Óscar Cardozo

Avançado, 41 anos,
Paraguai
Equipa Principal: 7 épocas (2007-2014), 293 jogos (20678 minutos), 172 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (5)

pexim

Citação de: RuiCosta_10 em 10 de Junho de 2014, 23:55
Citação de: TioPatinhas em 10 de Junho de 2014, 19:38
Citação de: RuiCosta_10 em 10 de Junho de 2014, 15:05
Citação de: pexim em 09 de Junho de 2014, 23:24
Acho uma piada do caralho a estes raciocinios. Estratégia diferente, avançados moveis e tal.
Até parece que em 09/10 era diferente. Com Di Maria, Aimar e Saviola havia muita mobilidade e não era por isso que o Cardozo estava fora do jogo ou não marcava golos. Aliás, era por causa disso que o Cardozo fazia golos que era um disparate. Porque as movimentações dos outros criavam situações em que o Cardozo aparecia bem posicionado para concluir.

Acho que se pode perfeitamente reeditar essa época com o Markovic pelo meio a fazer de Saviola e o Tacuara a cagar balas lá para dentro.

Não me preocupa minimamente a idade dele (até porque nem sequer se pode considerar velho), apenas tenho alguma relutancia quanto à sua condição física. Se recuperar a 100% será um reforço do outro mundo. Bem melhor que Mitroglous e Michys e VW e Éders e o caralho a sete.

E o Cardozo, quando bem fisicamente, é bem mais movel do que querem fazer crer.

A questão dos avançados móveis nem se coloca tanto na forma como a equipa ataca, mas mais como defende.
Com dois avançados mais pressionantes logo na saída de bola do adversário na defesa, estes vão ter mais problemas em construir o jogo, e o nosso meio campo acaba por estar mais disponível. O mesmo se nota caso tenhamos extremos disponíveis na ajuda defensiva, ou não.

Este ano as diferenças que fomos vendo no desempenho defensivo da equipa acho que foram muito fruto de um Nico mais disponível na defesa, um Markovic que no início não existia a não ser no ataque, mas que mais tarde compreendeu como lidar com o lateral no processo de defesa, e dois avançados altamente pressionantes na frente. Certamente o Enzo e o Fejsa sentiam-se mais "protegidos", fruto dessa mudança de estratégia.
O problema mesmo é defender com Artures, Cortezes e Rodericks. Se no ano anterior tivesse havido competência na defesa nunca se teria colocado esta questão dos avançados. Aliás, é preciso fazer muito contorcionismo para colocar no Cardozo a culpa dos problemas defensivos.

Claro que Siqueira e Oblak fizeram uma diferença gigantesca, para além de que não estou a culpar o Cardozo, em parte alguma do meu post, dos problemas defensivos da equipa.

Só estava a mencionar em resposta ao outro user que a questão tática dos avançados móveis faz mais sentido ser colocada do ponto de vista defensivo, onde há uma vantagem óbvia para a nossa equipa no primeiro pressing.
Não deixa de ser verdade que o tipo de pressing exercido por Lima e Rodrigo é diferente daquele exercido por uma dupla onde entre o Cardozo. O tipo de pressing varia, não a existência de pressing em si.

No entanto, perdes numas coisas, ganhas noutras.

A maior apetência do Lima e do Rodrigo para vir buscar bolas atrás, possibilita que a defesa contrária coma metros tornando os blocos mais compactos.

A presença do Cardozo pelo contrário, obriga as defesas a jogar uns metros mais atrás, o que abre mais os espaços entre linhas que o Saviola adorava explorar e que o Gaitán e o Enzo também aproveitam muito bem.

Dizer que se defende pior com Cardozo é ver a questão só por um ponto de vista e isso é muito redutor.

RicardoSR

Citação de: King 7 em 10 de Junho de 2014, 21:28
Tenho uma pequena esperança que fique.

Tenho uma pequena esperança que saia.

pexim

Citação de: RicardoSR em 12 de Junho de 2014, 01:46
Citação de: King 7 em 10 de Junho de 2014, 21:28
Tenho uma pequena esperança que fique.

Tenho uma pequena esperança que saia.
Tenho um grande desejo que fique, mas isso sou eu que gosto que o Benfica tenha os melhores.

Red Eyes

A pergunta que toda a gente tem na cabeça mas ninguém quer verbalizar:
— Estará Cardozo na curva descendente?

TioPatinhas

Claro que a partir dos 30 anos qualquer jogador começa a perder alguma coisa em termos físicos. O Cardozo, pelo seu estilo de jogo, se não tiver lesões, ainda pode render pelo menos mais duas boas épocas com muitos golos, porque não faz da velocidade e resistência as suas maiores armas. Mas terá que ser gerido de outra forma, naturalmente, com mais rotatividade.

Saviolafication

Citação de: Red Eyes em 12 de Junho de 2014, 16:31
A pergunta que toda a gente tem na cabeça mas ninguém quer verbalizar:
— Estará Cardozo na curva descendente?

Com uma lesão de 3 meses pelo meio que ninguém sabe muito bem o que foi sequer e fala-se em curvas descendentes...O Cardozo antes da lesão estava na sua boa velha forma de sempre.

EPluribusUnum

O Cardozo é um jogador com características especiais, que fazem com que não perca muito com o avançar da idade.

O único problema são mesmo as lesões, que afectam todos os atletas. Mas se não as tiver, continuará a marcar como sempre.

linus


Mestre30


magoslb

Citação de: RicardoSR em 12 de Junho de 2014, 01:46
Citação de: King 7 em 10 de Junho de 2014, 21:28
Tenho uma pequena esperança que fique.

Tenho uma pequena esperança que saia.

Eu tenho uma pequena esperança que te enganes.

E podem tirar o cavalo da chuva, falei com o Aldave ele diz que o Cardozo só quer sai quando fizer 200 golos. Tem de aguentá-lo para o ano.

Kaká

Citação de: EPluribusUnum em 12 de Junho de 2014, 16:45
O Cardozo é um jogador com características especiais, que fazem com que não perca muito com o avançar da idade.

O único problema são mesmo as lesões, que afectam todos os atletas. Mas se não as tiver, continuará a marcar como sempre.

Não sou o maior fã dele, prefiro outro tipo de avançado, mas os numeros dele não enganam. Há que aceitar esse facto. Acredito que seja como dizes, com o avançar da idade ele vai manter as caracteristicas principais dele, melhorando quem sabe algumas, perdendo muito pouco.

J Pinto

Estou em pulgas para ouvir o carlos daniel hoje.

O Fred, ponta-de-lança do Brasil, jogou no ataque, tendo atrás de si Neymar, Óscar e hulk (pronto, este não conta, de facto, e o Brasil começou a jogar melhor a partir da saída dele e quando entrou um tal de Bernard, esse sim craque), e nas laterais Dani ALves e Marcelos.

Pois o rapaz Fred não fez um remate à baliza. Um. Não fez um cruzamento. Uma assistência. Nem uma falta fez. E o Brasil até atacou e cruzou bolas.

O que diria Carlos Daniel se fosse Cardozo a estar ali...

Não estou a dizer que a culpa é do Fred, atenção, porque as bolas não chegaram lá. Só uma questão de comparar.

PS - Não percebo como Bernard e Ramires não são titulares de caras neste Brasil. Ao ver os dois médios do Brasil percebo, ainda melhor, que Enzo é estratosférico!

Gandaia

Citação de: J Pinto em 12 de Junho de 2014, 23:06
Estou em pulgas para ouvir o carlos daniel hoje.

O Fred, ponta-de-lança do Brasil, jogou no ataque, tendo atrás de si Neymar, Óscar e hulk (pronto, este não conta, de facto, e o Brasil começou a jogar melhor a partir da saída dele e quando entrou um tal de Bernard, esse sim craque), e nas laterais Dani ALves e Marcelos.

Pois o rapaz Fred não fez um remate à baliza. Um. Não fez um cruzamento. Uma assistência. Nem uma falta fez. E o Brasil até atacou e cruzou bolas.

O que diria Carlos Daniel se fosse Cardozo a estar ali...

Não estou a dizer que a culpa é do Fred, atenção, porque as bolas não chegaram lá. Só uma questão de comparar.

PS - Não percebo como Bernard e Ramires não são titulares de caras neste Brasil. Ao ver os dois médios do Brasil percebo, ainda melhor, que Enzo é estratosférico!

E o Fernandinho no banco?? Carrega Scolari!!!

Quanto ao nosso Tacuara, tendo em conta que Jesus vai manter o sistema com 2 avançados móveis creio que sairá, mas já é imortal!

The_Riggs

" Rússia chama por Cardozo "

Andam a chamar por ele há anos, e nem os trocos que para eles são uns milhões dão.

Todo o mundo tem falta de visão para continuar a deixar cá este jogador espetacular e insubstituível que vai deixar o Benfica sem marcar golos no dia em que sair.

El_Mago10

As pessoas têm mesmo a memória curta, é fácil falar de "barriga cheia", o pior é se acontece como no início desta época em que a barriga fica vazia, depois o discurso muda... Enfim!