As melhores fotografias da história do Benfica

Dandy







  Na segunda mão, consta que os ingleses regaram o relvado até ao ponto de convertê-lo num pântano .

   http://www.youtube.com/watch?v=9Wf2-1hG1xw





pcssousa

Citação de: Dandy em 04 de Junho de 2013, 01:31






  Na segunda mão, consta que os ingleses regaram o relvado até ao ponto de convertê-lo num pântano .

   http://www.youtube.com/watch?v=9Wf2-1hG1xw
A 2ª mão teve um toque épico.
Se cá os ingleses, apesar da vantagem no confronto físico, se terem livrado duma goleada, lá a história podia ter sido outra.
No aeroporto fomos recebidos de forma apoteótica, no hotel os colchões seria considerados pelo mago húngaro como "inapropriados", pelo que todos ou quase todos dos nossos dormiram no chão...
Chegados ao estádio, um ambiente em polvorosa... Guttmann entendeu que os jogadores deveriam dirigir-se imediatamente ao relvado para levarem logo ali com o coro de assobios e sentirem a pressão ao invés de quando entrassem para jogar. Ele próprio se acercou do relvado, espetou o dedo indicador na relva e ao retirá-lo completamente elameado, lá se dirigiu de indicador espetado aos oficiais da UEFA dizendo "humm... hoje chover muito em Londres, não me ter apercebido disso. Benfica no lo temere chuva".

Depois? entrámos em campo, os nossos já não mostraram surpresa quanto ao ambiente e rápidamente Águas mete um golo. Os bifes ainda deram a volta, mas o Benfica acabou o jogo enviando calmamente "bolas para o pinhal".
Eles tinham uma grande equipa, muitos internacionais, um extremo direito que seria a seguir a José Augusto o melhor da Europa e um avançado gigantesco, a rondar os 2 m, e muito móvel.

Era o Benfica... não se atemorizava frente a ninguém...   

Huguenot

Citação de: pcssousa em 04 de Junho de 2013, 13:15
Citação de: Dandy em 04 de Junho de 2013, 01:31

  Na segunda mão, consta que os ingleses regaram o relvado até ao ponto de convertê-lo num pântano .

   http://www.youtube.com/watch?v=9Wf2-1hG1xw
A 2ª mão teve um toque épico.
Se cá os ingleses, apesar da vantagem no confronto físico, se terem livrado duma goleada, lá a história podia ter sido outra.
No aeroporto fomos recebidos de forma apoteótica, no hotel os colchões seria considerados pelo mago húngaro como "inapropriados", pelo que todos ou quase todos dos nossos dormiram no chão...
Chegados ao estádio, um ambiente em polvorosa... Guttmann entendeu que os jogadores deveriam dirigir-se imediatamente ao relvado para levarem logo ali com o coro de assobios e sentirem a pressão ao invés de quando entrassem para jogar. Ele próprio se acercou do relvado, espetou o dedo indicador na relva e ao retirá-lo completamente elameado, lá se dirigiu de indicador espetado aos oficiais da UEFA dizendo "humm... hoje chover muito em Londres, não me ter apercebido disso. Benfica no lo temere chuva".

Depois? entrámos em campo, os nossos já não mostraram surpresa quanto ao ambiente e rápidamente Águas mete um golo. Os bifes ainda deram a volta, mas o Benfica acabou o jogo enviando calmamente "bolas para o pinhal".
Eles tinham uma grande equipa, muitos internacionais, um extremo direito que seria a seguir a José Augusto o melhor da Europa e um avançado gigantesco, a rondar os 2 m, e muito móvel.

Era o Benfica... não se atemorizava frente a ninguém...

:bow2:

Aakeonan

Citação de: Theroux em 24 de Fevereiro de 2013, 00:12
Parque Desportivo do Sport Lisboa e Bemfica



Reparem no pormenor da carreira de tiro! :)

Como eu amava este "complexo".

Era o meu templo, a minha igreja. tanta vez me baldei às aulas só para ir para ali e...estar.


Mestre Da Táctica


flavioslb

alguém tem ou arranja alguma foto da Farmácia Franco com boa resolução?


Kal-El

#578
Citação de: Aakeonan em 06 de Junho de 2013, 08:58
Citação de: Theroux em 24 de Fevereiro de 2013, 00:12
Parque Desportivo do Sport Lisboa e Bemfica



Reparem no pormenor da carreira de tiro! :)

Como eu amava este "complexo".

Era o meu templo, a minha igreja. tanta vez me baldei às aulas só para ir para ali e...estar.

Entrei no antigo Museu e cheguei a ir ao colo do meu avô algumas vezes ao antigo estádio, apesar de não o ter vivido , pq infelizmente só apanhei os anos finais dele, e se até eu sinto saudades, imagino que para ti deve-te faltar uma parte.

Theroux

 1910: Primeira "Mostra" pública dos troféus do Benfica
A ideia na criação de um clube que valorizasse os extraordinários futebolistas de Belém e antigos alunos casapianos, que andavam dispersos por grupos efémeros ou limitados visou primeiro a organização de uma boa equipa ou equipas e depois a obtenção de vitórias. Mas rapidamente se passou à conquista de troféus. Tinha o Clube pouco mais de três anos quando em 21 de Abril de 1907, chegaram os dois primeiros conquistados no "Torneio do Internacional" para 2.ªs e 3.ªs categorias. Dois bronzes com figuras humanas. E em 19 de Junho de 1910 o troféu conquistado no torneio de futebol organizado nos I Jogos Olímpicos Nacionais, a disputar todas as épocas, após terminarem os campeonatos regionais. Antes, próximo do final da temporada de 1909/10 as três equipas do clube - 1.ª, 2.ª e 3.ª categoria - conquistam, ainda que em posse temporária face aos regulamentos, todas as taças instituídas pela Liga Portuguesa de Futebol, organizadora dos campeonatos de Lisboa. O "Gloriosíssimo" já não queria apenas organizar "boas equipas", obter vitórias ou conquistar troféus. Conquistava "OS TROFÉUS", como a Taça do Regional de Lisboa (1.ª categoria) que estava há duas temporadas em Carcavelos, na posse dos "mestres ingleses" do Cabo Submarino. No início da década de 10 do século XX, a taça mais valiosa, desde sempre, do futebol português! Foi um clube orgulhoso, ciente da forma abnegada e leal como partia para a "luta desportiva" que organizou em 31 de Julho de 1910, uma festa de homenagem aos futebolistas campeões nas três categorias, em 1909/10, expondo as três taças conquistadas, bem como todo o espólio de troféus então existentes: dois bronzes e o vaso dos Jogos Olímpicos. À Benfica!



Nick Valensi

Esta foto mostra dois grandes jogadores inconformados perante a derrota... É uma imagem triste mas especial.


RedVC

Citação de: Theroux em 26 de Julho de 2013, 01:32
1910: Primeira "Mostra" pública dos troféus do Benfica
A ideia na criação de um clube que valorizasse os extraordinários futebolistas de Belém e antigos alunos casapianos, que andavam dispersos por grupos efémeros ou limitados visou primeiro a organização de uma boa equipa ou equipas e depois a obtenção de vitórias. Mas rapidamente se passou à conquista de troféus. Tinha o Clube pouco mais de três anos quando em 21 de Abril de 1907, chegaram os dois primeiros conquistados no "Torneio do Internacional" para 2.ªs e 3.ªs categorias. Dois bronzes com figuras humanas. E em 19 de Junho de 1910 o troféu conquistado no torneio de futebol organizado nos I Jogos Olímpicos Nacionais, a disputar todas as épocas, após terminarem os campeonatos regionais. Antes, próximo do final da temporada de 1909/10 as três equipas do clube - 1.ª, 2.ª e 3.ª categoria - conquistam, ainda que em posse temporária face aos regulamentos, todas as taças instituídas pela Liga Portuguesa de Futebol, organizadora dos campeonatos de Lisboa. O "Gloriosíssimo" já não queria apenas organizar "boas equipas", obter vitórias ou conquistar troféus. Conquistava "OS TROFÉUS", como a Taça do Regional de Lisboa (1.ª categoria) que estava há duas temporadas em Carcavelos, na posse dos "mestres ingleses" do Cabo Submarino. No início da década de 10 do século XX, a taça mais valiosa, desde sempre, do futebol português! Foi um clube orgulhoso, ciente da forma abnegada e leal como partia para a "luta desportiva" que organizou em 31 de Julho de 1910, uma festa de homenagem aos futebolistas campeões nas três categorias, em 1909/10, expondo as três taças conquistadas, bem como todo o espólio de troféus então existentes: dois bronzes e o vaso dos Jogos Olímpicos. À Benfica!



Muito obrigado por esta foto espetacular!
Atenção presumo que podemos ter aqui algo muito interessante: reparem nas duas estatuetas de bronze!

Segundo os cadernos de ABOLA:

Duas estatuetas de bronze, os primeiros troféus do clube, perderam-se no esconso de qualquer casa de penhores, colocadas no prego por um contínuo aflito!

Os torneios destinados às segundas e terceiras categorias deram ao Sport Lisboa os primeiros troféus da história do clube, constituídos por duas estatuetas de bronze oferecidas por Plácido Duro e José de Sousa Prego, jogador do Internacional. Estes prémios foram entregues em 17 de Abril de 1907 e estiveram durante muito tempo na posse de Félix Bermudes, até o clube ter sede adequada.

Arranjou-se sede no Largo do Carmo, mas um contínuo empenhou taças e objectos de arte, entre os quais as estatuetas, que a Direcção guardava no seu gabinete, que nunca foram recuperadas.


Não conhecia as estatuetas. Fascinante!

Dá também para reconhecer Félix Bermudes e Cosme Damião na fotografia.

pcssousa

Para mim, o mais importante de tudo, é a presença do 1º troféu oficial de futebol em portugal, a Taça da Liga portuguesa de Football, que premiava o vencedor do Campeonato de Lisboa e que acabámos por arrecadar definitivamente em 1914, uma vez que passaria a ficar na posse da primiera equipa a vencê-lo 3 vezes seguidas ou 5 alternadas, e nós, com o tri de 1911/14 passá-mos a ser os seus detentores. É um troféu único e que está ainda hoje, mais de 100 anos após esta foto, na nossa posse.

RedVC

#583
Certamente que sim. Fiz notar o simbolismo dos primeiros troféus. Para além disso com o detalhe infeliz de terem sido perdidos numa loja de penhores e por esta razão troféus que não poderão ser admirados no museu. Pessoalmente, foi muito interessante ver finalmente estes troféus pois da sua história já eu tinha conhecimento. Talvez outros elementos deste fórum tenham também algum interesse em conhecer esta história.

pcssousa

Bem, cá fica uma foto do dito troféu:




Trata-se do troféu do Campeonato de Lisboa de 1909/10, uma taça já com mais de 100 anos.
O campeonato de Lisboa começou-se a disputar em 1906/07 sob a égide da Liga Portuguesa de Football, ficou convencionado que o troféu em disputa ficaria na posse, de forma definitiva, do clube que pela primeira vez o vencesse por 3 vezes consecutivas ou por 5 vezes de forma alternada.
Em 1909/10, conquistámo-lo pela primeira vez (ano de ouro para o nosso futebol que foi campeão de Lisboa em 1ªs, 2ªs, 3ºs e 4ªs categorias) e ficaria para sempre na nossa posse em 1914, graças ao tri-campeonato de 1911/14.
Entretanto, em 1910 é fundada a Associação de Futebol de Lisboa e o troféu mantem-se o mesmo assim como as normas, substituindo a placa que dizia "Liga Portuguesa de Football" por uma que tem escrito "Associação de Footbal de Lisboa" e é já sob a égide da AFL que ficamos definitivamente com este troféu que é único e exclusivo do Sport Lisboa e Benfica.
É o mais antigo troféu oficial de futebol disputado em Portugal. Peça-chave daquilo que hoje é o Sport Lisboa e Benfica.

Já lá vão 103 desde a sua conquista e 99 desde que está em nossa posse.