Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

O-Rível

O último grande trabalho que o Mourinho fez foi no Inter. A partir daí as suas ideias parecem-me ter evoluído pouco, e já nem o pragmatismo do resultado me parece servir de desculpa para o subrendimento das suas equipas. O Chelsea tem jogadores de equipa grande, a comportarem-se como se fossem de equipa pequena. A questão nem está na organização, porque as equipas do Mourinho têm noção do que fazem, simplesmente podiam fazer muito mais. É como ter um Ferrari e andar constantemente a 60km/h para fazer um melhor consumo, quando podia perfeitamente andar ao triplo da velocidade porque tem motor para isso. O Jesus, por outro lado, é aquele xungo do Fogueteiro que tem um Punto GT, mas que o mete a andar nas horas ao afinar cada parte do carro com componentes excedentárias de outros.

Çula

Eu não trocava o JJ destas ultimas 3 épocas pelo Mourinho no mesmo espaço temporal. Mas nem por sombras.

Aliás, se é de curriculo que falamos, a comparação entre os dois nestes ultimos 3 anos nem sequer é justa para o Mourinho.

No geral é óbvio que o Jesus nunca chegará perto daquilo que o Zé já atingiu.

Vieri

Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:08
Citação de: |OnE| em 12 de Março de 2015, 12:07
Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:06
Citação de: Trezeguet em 12 de Março de 2015, 12:05
o Mourinho não tem o melhor plantel do mundo. eu não gosto do gajo mas nem 8 nem 80.

Tem para aí o segundo ou terceiro.
Barça, Real, Bayern.
Já vão 3 planteis melhores que o Chelsea.

E mais?

Eu acho que o plantel do PSG é mais forte do que o do Chelsea, pelo menos ela por ela.

Strata

Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:08
Citação de: |OnE| em 12 de Março de 2015, 12:07
Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:06
Citação de: Trezeguet em 12 de Março de 2015, 12:05
o Mourinho não tem o melhor plantel do mundo. eu não gosto do gajo mas nem 8 nem 80.

Tem para aí o segundo ou terceiro.
Barça, Real, Bayern.
Já vão 3 planteis melhores que o Chelsea.

E mais?

FCP.

Trezeguet

o Mou no Real apenas se pode dizer que no último ano esteve aquém das expectativas.

RoYal_EaGle_2004

Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:07
Citação de: RoYal_EaGle_2004 em 12 de Março de 2015, 12:05
Citação de: Almareado em 12 de Março de 2015, 12:04
Citação de: ninja77 em 12 de Março de 2015, 11:41
Citação de: Almareado em 12 de Março de 2015, 11:39

E por fim, não sejemos hipócritas a comparar os recursos de Mourinho com o de Jesus.

O bartolomeu quando o trouxe aqui pa leiria ate teve vergonha do ordenado q lhe dava, e o gajo acabou a primeira volta a discutir a liderança em alvalade... Mourinho fez o seu caminho, nao ta no chelsea pk é bonito...
O Mourinho treina as equipas mais fortes do Mundo, as que têm os melhores jogadores do Mundo, as que têm os maiores orçamentos do Mundo, as que partem para cada temporada candidatas a todas as competições em virtude dos planteis que têm.

Não pode falhar tantos objectivos como tem falhado, até porque não tem a dificuldade que o JJ tem a reinventar jogadores para superar os desfalques que tem tido no fim de cada época.

E quantas equipas equiparáveis a essas super potências existem nos campeonatos respectivos? É bonito ignorar esse facto.

O Chelsea não tem nenhuma superior em qualidade individual no seu campeonato. Nós temos.

Que visão tão linear e simplista... Como se jogadores, individualmente, conquistassem títulos! O Real Madrid é a prova VIVA, todos os anos, de que isso não é verdade.

Mas já que abordas esse assunto: em (quase) 6 épocas que o Jorge Jesus está à frente do clube, quantas vezes fomos superados em qualidade individual dos jogadores? E nesse mesmo período de tempo, quantas vezes fomos nós campeões?

kikohernandez

Bom então toca a fazer 1as partes como as de Arouca, desde que se ganhe assim está bem.
Pessoalmente se fossem os jogos assim e ganhássemos sempre por certo não me apanhariam lá, eu não pago bilhete só para ver vitórias, exijo mais que isso, mas eventualmente estarei errado.
No entanto pela quantidade de users amarelados quando não jogamos um chavelho acho que outros partilham a minha opinião.
Por fim actualmente as equipas de Mourinho não praticam um futebol vistoso, e isso é um facto, a de JJ por vezes também não, mas se formos comparar os intervenientes era mais fácil exigi-lo ao Mourinho que ao JJ.

Pontix

O Chelsea tem de ser campeão inglês. Isso dará de novo crédito ao Mourinho.
No fundo, estamos numa situação semelhante. Eles serem eliminados nos oitavos, como o foram, é proporcionalmente igual à nossa participação.

Workaluk

Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:05
Citação de: Workaluk em 12 de Março de 2015, 12:03
Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 11:57
Citação de: Workaluk em 12 de Março de 2015, 11:52

Quando dizes que o que interessa é que as equipas deles fazem em campo, dás mais importância ao espectaculo que ao resultado...

Ok, admito que como fan de futebol, alinho nessa ideia, quando analiso isso sob o ponto de vista de ser Benfiquista, nunca na vida poderia defender essa tese..

A mim interessa-me e os titulos que ganhamos, se o fazemos a dar 7-0 a todos, ou a ganhar 1-0 por penalty, é-me completamente irrelevante.

Volto a dizer: em nenhum momento falei em futebol espectáculo. Falei do trabalho do treinador.

Mas posso dizer: o Benfica, pelos seus pergaminhos, tem obrigação de acompanhar as tão desejadas vitórias com boas exibições. Isso sim.

No entanto, isso não quer dizer que se avalie o trabalho de um treinador estritamente de um lado (as vitórias) ou de outro (o futebol espectáculo que te apressaste a colar à minha afirmação). As vitórias devem ser uma consequência do trabalho que é feito diariamente. Mas nem sempre se pode vencer, mesmo que o trabalhos seja top. A distinção, no fim, não deve advir dos títulos, mas do que a equipa, no seu todo, resultante do trabalho semanal, faz em campo.

"a destinção, no fim, não deve de advir dos titulos, mas do que a equipa, no seu todo, resultante do trabalho semanal, faz em campo"

Logo, como esta epoca não jogamos um piço, fomos eliminados de todas as competições, excepto 2, podemos então depreender que o Jorge Jesus falhou no que lhe competia, que era o trabalho semanal, como se comprova com as exibições paupérrimas da equipa, é isso que estás afirmar?

"Mas nem sempre se pode vencer, mesmo que o trabalho seja top."

Bom assim é facil, jogamos muito e ganhamos, é o maior...
Jogamos mal e perdemos, é o maior á mesma, porque nem sempre se pode ganhar.

;D ;D ;D ;D

|OnE|

Faz me lembrar a cena do Guardiola no Barça.
Ganhou troféus.
Mas é enfadonho.
Mas ganhou troféus.
Mas é enfadonho.
Mas ganhou troféus.
Mas é enfadonho.

Fernando Ferreira

Citação de: Workaluk em 12 de Março de 2015, 12:11
Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 12:05
Citação de: Workaluk em 12 de Março de 2015, 12:03
Citação de: Fernando Ferreira em 12 de Março de 2015, 11:57
Citação de: Workaluk em 12 de Março de 2015, 11:52

Quando dizes que o que interessa é que as equipas deles fazem em campo, dás mais importância ao espectaculo que ao resultado...

Ok, admito que como fan de futebol, alinho nessa ideia, quando analiso isso sob o ponto de vista de ser Benfiquista, nunca na vida poderia defender essa tese..

A mim interessa-me e os titulos que ganhamos, se o fazemos a dar 7-0 a todos, ou a ganhar 1-0 por penalty, é-me completamente irrelevante.

Volto a dizer: em nenhum momento falei em futebol espectáculo. Falei do trabalho do treinador.

Mas posso dizer: o Benfica, pelos seus pergaminhos, tem obrigação de acompanhar as tão desejadas vitórias com boas exibições. Isso sim.

No entanto, isso não quer dizer que se avalie o trabalho de um treinador estritamente de um lado (as vitórias) ou de outro (o futebol espectáculo que te apressaste a colar à minha afirmação). As vitórias devem ser uma consequência do trabalho que é feito diariamente. Mas nem sempre se pode vencer, mesmo que o trabalhos seja top. A distinção, no fim, não deve advir dos títulos, mas do que a equipa, no seu todo, resultante do trabalho semanal, faz em campo.

"a destinção, no fim, não deve de advir dos titulos, mas do que a equipa, no seu todo, resultante do trabalho semanal, faz em campo"

Logo, como esta epoca não jogamos um piço, fomos eliminados de todas as competições, excepto 2, podemos então depreender que o Jorge Jesus falhou no que lhe competia, que era o trabalho semanal, como se comprova com as exibições paupérrimas da equipa, é isso que estás afirmar?

"Mas nem sempre se pode vencer, mesmo que o trabalho seja top."

Bom assim é facil, jogamos muito e ganhamos, é o maior...
Jogamos mal e perdemos, é o maior á mesma, porque nem sempre se pode ganhar.

;D ;D ;D ;D

Lá está, não. Isto é difícil para ti, mas só concedo que isso aconteça se o que se fizer em campo reflectir a qualidade do trabalho semanal, de treino, que, ao fim ao cabo, é o verdadeiro trabalho do treinador.

andredcl24

Citação de: Pontix em 12 de Março de 2015, 12:11
O Chelsea tem de ser campeão inglês. Isso dará de novo crédito ao Mourinho.
No fundo, estamos numa situação semelhante. Eles serem eliminados nos oitavos, como o foram, é proporcionalmente igual à nossa participação.
O Chelsea ser eliminado nos oitavos é mau. Mas o que me parece ser mau foi a forma como foram eliminados! A jogar com mais um desde muito cedo e mesmo assim não jogaram um c*ralho! Se tivessem sido eliminados pelo PSG num jogo de 11 contra 11 não era crime nenhum, até porque o PSG, na minha opinião, tem uma equipa muito semelhante ao Chelsea.

Fernando Ferreira

Citação de: |OnE| em 12 de Março de 2015, 12:13
Faz me lembrar a cena do Guardiola no Barça.
Ganhou troféus.
Mas é enfadonho.
Mas ganhou troféus.
Mas é enfadonho.
Mas ganhou troféus.
Mas é enfadonho.

O Guardiola não devia ser só admirado pelos títulos que conquistou, mas acima de tudo pela revolução que fez no futebol. Os seus títulos são uma consequência disso mesmo. E se eu achasse que o futebol era só ganhar, via outros desportos.

Vieri

Estas comparações chegam a um ponto em que parecem ridículas.
É que o Mourinho já andou por cá.
Já se sabe o que fez cá: limpou tudo, em portugal e na Europa.

O JJ é bom treinador, mas anda sempre tremido e à rasca para ser campeão e na Europa dos Campeões é o que se sabe.

Falam que o Mourinho falhou aqui ou ali, como se pudesse ganhar sempre e como se o JJ limpasse tudo em Itália, Espanha e Inglaterra!!!, quando o homem nunca sequer saiu de Portugal.

Há que ter alguma calma e ponderação nestas comparações, até porque há comparações que não se podem mesmo fazer.

Edu

Citação de: |OnE| em 12 de Março de 2015, 12:02
Citação de: Edu em 12 de Março de 2015, 12:00
Não se fala tanto do trabalho do Marco Silva no Estoril? Ganhou alguma coisa? Mas fez um bom trabalho, correcto? é sobre isso que o Fernando Ferreira se referia.
É uma questão de veres quantos treinadores são vistos como grandes treinadores sem ganhar absolutamente nada.
Nos grandes clubes exige-se troféus, não há volta a dar. E são nestes clubes que os treinadores se destacam mais. Porem, normalmente o caminho para se lá chegar é através do trabalho desenvolvido, exemplo do Mourinho no Leiria.

E existem diferentes caminhos para se tentar atingir os troféus. Por norma, o trabalho desenvolvido influencia e aumenta a probabilidade de se atingir o sucesso e consoante a nossa forma de ver o jogo, avaliamos o trabalho dos técnicos.

Por esta razão é que apesar do palmares do Mancini, não sou apreciador do trabalho que o mesmo desenvolve nos clubes. Dai perceber o que o Fernando Ferreira disse.