Museu Benfica: Cosme Damião

pcssousa

Citação de: O_Glorioso em 16 de Outubro de 2011, 20:18
Mas esses do Barça, como é fácil reparar, pelo menos têm uma legenda, não estão "para ali arrumados". O conceito do museu do Real é outro, com o qual não concordo de todo. Mais do que expor os troféus é preciso enquadrá-los na História.
Não é difícil colocar uma legenda... a esmagadora maioria deles tem lá gravado a que se referem. O tipo de legenda que está nesses troféus do Barça qualquer um faz até em casa com um PC e uma impressora.

BC

pcsousa obrigado pela informação. Por acaso sabia mais ou menos quantos eram, só que em relação ao tamanho - quantidade do Museu - troféus não fazia ideia.

Isso é bastante bom... e acredito que iremos ter um Museu que nos vai orgulhar.

xeriff

li não me lembro onde a pouco tempo que eram 14 mil e tal mas não sei se de facto é verdade ou não

VodkaBoy

Citação de: Begpr em 16 de Outubro de 2011, 20:12
Museu a sério, é organizado por modalidades, com todas as conquistas expostas.
Ora bem!

pcssousa

Citação de: xeriff em 16 de Outubro de 2011, 20:32
li não me lembro onde a pouco tempo que eram 14 mil e tal mas não sei se de facto é verdade ou não
Deve de facto andar à volta disso. Tenho um "Benfica Ilustrado" do principio dos anos 90 em que o antigo responsável pela sala de troféus fala de um nº que na altura andava à volta dos mais de 12 mil e que se encontravam expostos à volta de 10% (isto na sala do antigo estádio), permanecendo os restantes encaixotados (alguns em más condições de acondicionamento, temperatura e humidade). Extrapolando para os dias de hoje, realmente deve andar à volta desse nº.

Aka

Quando for grande vou fazer para o Benfica um museu em espiral, começando pelas mais antigas até às mais recentes no topo, ligando depois a uma zona especial - que vista de fora é a águia gigante no topo da espiral - com apresentações das taças mais modernas num espectáculo de alta tecnologia.





:smokin:

Aka

Ah! E vou chamar-lhe "DNA Benfiquista" - DNA... espiral... espiral... DNA... DNA de vitória... espiral...

Di_SLB

Citação de: Aka em 16 de Outubro de 2011, 19:37
Citação de: pica_foices em 16 de Outubro de 2011, 19:35
Citação de: Aka em 16 de Outubro de 2011, 19:33
Não sei se concordo. Uma pessoa que venha de longe pode ter apenas uma oportunidade na vida de visitar o museu e não ter a oportunidade de ver tudo é... chato.

Exposições temporárias sim, mas que não tenha a ver com a exposição dos troféus em si.

talvez a minha opinião tenha ficado abreviada em demasia..

acho que o museu deve ter uma exposição permanente suficientemente vasta para satisfazer qql visitante de oportunidade

mas depois em momentos oportunos deve ter para além dessa parte vasta uma parte sobre efemérides ou assim... mais detalhadas.. que estão em mostra tipo apenas 1 mes ou assim

Mas será que é uma efeméride de um torneio menor de andebol que vai levar a pessoa a ir lá novamente (pagando)?
É para isso que são realizados estudos de mercado e de público. Os museus (os bons sobretudo) funcionam quase sempre à base de uma exposição permanente e uma temporária, com temas/contextos específicos de forma a atrair mais público, pagante ou não.
Mas lá está, isso tem que ser alvo de estudo constante dentro do próprio museu.

Di_SLB

Citação de: Begpr em 16 de Outubro de 2011, 20:12
Museu a sério, é organizado por modalidades, com todas as conquistas expostas.
E a considerar os espaço para as vitórias futuras.

VodkaBoy

Aka,

E quando se acabasse o espaço no futuro?

nokas7

Citação de: VodkaBoy em 16 de Outubro de 2011, 21:21
Aka,

E quando se acabasse o espaço no futuro?


Isso seria muito bom sinal.. :)

nokas7

Citação de: Begpr em 16 de Outubro de 2011, 20:12
Museu a sério, é organizado por modalidades, com todas as conquistas expostas.

O do Barcelona está organizado assim.. Depois têm uma vitrina com as conquistas de todas as modalidades relativas à última época..

redsun111

#342
O Benfica deve ter um museu digno, que orgulhe os benfiquistas e que honre a sua história. Aproveitar o que melhor se faz lá fora actualmente e adaptar ao museu que se vai construir é uma coisa. Outra coisa completamente diferente são as fantasias que por aqui aparecem, que só servem para que aquilo que se vier a construir fique aquém das expectativas criadas.

Temos as nossas capacidades e possibilidades é há que viver com isso, sem cair em megalomanias....

van33

visitei o museu do barça em 1999 e das memorias que tenho o que posso dizer é que estava "engraçado" apenas isso não nada da espectacularidade que tentam passar, a não ser que tenham feito alterações o que é bem provavel pois desde 99 o barça engrossou e muito o seu palmarés

Fake Blood

Citação de: O_Glorioso em 16 de Outubro de 2011, 19:42
Citação de: Fake Blood em 16 de Outubro de 2011, 19:40
Tenho medo que o espaço se resuma muito ao futebol...................

Não pode ser; mas claro que o futebol irá ter destaque, e ninguém se irá insurgir contra isso. Não é?
Sim, só espero é que o destaque de uma modalidade não ofusque outra.