2ª Liga 3ª J: SC Beira-Mar 2 - 2 SL Benfica B, 21Ago. Qua. 17h00 *Sport TV 1*

Slb23

Citação de: JPSilva em 21 de Agosto de 2013, 23:55
Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.

Nem é preciso ir ao Braga, basta ir até à 1ª época no Benfica ou mesmo durante a época passada.
Não queria ir por aí mas o que disseste é verdade. Não faltam lá posts a dizer que era o melhor desde o Michel.

RicardoSR

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.
Ou defende bem ou não defende.
Não me interessa as razões porque não defende bem, o facto é que faz erros atrás de erros, o ano passado bastava ter cometido apenas metade dos erros e tinhamos ganho campeonato, taça e liga europa, assim não ganhamos nadinha, com grande responsabilidade dele.

Bastava por exemplo:

-Não dar um frango com o Estoril na Luz OU o frango no 2º golo do porto na Luz OU frango no 2º golo do porto no dragão -> +2 pontos, eramos campeões, bastava NÃO ter dado um destes, só como exemplo pois deu mais frangos no campeonato

-Não dar frango no 2º golo com o guimarães -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

-Não dar frango no 2º golo do Chelsea -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

JPSilva

Citação de: RicardoSR em 21 de Agosto de 2013, 23:59
Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.
Ou defende bem ou não defende.
Não me interessa as razões porque não defende bem, o facto é que faz erros atrás de erros, o ano passado bastava ter cometido apenas metade dos erros e tinhamos ganho campeonato, taça e liga europa, assim não ganhamos nadinha, com grande responsabilidade dele.

Bastava por exemplo:

-Não dar um frango com o Estoril na Luz OU o frango no 2º golo do porto na Luz OU frango no 2º golo do porto no dragão -> +2 pontos, eramos campeões, bastava NÃO ter dado um destes, só como exemplo pois deu mais frangos no campeonato

-Não dar frango no 2º golo com o guimarães -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

-Não dar frango no 2º golo do Chelsea -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

Na época anterior defendeu tudo e mais uma coisa e não foi campeão na mesma.

Slb23

Citação de: RicardoSR em 21 de Agosto de 2013, 23:59
Ou defende bem ou não defende.
Não me interessa as razões porque não defende bem, o facto é que faz erros atrás de erros, o ano passado bastava ter cometido apenas metade dos erros e tinhamos ganho campeonato, taça e liga europa, assim não ganhamos nadinha, com grande responsabilidade dele.

Bastava por exemplo:

-Não dar um frango com o Estoril na Luz OU o frango no 2º golo do porto na Luz OU frango no 2º golo do porto no dragão -> +2 pontos, eramos campeões, bastava NÃO ter dado um destes, só como exemplo pois deu mais frangos no campeonato

-Não dar frango no 2º golo com o guimarães -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

-Não dar frango no 2º golo do Chelsea -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos
O que eu disse e mantenho é que o Artur é o 2º melhor GR da nossa Liga, não disse que ele era top ou que não cometia erros.

benfica96

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:26
Mas atenção, não estou com isto a defender a anarquia no treino, pelo contrário. Estou sim a defender que o treino deve ser direccionado sempre, mas sempre, para situações concretas de jogo e não as situações de aprendizagem (teoria+livros) que andam a ser tomadas como modelo. É frustrante ter formação e não acreditar em nada do que se estuda, e eu passei por essa fase.
Tive um treinador, em que todos os seus treinos eram situações de jogo, todos os exercícios com bola, que privilegiavam a capacidade individual, o drible, a finta e a criatividade. O aquecimento (exepto o dos jogos) se por exemplo existissem 16 jogadores consistia no seguinte 8 jogadores com bola e 8 sem em que existe um espaço, normalmente 1/2 área de um campo de fut 11, quem não tem bola tem que tentar roubá-la sendo isto sempre feito com bastante intensidade é o chamado "caça bolas". Os exercício eram sempre curto ou médio duração mas com grande intensidade.

Jiujitsu

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:51
Citação de: Jiujitsu em 21 de Agosto de 2013, 23:46
Desde já obrigado pela resposta.
O que dizes aqui é muito interessante, a castração de irreverencia que os mais jovens sofrem é algo que deve ser rapidamente corrigida, até porque se diz que cada país tem a sua "escola" isto é algo que vai completamente contra a nossa génese.
O jogador português é na sua concepção mais pura um fantasista, muitas vezes inconsequente mais ainda assim um jogador de repentismos e isto tem se vindo a perder de há uns anos para cá.
Costumo dizer que os grandes clubes (não só mas principalmente) desde as escolinhas até ao ultimo ano de juvenis, pois em Júniores já começa a quem mais pode proliferar ou não, visto achar ser um ano de semi-integração não existe formação mas sim Formatação de jogadores.

E não é por acaso que os casos de sucesso que ainda vão aparecendo são os jogadores vindos da Guiné, Brumas etc que vêm do futebol "crú" do futebol de talento e que chegam a portugal já depois de vários anos a jogar literalmente descalços o que lhes dá uma grande vantagem no controlo de bola e sensibilidade com a mesma.
Esta tendência vai manter-se enquanto não se repensarem modelos.
Eu quando falo em reformulação penso bastante na extinção de Equipas de infantis A e B p.e. pois não acho benéfico nem para os próprios clubes, ainda menos para atletas e acabam por desvirtuar ligas absorvendo para si todos os jogadores que se destacam minimamente enfraquecendo directamente todos os outros adversários.


Posso ser mesmo muito radical?

A não ser em casos de mudança de residência, ou situações a analisar com cuidado, um clube do escalão de Escolas/Infantis e por aí fora não poderia inscrever como transferência mais do que 2/3 jogadores. Era da forma que acabava este "vai buscar tudo o que mexe" e a guerra que existe que apenas faz com que os grandes sejam cada vez mais grandes, mas o que originará, tirando excepções, e são raras, um nível decrescente a partir daí do seu atleta.

De resto concordo em grande parte com o que referes. É verdade que já não se joga futebol na rua como se jogava, e o modelo implementado das escolas de formação é única e exclusivamente um meio financeiro como outro negócio qualquer. Mas os clubes têm responsabilidade pela forma como processam o treino, no geral. A barreira entre o formar e o formatar é muito curta.

Talvez assim até o valor dos clubes da cidade começasse a ser maior e houvesse um amor maior pelo que nos está mais perto.
Bela discussão.
Abraço

RicardoSR

Citação de: JPSilva em 22 de Agosto de 2013, 00:01
Citação de: RicardoSR em 21 de Agosto de 2013, 23:59
Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:54
Citação de: pedroslb18 em 21 de Agosto de 2013, 23:53
Ou se tem qualidade ou não se tem.

O Artur não tem.
Quando estava no Braga não dizias isso certamente.

Lá está, é a pressão.
Ou defende bem ou não defende.
Não me interessa as razões porque não defende bem, o facto é que faz erros atrás de erros, o ano passado bastava ter cometido apenas metade dos erros e tinhamos ganho campeonato, taça e liga europa, assim não ganhamos nadinha, com grande responsabilidade dele.

Bastava por exemplo:

-Não dar um frango com o Estoril na Luz OU o frango no 2º golo do porto na Luz OU frango no 2º golo do porto no dragão -> +2 pontos, eramos campeões, bastava NÃO ter dado um destes, só como exemplo pois deu mais frangos no campeonato

-Não dar frango no 2º golo com o guimarães -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

-Não dar frango no 2º golo do Chelsea -> ficariamos empatados no fim dos 90 minutos

Na época anterior defendeu tudo e mais uma coisa e não foi campeão na mesma.
Mas a época passada se tivesse dado menos frangos tinhamos ganho titulos, é um facto não é suposição, e o estado geral do Benfica seria completamente diferente.
Tens a noção que ele numa época deu mais frangos que o GR do nosso rival nas ultimas 5 épocas combinadas?

Como podes competir com um rival quando o nível do jogador mais importante do teu plantel, aquele que impede a bola de entrar na baliza, é tão diferente do nível do teu rival?

Até podias ter uma frente de ataque com messi, ronaldo e neymar, mas se tens um GR's que dá  6 ou 7 pontos aos adversários e tens um rival directo que apenas empata 4 jogos e não perde nenhum, é impossível seres campeão.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:46
Só mais uma achega do que muita malta já disse, e eu fui dizendo, do escalão de Infantis. O problema é que isto acontece nos JUVENIS SUB-17!!!!!!!!!!!!!!

Convocatória de hoje da selecção:

Eis a lista de convocados:
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Ruben Dias e Yuri Ribeiro;
FC Porto: André Mesquita, Diogo Izata, Jorge Fernandes, Luís Mata e Rúben Neves;
Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva.

Tendo em conta as gerações que o Benfica e o Porto têm, acabo por considerar isso algo normal.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 22 de Agosto de 2013, 00:09
Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:46
Só mais uma achega do que muita malta já disse, e eu fui dizendo, do escalão de Infantis. O problema é que isto acontece nos JUVENIS SUB-17!!!!!!!!!!!!!!

Convocatória de hoje da selecção:

Eis a lista de convocados:
Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Ruben Dias e Yuri Ribeiro;
FC Porto: André Mesquita, Diogo Izata, Jorge Fernandes, Luís Mata e Rúben Neves;
Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva.

Tendo em conta as gerações que o Benfica e o Porto têm, acabo por considerar isso algo normal.

Se eu fosse seleccionador também os escolheria.

Mas com uma discrepância tão grande a competitividade está assegurada? As experiências necessárias para crescerem vão aparecer?

Andris

Pelo resumo que vi, o Mika esteve bem a defender o penalty, mas na 2ª parte teve ali uma saída que ia dando porcaria...

No lance do nosso penalty, como é que é possível a bola não querer entrar? Incrível!

Depois o 2-2... Ainda por cima no fim... Mal sofrido.

pinheiro3

Um exemplo do que se discutiu aqui é o Nuno Santos que veio agora para o Benfica. bastou uma época no Rio Ave, com outras exigências e maior dificuldade, para evoluir em muitos aspectos de jogo e explodir.

andre_04_SLB

Citação de: pinheiro3 em 22 de Agosto de 2013, 00:15
Um exemplo do que se discutiu aqui é o Nuno Santos que veio agora para o Benfica. bastou uma época no Rio Ave, com outras exigências e maior dificuldade, para evoluir em muitos aspectos de jogo e explodir.

Bom exemplo.

André Sousa

No fundo, tudo aquilo que me parece pouco, é a oposição a que são colocados. É fraca. Quer nos treinos, onde já assisti a vários, de várias equipas que disputam o nacional de juniores, onde passam grande parte do tempo a fazer exercícios sem oposição, a exercícios sem qualquer contexto que se aplique no jogo, juntando o facto de limitações que nove em dez vezes só vai prejudicar o jogador, vide limitação do número de toques.

Porém, não concordo com tamanha enfatização à técnica individual. Da mesma forma que a esta, hoje em dia, é dada pouca importância. Um meio termo, porque, descurar a capacidade intelectual do jogador, é retirar-lhe um argumento fundamental para o seu futebol, seja lá qual for a idade.

Aquilo que aconteceu à técnica que muitos conheciam, infelizmente, foi o aparecimento das tecnologias. Retirou imensa população dos parques, dos descampados, dos ringues, etc., que era aquilo que dava a maior parte do contacto com a bola, que é aquilo que suscita a evolução da qualidade técnica.

Hoje em dia já há quem tente replicar isso. O Dragon Force, por exemplo, já fez vários treinos que consistem em jogos de 2x2, 3x3, na rua, com o objectivo de meter a bola debaixo dos bancos (baliza). Inovador.

Tudo isto seria resolvido com malta competente. O número de miúdos que o Benfica, Sporting e Porto têm ligados ao clube tem, de facto, influência, mas só faz sentido tentar adquirir os melhores. A questão é que não se sabe o que fazer com eles. Qual é a razão para o Benfica não ter, ainda, duas equipas no nacional de iniciados e juvenis? Qual é a razão para, em muitos casos, terem incompetentes à frente de equipas de formação? Qual é a razão para vermos tão poucos jogadores a defrontarem adversários mais velhos?

Poderia perguntar também qual é a razão para não haver uma equipa C, de forma a incluir, nomeadamente, jogadores juniores a defrontarem adversários seniores, mas isso seria apenas mais uma maneira de meter entulho ligado ao clube.

Tudo isto parte de cima. Da equipa A. Que devia estar interligada com a B. Esta com a C. A equipa C com a equipa de juniores. And so on. De modo a conferir competitividade em todas as equipas, à excepção da equipa A, que pretenderia rendimento imediato.

Mas isto dá trabalho e requer competência.

André Sousa

Citação de: pinheiro3 em 22 de Agosto de 2013, 00:15
Um exemplo do que se discutiu aqui é o Nuno Santos que veio agora para o Benfica. bastou uma época no Rio Ave, com outras exigências e maior dificuldade, para evoluir em muitos aspectos de jogo e explodir.

No Porto, segundo me dizem, pouco jogava, mas quando jogava, era dos melhorzinhos.

Tenho, inclusive, um colega que acompanha imenso a formação do Porto, desde os sub-8 até aos juniores, que já me tinha falado dele, na altura ainda não tinham saído os rumores que iam para a Alemanha.

maxi04

O Presidente do clube aqui da minha cidade, já me veio dizer, " João, este ano, a direcção e os pais acreditam muito na equipa"
Tipo, se não for campeão distrital, mandam-me embora é ?? é esta mentalidade...