Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Çula

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:30
Nota-se pela resposta de quem está a falar.

Anyway, no ano passado fomos superiores. Principalmente no 2-0. E no jogo para a Taça, em casa, se não é a expulsão do Siqueira teria sido mais do mesmo, mas mesmo assim ainda deu para contornar a situação e sair vitorioso.

Este medo relativamente ao fcp acho que é cada vez mais uma frase feita do que propriamente a realidade mais recente.

Os ultimos jogos demonstram-no claramente. Ultimos dois jogos para o campeonato ganhos sem espinhas, Taça de Portugal com 10 mais de uma hora, Taça da Liga com 10 mais de uma hora.......

É um trauma que de certa forma vive muito mais na cabeça dos adeptos do que nos jogadores e treinador.

abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:24
Citação de: Dias13 em 15 de Dezembro de 2014, 13:22
Eu cá acho que Ola está cá devido à Doyen e ao dinheiro investido na sua contratação

Eu no lugar do JJ já tinha mandado o Ola às couves...irrita aquela maneira sobranceira como corre, como fica alheado do jogo sem bola e irrita mais porque se vê que tem qualidade!
Eu acho que ele não ía ficar, mas a pré-época que fez foi muito boa. Depois começou bem a época mas veio a lesão...

Mas tu não dizias que o Benfica se não o vender tem que comprar o resto do passe?

Skjaer

Acho que as melhores alturas para analisar o estado do Benfica não são alturas como esta, nem depois de vencer no Dragão nem depois de ficar em último na Liga dos Campeões, as análises serão quase sempre afectadas pelos estados de alma mais extremos.

Tiago1982

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:32
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:18
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:16
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:05
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.
Porque não tem lógica comparares com o Benfica do tempo do Eusébio.

Um exemplo, tu comparas o trabalho do Van Gaal ao do Ferguson ou vais comparar com o do United antes do Fergunson?

E tem sentido comparar com o do Vale Azevedo?

Mais uma vez, acho que muitas vezes é para contextualizar as coisas.

Obviamente que o Benfica está muito melhor que nos tempos de Vale e Azevedo e Damásio e obviamente que não está ao nível do Benfica dos anos 60 e 70.

As comparações são sempre complicadas.

Mas acho que é manifestamente simples de ser perceber que o Benfica está num período semelhante ao que teve nos anos 80 em termos de resultados.

E muito pelo treinador mas não só por ele, e é isso que as vezes transparece.

Repara que eu disse Benfica.

Não disse Jorge Jesus, não disse Luís Filipe Vieira... disse Benfica.

O que transparece é que o Jesus foi importante para o Benfica ter tido melhores resultados.

Como é óbvio não foi só ele, isso acho que nem sequer está em discussão.

Agora não perceber que o Benfica melhorou com o Jorge Jesus a mim causa-me estranheza.

Slb23

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:34
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:24
Citação de: Dias13 em 15 de Dezembro de 2014, 13:22
Eu cá acho que Ola está cá devido à Doyen e ao dinheiro investido na sua contratação

Eu no lugar do JJ já tinha mandado o Ola às couves...irrita aquela maneira sobranceira como corre, como fica alheado do jogo sem bola e irrita mais porque se vê que tem qualidade!
Eu acho que ele não ía ficar, mas a pré-época que fez foi muito boa. Depois começou bem a época mas veio a lesão...

Mas tu não dizias que o Benfica se não o vender tem que comprar o resto do passe?
Segundo o que se sabe do contrato com a Doyen tem.

abar85

Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:26
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:20
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Eu acho que isso muitas vezes é feito para enquadrar o treinador no seu tempo.

E quem fala de treinador fala de jogadores ou dirigentes.

Por exemplo, o Benfica desde 1980 para cá, para o campeonato, só ganhou 3 vezes fora contra o Porto.

Isto mostra que é manifestamente difícil ir ganhar lá. E o Jesus conseguiu.

E tenho de lhe dar os parabéns por isso, afinal foi um dos 3 treinadores que me deu essa alegria.

O 2-0 do César Brito não foi muito diferente deste. Retranca e eficácia.

Mas é complicado comparar com tempos onde o Benfica estava nas ruas da amargura em termos as condições que tinham os atletas por exemplo. Isso também e enquadrar no tempo.

Repara numa coisa...

O Benfica só tem 16 vitórias em casa do Porto em toda a sua história... 16 vitórias... desde os tempos de Cosme Damião até agora, passando por TODAS as fases da história do clube.

16 Vitórias em mais de 100 jogos.

Se isto não serve para enquadrar e perceber o quão difícil é ir lá ganhar, então sinceramente já não sei o que é.

Dessas 16, duas são do Jorge Jesus.

Duas?

220373

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:30
Nota-se pela resposta de quem está a falar.

Anyway, no ano passado fomos superiores. Principalmente no 2-0. E no jogo para a Taça, em casa, se não é a expulsão do Siqueira teria sido mais do mesmo, mas mesmo assim ainda deu para contornar a situação e sair vitorioso.
com uma diferença grande - o ano passado eles estavam a descer a pique quando lá fomos para o campeonato e no jogo da taça completamente rebentados, em cacos


ontem fomos lá ganhar com toda a gente dizer que iamos lá perder

é lindo ganhar quando no papel se tem a pior equipa

Taliscão

Citação de: 220373 em 15 de Dezembro de 2014, 13:36
Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:30
Nota-se pela resposta de quem está a falar.

Anyway, no ano passado fomos superiores. Principalmente no 2-0. E no jogo para a Taça, em casa, se não é a expulsão do Siqueira teria sido mais do mesmo, mas mesmo assim ainda deu para contornar a situação e sair vitorioso.
com uma diferença grande - o ano passado eles estavam a descer a pique quando lá fomos para o campeonato e no jogo da taça completamente rebentados, em cacos


ontem fomos lá ganhar com toda a gente dizer que iamos lá perder

é lindo ganhar quando no papel se tem a pior equipa
Nós não temos a pior equipa, temos sim o pior plantel, o que não é a mesma coisa.

Mariachi

Também teve alguma sorte, é verdade. Mas sobretudo consegui o que perspectivou. A equipa funcionou bem como ele queria neste sistema, ao contrario de outras vezes.

Foi uma boa noite para o Jorge.

RMOliveira

Cada vez mais rendido à grandeza, genuinidade e simplicidade do JJ. Se antes tinha vergonha de o ter no Benfica agora acho que existe uma grande comunhão entre adeptos e o JJ, ainda hoje na BTV mostrava ele a sair do estádio e a parar para falar com os adeptos que lá estavam a felicitar os jogadores que saiam de carro. Quantos ás questões técnicas ninguém é perfeito porque ninguém ganha sempre, mas penso que com o JJ o Benfica estará sempre pelo menos na luta o que não se verificava antes.

Tiago1982

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:35
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:26
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:20
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Eu acho que isso muitas vezes é feito para enquadrar o treinador no seu tempo.

E quem fala de treinador fala de jogadores ou dirigentes.

Por exemplo, o Benfica desde 1980 para cá, para o campeonato, só ganhou 3 vezes fora contra o Porto.

Isto mostra que é manifestamente difícil ir ganhar lá. E o Jesus conseguiu.

E tenho de lhe dar os parabéns por isso, afinal foi um dos 3 treinadores que me deu essa alegria.

O 2-0 do César Brito não foi muito diferente deste. Retranca e eficácia.

Mas é complicado comparar com tempos onde o Benfica estava nas ruas da amargura em termos as condições que tinham os atletas por exemplo. Isso também e enquadrar no tempo.

Repara numa coisa...

O Benfica só tem 16 vitórias em casa do Porto em toda a sua história... 16 vitórias... desde os tempos de Cosme Damião até agora, passando por TODAS as fases da história do clube.

16 Vitórias em mais de 100 jogos.

Se isto não serve para enquadrar e perceber o quão difícil é ir lá ganhar, então sinceramente já não sei o que é.

Dessas 16, duas são do Jorge Jesus.

Duas?

Não te levantaste quando Javi marcou o golão ao Porto e não comemoraste que nem um louco?

Eu comemorei ;) E deixei um restaurante inteiro a olhar para mim.

Mas depois veio o melão do 3-1 na Luz.

Para o campeonato o Benfica ganhou 13 vezes contra o Porto fora.

Para todas as competições foram 16.

Podes ver os dados aqui:

http://www.zerozero.pt/confronto_equipas.php?grp=1&id_comp=0&ond=c&equipa_1=9&equipa_2=4&op=ver_confronto&ord=&player_detail=0

Até te dá acesso às fichas de jogo.

abar85

Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:29
aba85, quando é que vens aqui felicitar o Jorge Jesus por um bom resultado?

Esse dia vai chegar?

É complicado tentar conversar contigo quando o tema é o nosso treinador.

Tremendamente injusto porque se tivesses lido para trás verias que já o fiz, aliás foi a primeira coisa que fiz, como fiz na final da liga Europa e noutros casos.

E a discussão que ia tendo com o 23 era acerca da frase preferir perder pelas convicções do que pelas dos outros.

abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:34
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:30
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:16
Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:10
Pá, mais depressa não é o Ola John o mesmo, já que é o único período pós-Benfica onde conseguiu mostrar qualidade, ao contrário do Nolito, que depois do Benfica tem espalhado qualidade pela BBVA que até já lhe valeu a chamada à seleção espanhola.

Não acho que tenha sido o feitio, por mais que a personalidade possa importar. Pela imagem que passou cá para fora, percebo perfeitamente o Nolito. Btw, vou ler a entrevista dele.
Não o Nolito da 2ª temporada estava uns furos abaixo...

Foi chamado uma vez à Seleção, o Eliseu também foi chamado e é tratado como um cepo.

Mas não foi pelas grandes exibições no clube, foi por estar no clube em que está.
Mas isso já é a tua opinião que não é vinculativa.

Claro. Mas não achas que conta e muito jogar num grande?

André Sousa

Citação de: Çula em 15 de Dezembro de 2014, 13:34
Este medo relativamente ao fcp acho que é cada vez mais uma frase feita do que propriamente a realidade mais recente.

Os ultimos jogos demonstram-no claramente. Ultimos dois jogos para o campeonato ganhos sem espinhas, Taça de Portugal com 10 mais de uma hora, Taça da Liga com 10 mais de uma hora.......

É um trauma que de certa forma vive muito mais na cabeça dos adeptos do que nos jogadores e treinador.

Obviamente. Aliás, já falei disso no outro dia, logo nas primeira páginas do tópico do jogo. Alguém vendo as coisas por fora, terá sempre mais lucidez para analisar os contextos em que as coisas se encontram.

A maior fatia para responder a estas questões, terá sempre a ver com argumentos tácticos, qualitativos.

O Benfica leva 5 numa altura onde era tudo rosas no Porto, onde o Benfica estava a passar por aquele que era, provavelmente, o pior período desde que o JJ está cá. Uma equipa completamente partida, reforços que ainda não se tinham adaptado, rendimento pobre, classificação, isto até por factores que não controlamos, muito aquém do que se esperava... Pá, chegámos lá e fomos comidos vivos.

Perdemos 2-1 numa altura em que era jogo de vida ou de morte, com muito azar à mistura.

Fora isso, tivemos o jogo para a Taça, que apenas veio reflectir as fragilidades que tínhamos, não só a nível psicológico. Era uma equipa com pouca qualidade, com uma qualidade anedótica no banco, presa por arames, ao contrário do Porto, que ia com as ganas todas.

Na primeira época do JJ também recebemos e vencemos o Porto, que na altura seria o favorito pela quantidade de indisponíveis que o Benfica tinha, e foi sem espinhas.

Isto parte muito do momento de cada um e do contexto que envolve o jogo.

Still, há algo que tende a não mudar. O oferecer da bola ao Porto. Chateia-me. Ontem não foi um jogo diferente porque o Herrera, ao seu estilo, acabou por desperdiçar um lance de relativa fácil execução e o Jackson falha uma bola que não é muito habitual.

Slb23

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:40
Claro. Mas não achas que conta e muito jogar num grande?
Conta se a liderança for fraca o que não me parece ser o caso.