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política."

Podem gostar da diferenciação dos votos no sentido de valorizar os sócios mais antigos, podem gostar da tradição que o Benfica tem neste âmbito, tudo bem, respeito e são argumentos válidos.

Só não podem dizer que um ser humano ter 5x, 10x ou 20x mais votos que outro ser humano é um regime democrático. Não é.

Se querem dizer à boca cheia que o Benfica é um clube democrático só existe uma opção,  1 sócio = 1 voto.

Igualdade de voto é o que faz uma democracia, não a diferenciação.

Ou escolhemos um, ou escolhemos o outro. Dizer que os dois podem coexistir não faz sentido.



Quem vota nas eleições do Benfica não são os cidadãos, são os sócios.

E já agora o Benfica é um clube democrático no sentido em que mesmo vivendo o país numa ditadura no Benfica haviam eleições.

mojo_j0jo

Citação de: SLBRulez em 21 de Setembro de 2024, 15:14Podiam ter dado folhas com as propostas em vez de fazerem esta figura nos ecrãs
eles não têm interesse em aprovar nada

Semper_SLB

Claramente não há interesse em mudar coisas na especialidade. Foi feito para isto.

Leonzo

Citação de: Semper_SLB em 21 de Setembro de 2024, 15:16Claramente não há interesse em mudar coisas na especialidade. Foi feito para isto.
Claro que não, mas e se os sócios quiserem como é?

Ginkgo

Citação de: LA Lakers em 21 de Setembro de 2024, 15:13Percebi agora uma coisa.

Nenhuma proposta vai passar.

Quem esteve de manhã, eles consideram que está agora. Porque de tarde quem tinha pulseira entrou.

De tarde, quase de certeza que vieram mais
Pessoas.

Então de manhã podiam estar 35k votos e à tarde entraram 15k novos.

75% é 37,5k de votos e estão menos pessoas que de manhã.

Então nunca vai passar nenhuma
nop, o quorum é sobre quem está presente no momento da votação

rdr10

Depois de um almoço bem preenchido no Zé Pinto, estou de volta.


Petrov_Carmovich

Citação de: Swaelo em 21 de Setembro de 2024, 14:46Eu hoje ao cumprimentar o noronha Lopes é que reparei que ele é super baixo, sempre pensei que ele fosse mais alto
Se queres ser Presidente do Benfica, tens de ter no mínimo 1,80m 😎