Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Tom_Joad

Citação de: trucatruca em 26 de Dezembro de 2020, 18:25
Vais levar poucas deste Arsenal, vais!

Estão a ver o que está a acontecer, não estão? Desde o sorteio para as competições europeias, o Arsenal que não ganhava a ninguém está a espetar 2-0 ao intervalo ao Chelsea e a toda poderosa Juventus levou 3-0 em casa da Fiorentina. Fdx, vão à bruxa! Ao Nhaga, pelo menos...

Caixadeoculos

Citação de: Tom_Joad em 26 de Dezembro de 2020, 18:32
Citação de: trucatruca em 26 de Dezembro de 2020, 18:25
Vais levar poucas deste Arsenal, vais!

Estão a ver o que está a acontecer, não estão? Desde o sorteio para as competições europeias, o Arsenal que não ganhava a ninguém está a espetar 2-0 ao intervalo ao Chelsea e a toda poderosa Juventus levou 3-0 em casa da Fiorentina. Fdx, vão à bruxa! Ao Nhaga, pelo menos...

Isso é já a ensaiares o discurso do JJ?...

O'Brien

Temos um plantel de meninos mimados, e com este a treinador que parece estar a borrifar-se, temos tudo para sofrer fortes humilhações ao longo da época

Mattamouros

Citação de: MaPiBap1997 em 26 de Dezembro de 2020, 12:54
O jogo com o Porto foi só o revelar de quão mal preparada está a equipa do Benfica.

Se é verdade que na primeira parte ainda existiu algum equilíbrio (apesar na falta de capacidade e de qualidade para chegar à baliza do Porto), a segunda parte foi um completo descalabro. É verdade que Taarabt fez uma péssima segunda parte. Não há como negar. Mas apesar de ter tido muitos passes falhados e muitas perdas de bola infantis, temos de olhar para a nossa forma de sair a jogar. A bola sai do guarda-redes, Weigl desce para fazer a linha de três na saída, que com relativa facilidade passa a primeira pressão dos dois avançados do Porto. Depois a bola entra no Taarabt, que recebe a bola de costas para a baliza do Porto, e quando se vira, tem a linha de quatro do Porto à sua frente e nenhum colega do Benfica a dar-lhe linha de passe. Os laterais estão "escondidos" por fora, quase alinhados com o meio-campo portista, e os jogadores da frente (os dois avançados e os dois extremos) estão encostados aos defesas do Porto. Taarabt estava muitas vezes sozinho entre a primeira linha de pressão do Porto (Marega e Taremi) e o meio campo adversário. O Benfica não tinha forma de a bola chegar ao ataque sem ser com um passe a rasgar do Taarabt (o que era difícil pois a defesa do Porto estava mais que colocada e bem posicionada) ou com ele a conduzir a bola e tentar furar o meio campo adversário em progressão.

A única forma de conseguirmos chegar perto da baliza do Porto foi como conseguimos nas raras vezes que o fizemos: em transições rápidas, tentando apanhar a defesa e o meio campo do Porto desposicionados. E aí ainda conseguimos criar algum perigo relativo. Mas penso que aí notou-se a falta de "estofo" e de qualidade de decisão dos nossos jogadores. E também alguma falta de rotina, porque transições rápidas também são algo treinado.

Penso que o resultado foi mais que justo. O Benfica foi inferior ao Porto. Especialmente na segunda parte, em que não conseguimos contrariar a estratégia do Porto.

E eu, obviamente, culpo o Jesus. Já disse anteriormente que era contra o seu regresso. Jogar desta forma, com um meio campo completamente despovoado, partir a equipa pondo sempre o Weigl junto aos centrais e o Taarabt a correr para a frente, juntando-se aos colegas de equipa que estão "acampados" na frente, criando um buraco enorme entre as duas linhas, é algo que tem tudo para dar mal resultado. E podem dizer-me que não temos meio campo e faltam jogadores para essa posição e tudo mais. E eu concordo. Gabriel, Taarabt, Pizzi, Chiquinho não são jogadores para isto. Mas Jesus tem culpas nesta área. Até agora parece só estar interessado em contratar um jogador: Veríssimo. E ele teve mais que tempo para analisar a equipa do Benfica e ver que lhe faltava meio campo. Não contratou ninguém. Tem responsabilidades nisso. E também tem responsabilidades em continuar a insistir num estilo de jogo para o qual não tem condições.

Mas Jesus não é o único culpado. Já aqui escrevi também que a direção do Benfica é responsável pelas más prestações dos últimos anos. Já disse que Rui Vitória não devia ter vindo. Não era um treinador com qualidade suficiente para o Benfica. Teve boas prestações, sim. Não nego isso nem vou tentar diminuir isso. Mas penso que não tinha qualidade. Ganhou e teve todo o mérito nas suas conquistas. Mas penso que devia ter saído no final da época de 2016/2017. Saía campeão, sim. Mas já se notava o deteriorar da qualidade de jogo da equipa. Mas mesmo apesar disso teve direito a uma preparação de época ridícula por parte da direção e, mesmo assim, esteve perto de conseguir o Penta.

Se não saiu no final de 2016/2017, devia ter saído no fim de 2017/2018. Não saiu. E toda essa primeira metade da época foi má. Acabou por ser despedido tarde. Quem o veio substituir, Lage, conseguiu o pequeno grande milagre de, com um plantel desequilibrado e mal montado, fazer uma segunda volta extraordinária e ser campeão. Bruno Lage não era tão fantástico como o "pintaram" nessa altura, mas também não é tão mau como o "pintam" pelo seu final. Penso que era um treinador competente a nível tático, conhecedor dos princípios do jogo.

Depois dessa vitória improvável, o que devia ter acontecido era uma "revolução" no plantel. Eu sou, por princípio, contra revoluções porque penso que são sempre mais consequência de uma má gestão prolongada. E a verdade é que houve e há má gestão por parte da nossa direção. Fechar um ciclo coletivo é muito mais difícil e pode corre muito mais riscos do que ir fechando ciclos individuais. Mas a equipa que chega ao fim da época 2018/2019 campeã estava, claramente, num fim de ciclo. Jonas estava prestes a reformar-se, Jardel já não era uma opção segura como tinha sido no passado, André Almeida (apesar da sua utilidade como jogador polivalente, nunca foi um jogador que eu apreciasse, mas reconheço que foi um jogador importante) já não devia ser titular da equipa do Benfica. Digo só estes três como exemplo, mas havia mais.

Esse momento era a altura ideal para a mudança. Um treinador jovem que tinha vencido, com nota bastante elevada, um campeonato perdido, uma equipa com muitos jogadores jovens e que traziam uma onda de entusiasmo grande. Nesse verão era a oportunidade de se fazer uma mudança grande na equipa. Apesar de achar que deviam ter segurado o João Félix, mesmo pelos 120 milhões, acredito que, fosse qual fosse a direção, ele sairia. Devíamos ter vendido também o Seferovic, aproveitando o facto de ter sido o melhor marcador do campeonato. André Almeida e Jardel também deviam ter sido colocados. Cervi devia ter sido vendido. Salvio saiu. Taarabt devia ter saído. E, sendo polémico, até Pizzi podia ter sido vendido. Era dada a braçadeira a Rúben Dias (penso que todos concordamos que tinha mais que condições para capitanear a equipa) e depois vinham as contratações "cirúrgicas" (sei que se usa o termo muito em tom de gozo pelas palavras de Rui Costa, mas penso que é o termo mais correto): devíamos ter ido buscar um guarda-redes de qualidade para ombrear com o Vlachodimos, um central de qualidade para ser titular, mesmo com o facto do Ferro ter feito uma excelente segunda metade de época, um lateral direito para ser titular, dois médios para dar mais qualidade de opções, dois extremos e dois/três avançados. Nove/dez reforços de qualidade e talvez ainda uma ou duas outras contratações caso fossem oportunidades de obter jogadores de qualidade. O resto seriam jogadores que já cá estavam e jogadores que podiam ainda subir da equipa B para a A. Provavelmente vão dizer que são demasiadas mudanças. E são. Mas não é muito diferente do que aconteceu esta época.

Não o fizeram. Tivemos, mais uma vez, uma época mal preparada. E Lage tem culpa nisso. Lage tinha condições para exigir o que pretendia. Tinha a "vantagem" toda do lado dele. Preferiu ser grato pela oportunidade dada de treinar o Benfica e acabou "queimado". Esse foi o principal erro dele.

Quiseram fazer uma revolução esta época mas a figura que foram buscar para fazer essa revolução foi uma figura do passado: Jorge Jesus. Só isso não faz sentido. Jesus é mais que conhecido. Todos os treinadores em Portugal o conhecem. Sabem como ele joga. Conhecem todos os defeitos e virtudes. Jesus não iria trazer ideias novas nem novas formas de trabalhar. No máximo iria trazer algo requentado de 2009 no Benfica e de 2015 no Sporting, com a diferença de já não ter grande coisa a provar (pelo menos na cabeça dele). Penso que foi um erro. Um erro que nos vai custar caro, em todos os sentidos.

Mais uma vez, espero estar muito enganado. Infelizmente, penso que não estou. Porque o problema não será resolvido tirando de lá o Jesus e pondo o "Manel". O problema é muito mais profundo. Está na direção e na gestão do clube. Jesus tem culpa no que lhe compete: pôr a equipa a jogar à bola. A direção tem a culpa da chamada "big picture". E essa culpa já vem de há muitos anos para cá. Esta época é só mais um capítulo.

Dos posts mais acertados que já li por aqui. Os meus parabéns companheiro.

Mestre30

Citação de: Far(away) em 26 de Dezembro de 2020, 15:18
O técnico de toda a história do Benfica com mais derrotas com o Porto.

Shiuuuuuu

Digam isto baixo que o homem é top mundial.
Se calhar nenhum treinador defrontou tantas vezes o Porto como ele.

Sem saber dos números, se calhar tb é aquele que mais venceu o Porto.

Posto isto, fui totalmente a favor do seu regresso........mas por mim, saía já. Quer dizer, ontem já era tarde!!

Zlinsky11

Tenho 30 anos. As maiores vergonhas que passei como benfiquista foi com este treinador. Ganhou com grandes equipas e nada mais. Para mim é fraco e não percebo quem queria o seu regresso.
Bom treinador para jogos contra equipas fracas (agora nem isso) e sempre tremeu contra boas equipas. Ao Jesus nem no Tondela o queria se fosse adepto do Tondela.
Por favor, mister assine pelo Porto.

andoaleme

Citação de: O'Brien em 26 de Dezembro de 2020, 18:44
Temos um plantel de meninos mimados, e com este a treinador que parece estar a borrifar-se, temos tudo para sofrer fortes humilhações ao longo da época
São mimados pela estrutura, por isso o ónus da responsabilidade recai sobre esta e não sobre o plantel.

Karel Alinho

Citação de: trucatruca em 26 de Dezembro de 2020, 18:19
Citação de: SMOL25 em 26 de Dezembro de 2020, 17:43
Citação de: Karel Alinho em 26 de Dezembro de 2020, 16:31
Aquela notícia de ABola deve ter tanto de Dui Costa como de JJ. Um cheiro a medo tremendo.

Qual noticia?
X2

Capa de ABola e Record: que há insatisfação no balneário por causa do Luisão ter tido aquele discurso de exigência.

Uma encomenda do tamanho do Estádio da Luz. E há mais, como aquela na CMTV de que o NGL pediu ao treinador uma reacção imediata.

Aquilo está tudo colado com cuspo.

tjdy

Citação de: Glorioso2017 em 26 de Dezembro de 2020, 18:20
Luisão vai ser afastado do banco de suplentes. Pedir garra, é coisa muito incomoda para os jogadores e treinador.. vergonha, nunca pensei ver isto no meu clube...

Infelizmente, é sinal dos tempos. É assim em quase todo o lado, nao se pode dizer nada aos meninos que eles ficam todos amuados. Como sabemos, até a cama fazem a Treinadores, se for preciso. Á 20 ou 30 anos nao era assim. É apenas o reflexo da sociedade em que vivemos. Nao sei se é o caso ou nao, mas nos tempos que correm o Treinador até pode ter que tomar certas opçoes para agradar aos meninos ou nao ter jogadores insatisfeitos.

Mas se o JJ tb tá insatisfeito pelo que o Luisao disse, coisa que nao acredito, entao tb nao está a fazer as coisas bem. Devia ter optado por fazer uma mini revoluçao quando chegou e nao ter optado por aproveitar tudo o que já tinha. Por esta hora já se deve ter apercebido de muita coisa...

Nao sei se é verdade nem que de jogadores falam mas nao me admirava que fosse verdade, e os jogadores visados devem ser ou gajos tipo as vacas sagradas, tipo Rafas e outros que acabaram de chegar. Há ali muita flor de estufa... Noutros clubes como os porcos tb acontece mas o mal é logo cortado pela raiz, seja por outros jogadores com muitos anos de casa ou direçao. Porque ali a mentalidade é outra e quem se meter do lado contrário acaba por sair fodido, aqui é o contrário...

Pistolas1993

Se for verdade que na próxima terça o Luisão não estará no banco de suplentes, isto é a confirmação de que o Benfica está entregue à mediocridade dos novos tempos. O que faz falta a este pessoal é um Estádio da Luz cheio de lenços brancos e assobios para se lembrarem que cada vez que entram em campo não estão a jogar a peladinha pós-laboral.

SucintoBenfica

Citação de: Mestre30 em 26 de Dezembro de 2020, 19:22
Citação de: Far(away) em 26 de Dezembro de 2020, 15:18
O técnico de toda a história do Benfica com mais derrotas com o Porto.

Shiuuuuuu

Digam isto baixo que o homem é top mundial.
Se calhar nenhum treinador defrontou tantas vezes o Porto como ele.

Sem saber dos números, se calhar tb é aquele que mais venceu o Porto.

Posto isto, fui totalmente a favor do seu regresso........mas por mim, saía já. Quer dizer, ontem já era tarde!!

É a tal história... também se insiste que é o treinador mais titulado da história do Benfica quando muito provavelmente não houve mais nenhum que tenha ficado tantos anos no clube com tantos troféus em disputa (taça da liga à cabeça)

jppm89

Citação de: Pistolas1993 em 26 de Dezembro de 2020, 20:35
Se for verdade que na próxima terça o Luisão não estará no banco de suplentes, isto é a confirmação de que o Benfica está entregue à mediocridade dos novos tempos. O que faz falta a este pessoal é um Estádio da Luz cheio de lenços brancos e assobios para se lembrarem que cada vez que entram em campo não estão a jogar a peladinha pós-laboral.

Para o bem e para o mal, é isso que falta a este Benfica também. Público que aperte com eles, que os leve ao colo. Quantas vezes não vimos isso a acontecer?

maior que portugal

Pistolas1993

Citação de: jppm89 em 26 de Dezembro de 2020, 20:41
Citação de: Pistolas1993 em 26 de Dezembro de 2020, 20:35

Para o bem e para o mal, é isso que falta a este Benfica também. Público que aperte com eles, que os leve ao colo. Quantas vezes não vimos isso a acontecer?

Acho mesmo que há necessidade de uma chicotada psicológica. Desde que começámos a jogar sem público que o futebol tem sido paupérrimo. Assumir responsabilidade perante utilizadores de redes sociais é diferente de ver os rostos da desilusão.