Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:19
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:09
Um dos problemas de Jesus, e que é um problema de muitos treinadores portugueses, é que a equipa não evolui de época para época. Até acontece as equipas estarem piores no principio da época, parecendo que desaprenderam o que fizeram no ano anterior.

Depois ao longo da época a equipa naturalmente vai evoluindo, vai capitalizando o tempo de jogo em comum.
Isso é normal em todas as equipas. Há alturas onde os jogadores estão melhor fisicamente, há situações que devido à saída de jogadores importantes a equipa demora a entrosar-se, há situações em que a baixa de forma de um ou outro jogador influencia o desempenho global da equipa, etc. etc. etc.
Não é normal em todas as equipas.

Çula

Citação de: Flirt4ever em 27 de Janeiro de 2014, 18:38
Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 18:29
Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 18:19
Citação de: skiD em 27 de Janeiro de 2014, 17:57
Como é que alguém pode dizer que este gajo contribuiu para potenciar o A. Gomes.... é não querer mesmo ver...

O ÚNICO... repito o ÚNICO... jogador que o JJ potenciou foi o Coentrão. O resto são tretas para boi dormir!
O único?
O Di Maria era suplente quando o JJ chegou, foi vendido por 30M;
O David Luiz era DE quando o JJ chega ao Benfica, foi vendido por 25M + 25M (Matic);
O Matic andava perdido na Bélgica, salvo erro, este mês rendeu 25M, quando deveria render no mínio 30M ou 35M, nunca tinha jogado na posição que joga hoje em dia! Deve ter sido o Mourinho a adapta-lo ao lugar!
O Coentrão como referes bem;
O Enzo Perez era extremo na Argentina, hoje joga na posição onde rende mais!
O Witsel era um bom jogador do campeonato Belga, na época passada foi vendido por 40M;
O Javi, coitado, tinha feito um jogo pelo Real, e passava a vida emprestado, na época passada foi vendido por 22M ao City, se calhar devia ter continuado emprestado pelo Real!!!!!!!
Etc. etc. etc.

Temos de ver que o Benfica apenas venceu 1 campeonato em 4 anos, o que é muito pouco para valorizar jogadores! Portanto, há muito mérito do treinador nestas valorizações!
É pouco é verdade, mas mesmo sem vencer títulos, os jogadores têm sido valorizados, podem dizer o que quiserem.
Tenho uma visão um pouco diferente... Na minha opinião, "potencializar" um Di Magia (ou esses que deste o exemplo) não é difícil, antes pelo contrário. Difícil é fazer o contrário.

Vejo mais isto desta forma: Se o Jesus é assim tãoooooo bom potenciador de jogadores, porque não potenciou estes:

Luis Fariña ; Filip Markovic ; Bruno Cortês ; Michel ; Yannick Djaló ; Júlio César ; Rodrigo Mora ; Luisinho ; Hugo Vieira ; Mika ; Capdevila ; Emerson ; Nuno Coelho ; Léo Kanu ; Rodrigo Mora ; Daniel Wass ; Elvis ; Lionel Carole ; José Luis Fernandez ; Javier Balboa ; Franco Jara ; Luís Filipe ; Éder Luís ; Airton ; Alan Kardec ; Felipe Menezes ; César Peixoto ; László Sepsi ; Keirrison ; Shaffer ; Patric ; Jorge Ribeiro ; Makukula ; Edcarlos ; Marco Zoro ; Andrés Díaz ; Gilles ; Sretenovic ; Bergessio ; Derlei ; Kikin Fonseca ; Alex ; Manú ; Marcel ; Karyaka ; Manduca ; Marco Ferreira ; Beto ; André Luís ; Alcides ; Paulo Almeida ; Everson ; Azar Karadas ; M. dos Santos ; Andrija Delibašic ; Bruno Aguiar ; Amoreirinha ; Yannick ; Fernando Aguiar ; Fyssas ; Uroš Matić ; Cláudio Correa ; Juan San Martín ; Carlos Ascues ; Deyverson ; Ghislain Mvom e Rafael Copetti ??

É que potenciar um pré-destinado é uma coisa... agora potenciar um nabo é outra. Por exemplo o que o mourinho fez com paulos ferreiras e derleis desta vida......

Paulo Ferreira deve muito mais ao Jesus do que ao Mourinho. Foi o Jesus que o transformou num defesa direito de qualidade para depois dar o salto para o fcp. Mourinho continuou (e bem) o trabalho mas acima de tudo deu-lhe palco, o mais dificil já estava feito.

Oh flirt esse tipo de exercícios é muito fácil de fazer, mas não é só para o Jesus, é para todos os técnicos do mundo.

Porque é que o Mourinho não potenciou o Bruno, Marco Ferreira, Ricardo Fernandes, Joca, Tiago,
Paredes, Clayton, Pena, Akus Buzaki, Rubens Junior, Ibarra, Ricardo Silva, Soderstrom, Quintana, Paulo Costa, Rafael, Cândido Costa, Hugo Almeida, Sabry, Diogo Luis, Uribe, Dani, Geraldo, Carlitos, Sérgio Nunes etc etc?

Porque raio é que nas suas mãos jogadores como Garay, Kezman, Sahin, Léon, Canales, Garay, Altintop, Mata, etc etc viram o seu valor de mercado cair a pique?

Isso faz com que o Mourinho deixe de ser um fantástico treinador ao nivel do trabalho individual?

PAslb

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:19
Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:16
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:04
Na minha opinião, David Luiz jogou a lateral esquerdo com o Quique porque o «menino» não podia ficar no banco a desvalorizar.

Acho que o treinador foi «obrigado» por alguém a colocar o david luiz a jogar.

Porque David Luiz nunca tiraria em condições normais o lugar aquele Sidnei.
Isso é verdade.

Mas referiram que é fácil potenciar o que é potenciável, então o David Luiz mesmo jogando a DE tinha obrigação de se tornar um grande DE e ser vendido por 25M! Aí é que está a diferênça, o JJ pegou nele, colocou-o a titular, fê-lo evoluir na sua posição de raiz e aí sim, potenciou-o...

Com o Quique nunca seria potenciado.
Não seria...porque o Sidnei estava a ser potenciado, o Sidnei estava a ser melhor que o David Luiz.

David Luiz não jogava porque o Benfica tinha melhor.
Pois, isso eu nunca entendi, nunca vi nada de especial no Sidnei, assim como o JJ também não viu quando chegou ao Benfica. Deste um bom exemplo, o Sidnei nunca seria potenciado, porque nunca chegará aos calcanhares do David Luiz e porque não jogava com a regularidade que jogou depois o DL.

lonstrup

A verdade é que Sidnei jogava melhor que David Luiz na altura, sendo mais novo.

E estava a corresponder em campo.

No ano seguinte provavelmente o Jesus decidiu apostar no David Luiz, e como o David estava a corresponder , nunca mais largou a aposta.

PAslb

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:24

No ano seguinte provavelmente o Jesus decidiu apostar no David Luiz, e como o David estava a corresponder , nunca mais largou a aposta.
Obrigado.

Confirma-se, o JJ potencou o David Luiz em deterimento do Sidnei.

Çula

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:53
Citação de: Mestre30 em 27 de Janeiro de 2014, 18:48
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:47
Citação de: Mestre30 em 27 de Janeiro de 2014, 18:46
Citação de: Nuno Lino em 27 de Janeiro de 2014, 18:44
Citação de: xiribiti em 27 de Janeiro de 2014, 18:42
Citação de: |OnE| em 27 de Janeiro de 2014, 18:40
O David Luiz era defesa esquerdo?

nos 5-0 do dragay era :-X
Em Liverpool também  :estrelas:
Nesse jogo teve que ser assim. É que três dias antes tinhamos vencido na Naval (2-4) e o Coentrão acabou o jogo completamente de rastos......

E depois do jogo de Liverpool vinha o Sporting.
E o que fazer com Cesar Peixoto, o defesa esquerdo titular contratado a pedido do Jorge Jesus esse ano?
Não me recordo se estava disponível.....

Mas tb não podemos que esquecer que quando fomos ao ganhar por 2-0 a casa do Everton o David tb jogou a defesa esquerdo......e não me lembro de ninguém criticar essa opção.
Ganhámos «N» jogos com o Emerson a defesa esquerdo; ganhámos «n» jogos com o Roberto a guarda-redes; e em vários desses jogos não houve criticas à opção da escolha de Emerson ou Roberto.

A diferença é que no caso do jogo contra o Everton essa situação não só não foi criticada como foi amplamente aplaudida. Eu lembro-me bem dos elogios "à visão de jogo" do treinador que por aqui se fizeram.

nogueira

O Sidnei tinha tudo para ser melhor que o David Luiz, menos cabecinha.

Epá, o Sidenei dava-se ao luxo de sair do treino do Benfica, e depois ir jogar com os amigos futebol salão das 11 à meia noite. Fora outras coisas mais.

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:24

Obrigado.

Mas isso são apostas de cada treinador.

Jesus decidiu apostar em David Luiz e Di Maria.

O Quique decidiu apostar no Sidnei e no Ruben Amorim, por exemplo.

lonstrup

Citação de: Çula em 27 de Janeiro de 2014, 19:26
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:53
Citação de: Mestre30 em 27 de Janeiro de 2014, 18:48
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:47
Citação de: Mestre30 em 27 de Janeiro de 2014, 18:46
Citação de: Nuno Lino em 27 de Janeiro de 2014, 18:44
Citação de: xiribiti em 27 de Janeiro de 2014, 18:42
Citação de: |OnE| em 27 de Janeiro de 2014, 18:40
O David Luiz era defesa esquerdo?

nos 5-0 do dragay era :-X
Em Liverpool também  :estrelas:
Nesse jogo teve que ser assim. É que três dias antes tinhamos vencido na Naval (2-4) e o Coentrão acabou o jogo completamente de rastos......

E depois do jogo de Liverpool vinha o Sporting.
E o que fazer com Cesar Peixoto, o defesa esquerdo titular contratado a pedido do Jorge Jesus esse ano?
Não me recordo se estava disponível.....

Mas tb não podemos que esquecer que quando fomos ao ganhar por 2-0 a casa do Everton o David tb jogou a defesa esquerdo......e não me lembro de ninguém criticar essa opção.
Ganhámos «N» jogos com o Emerson a defesa esquerdo; ganhámos «n» jogos com o Roberto a guarda-redes; e em vários desses jogos não houve criticas à opção da escolha de Emerson ou Roberto.

A diferença é que no caso do jogo contra o Everton essa situação não só não foi criticada como foi amplamente aplaudida. Eu lembro-me bem dos elogios "à visão de jogo" do treinador que por aqui se fizeram.
Há certas coisas «que se lembram», e que depois se vamos a ver bem afinal não existiam.

Só posso falar por mim, eu não me lembro do que disse nesse jogo.

Mas sempre lembrei que o David Luiz era precipitado a jogar a defesa central, e quando jogava a lateral numa posição que não era a sua a coisa ainda era mais perigosa.

PAslb

Citação de: nogueira em 27 de Janeiro de 2014, 19:27

Epá, o Sidenei dava-se ao luxo de sair do treino do Benfica, e depois ir jogar com os amigos futebol salão das 11 à meia noite. Fora outras coisas mais.

Esqueci-me desse pormenor: É preciso que o jogador queira ser potenciado e mostre vontade em evoluir e em acatar as indicações do treinador.

Todos os jogadores que foram potenciados demonstraram vonjtade de trabalhar bem e evoluir, nada se consegue sem isso.

lonstrup

Foi pena, muita pena. Lembro-me do à vontade com que ele começou no Benfica, um puto de 19 anos. A marcar golos aos lagartos, a abafar o Hulk entre outras coisas.

PAslb

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:27

Obrigado.

Lá está, o David Luiz e o Di Maria devem muito ao JJ.  O0

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:30

Esqueci-me desse pormenor: É preciso que o jogador queira ser potenciado e mostre vontade em evoluir e em acatar as indicações do treinador.

Todos os jogadores que foram potenciados demonstraram vonjtade de trabalhar bem e evoluir, nada se consegue sem isso.
Mas muitos que tinham vontade de trabalhar ficaram pelo caminho por meras opções do treinadores. Sejam o Jesus seja o Quique ou outros.

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:31
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:27

Obrigado.

Lá está, o David Luiz e o Di Maria devem muito ao JJ.  O0
E o JJ deve-lhes muito também.

É uma relação recíproca.

nogueira

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:30

Foi pena, muita pena. Lembro-me do à vontade com que ele começou no Benfica, um puto de 19 anos. A marcar golos aos lagartos, a abafar o Hulk entre outras coisas.
É verdade. O gajo tinha muita classe.
Foi pena para o Benfica que ficou a arder com o dinheiro.