João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Bailey

Citação de: Benfiquista de Baguim em 29 de Setembro de 2020, 12:51
O João Pinto foi dos melhores jogadores de sempre do Benfica e merce ser tratado como tal.
Para mim o problema não foi a sua saída mas sim a maneira como saiu, devia ter sido vendido em vez de sair a custo zero.
Comparo a situação do JVP à do Messi actualmente, o JP era um jogador muito desgastado psicologicamente e precisava claramente de mudar de ares pois o seu rendimento estava cada vez pior, não é fácil ser o melhor jogador da equipa e esperarem que sozinho resolva o que 20 e tal cepos não conseguem.

Quanto ao facto de não demonstrar grande apreço pelo Benfica julgo que será por mágoa mas também pelo facto de nunca ter sido Benfiquista, ele nasceu no bairro do Falcão e quando veio para o Benfica seria por ventura do porto, do boavista ou até do salgueiros.
Francamente acho que isso tem simplesmente a ver com a personalidade dele. O JVP foi sempre recatado,  o oposto de um David Luíz. E o David Luíz é só juras de amor, mas nas alturas que podia voltar renovava contrato. Essas juras de amor para mim valem 0
Se vissemos o JVP a ser muito afectivo para outros clubes por exemplo o Boavista que até faria sentido, percebia esse argumento, mas ele simplesmente não é assim. E está a meu ver onde faz sentido ele estar. Na FPF. E ocasionalmente em jantares ou eventos ou videos de memória do Benfica.
Mais do que isso agora, 20 anos depois, não faz muito sentido. Especialmente porque as novas gerações já nem o JVP do sporting se lembram de ver jogar, quanto mais no Benfica.

Bailey

Citação de: bmuc79 em 29 de Setembro de 2020, 12:59
Citação de: Bailey em 29 de Setembro de 2020, 12:14
Expandir...
Citação de: Cob92 em 29 de Setembro de 2020, 11:29
Citação de: Labo411 em 29 de Setembro de 2020, 09:54
JVP, um jogador muito special para mim com responsabilidade mais do que evidente no meu Benfiquismo desde infancia...
Eu ja pensei sobre o assunto...eu tinha mais hipotese tornar me Sportinguista por causa da familia.
So que o Benfica tinha la um pequeno loira de genio com o numero 8 (meu numero de sempre...) nas costas,que tinha uma raca que raremente vi depois,principalmente no Benfica.
Sem falar tecnica etc o que gostava era sua aggressividade,pequeno e levezinho, nao tinha medo de ninguem.
Ficou tantos anos num triste Benfica...merecia uma estatua.

JVP do Boavista?
Normal, nao ha absolumente nada a dizer.

Parece que tem difficuldades a elogiar o Benfica?
Sim, concordo...e para mim e normal tambem, ainda hoje o homen esta ferido,foi traido.
Nao tenhoduvidas que a accabar a carreira no Benfica como devia acontecer,nao precisavamos falar sobre este assunto.

JVP e jogador do Portugal antes de ser outra coisa.

Eu tentava dar-lhe o contributo que merece.

Jogou mais tempo que o Rui Costa no Benfica, um não fez problema nenhum em sair outro queria ficar na sua casa vermelha e BEM.

E atenção gosto do Rui Costa mas o Pinto em termos de percurso no Benfica teve mais mérito
Eu aposto que os mais novos nem teem bem nocao que o rui costa pouco jogou nos melhores anos da sua carreira no Benfica. E que ate forcou a sua saida na altura para o barca acabando contudo na fiorentina.
Agora levar a mal? Isso poucos levaram. Na altura era muito dificil sair se para o estrangeiro, so mesmo quem era de elite. E ele foi sempre com a promessa de voltar. Voltou mas ja com 34 anos.
Adiante isto nao.e um ataque ao Rui Costa mas nao pode deixar de servir de elogio ao jvp. O jvp naquela altura era visto como O jogador da geracao de oiro. Acima de rui.costa e do figo. E fez sempre por ficar (por varios factores um de ter ja tido uma ma experiencia no estrangeiro e pouca vontade de la ir e outra por ser adorado no Benfica tb, qual a duvida?).
O JVP deu os melhores anos da carreira (ou quase todos va, visto que foi escorracado aos 29 anos). O Rui Costa nao. E nao deu porque nao quis.

Atenção que o Rui quando saiu fez uma coisa que poucos fariam.
Tinha proposta do Barça e da Fiorentina mas a proposta do Barça era mais baixa.
Ele queria obviamente ir para o Barça, mas para ajudar o clube que estava na merda aceitou a Fiorentina por 1,2 M de contos.

Verdade que o fez. Mas foi a contra gosto. E ficou fulo da vida com o Gaspar Ramos, deixou o de falar, n sei bem se depois fizeram as pazes.
Mas como disse não levo a mal. Ir para o Barça naquela altura era ainda mais mágico do que ir para... o Barça hoje em dia. Quase nenhum portugues tirando o Futre ou o Chalana alguem desse calibre ia para o estrangeiro. Para o Barça então... E eu francamente como tb adorava o Rui Costa sempre tive pena que ele não tivesse ido mesmo para o Barça e não para a Fiorentina. A fiorentina era demasiado pequena para ele.
É como disse, não levo a mal. Mas há que elogiar também o JVP que teve assédio de grandes clubes europeus e nunca quis sair. Sim por um lado porque tinha pouca vontade de ir para o estrangeiro, mas tb como é óbvio por adorar cá estar. Que adorava. Pelo menos até ao vale e azevedo chegar.

Benfiquista de Baguim

O facto de trabalhar na federação também contribui e muito para essa situação mas eu acredito que apesar de ter dado tudo pelo Benfica não ficou adepto.

bmuc79

Citação de: Bailey em 29 de Setembro de 2020, 13:07
Expandir...
JVP, um jogador muito special para mim com responsabilidade mais do que evidente no meu Benfiquismo desde infancia...
Eu ja pensei sobre o assunto...eu tinha mais hipotese tornar me Sportinguista por causa da familia.
So que o Benfica tinha la um pequeno loira de genio com o numero 8 (meu numero de sempre...) nas costas,que tinha uma raca que raremente vi depois,principalmente no Benfica.
Sem falar tecnica etc o que gostava era sua aggressividade,pequeno e levezinho, nao tinha medo de ninguem.

JVP do Boavista?

Sim, concordo...e para mim e normal tambem, ainda hoje o homen esta ferido,foi traido.
Nao tenhoduvidas que a accabar a carreira no Benfica como devia acontecer,nao precisavamos falar sobre este assunto.

Jogou mais tempo que o Rui Costa no Benfica, um não fez problema nenhum em sair outro queria ficar na sua casa vermelha e BEM.

E atenção gosto do Rui Costa mas o Pinto em termos de percurso no Benfica teve mais mérito
Eu aposto que os mais novos nem teem bem nocao que o rui costa pouco jogou nos melhores anos da sua carreira no Benfica. E que ate forcou a sua saida na altura para o barca acabando contudo na fiorentina.
Agora levar a mal? Isso poucos levaram. Na altura era muito dificil sair se para o estrangeiro, so mesmo quem era de elite. E ele foi sempre com a promessa de voltar. Voltou mas ja com 34 anos.
Adiante isto nao.e um ataque ao Rui Costa mas nao pode deixar de servir de elogio ao jvp. O jvp naquela altura era visto como O jogador da geracao de oiro. Acima de rui.costa e do figo. E fez sempre por ficar (por varios factores um de ter ja tido uma ma experiencia no estrangeiro e pouca vontade de la ir e outra por ser adorado no Benfica tb, qual a duvida?).
O JVP deu os melhores anos da carreira (ou quase todos va, visto que foi escorracado aos 29 anos). O Rui Costa nao. E nao deu porque nao quis.

Ele queria obviamente ir para o Barça, mas para ajudar o clube que estava na merda aceitou a Fiorentina por 1,2 M de contos.

Verdade que o fez. Mas foi a contra gosto. E ficou fulo da vida com o Gaspar Ramos, deixou o de falar, n sei bem se depois fizeram as pazes.
Mas como disse não levo a mal. Ir para o Barça naquela altura era ainda mais mágico do que ir para... o Barça hoje em dia. Quase nenhum portugues tirando o Futre ou o Chalana alguem desse calibre ia para o estrangeiro. Para o Barça então... E eu francamente como tb adorava o Rui Costa sempre tive pena que ele não tivesse ido mesmo para o Barça e não para a Fiorentina. A fiorentina era demasiado pequena para ele.
É como disse, não levo a mal. Mas há que elogiar também o JVP que teve assédio de grandes clubes europeus e nunca quis sair. Sim por um lado porque tinha pouca vontade de ir para o estrangeiro, mas tb como é óbvio por adorar cá estar. Que adorava. Pelo menos até ao vale e azevedo chegar.

JVP é o ídolo, atingiu níveis de mito que mais nenhum jogador conseguiu atingir ainda hoje do que vi.
Não falo do passado porque não conheço.
Mas foi esse peso sobre as costas que o queimou no Benfica porque era impossível fazer tudo com equipas como as que tinhamos.
Isso e a pouca vergonha que era o futebol naquela altura, a perseguição que era alvo por parte do sistema.
Nunca vi um jogador ser tão maltratado como el, perseguido por árbitros, dirigentes e colegas de profissão.
Levava porrada e nada, ao ponto de perder a cabeça e ser ele o punido.

Labo411

Para as pessoas que falam do JVP numafase descendante da carreira quando saiu do Benfica.
Duas coisas.

Primeiro,ha o argumento do vizinho de cima Bmuc79 que ja foi dito mas que e sempre preciso relembrar.
"Mas foi esse peso sobre as costas que o queimou no Benfica porque era impossível fazer tudo com equipas como as que tinhamos."

Depois ha outra coisa importante a relembrar...JVP so foi o melhor jogador do sporting campeao..pregunta ao Jardel.

Trapattoni

Citação de: ruibenfica80 em 29 de Setembro de 2020, 11:08
Citação de: Pancho Lopes 67 em 16 de Maio de 2020, 16:35
Expandir...
Citação de: CERVEIRA em 16 de Maio de 2020, 16:23
Um craque. 
Só foi pena ter saído  como saiu.

O mais estranho é como é que um ladrão como Vale Azevedo concordou com a dispensa dele, ele a vender o João Pinto (especialmente após o Euro que fez) tinha tido mais uma chance de roubar o clube para outro "Lucky Me"...

Não é estranho se souberes a história.

O Vale não se metia muito dentro do balneário nem nos assuntos das equipas. Dava muita liberdade aos treinadores. Por isso é que com o Souness descambou e veio a brigada do reumático toda de inglaterra. Por isso é que com o alemão começou a vir outra brigada do reumático de espanha.

Depois o JVP tinha sangue quente e estatuto no balneário.
Pegou-se forte e feio tanto com o souness como com o alemão....mas acho que mais até com o último.

A única pista para uma possível influência do Vale é olhar para a pressão que o alemão colocou logo à chegada sobre o JVP. Entrou logo a dizer que ele tinha de marcar não sei quantos golos por época. Isso aí....é o único momento em que não sei se não levou toque da direção para empurrar o JVP. Mas....olhando ao caso do Deco, que foi estupidamente mal avaliado pelo mesmo treinador.....não sei mesmo se a direção dava algum bitaite. É perfeitamente possível terem confiado no alemão por ter a champions e tal......e afundaram-se à grande.

O Heynckes, mesmo lá em Munique não é um gajo fácil de gerir. E é pena porque quando o metem no lugar dele o homem sabe por uma equipa a jogar. Mas é uma bomba relógio dentro dos balneários e raramente fez várias épocas seguidas em grande.
Eu por acaso tenho andado a colocar-me a mesma questão.
Não faz sentido nenhum um presidente com eleições à porta estar mandar embora a custo 0 a sua grande figura de proa. Tivesse JVA segurado o JVP durante mais uns tempos e até mesmo na perspectiva dele se visto livre após ser reeleito teria vida muito mais fácil nas eleições seguintes e muito provavelmente ainda cá estaria.
É óbvio que a trupe dos vinhos e dos pneus em conjunto com a cabala do sistema que montaram em torno dele acabaram por ver aqui uma oportunidade de ouro para vir meter veneno e infiltrar-se no clube pouco a pouco até a infiltração estar consolidada até hoje pelas mãos do aperta pescoços.
Quiçá se JVA tivesse mantido JVP antes de trazer Mourinho teríamos muito facilmente evitado os desprazeres que tivemos nos anos seguintes.

Pancho Lopes 67

Citação de: joaonunes em 08 de Abril de 2020, 22:55

O JVP e o Nuno Gomes eram os melhores amigos um do outro.

O Nuno Gomes, jovem sex symbol nacional, era casado com uma jovem bem feia. O João Pinto era mais velho e era casado com uma bela exemplar lusitana.

O João Pinto e a feiosa andaram-se a comer um ao outro e a meter os chifres ao Nuno Gomes.

Sendo o Nuno Gomes, o capitão do Benfica, compreendo a decisão da direção em não ter avançado para a contratação do JVP.

Não sabia dessa história, muito parecido a caldeirada Simão/Bruno Aguiar, bela putaria o Benfica...

O João Pinto ainda estava com a 1ªmulher quando isso aconteceu?? E se tava, tem alguma a coisa a ver com as agressões entre a Carla Baía e a Isméria de Jesus numa bomba de gasolina?

Fundado1904

14 Maio 1994
"Aterrador Empolgante Sublime"

Never Forget

slbenfica_croft

Foi underrated e passou o vietname

uma filha da putice sem fim a sua dispensa.

Trezeguet

AleKx

Citação de: slbenfica_croft em 19 de Março de 2021, 23:33
Foi underrated e passou o vietname

uma filha da putice sem fim a sua dispensa.

Bela síntese.

Mestre30

pcssousa

Citação de: Pancho Lopes 67 em 23 de Dezembro de 2020, 06:39
Citação de: joaonunes em 08 de Abril de 2020, 22:55

O JVP e o Nuno Gomes eram os melhores amigos um do outro.

O Nuno Gomes, jovem sex symbol nacional, era casado com uma jovem bem feia. O João Pinto era mais velho e era casado com uma bela exemplar lusitana.

O João Pinto e a feiosa andaram-se a comer um ao outro e a meter os chifres ao Nuno Gomes.

Sendo o Nuno Gomes, o capitão do Benfica, compreendo a decisão da direção em não ter avançado para a contratação do JVP.

Não sabia dessa história, muito parecido a caldeirada Simão/Bruno Aguiar, bela putaria o Benfica...

O João Pinto ainda estava com a 1ªmulher quando isso aconteceu?? E se tava, tem alguma a coisa a ver com as agressões entre a Carla Baía e a Isméria de Jesus numa bomba de gasolina?

Pois, isso tudo.
A acrescentar, JVP era o padrinho da filha do Nuno Gomes. Ficou tudo entre compadres.

A Carla também lhe esmifrou tudo o que havia para esmifrar. Ficou com quase tudo.

pcssousa

Citação de: bmuc79 em 29 de Setembro de 2020, 13:15
Citação de: Bailey em 29 de Setembro de 2020, 13:07
Expandir...

JVP do Boavista?

JVP é o ídolo, atingiu níveis de mito que mais nenhum jogador conseguiu atingir ainda hoje do que vi.
Não falo do passado porque não conheço.
Mas foi esse peso sobre as costas que o queimou no Benfica porque era impossível fazer tudo com equipas como as que tinhamos.
Isso e a pouca vergonha que era o futebol naquela altura, a perseguição que era alvo por parte do sistema.
Nunca vi um jogador ser tão maltratado como el, perseguido por árbitros, dirigentes e colegas de profissão.
Levava porrada e nada, ao ponto de perder a cabeça e ser ele o punido.

Tudo verdade. Diziam-lhe "não estou aqui para jogar à bola, se fosse para isso estava cá outro, estou aqui para te ir às pernas".