Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Androico

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 18:45
Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 15:26
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 15:19
Citação de: VALEBEM em 22 de Janeiro de 2015, 15:13
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 15:03
Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 15:00
O João Teixeira nunca foi o melhor da pré-época, aliás, mostrou muitas lacunas para poder desempenhar o lugar. Lembro-me de o ver perder bolas na saída para o ataque que eram imperdoáveis.
As pessoas esquecem-se que o Talisca desde que está no Benfica, já foi convocado para a seleção do Brasil e é um titular dos sub23.

Mas do Talisca não te lembras de o ver perder várias bolas imperdoáveis, pois não?

É evidente que o Talisca errou na pré época, mas isso fazem sempre questão de referir. Já o Teixeira, parece que fez tudo bem... Para mim, é evidente que o Talisca já era nessa altura, e hoje é ainda mais, bem superior ao Teixeira. E ao Bernardo.

A questão é que o Talisca errou bem mais, jogou muito pior. Fez um bom primeiro jogo e uma boa parte com o Ajax, de resto foi medonho. E não tenho nada contra a aposta nele, deve-se insistir até se dar o clique... O problema é que Teixeira jogou melhor que ele, não foi jogando apesar de nitidamente não o estar a merecer, foi jogando com mérito. E no fim um continua aposta e o outro arruma até hoje. Para uns há essa paciência, para outros não. Não há política do mérito, mas do afilhado.
Mas isso é tua opinião, totalmente subjetivo. Diz-me onde é que o Teixeira fica a ganhar ao Talisca. Eu já disse onde o Talisca é melhor, principalmente na tática do Jesus: melhor capacidade de passe, de remate, visão de jogo, capacidade física que lhe permite ocupar espaços rapidamente, versatilidade - pode jogar em várias posições.
Tu dizes que ele foi medonho, eu digo o contrário, acho que jogou bem e sempre o defendi aqui. Aliás, deu-me um gosto especial ver ele a decidir jogos e a marcar golos. Para além disso, eu vi mais potencial no Talisca do que no João, e as estatísticas - que não dizem tudo, mas ajudam - demonstram que em 17 jogos, o Talisca tem 9 golos e 6 assistências, é evidente que isto é uma aposta ganha.

Desculpa, não é subjectivo que o Teixeira jogou melhor que o Talisca na pré-época. Talisca na maioria dos jogos da pré-época foi medonho, ao ponto de acabar assobiado e tal só mudou com o jogo de Setúbal, em que a pré-época já lá ia há muito. O que eu digo é que jamais o Teixiera teria tal número de oportunidades, mesmo jogando mal. A melhor fase do Talisca e a grande maioria desses números devem-se à posição na qual jogou na fase inicial do campeonato. Desde que recuou para o meio-campo baixou bastante de rendimento, não é por acaso que marca muito menos golos agora.

O Talisca tem excelentes características para jogar mais na frente, devido à explosão, à aceleração com bola e à qualidade de remate. Nunca será tão bom jogando numa posição mais cerebral, pois o cérebro simplesmente não acompanha, lê muitas vezes mal e executa demasiadas vezes mal. O Teixeira tem melhor visão de jogo, maior rapidez de pensamento, mais lucidez, mais habilidade em espaços curtos, mas sobretudo mais inteligência e isso no meio-campo dita leis.
Não concordo com muito do que disseste.
Volto a dizer, gostei mais do Talisca na pré-época do que o João Teixeira. Os que o assobiavam depois nem queriam acreditar no que viam. E a pré-época serve para isso, para ver o potencial dos jogadores. Eu vi mais do que no Teixeira.
Quanto ao Talisca marcar menos golos, é normal, se joga mais atrás no campo. Não é por jogar pior do que jogava antes. Ainda no último jogo, não marcou mas fez uma assistência e podia ter feito outra caso o Jonas tivesse marcado. E é nesses momentos que se vê a sua visão de jogo. Quanto à inteligência de jogo, eu não tenho dúvidas que o Talisca tem um grande potencial, a forma como muda muitas vezes o flanco, com que joga ao primeiro toque, qualidade de passe longo, passes em desmarcação, controlo de bola, a forma como ganha imensas faltas no meio campo, revelam inteligência. Só que têm um problema, tem uma forma de jogar que parece trapalhona, mas não é.
Volto a dizer, para mim a qualidade do Talisca é muito, mas muito superior à do Teixeira, e o potencial também.

Tu dizes que o Teixeira não teve mais oportunidades por ser da formação, eu digo que não teve porquê  não têm lugar e está longe do Talisca.

Maka

O Teixeira não tem lugar porque compramos tudo o que mexe. Porque não há da parte da direcção a visão de olhar para quem hoje tem 16, 17, 18 anos e pensar que daqui a 1, 2 ou 3 anos está ali um elemento válido para o plantel. Ao invés de andar a comprar Pizzis, tinha-se olhado para o Teixeira, por exemplo. Ao invés de comprar Sulejmanis, tinha-se olhado para o Bernardo, por exemplo. Espero que ao menos agora estejam a olhar para o Guedes, e não vão comprar mais meia dúzia de extremos. E que estejam a olhar para o Renato, e não comprem mais meia dúzia de médios. E quem diz estes diz mais dois ou três.

Basicamente, não há um plano, não há um projecto. Navega-se à vista. Pensa-se "Qual é o plantel para esta época?", e o resto logo se vê, mais tarde, quando chegar esse tempo.
Mas também já vi aqui escrito que um clube como o Benfica não se pode dar ao luxo de fazer projectos, por isso.....

Androico

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 19:23
O Teixeira não tem lugar porque compramos tudo o que mexe. Porque não há da parte da direcção a visão de olhar para quem hoje tem 16, 17, 18 anos e pensar que daqui a 1, 2 ou 3 anos está ali um elemento válido para o plantel. Ao invés de andar a comprar Pizzis, tinha-se olhado para o Teixeira, por exemplo. Ao invés de comprar Sulejmanis, tinha-se olhado para o Bernardo, por exemplo. Espero que ao menos agora estejam a olhar para o Guedes, e não vão comprar mais meia dúzia de extremos. E que estejam a olhar para o Renato, e não comprem mais meia dúzia de médios. E quem diz estes diz mais dois ou três.

Basicamente, não há um plano, não há um projecto. Navega-se à vista. Pensa-se "Qual é o plantel para esta época?", e o resto logo se vê, mais tarde, quando chegar esse tempo.
Mas também já vi aqui escrito que um clube como o Benfica não se pode dar ao luxo de fazer projectos, por isso.....
Quanto ao Bernardo e ao Guedes, já o disse aqui que concordo. Quanto ao Teixeira, ainda não vi essa qualidade que vocês reconhecem. Não vi onde é que o Teixeira é melhor que o Pizzi neste momento, para não falar na versatilidade do Pizzi.

Bethinho

gaba-se o facto de o Benfica ter quase sempre a maioria nas convocatorias das selecções jovens.....mas depois é uma coisa cheia de nada.
mas isto por parte do presidente(especialmente) e do treinador,no que respeita á formação,já atingiu um nivel tão elevado de mentira e hipocrisia que só continua a cair nesta conversa quem for mesmo muito inocente.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 19:05
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 18:52
Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 15:43
Eu sobre o Bernardo já dei a minha opinião. É triste que um jogador cheio de talento que respira Benfica por todos os poros, não teve oportunidade de jogar pelo nosso clube de coração. Tenho poucas dúvidas que seria adorado e poderia ficar nas nossas memórias por largos anos. Tudo isso é mais importante para o clube, para o futebol e para os adeptos do que o valor pelo qual foi vendido.

Para mim não está em causa, que 15M por um jogador que praticamente não jogou pelo Benfica, é um excelente negócio (financeiros). Contudo, o futebol e o Benfica é bem mais do que isso.
E isso é fácil de exemplificar, foi preferível o Rui Costa jogar pelo Benfica do que ser vendido por um valor extraordinário sem jogar. Ficou na nossa memória até voltar. Eu torcia pela Fiorentina por ele, torcia pelo Milan por ele. É diferente com o Bernardo, porque não teve a oportunidade de criar esta mesma relação.

Na discussão, Talisca e Bernardo, acho que os dois são compatíveis e são duas grandes promessas do futebol. Eu gosto mais do perfume do futebol do Bernardo, apesar de achar que as características do Talisca estão mais enquadradas naquilo que a tática atual do Benfica precisa.

Um negócio não é "financeiro", um negócio é tudo o que ele implica. Financeiramente todos os negócios são bons se recebermos dinheiro. O financeiramente pode não cobrir aquilo que perdemos. E quando falo naquilo que perdemos nâo me cingo ao agora, ao hoje, ao "6 pontos". Refiro-me ao Benfica que é hoje e será amanhã, tem presente e terá futuro. E, mais do que no presente, sobretudo no futuro perdemos muito: qualidade no campo, identidade, mística, paixão. Mas para pensar nessas coisas é preciso ter consciência que o mundo não acaba amanhã, nem os "6 pontos!" de hoje significam nada em relação ao amanhã.
Eu concordo com o que dizes, eu afirmei que de acordo com o aspeto financeiro tinha sido um bom negócio, daí ter colocado os parênteses e não ter falado somente em "negócio". Quanto ao resto, "qualidade no campo, identidade, mística, paixão", foi um péssimo negócio, e isso para mim vale muito mais do que os 16M.

Ora. Então vamos lá os dois concluir uma coisa muito simples ...

Se para ti as perdas futuras - "qualidade no campo, identidade, mística, paixão" - "valem mais do que 16 milhões", significa que não foi um bom negócio. Porque um negócio é todos os aspectos do mesmo, é um jogo de ganhos e perdas. Se, para ti, neste caso, as perdas não valem os ganhos, não podes achar que é um bom negócio, é tão simples quanto isto.

VALEBEM

Este mediatismo é bom para o Benfica! Começam a ser reconhecidos os talentos formados no Clube...
Por muito que seja impopular dizê-lo, o aproveitamento da Formação pode não passar apenas pelo aproveitamento dos jogadores na equipa principal.
O André Gomes, por exemplo, ainda fez bastantes jogos na equipa principal do Benfica, foi decisivo num jogo histórico da época passada, e rendeu 15 milhões.
O Bernardo não chegou a ter essas oportunidades, mas entretanto alguém deu 16 milhões por ele. É outra forma de rentabilizar a Formação.
Eu acredito que o Teixeira e o Guedes deveriam ser emprestados agora a equipas da 1ª divisão. Precisam de ir ganhar tarimba e experiência, e chegar ao Benfica com maior embalo, seja já no verão, ou no final da próxima época. Esta seria a solução ideal.
Porque a transição Formação/equipa principal de um clube que tem que ganhar, não é fácil.

VALEBEM

Falando de Mística, e embora eu ache irrelevante o clubismo dos jogadores, o Benfica até tem vários adeptos do Clube desde miúdos, na equipa principal: Sílvio, Almeida, Eliseu, Amorim, Paulo Lopes... Mais Maxi e Luisão, que não o sendo, é como se fossem.

Maka

Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 19:30
Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 19:23

Quanto ao Bernardo e ao Guedes, já o disse aqui que concordo. Quanto ao Teixeira, ainda não vi essa qualidade que vocês reconhecem. Não vi onde é que o Teixeira é melhor que o Pizzi neste momento, para não falar na versatilidade do Pizzi.

O Teixeira não é melhor do que o Pizzi neste momento (nem podia ser, o Pizzi é um jogador feito), mas acho que, se tiver minutos a sério na A, será melhor a curto prazo. No entanto, não vai ter esses minutos, porque está cá.....o Pizzi (de quem até gosto, atenção).
Será que com o Teixeira no plantel em vez do Pizzi estávamos assim tão piores este ano? Fora da Europa e da Taça já estamos; estaríamos fora da TdL? Estaríamos em 2º em vez de 1º? O Pizzi contribuiu assim tanto para o 1º lugar no campeonato?

Maka

Citação de: VALEBEM em 22 de Janeiro de 2015, 19:53
Falando de Mística, e embora eu ache irrelevante o clubismo dos jogadores, o Benfica até tem vários adeptos do Clube desde miúdos, na equipa principal: Sílvio, Almeida, Eliseu, Amorim, Paulo Lopes... Mais Maxi e Luisão, que não o sendo, é como se fossem.

Não percebo como é que achas irrelevante ter adeptos do clube a jogar no próprio clube, mas ok.....
Opiniões.

VALEBEM

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 19:57

Não percebo como é que achas irrelevante ter adeptos do clube a jogar no próprio clube, mas ok.....
Opiniões.

Quanto muito é factor de desempate! Porque o que interessa sobretudo é a qualidade e o profissionalismo, na minha opinião.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: VALEBEM em 22 de Janeiro de 2015, 19:59

Opiniões.

Quanto muito é factor de desempate! Porque o que interessa sobretudo é a qualidade e o profissionalismo, na minha opinião.

Concordo perfeitamente, desde que o factor de desempate seja a favor deles e não contra.

Maka

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 20:01

Opiniões.

Concordo perfeitamente, desde que o factor de desempate seja a favor deles e não contra.

;D ;D

VALEBEM: claro, prefiro um craque adepto do Peñarol do que um cepo benfiquista. Mas ninguém aqui está a falar de cepos.
Também acho que as pessoas não estão a ser 100% honestas quando dizem que lhes é indiferente ganhar com 11 chineses ou com 11 portugueses (quiçá benfiquistas). Não me parece que seja assim, de facto.

VALEBEM

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 20:03
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 22 de Janeiro de 2015, 20:01

Opiniões.

;D ;D

VALEBEM: claro, prefiro um craque adepto do Peñarol do que um cepo benfiquista. Mas ninguém aqui está a falar de cepos.
Também acho que as pessoas não estão a ser 100% honestas quando dizem que lhes é indiferente ganhar com 11 chineses ou com 11 portugueses (quiçá benfiquistas). Não me parece que seja assim, de facto.

É sempre subjectivo, mas eu não acho que haja essa cabala contra a Formação.
Acredito que haja uma excessiva focalização na vertente negócio, por outro lado acho que a grande maioria dos jovens saem da Formação (equipa B) sem ritmo nem estatuto para entrar de caras na equipa principal do Benfica. Porque entrar para pouco jogar também não faz os jogadores evoluirem.
Creio que no caso dos jogadores de maior potencial, deveriam ser logo emprestados a um clube da 1ª divisão. Por exemplo, o Guedes e o Teixeira deviam sê-lo já. Se mostrarem valor, regressam com outro estatuto. O Almeida, por exemplo, foi emprestado ao Leiria, embora não sendo exactamente um formado no Benfica, e hoje em dia é um elemento válido no Benfica.

VALEBEM

Pessoalmente, gosto de ver jogadores estrangeiros no Benfica. Dão carisma e diversidade ao Clube. E depois um nome argentino, brasileiro, sérvio, etc..., é mais nome de jogador de futebol do que os nomes portugueses.
Mas acho que, no Benfica ideal, devem existir jogadores portugueses, com anos de casa, e o Benfica pode melhorar o processo de integração dos melhores valores da Formação no futebol sénior.

eq02012

parabéns por mais uma vitoria ontem mister...estamos no bom caminho de fazer historia 30 anos depois ...juntos!!!!