Juniores - Fase Final: Leixões vs. Benfica em directo no Serbenfiquista

goncalo_88

Pimenta: entrou para queimar tempo.

este jovem joga tanto a bola se calhar mais que o david simao como dizem que ele entrou so para queimar, tempo o treinador anda a dormir,a diferença deste para o david simao é que este á mais objectivo e da menos nas vistas que o outro.

VanBasten

Só peço que contra o Sporting, a defesa tenha menos paragens cerebrais do que aquelas que vi hoje. A primeira parte não lembra ao menino Jesus. Já agora, a renovação do Miguel Rosa era para ontem...como tambem era para ontem, o João Alves deixar de o colar à linha.

JM21

fmb

pois vanbasten...a malta so fala do carvalhas, mas a renovação do rosa ja deveria estar assinada a muito tempo!!!

esperemso que o rui ande a trabalhar nisso....

Mialgia De Esforco

O André tem razão, está, não a chapar resultados tirados de sites do cu de judas, mas a relatar os acontecimentos em campo. Descreve o jogo, lances, golos, marcadores, minutos... e no lugar dele também acharia chato que, mesmo assim, se continue com contra-informação.

Relativamente ao jogo:

Bom número de adeptos benfiquistas na bancada.

A equipa começou mal, mas naturalmente venceu o jogo, pois era muitíssimo superior ao Leixões. Foi a primeira vez que vi estes jogadores, à excepção dos que eram juvenis no ano passado, e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade de alguns atletas.

Carvalhas está claramente acima dos demais em termos técnicos e de leitura de jogo. Pareceu-me um jogador muito maduro, forte no drible, mas também na maneira como faz jogar os colegas. A jogada para o terceiro golo é de uma classe enorme, tira um adversário do caminho com um drible delicioso, arranja espaço na área e assiste o Fall com toda a técnica e intenção. Outra coisa em que é diferente dos outos é no remate. Remata bem e colocado, escolhe um sítio da baliza para meter a bola e é muito eficiente nisso. Gosto muito disso num jogador. A impressão que tenho é que se destacaria mais depressa na equipa principal do que ao ser emprestado a uma equipa inferior. Pelo seu estilo de jogo requintado só sairia beneficiado jogando no meio de quem fala a mesma linguagem futebolística dele...

Logo a seguir destacaria o Rosa e o Yartey. O Rosa, pelo que vi hoje, é extremamente competitivo, trata bem a bola, tem bom passe longo, joga com os dois pés, é raçudo e vai a todas. Não creio que seja jogador para entrar já de caras na equipa pincipal, mas tem qualidade para no futuro, mais maduro, o conseguir. O Yartey foi tamém uma agradável surpresa. Corre imenso, abre inúmeras linhas de passe em qualquer zona do terreno, transporta bem o jogo, com velocidade e verticalidade, arrisca o drible e a maior parte das vezes com sucesso, tem potencial para ser um excelente médio de transição. Às vezes faz uns disparates, mas, no geral, gostei muito.

O lateral esquerdo (Ayrton?) subiu bem, apoia bem o ataque, tem pulmão, também fez um excelente jogo.

Agora a parte negativa:

Eu pergunto a quem acompanha: não há no plantel de juniores um avançado mais talentoso do que o número 11 (Wang?). Independemente das coisas correrem bem ou mal, é demasiado óbvio qué é um jogador muito limitado, a típica contratação feita com fita métrica. Podem-me dizer que tem x golos, mas tenho a certeza que era escorraçado pelo tribunal da luz ao fim de 10 minutos em campo. E é inacreditável que João Alves o tenha mantido em capo quase até ao fim, principalmente quando sacou o Soares tão cedo e, em minha opinião, injustamente.

Outro jogador que não gostei, apesar dos golos, foi o Fall. Não quero crer que o Pimenta não tenha qualidade para ser dono daquele lugar.

E é tudo, do meu cantinho foram as impressões com que fiquei.

Rusty Ryan

VanBasten

Para mim, foi o MVP...e só não fez mais, porque esteve a 2ª parte toda amarrado à direita. Ainda assim, teve alguns momentos interessantes. Quanto ao Carvalhas, não tenho nada contra ele...limitei-me a dar a minha opinião: não fez nada de extraordinário, à excepção de um remate forte na 1ª parte e o passe para o Abdoulaye (1-3). É lutador, tem "pés"...mas tem que ser mais objectivo...não esteve mal, mas tambem não esteve suficientemente bem, para se dizer que fez um grande jogo.

femameca

Alguém sabe como é feito o desempate em situações de igualdade nesta última fase da competição ???

Mialgia De Esforco

Citação de: VanBasten em 31 de Maio de 2008, 20:42
Para mim, foi o MVP...e só não fez mais, porque esteve a 2ª parte toda amarrado à direita. Ainda assim, teve alguns momentos interessantes. Quanto ao Carvalhas, não tenho nada contra ele...limitei-me a dar a minha opinião: não fez nada de extraordinário, à excepção de um remate forte na 1ª parte e o passe para o Abdoulaye (1-3). É lutador, tem "pés"...mas tem que ser mais objectivo...não esteve mal, mas tambem não esteve suficientemente bem, para se dizer que fez um grande jogo.

É claro que respeito a opinião, mas não posso concordar que o Caravlhas tenha sido inconsequente. Os dois remates mais perigosos da primeira parte, à excepção dos golos, são dele, de fora da área. A assitência para o primeiro golo é dele, com uma temporização excelente da jogada. O terceiro golo é, 90% dele.  O Ayrton se fez o jogo que fez foi muito graças ao Carvalhas que soube lançá-lo várias vezes no espaço vazio. Inconsequência aqui acho que faz pouco sentido...

VanBasten

A melhor oportunidade da primeira parte é do Wang que, isolado, tira a bola do GR e depois atira para fora. O Carvalhas apareceu quando saiu o Soares e ele passou para a direita/meio...não porque tenha feito jogadas espectaculares, mas porque pressionou mais os adversários (já referi que lutou bastante!) e num desses despiques, a bola acabou por sair para o Rosa fazer o 1-2. Deu o mote à recuperação, com aquele remate excelente...mas, para mim, foi pouco. Na 2ª parte, tal como o resto da equipa, subiu de rendimento...mas o seu melhor, não esteve ao nivel do melhor do Rosa, do Yartei ou mesmo do Airton, que na 2ªP mais parecia um extremo esquerdo. Do Carvalhas espera-se sempre mais...pelo menos eu espero mais do que aquilo que vi hoje. E hoje, quem me encheu as medidas foi o Rosa...tem ali qualquer coisa. Aquela forma de correr é que é esquisita pa crl...

Imperador04

VanBasten

Há contudo uma coisa que me tinha esquecido de referir e que é extensivel a todos os jogadores do Benfica, que estiveram em campo: a jogarem naquele ritmo, não se impõem nos seniores. Tem que haver mais velocidade, mais mobilidade...o Yartei mexeu bastante na 2ªP...foi o que mais se aproximou do ritmo de 1ª liga.

.:VMPT:.

E o J. Pereira VanBasten, como jogou?

Excelente cronica, Obrigado....

Jogo no Olival entre Porto e Sporting:

Pelo que me disseram foi um excelente jogo de futebol, com varias oportunidades de Golo...

Porto foi mais forte e provavelmente merecia ter ganho, mas aceita-se o resultado...

Disseram-me que a defesa do Sporting era fraca (se calhar está ao nível da nossa), e destaque para o ponta de lança do Sporting, um jogador à Liedson, foi o autor dos dois golos...

cumprimentos

Nuno_Mota

Cheguei agora de Matosinhos e, apesar de ter sido a 1ª vez que fui ver um jogo de júniores, vou tentar-vos descrever o que se passou no Leixões - Benfica.

O Benfica entrou num 4-3-3 com Rui Santos na baliza (1), um quarteto defensivo constituido por Abel Pereira (3) a lateral direito, Airton Oliveira a lateral esquerdo (2) e Wagner Silva (5) e João Pereira (4) a defesas centrais. No meio-campo Abdoulaye Fall (6) jogou a trinco com Miguel Rosa (10) e Ismmael Yartei (8) a médios interiores. Na frente de ataque um tridente ofensivo constituido por André Carvalhas (7) na ala esquerda e André Soares (9) na ala direita no apoio directo ao ponta-de-lança Wang Gang (11).

Os primeiros 5 minutos de jogo foram algo confusos, uma partida disputada muito a meio campo até o Benfica começar a pegar no jogo. Apesar da superioridade do seu meio-campo e de começar pouco a pouco a "empurrar" a equipa do Leixões para regiões mais próximas da sua baliza, o Benfica nunca conseguiu criar lances de verdadeiro perigo que chegassem a pôr em perigo a baliza leixonense.

Um pouco contra a corrente do jogo, e pondo em causa um maior domínio da equipa benfiquista o Leixões chega ao golo à passagem dos 15 minutos. A defensiva leixonense alivia a bola após um pontapé de canto a favor do Benfica e, com alguma felicidade (e alguma desconcentração dos homens mais recuados da defensiva encarnada) consegue, à saída de Rui Santos atirar para o fundo da baliza, fazendo o 1-0 para o Leixões.

Os jovens jogadores benfiquistas acusaram a desvantagem no marcador, pertencendo ao Leixões os lances de maior perigo nos minutos seguintes. Apenas 1 minuto depois e Serrano, aparecendo do lado direito do ataque leixonense atira cruzado, levando a bola a bater no poste da baliza de Rui Santos. 3 minutos volvidos e mais um ataque com muito perigo para o Leixões...após muita confusão na área, um jogador do Leixões cai na área, tendo ficado um penalty por assinalar.

Em desvantagem no marcador e com a equipa completamente perdida em campo, João Alves viu-se obrigado a mexer na equipa retirando André Soares (a par de Wang Gang o jogador mais apagado no 11 do Benfica) e entrando Orphee Demel (18) para a posição 9, começando a cair Wang Gang nas alas.

Com esta substituição, o Benfica melhorou, criando de novo um maior domínio e começando a tomar conta do meio-campo leixonense. À passagem dos 38 minutos, André Carvalhas trabalha bem no centro do terreno, metendo na esquerda em Airton Oliveira que numa excelente subida pelo seu corredor rematou forte já dentro da grande área para a igualdade no marcador num lance em que o guarda-redes do Leixões não fica isento de culpas.

O golo teve um efeito muito positivo nas hostes benfiquistas. Notou-se que a equipa estava mais alegre, confiante e prova disso mesmo surgiu 2 minutos depois com André Carvalhas, num toque de calcanhar "delicioso" colocou a bola em Miguel Rosa que rematou à entrada da área para a reviravolta no marcador. Na sequencia dos festejos o árbitro (???) resolveu mostrar o cartão amarelo ao número 10 benfiquista, algo que não fez 5 minutos antes quando um jogador adversário fez uma entrada verdadeiramente bárbara para vermelho directo.

Na 2ª metade, mantiveram-se os mesmos jogadores mas alterou-se o esquema táctico. O benfica passou a jogar com 3 defesas (Wagner Silva no centro, Abel Pereira à direita e João Pereira à esquerda), Abdoulaye Fall e Ismmael Yartei a médios interiores, Miguel Rosa colado à linha do lado direito e Airton Oliveira do lado esquerdo. André Carvalhas colcou-se no apoio directo aos avançados Wang Gang e Orphee Demel.

Neste novo modelo de jogo, o Benfica subiu de produção, procurando desde logo chegar ao golo que lhe desse maior tranquilidade. À passagem dos 64 minutos, André Carvalhas trabalha bem na esquerda, cruza para a área onde após alguma confusão a bola sobra para os pés de Abdoulaye Fall que faz o 3-1.

O Leixões era uma equipa completamente resignada. A perder por 2 golos e com os seus jogadores "de rastos" fisicamente, o Benfica controlava o jogo procurando criar algumas jogadas de perigo que permitissem dilatar ainda mais o marcador.

Aos 75 minutos sai o criativo André Carvalhas, entrando para o seu lugar David Simão.

Aos 83 minutos, o momento do jogo: a defensiva do Leixões não consegue afastar convenientemente a bola da sua área e Abdoulaye Fall sem pedir licença remata à entrada da grande área colocadíssimo, fazendo a bola entrar na gaveta para o 4-1 no marcador. Pouco depois, Wang Gang cai na área, completamente abalroado pelo guarda-redes do Leixões com o árbitro a mandar o jogo seguir.

Aos 85 minutos, um erro completamente absurdo de Wagner Silva dá o golo ao Leixões. Quando parecia ter o lance perfeitamente controlado, o central brasileiro evita o passe para João Pereira, procurando fazer mais uma finta sobre o avançado do Leixões. A brincadeira saiu-lhe mal, Rui Santos ainda fez uma excelente defesa mas na recarga, Serrano acabou por reduzir para 4-2 num lance que a este nível nunca poderia dar golo.

Destaque ainda para a substituição de Wang Gang (que já pecou por tardia) para a entrada de Leandro Pimenta.

Uma palavra ainda para a equipa do Leixões que, apesar de não ter grandes individualidades, tem um excelente conjunto com jogadores muito fortes fisicamente (desconheço se serão todos - ou quase todos - júniores de 2º ano). Pecaram, no entanto, por quebrarem fisicamente à passagem dos 60 minutos pois a partir desse momento foram completamente inofensivos no ataque.

Outra nota final para a pior equipa em campo: a de arbitragem. Começando nos auxiliares que faziam vista grossa a foras-de-jogo escandalosos, trocavam pontapés de canto por pontapés de baliza, não viam empurrões junto à sua área de jurisdição (tanto para um lado como para o outro), passando pelo árbitro da partida. É completamente inconsebível que os jogadores do Leixões tivessem feito no mínimo 10 entradas " a matar" em que 3 ou 4 são para cartão vermelho directo, e tivessem acabado o jogo sem ter visto um cartão amarelo sequer. Enfim, todos os adjectivos são poucos para quem apitava o que lhe apetecia, quando apetecia (mais uma vez repito: tanto para um lado como para o outro) e que deixou 2 grandes penalidades (1 para cada lado) por assinalar.

Análise individual:

Rui Santos (6): acaba por ser ingrato, para um guarda-redes que acaba por não fazer uma defesa de dificuldade elevada (à excepção da defesa no lance do 2º golo), sair de Matosinhos com 2 golos sofridos. Ainda assim, realço a autoridade com que se impunha quando a bola chegava à área em condições de "morrer" nas suas mãos.
Airton Oliveira (8): é hoje o melhor na defesa encarnada. Subiu inúmeras vezes pelo seu flanco (na 1ª parte como lateral, na2ª como médio ala) explorando a pouca apetência defensiva do seu marcador directo. Marcou um golo (ainda que tenha sido um "frango" do nº 1 leixonense) que deu inicio à reviravolta no marcador.
Abel Pereira (7): também ele em bom nível, acabou por fazer um jogo sóbrio, sem grandes sobressaltos. Nota-se que é um jogador calmo, seguro e exímio a defender. Tem o "handicap" de ser relativamente baixo para ser defesa central, devendo-se apostar neste jogador como lateral na sua breve integração no futebol sénior.
João Pereira (7): sentiu muitas dificuldades na 1ª parte para travar os avançados do Leixões. Subiu de rendimento após o golo do empate, quando a equipa começou a subir de rendimento.
Wagner Silva (5): é um jogador capaz do melhor e do pior. Nota-se que é um jogador com muita classe com a bola nos pés e que é um daqueles centrais que sabe sair a jogar. Contudo, as coisas complicam quando tem pela frente um jogador mais rápido que exponha a sua maior debelidade: a falta de velocidade! Na 1ª parte foi algumas vezes ultrapassado pelos avançados do Leixões, tendo surgido daí as melhores oportunidades para os de Matosinhos. Na 2ª parte esteve muito bem, a jogar em antecipação e a parar grande parte dos lances ofensivos do Leixões, contudo a nota negativa é em grande parte devida à brincadeira que deu origem ao 2º golo do Leixões. Chegou à pouco tempo ao futebol europeu mas tem que aprender que não pode arriscar sofrer um golo só para tentar mais uma fintinha!!!
Abdoulaye Fall (9): não só pelos 2 golos, mas por ser o pêndulo desta equipa Abdoulaye Fall é hoje o melhor em campo!!! Exímio na cobertura defensiva, parou inúmeros ataques do Leixões "secando" a criatividade que o meio-campo dos homens do mar pudessem apresentar. Lançou a equipa para muitas jogadas de perigo, mostrando uma excelente qualidade de passe, caindo (principalmente na 2ª parte) muitas vezes nas alas para tabelar e permitir aos seus companheiros cruzamentos perigosos para a grande área do Leixões.
André Carvalhas (8): apesar de muito irreverente, só começou a dar nas vistas após o golo de Airton Oliveira. Foi talvez o jogador que maior diferença de rendimento teve da 1ª para a 2ª parte, jogando muito melhor no apoio directo aos 2 pontas-de-lança do que propriamente encostado à linha lateral. Fez as assistências para os 3 primeiros golos e ainda tentou por 3 vezes o golo de fora da área. Sem ser fenomenal, fez um bom jogo saindo de Matosinhos com uma nota muito positiva.
Ismmael Yartei (8): muito atabalhoado no inicio do jogo, procurou o golo em remates de longe mas estes saiam, invariavelmente, muito longe do alvo. Procurou algumas jogadas individuais que só começaram a resultar na 2ª metade do desafio. Por 2 ou 3 vezes conseguiu ultrapassar 3 e 4 homens do Leixões em velocidade, naquela que é a sua maior arma, umas vezes tendo o descernimento necessário para soltar a bola numa ala, outras derrubado em falta em que se justificava plenamente o cartão amarelo que o árbitro nunca mostrou. Bom jogo!
André Soares (5): foi o sacrificado numa fase em que o treinador teve que fazer algo para mudar o rumo dos acontecimentos. Nunca conseguiu ser um perigo para a baliza contrária mas em boa verdade, até à sua saída aos 25 minutos, nenhum outro jogador do Benfica o conseguiu. Melhores jogos virão!
Miguel Rosa (7): uma excelente 1ª parte do capitão do Benfica, correu muito naquele meio campo, fazendo sempre muita pressão sobre os homens do mar. Sofreu uma entrada duríssima de adversário que inexplicavelmente não foi sequer admoestado disciplinarmente. Respondeu à altura pouco tempo depois ao marcar o 2-1 para o Benfica! Explêndida a forma como festejou (e sentiu!) o golo...merece sem dúvida envergar aquela braçadeira. Caiu de rendimento na 2ª parte muito por culpa do esquema táctico que o "colou" à linha onde nunca pode explorar as suas potêncialidades.
Wang Gang (6): manteve-se praticamente todo o jogo em campo, sem nunca conseguir constituir real perigo para a defesa contrária. É um jogador lutador e cai bem nas alas mas hoje foi claramente um jogador completamente inconsequente, perdendo muitas bolas e falhando imensos passes.
Boti Demel (7): entrou para o lugar de André Soares e deu muito trabalho aos centrais contrários. Notou-se que fazia falta à equipa um "número 9" que desse sequência aos lances ofensivos do Benfica e nesse ponto, mérito para João Alves que percebeu o erro a tempo. Não conseguiu o golo, apenas por uma vez teve perto, atirando para fora, mas desgastou muito a defensiva contrária.
David Simão (7): alguns minutos em campo dão para perceber que tem um excelente toque de bola. Protege-a muito bem, tendo ajudado a "segurar" o meio campo encarnado numa altura que se pedia clarividência ao meio-campo do Benfica.
Leandro Pimenta (-): poucos minutos em campo, pouco ou nada pôde fazer.