Mário Wilson, o Velho Capitão

Treinador, (1929-10-17 - 2016-10-03),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1975-1976, 1979-1980, 1995-1997), 132 jogos (88 vitórias, 23 empates, 21 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

joao12soares

:cry2: :cry2:

Vai ser cremado a menos de 500m da minha casa e não vou poder ir despedir-me do "Velho Capitão", deste sr. que me deu lições de BENFIQUISMO quando não era fácil ser-se do BENFICA.

ana_lopes2009

PeteTownsend

Dos poucos que nos seguraram na penúria que foram os nossos anos 90.

Uma equipa em fanicos, um balneário completamente devastado pelo Artur Jorge (eram semanais as devassas aos jogadores para a CS), um grupo de jogadores medianos, pincelados por JVP e Preud'homme, e uns já cansados Valdo e Ricardo... em menos de um ano, literalmente, com um saco de caramelos, trouxe uma Taça de Portugal para o nosso Museu.

Nesse ano, o carinho que transmitiu a um grupo de Homens num dos piores momentos das suas carreiras, num dos piores momentos da história do Clube, foi fundamental. Protegeu-os, cuidou deles, tratou-os como filhos, e de nada fez quase tudo.

Acima de tudo, sempre fez por pautar a sua presença pela humildade, pela grandeza de espírito, pelo desportivismo, pelo cuidado com que sempre tratou todos à sua volta. Valores que são os do Sport Lisboa e Benfica, e que nos fez questão de lembrar sempre que vinha a público, culminando na gala dos 108 anos em que foi homenageado.

Por falar em homenagem... apesar de não gostar do Presidente, uma das coisas fundamentais que tem feito questão é de homenagear os nossos ainda em vida, para que jamais nos esqueçamos do que cada um deles, além do que nos deram enquanto atletas, o que nos ensinaram enquanto Benfiquistas, e enquanto seres humanos. Isto é fundamental para o nosso presente e futuro. Algo que não se pode perder, esteja lá quem estiver. Não somos ninguém se não reconhecermos quem nos trouxe até aqui. E nisso, LFV tem sido intransigente. Um enorme bem-haja.

Obrigado por o que me ensinou enquanto Benfiquista. Vemo-nos desse lado, Velho Capitão :)

ptmam

Dos homens que mais representou para o Benfica desde que este foi fundado em 1904! Tal como o Benfica, ele transmitiu os valores de humildade, simplicidade, espirito de vencer de uma forma tão pura e carismática! Não dá para esquecer o discurso arrepiante da gala dos 108 anos do SLB, foi extraordinário!
Fica uma imensa tristeza pela perda física desde SENHOR, mas nunca o seu desaparecimento como hoje se tem o hábito de dizer, pois o seu nome estará para sempre gravado nas linhas gloriosas da história do Sport Lisboa e Benfica!
Por fim, deixar uma tremenda desilusão pela forma desprovida de qualquer conhecimento do que foi o velho capitão, pela imprensa desportiva escrita, foram uma vergonha! Dizer também que Mário Wilson gostaria de ser reconhecido, também, pela história que fez na Académica, e que ficaria triste que na hora da despedida só se falasse de um dos seus amores!

Mestre30

Citação de: Red2802 em 04 de Outubro de 2016, 13:33
Citação de: Mestre30 em 04 de Outubro de 2016, 12:14
Citação de: slbenfica_croft em 03 de Outubro de 2016, 21:22
A maioria nem percebe. Os mais novos só vão quanto muito recordar o Toni da última passagem como treinador, ou o ar de "bebado" que muitos apregoam, muitas vezes ponta de razão de ser.

Mas quem sabe o que o Toni foi e fez no MAIOR percebe o porquê de para muitos de nós ele ser o SR. BENFICA.

O homem deu tudo ao clube, tudo, sem pestanejar, hesitar, sem segundas intenções, aceitou tudo, comeu tudo, chegou a ser humilhado, TUDO POR SERVIÇO AO CLUBE.

Depois essa gente que não o esquece ELOGIA-O, HOMENAGEIA-O e ele desata num pranto, sobe ao palco e diz convictamente que o BENFICA não lhe deve nada.

É demais.

Isto não é de todo minimizar os demais, mas o Toni, muito nem têm noção do que foi o do que deu ao clube.

O Toni para mim é a maior referência do Benfica. Impressionante tudo o que ele deu ao Benfica sem nunca se queixar do que quer que fosse.

Um dia se tiver o prazer de me cruzar com ele acho que não vou aguentar....vou chorar e agradecer-lhe por tudo o que deu ao nosso clube. Ajoelho-me e faço-lhe uma vénia  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

"O Benfica não me deve nada.....eu é que devo ao Benfica!! Ser o Toni do Benfica não tem preço."

Epá........

A minha única pequena história com o Toni:

No dia da final de Amsterdão contra o Chelsea, antes de apanhar o avião para a Holanda, estive indeciso quanto à camisola a levar para o estádio.

Estávamos a 15 de Maio. Lembrei-me que os 3-6 de Alvalade tinham sido por esses dias, em 94. Tinha sido a 14 de Maio de 1994.

Fui buscar uma camisola que ganhei (passe a imodéstia) num daqueles passatempos que existiam num programa chamado "Biqueirada" dirigido pelo nosso Ricardo Palacin na Sic Radical.

A camisola era toda vermelha e tinha nela gravado o resultado do jogo, os marcadores dos golos e os minutos dos mesmos.

Quando passeio em redor do ArenA, vejo o Toni na Fan Zone. Não resisti e fui mostrar-lhe a camisola.

O homem delirou e quase que descreveu os golos todos. Agradeci-lhe aquele dia para sempre e fiquei com uma fotografia fantástica abraçado ao homem responsável pelo resultado que eu próprio tinha gravado na camisola.

Foi a única vez que falei com o Toni.

Que grande benfiquista!

Como te invejo!!  ^-^ ^-^

No bom sentido claro  O0 O0

diogo32

Descanse em paz Velho Capitão. E viva o Sport Lisboa e Benfica!

Slipknot_BMC

nikas

Descansa em paz Velho Capitão.
Seras sempre lembrado como um Sr. Benfica.
Nunca vou esquecer aquele discurso na gala 108. Obrigado.

Da um abraço ao Rei. Até sempre.

astrolabio

So long, Velho Capitão.

O primeiro jogo que vi ao vivo foi com ele ao leme, contra os andrades nas antas. 95/96. As coisas precipitaram-se depois da expulsão do Ricardo e acabamos por perder 3-0. Mas a 1ª parte foi equilibrada. Lembro-me da chapelada do JVP ao baía, o meu pai já a levantar-se naquela fracção de segundos entre a hipnose e o (pré)êxtase, mas a porra da bola foi à barra. E lembro-me do Valdo a deslizar pela relva no seu jeito aveludado.

Mário Wilson também me construiu enquanto adepto, em ser Benfica, um homem que nunca criou nenhum fogo no clube mas que esteve sempre pronto a apagá-los naquele período dantesco. E um treinador, sim treinador, não é só a dimensão humanista e filosófica que deve ser exaltada, mas dum treinador que nos deu um campeonato e duas taças, uma delas em condições precárias.

Uma figura que emanava um certo misticismo, um sábio como os velhos do blues, sempre o vi como uma espécie de mestre yoda.
Mário Wilson é gigante. E o seu legado extrapola o mero' jogo'.

sardao

Citação de: astrolabio em 04 de Outubro de 2016, 17:31
So long, Velho Capitão.

O primeiro jogo que vi ao vivo foi com ele ao leme, contra os andrades nas antas. 95/96. As coisas precipitaram-se depois da expulsão do Ricardo e acabamos por perder 3-0. Mas a 1ª parte foi equilibrada. Lembro-me da chapelada do JVP ao baía, o meu pai já a levantar-se naquela fracção de segundos entre a hipnose e o (pré)êxtase, mas a porra da bola foi à barra. E lembro-me do Valdo a deslizar pela relva no seu jeito aveludado.

Mário Wilson também me construiu enquanto adepto, em ser Benfica, um homem que nunca criou nenhum fogo no clube mas que esteve sempre pronto a apagá-los naquele período dantesco. E um treinador, sim treinador, não é só a dimensão humanista e filosófica que deve ser exaltada, mas dum treinador que nos deu um campeonato e duas taças, uma delas em condições precárias.

Uma figura que emanava um certo misticismo, um sábio como os velhos do blues, sempre o vi como uma espécie de mestre yoda.
Mário Wilson é gigante. E o seu legado extrapola o mero' jogo'.

:)

joo.oliveira

O Sport Lisboa e Benfica e a Associação Académica de Coimbra devem-lhe hoje a mais bonita das Homenagens... Um jogo no calhabé em sua Honra!!!

força Benfica

LeandroSLB

Descansa em paz, Velho Capitão!