Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Lebohang Mokoena

Primeira vez que não ganhámos um em cinco jogos no nosso estádio porque, convém recordar, antes da chegada de Luís Filipe Vieira não só não tínhamos estádio como jogávamos nas pedras da calçada ao invés de um relvado.

78Alexandre

Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:46
Citação de: 78Alexandre em 24 de Junho de 2020, 15:34
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:02
Citação de: 78Alexandre em 24 de Junho de 2020, 14:01
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 11:55
Citação de: alsohugo em 24 de Junho de 2020, 11:47
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 11:45
Citação de: alsohugo em 24 de Junho de 2020, 10:47
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 20:51
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 20:42
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 18:21
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 18:08
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 18:01
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 17:55
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 17:52
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 17:49
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 17:44
Citação de: alsohugo em 22 de Junho de 2020, 17:29
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 17:25
Citação de: R3nas em 22 de Junho de 2020, 17:22
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 17:19
Citação de: R3nas em 22 de Junho de 2020, 17:13
Citação de: Foka em 22 de Junho de 2020, 16:58
Citação de: CarlosD em 22 de Junho de 2020, 12:40
Citação de: terrorista em 22 de Junho de 2020, 12:11
Citação de: CarlosD em 22 de Junho de 2020, 12:07
Citação de: iloy em 22 de Junho de 2020, 12:04
Podem fazer as voltas que quiserem e inventar justificações ridículas, a única verdade è que adiantar receitas nunca foi bom sinal.

Pode ser sinal que estávamos a pagar muito dinheiro em juros (mau sinal) e com esse adiantamento passamos a pagar menos juros (bom sinal)?

O que disseste faz todo o sentido, só não faz sentido é que tenhamos recebido supostamente 126M do Felix mais 40M da Champions e nos estivéssemos a preparar para fazer uma OPA de 30M e agora aparentemenente precisamos de dinheiro para tesouraria.

Tens de concordar que há aqui qualquer coisa que não bate certo

Em relação ao Felix há umas quantas coisas que são públicas. O Benfica só viu 120M €, sendo que 12M€ foram logo para o Mendes. Ou seja na realidade o Benfica viu 108M €.
O DSO em abril anunciou que pagamos EOs no valor de 75M€. Ou seja, do dinheiro que tínhamos em caixa do Felix, uma boa parte foi para abater os EOs.

Acredito que o dinheiro da CL tenha servido para o investimento na equipa deste ano. Nomeadamente Vinicius, Weigl e Chiquinho. RdT pagou se a si próprio.

Eu já disse e volto a dizer, esta direção foi muito irresponsável no passado a nível financeiro. Felizmente as coisas parecem estar mais ou menos encaminhadas neste momento.

A maior falha que aponto a LFV é a nível desportivo. O Porto está completamente de joelhos e nem assim esta direcção é capaz de dominar em Portugal. Já para não falar na vergonha que tem sido nas competições europeias.

Quero muito que LFV saia do Benfica e que vá para lá alguém que queira realmente o bem do clube e que o consiga elevar desportivamente.

Isto sem falar de valores maiores que se levantam. LFV é um mafioso. Não gosto de gente assim no meu Benfica.
O Benfica tem dominado em Portugal. Tens anos mais equilibrados outros menos.
Mas a verdade é que nos últimos 6 anos ganhámos 5 vezes o título mais importante da realidade portuguesa.
Sem estar a fazer contas a competições secundárias que ainda mais iriam expor esse domínio interno.

Tens a certeza do que estás a dizer? E só contam 6 anos em 19? Que conveniente...:rir:


Tudo o que apresentas é os resultados de todo o tempo desde que o Vieira entrou. Esquecendo todo o contexto e tudo o que foi feito na reabilitação do clube.

Porque não fazer uma pesquisa aos 19 anos antes da entrada do Vieira? Não interessa os resultados?

E que tal deixar de lado a mesquinhez e começar uma análise séria a se de facto o domínio do futebol português tem ou não efectivamente mudado de lado?

Mesquinhês? Pois, claro. Tu gostas é disto:



Eu se for ali para os lados da Somália também consigo ser dos mais ricos do país, se calhar, e com isso dominar os que me rodeiam mesmo que nem seja assim tão rico mas se for para Zurique se calhar tenho que dormir na rua. E vê lá tu, sou tão incompetente a gerir o que tenho que até um vizinho meu lá da Somália que está aflito para conseguir comida até já conseguiu um prémio internacional apesar dos recursos serem inferiores.


Lá está. É disto que falo. Deixar a mesquinhez de lado e fazer uma análise séria e sem merdas.
O que me apresentas é a mesquinhez do lado de quem apoia Vieira. Apesar de ser tudo verdade.

Faz uma análise séria se efectivamente o Benfica tem ou não o domínio do futebol portugues

Entre 2009/2010 e 2018/2019 nós temos 6 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 6 Taças da Liga e 4 Supertaças.

Os outros têm 4 títulos (menos 2 que nós), nenhuma Taça da Liga, 2 Taças de Portugal (as mesmas que nós) e 5 Supertaças (mais uma que nós). E têm uma Liga Europa, coisa que nós não temos.

Isto é dominar?
É a mudança. E quiseram acrescentar os anos à estatística. Não fui eu que os pedi.

Temos cada vez mais os títulos do nosso lado.

O Benfica tem recuperado a hegemonia. E claro que podemos fazer avaliações aos anos que quiserem mas sejam honestos na vossa análise. Algo que o outro user não tem conseguido minimamente ser.

Durante o periodo de 10 anos temos alguns domínio sim. Se pensares bem temos mais 33% de títulos de campeão nacional que o principal rival. Visto pelo nosso lado. Do lado deles é o Benfica que nos últimos 10 anos foi campeão mais 50% das vezes que eles conseguiram ser.

É um princípio do tal domínio. Domínio esse que se começou a fazer a passos largos no primeiro ano do tetra.

Nos ultimos 6 anos fizemos 5 titulos de campeão nacional. E se voltarmos a ganhar este ano vai ser uma machadada enorme no domínio do futebol nacional. 3 anos após um inédito tetra o Benfica volta a ganhar 6 titulos em 7 anos. Quanto tempo isso não acontece?

Tem havido um crescimento exponencial no número de conquistas do Benfica. Tendo em conta aquilo que foi o passado recente do clube.

Hoje sim existe domínio no futebol português. Não existe à 10 anos. Mas sim à menos. Mas podemos meter esses 10 anos na equação que continuamos com vantagem perante os rivais.

Temos vantagem mas basta um ou dois anos maus e lá estão eles colados a nós. Isso não é domínio.
Num campeonato a dois é muito mais difícil marcar uma grande diferença. Porque quando estás mal ganha sempre o mesmo.

Mas domínio é o que tem acontecido nos ultimos 6 anos

E tu insistes no domínio. Não há nada a fazer.
Se 5 em 6 não é domínio não sei o que é domínio confesso...

Exacto, não sabes.
alsohugo continuo a espera que me expliques o que é dominar o futebol então.

Eu recebo notificações, não é preciso perguntar a mesma merda 5mn depois como se eu tivesse de estar aqui só porque queres.

Entretanto já te explicaram, dominar é como faz o B. Munique, Juventus, etc. É ganhar bem mais e inequivocamente.
Fiz a mesma pergunta duas cezes e ficas a parecer uma virgem ofendida.. tá bem...

Para mim dominar é ganhar 5 em 6. A Juve e o Bayern não têm um contexto como o nosso não é comparável.

Comparável é um campeonato como o espanhol que tem dois candidatos ao título.

Adorei o domínio do futebol português ontem à noite!


Que tu gostas que o Benfica perca para poderes ter razão ficou à vista de quem leu o teu último comentário. Simplesmente triste e patético.
Parabéns pelo grande Benfiquismo que tens. É de se louvar.

Menos "benfiquistas" como tu é o que precisamos.

E sim ganhar 5 em 6 é domínio. Se vissemos os rivais ganhar 5 em 6 e ficássemos com o que sobrou queria ver o que se dizia...

Não sabia que desconhecias o conceito de ironia.

A falta de noção é ainda maior.
Onde lês que não percebi a ironia?

Que não estás feliz sei eu. Mas que usaste uma derrota do Benfica para TENTAR ter razão ficou claro. Triste e patético.

Hoje em vez de estares triste como qualquer Benfiquista vens para aqui procurar discussões de domínio quando ganhaste 5 dos últimos 6 campeonatos. Tentando usar uma derrota do Benfica para ter razão.

Tu é que só vens mandar bocas de merda e ainda te fazes de menino de coro a dizer que é ironia? Precisas de tratamento sério nessa cabeça.

Vamos fazer assim, a partir deste momento ficas a falar para a parede para não saírem  amarelos com razão para a minha pessoa.

Bom resto de dia ó campeão
Os Benfiquistas ficam tristes quando o Benfica perde. Os Vieiristas ficam tristes quando o Grande Líder é criticado. Uns querem o melhor para o Benfica, os outros querem o melhor para o Vieira.
Os Benfiquistas ficam tristes quando o Benfica perde. Aqui estamos de acordo. Acredito que hoje tanto tu como eu estejamos tristes com o resultado de ontem.

Os Antis procuram a derrota do Benfica para procurarem ter razão.

Lê os comentários todos a cima do que citaste e percebes o que se passou. Vais perceber que há quem não tenha ficado assim tão triste com a derrota de ontem e claramente não fui eu. E claramente não foram pessoas que apoiam o Vieira.

Parece que afinal uns querem o melhor para o Benfica e outros querem simplesmente ter razão mesmo que seja à custa de vitórias, ou nete caso de derrotas, do Benfica.

Concordamos naquilo que os benfiquista sentem nas vitórias e, neste caso, derrotas.

Fiquei sem saber se concordamos nos vieiristas colocarem o Vieira acima do clube. Aqueles que pensam que o clube foi fundado em 2003 e repetem o discurso tantas vezes apregoado de "voces querem outro Vale e Azevedo", aqueles que dizem que o Benfica pujante financeiramente domina o futebol português (frente ao pior Porto de Pinto da Costa e ao Sporting em crise financeira e desportiva crónica) apesar do balanço de campeonatos nesta década tender para ficar 5-5 ou aqueles que dizem que RGS não tem credibilidade dando como exemplo disso LFV.
Eu não vejo ninguém meter o Vieira a cima do Benfica. Só vejo isso acontecer com um comentador televisivo do qual não nutro particular simpatia.

Vejo sim é malta a preferir perder campeonatos para ter força uma possível saída do Vieira. Em relação a isto é que gostava de ter uma opinião da tua parte, acreditando desde o início que não te enquadras neste grupo.

E sim. Se o Benfica conseguir vencer este campeonato, o que me parece cada vez mais improvável, é um indício que o domínio do futebol portugues está a começar a morar deste lado sim. Claro que se o perder, como cada vez mais parece uma infeliz realidade, fica sempre tremido.

A parte financeira vejo melhorias significativas. Sei que a venda do Felix foi fundamental, mas a verdade é que actualmente temos uma situação financeira bem diferente do que tivemos no passado, inclusive bem recente.

Essa distância financeira para os rivais não acontece no campo porque os mesmos vivem a cima das suas possibilidades endividando-se de uma forma surreal.

Quando começarem a viver dentro das suas capacidades vai ser difícil manterem o nível que têm apresentado
Não vês ninguém a colocar o Vieira acima do Benfica? Querem ver que a legião vieirista já não existe e o homem vai mesmo perder as eleições? Ou que o orçamento vai ser chumbado?

Ganhar este campeonato frente ao pior Porto das últimas décadas vai consolidar o domínio do Benfica? O Benfica fez-se grande não só em Portugal mas também na Europa. Desde 2015 têm sido humilhações atrás de humilhações lá fora. Ou o Benfica não pode aspirar a ser mais do que um Astana ou BATE Borisov que dominam nos seus países mas na Europa pouco fazem?

Melhorias na parte financeira? Em relação a isso digo o que sempre disse: só quando Vieira sair vai ser possível ver o real estado das finanças do clube e da SAD. Ou então, que se faça uma auditoria externa que comprove essa saúde financeira. Quem não deve, não teme.

Os rivais vivem acima das possibilidades e qualquer dia vão "rebentar"? Não te preocupes. Quando esse dia chegar o Vieira trata de nivelar o nosso plantel com os deles, nem que para isso joguem os juniores. A prioridade do Vieira não é ganhar títulos.

Playah

O Benfica do poderio financeiro já bate recordes conseguidos nos famosos anos 90?

Petáculo, Vieira! Vieira! Vieira!

Sexta-Feira

Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:51
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Junho de 2020, 15:38
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:31
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:25
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:24
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:18
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:17
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:10
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:08
Citação de: ImBeck em 24 de Junho de 2020, 15:07
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:04

Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 14:03
O dia da tua morte vai ser mais festejado do que o do pdc

Meu Deus...

Precisa comentário moderação?

Sempre as queixinhas....

Não desejou a morte a ninguém. Cada um reage à morte como lhe apetece. Se ele quiser festejar o que tens tu a ver com isso????
Não existe incentivo ao ódio num comentário dessa natureza?
Sou culpado por aquilo que digo, não por aquilo que entendes. Ou neste caso, que queres entender.
Nem vale a pena comentar a volta que lhe queres dar.

"O dia da tua morte vai ser mais festejado que o do pdc"

Se fosse alguém a ter um comentário desta natureza sobre o RGS, por exemplo, passaria impune no fórum?

Sobre o Vieira podem dizer o que quiserem que no máximo apagam os vossos comentários.

Eu já levei amarelo por dizer "existem users que passam a vida a destilar ódio a quem dirige o Benfica".
Não tenho razoes para acreditar no que escreves.
Pergunta ao pica_foices. No último amarelo que levei foi essa frase que ele pos a bolt como justificação.

A diferença de critérios para amarelos para mim e para outros users tem sido muito discrepante.

Eu levei um amarelo por dizer que existe quem destila ódio no fórum.

Comentários a dizer "a tua morte vai ser festejada" vão embora com uma palmadinha nas costas...
O comentario não foi apagado, provavelmente a moderação ainda nem o viu.
Ok. E provavelmente ninguém o denunciou.
Eu não o fiz. Não vale a pena com a postura que a moderação tem demonstrado nestes casos.

Eu disse é que cada vez que denuncio um comentário no máximo é apagado.

Já pensaste na possibilidade do pessoal não gostar de ti por seres um lambe botas e um puxa saco desta direção que tanto mal está a fazer o Benfica?

Eu por exemplo se fosse moderador, coisa que nunca vou ser e nem quero... Olhava para ti  e colava logo um BAN, só por seres um bufo e manipulador.

Quem está mal muda-se. Vem agora este a um forum sobre o Benfica denunciar Benfiquistas que se preocupam com o clube. Tem vergonha na cara.

Tou-me pouco cagando que gostes de mim ou não.

Eu não sou lambe botas sou é a favor da direcção o que é diferente.

Se és a favor desta direcção és contra o BENFICA.

E não se tratam apenas de opiniões divergentes.


Ignorância eu até posso entender... Mais que isso não.

E tu... Já tiveste a oportunidade de ler aqui muita coisa.

É factual que o Benfica está a ser prejudicado.

Só é a favor desta direção quem é ignorante ou tem outras razões extra Benfiquismo. 

HighOnFire

Citação de: GoloDeLetra em 24 de Junho de 2020, 15:40
Ainda so nao despediu o BL porque está á espera de uma resposta do Pochettino.
"Luís Filipe Vieira sempre é verdade que o senhor está em negociações com Pochettino?"

"Pochettino? É bom jogador mas temos um plantel que nos dá garantias".

Dr. Indy

Ainda bem que já não estamos no tempo do Vale e Azevedo.

É que durante essa altura o Benfica batia recordes negativos no Campeonato e na Europa.

Apollo_22

#895266
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:53
Citação de: Gottschalk em 24 de Junho de 2020, 15:50
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:46
Essa distância financeira para os rivais não acontece no campo porque os mesmos vivem a cima das suas possibilidades endividando-se de uma forma surreal.

Quando começarem a viver dentro das suas capacidades vai ser difícil manterem o nível que têm apresentado

Benfica acabou de pedir mais um empréstimo obrigacionista.

O fosso financeiro cavado em relação aos rivais é, em larga medida, mais uma ficção.
Não é verdade.

Pedir um empréstimo para paggar outro ou pedir empréstimo para ter dinheiro em caixa são coisas bem diferentes

Então mas isso só faria sentido se o que amortizaste compensasse em termos de juros poupados em relação ao que contrais agora.

Mais, que raio aconteceu para anteciparmos os 90 do felix (30 pagos a pronto pelo atletico + 90 milhões limpos após 6M de impostos)... pagar baixar divida bancária... e agora, de um momento para ooutro, antecipar meio contrato da NOS e contrair 35M de EO...?

Isto acontece e toda a gente sabe porquê... porque a ideia era ganhar o campeonato de futebol e continuar a ser o campeão das contas... como não vai dar...agora é antecipar guita para comprar trutas no verão para ganhar eleições em outubro... com um bonus... se perder, quem vier a seguir já está condicionado nas receitas e terá maiores dificuldades!


Espero que ninguém caia na esparrela...

BENFIKA

5 em 6 anos ou com o rumo que isto leva 1 nos ultimos 3 anos...é uma questão de prespetiva conforme der mais jeito.

Agora achar que o Benfica tem vindo a melhorar... :buck2: no dia em que os outros deixarem de ser incompetentes vamos voltar a ver um penta...deles  :buck2:

Foka

Citação de: samarras em 24 de Junho de 2020, 15:55
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:54
Citação de: samarras em 24 de Junho de 2020, 15:53
Caguem neste foka pf. Não engana ninguém, mas ninguém, que puta de conversa tu tens.
Vai procurar comentários meus com 10 anos
Achas que me vou chatear mais sobre a tua personagem? TU QUERES TUDO MENOS O BEM DO BENFICA E DE NÓS TODOS BENFIQUISTAS. E deu para ver que proteges o presidente na justificação que deste sobre apertar o pescoço, TU ÉS PAGO PARA ESTAR AQUI, BAZA MEU

Xau e adeus.
Pica_foices comentários a insinuar vencimentos dá direito a amarelo e os que afirmam claramente dá direito a amarelo???

Pica andas por ai???

O que disse sobre apertar pescoço? Condenei a atitude...

Nramos

A nova tendência do apelo ao voto nulo ou ao voto em BCC percebe-se tão bem.

A narrativa é igual em quase todos. Ahh, eu não gosto de vieira mas a alternativa não é a ideal(aposto que é por não ter bigode).

Muitos até vergonha têm de assumir.

78Alexandre

Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:52
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:51
Citação de: Sexta-Feira em 24 de Junho de 2020, 15:38
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:31
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:25
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:24
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:18
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:17
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:10
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:08
Citação de: ImBeck em 24 de Junho de 2020, 15:07
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:04

Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 14:03
O dia da tua morte vai ser mais festejado do que o do pdc

Meu Deus...

Precisa comentário moderação?

Sempre as queixinhas....

Não desejou a morte a ninguém. Cada um reage à morte como lhe apetece. Se ele quiser festejar o que tens tu a ver com isso????
Não existe incentivo ao ódio num comentário dessa natureza?
Sou culpado por aquilo que digo, não por aquilo que entendes. Ou neste caso, que queres entender.
Nem vale a pena comentar a volta que lhe queres dar.

"O dia da tua morte vai ser mais festejado que o do pdc"

Se fosse alguém a ter um comentário desta natureza sobre o RGS, por exemplo, passaria impune no fórum?

Sobre o Vieira podem dizer o que quiserem que no máximo apagam os vossos comentários.

Eu já levei amarelo por dizer "existem users que passam a vida a destilar ódio a quem dirige o Benfica".
Não tenho razoes para acreditar no que escreves.
Pergunta ao pica_foices. No último amarelo que levei foi essa frase que ele pos a bolt como justificação.

A diferença de critérios para amarelos para mim e para outros users tem sido muito discrepante.

Eu levei um amarelo por dizer que existe quem destila ódio no fórum.

Comentários a dizer "a tua morte vai ser festejada" vão embora com uma palmadinha nas costas...
O comentario não foi apagado, provavelmente a moderação ainda nem o viu.
Ok. E provavelmente ninguém o denunciou.
Eu não o fiz. Não vale a pena com a postura que a moderação tem demonstrado nestes casos.

Eu disse é que cada vez que denuncio um comentário no máximo é apagado.

Já pensaste na possibilidade do pessoal não gostar de ti por seres um lambe botas e um puxa saco desta direção que tanto mal está a fazer o Benfica?

Eu por exemplo se fosse moderador, coisa que nunca vou ser e nem quero... Olhava para ti  e colava logo um BAN, só por seres um bufo e manipulador.

Quem está mal muda-se. Vem agora este a um forum sobre o Benfica denunciar Benfiquistas que se preocupam com o clube. Tem vergonha na cara.

Tou-me pouco cagando que gostes de mim ou não.

Eu não sou lambe botas sou é a favor da direcção o que é diferente.
És contra a violencia mas és a favor de uma direção que agride socios.

Desculpa, mas algo não bate certo.
O sócio é que agrediu a mão do Vieira com o pescoço.

Já agora, onde estão as imagens das camaras de segurança do pavilhão? Quem não deve, não teme.

HighOnFire

Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:59
Citação de: samarras em 24 de Junho de 2020, 15:55
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:54
Citação de: samarras em 24 de Junho de 2020, 15:53
Caguem neste foka pf. Não engana ninguém, mas ninguém, que puta de conversa tu tens.
Vai procurar comentários meus com 10 anos
Achas que me vou chatear mais sobre a tua personagem? TU QUERES TUDO MENOS O BEM DO BENFICA E DE NÓS TODOS BENFIQUISTAS. E deu para ver que proteges o presidente na justificação que deste sobre apertar o pescoço, TU ÉS PAGO PARA ESTAR AQUI, BAZA MEU

Xau e adeus.
Pica_foices comentários a insinuar vencimentos dá direito a amarelo e os que afirmam claramente dá direito a amarelo???

Pica andas por ai???

O que disse sobre apertar pescoço? Condenei a atitude...
:cry2:

ooficioso

Citação de: Chappu em 24 de Junho de 2020, 15:49
Citação de: ooficioso em 24 de Junho de 2020, 14:52
Vou colocar aqui um texto que escrevi hoje a propósito do nosso Clube e da necessidade de mudança. Concordem ou não, é a minha opinião sobre o nosso clube.



Pelo Benfica!

Pensei seriamente se deveria escrever este texto. Confesso que já tinha a estrutura na cabeça mas não achei oportuno partilhá-lo numa altura em que o título ainda estava em disputa. Além do mais, quem iria querer ler o desabafo de um benfiquista frustrado com o rumo de um clube de futebol numa altura destas? Afinal de contas, é disto que se trata, de um mísero desabafo. Mas poder expor a minha consciência é uma forma de catarse e a hecatombe de ontem, em pleno Estádio da Luz, acelerou a necessidade desse processo. Vou tentar ser sucinto.

Conforme afirmei no início, este é o meu desabafo, na qualidade de benfiquista, sobre o caminho, a nível desportivo, que o Sport Lisboa e Benfica tem seguido de há uns anos a esta parte. Em particular, a partir da época 2014/2015. Nessa época, enquanto celebrávamos o bicampeonato, a estrutura que nos preside congeminava para despedir o então treinador, Jorge Jesus, e substituí-lo por um "homem do projeto" (expressão que tem sido utilizada amiúde para descrever os treinadores que não se importam de ver as suas principais estrelas substituídas por miúdos da formação). A consequência foi o contínuo depauperamento do plantel e a saída das principais figuras do balneário. De 2015 a 2020 passámos de Luisão como capitão a André Almeida e Pizzi. Os jovens da formação eram e são lançados às feras sem qualquer experiência de Segunda Liga. Quanto melhores são, de menos experiência e tempo para mostrar qualidade precisam. Mas nem todos são o Renato Sanches e o João Félix, e achar que tudo o que sai do Seixal é ouro, confiando-lhes lugares de relevo no plantel, traz consequências negativas para a equipa e para o crescimento dos próprios. E pior, de ano para ano a tendência é piorar: não só lançamos os jovens mais cedo, usamo-los nas competições europeias (somando os piores resultados da história do clube) e construímos o plantel em torno deles (e não usando-os como complemento de um núcleo forte), como nem sequer retemos os que são verdadeiramente bons, predestinados capazes de mudar o destino de um clube, e vendemo-los à primeira proposta, com menos de um ano de equipa principal. Nem aqui são coerentes: afirmam a pés juntos que só saem pela cláusula; até à data, nenhum jogador saiu pela cláusula. Eu percebo que o Benfica seja um clube vendedor, seja pelas necessidades de tesouraria normais de um clube de uma liga periférica, por não ser o topo de carreira para os craques ou pelas mudanças de ciclo normais. Mas não é feito o esforço mínimo para tentar retê-los. Aliás, é até com orgulho que falam na formação, utilizando como exemplo jogadores que apenas brilharam fora do clube! Afinal de contas a formação serve para trazer proveitos desportivos ou financeiros?

Este é outro ponto que trago à discussão: os resultados financeiros. "As melhores contas de sempre", a "maior venda de sempre do futebol português", entre outros, são bordões repetidos até à exaustão pela estrutura e seus assalariados. Os bons resultados financeiros são essenciais para um clube poder ser competitivo a nível nacional e europeu, mas não podem ser um fim em si mesmo. O Benfica não é uma empresa, é um clube desportivo. Os bons resultados financeiros servem para dotar o clube de condições para ter sucesso desportivo. E já toda a gente percebeu - toda não, um grupo de irredutíveis dirigentes continua sem perceber - que os bons resultados desportivos, sobretudo na Champions League, ajudam a alcançar bons resultados financeiros, uma vez que os prémios pelos bons resultados têm sido aumentados de ano para ano. Eu não quero celebrar ter tido um resultado líquido de 100 milhões no ano anterior; não quero celebrar uma venda de 126 milhões; não quero celebrar 80 milhões em caixa; não quero celebrar não ter recorrido ao lay-off e ter mantido os ordenados da equipa de futebol. Quero celebrar campeonatos, taças, supertaças e, por que não sonhar, competições europeias. Quero resultados financeiros instrumentalizados ao sucesso desportivo e não o inverso. A credibilidade financeira não se consegue com o recurso constante ao factoring de uma sociedade financeira que cobra juros de 30% pelo adiantamento dos créditos relativos ao contrato de direitos de transmissão televisiva. O que quem dirige o clube não percebe, ou não parece querer perceber, é que uma boa participação na Champions significa 60 a 70 milhões líquidos, em caixa, e deixa de ser necessário recorrer à emissão de obrigações para ter liquidez. Para terminar este ponto, é curioso, ou não tanto, que não existiam problemas de liquidez quando se quis realizar uma OPA de 30 milhões sobre a SAD. Felizmente a CMVM travou aquele que seria mais um projeto obscuro da direção.

Terceiro ponto: a obscuridade e a dúvida. Nunca, em 116 anos de história, o nome Benfica foi tão associado a esquemas obscuros e duvidosos. Os inúmeros processos em investigação ou em tribunal, os acordos que, embora legais, não são éticos, e as relações dúbias com agentes, investidores, fundos e sociedades financeiras estão a marcar de forma indelével o clube, tingindo de negro uma história centenária de sucesso. As próximas gerações de benfiquistas vão carregar a cruz de ver o nome do seu clube arrastado pela lama sem que os seus dirigentes se preocupem com isso. Paulo Gonçalves manter-se como intermediário em contratações de jogadores é um ato mais lesivo da reputação do Benfica do que qualquer título perdido para um rival. Onde está a credibilidade nestas situações? E se, de facto, não existe motivo para tanto alarido, onde está o murro na mesa que o tente abafar? Ameaças vãs de processos que nunca se concretizam em newsletters que nem os próprios sócios lêem - é esta a resposta pífia com que nos brindam.

Quarto e último ponto: o desaparecimento da Mística. A Mística benfiquista sempre se manifestou, entre outros, em dois aspectos: no ecletismo e na democracia. Para quem não tem presente o símbolo, recordo que por trás do emblema está uma roda de bicicleta, representando a aposta nas modalidades do clube, desde sempre um dos seus traços característicos. Curiosamente, numa altura em que se fala numa mudança do símbolo para torná-lo mais apelativo aos investidores, não só não temos equipa de ciclismo como desinvestimos nas restantes modalidades, ao ponto do orçamento que vai a votos na sexta-feira, relativo à próxima época, ser pouco menos do que uma escarro na história do clube. Até ontem esteve até em dúvida a participação das modalidades nas competições europeias para as quais se qualificaram, tudo justificado com a necessidade de se poupar dinheiro, e fazem-se acordos para revogar os contratos dos melhores jogadores - tudo isto, recordo, enquanto se mantiveram intocados os salários do plantel de futebol, contrariamente ao que fizeram clubes com mais capacidade financeira, como o Bayern Munique, o Barcelona ou o Tottenham. Relativamente à questão democrática, a perpetuação de Luís Filipe Vieira no poder é uma afronta a um clube que se gaba de ter mantido a democracia mesmo durante o Estado Novo. A alteração constante dos Estatutos a seu bel-prazer, por exemplo, para colocar entraves às candidaturas à presidência (para poder ser candidato, é preciso ter 25 anos de sócio ininterruptos a partir dos 18 anos) e para atribuir 50 votos às Casas do Benfica - não aos seus membros ou representantes, mas à própria Casa -, o discurso populista e demagogo, a agressão a um sócio numa Assembleia-Geral sem consequências, a utilização do canal do clube para promover a sua própria imagem. É sintomático deste último caso o gráfico apresentado aquando da última entrevista, há menos de um mès, comparando os 17 anos de LFV com os 17 anos anteriores. Nesse gráfico não só se empolavam os número da sua presidência, acrescentando taças que não existiram, como convenientemente se esqueceram os 3 anos de LFV como director desportivo e, portanto, igualmente responsável pelos resultados desportivos.

Eu não tenho memória curta. Agradeço a Luís Filipe Vieira todo o trabalho que fez ao longo de 17 anos de sucessivos mandatos. A recuperação patrimonial, financeira e desportiva do clube foi excelente em vários níveis, e muito do sucesso tem o seu cunho. Deixou o clube dotado de uma estrutura ao nível das melhores da Europa, quer a nível da formação, quer a nível da equipa principal. Mas da mesma forma que lhe deve ser atribuída uma quota-parte do sucesso, também uma quota-parte do insucesso lhe é devida. A incapacidade de tomar decisões no momento certo, a concentração do poder decisório em toda a escala e o repetitivo discurso alarmista, acusando os seus críticos de quererem Vale e Azevedo de regresso, são prova de que não tem a capacidade necessária para dar o passo seguinte: a consolidação do Benfica como poder hegemónico em Portugal e com capacidade para se mostrar na Europa. Não podemos falar em hegemonia no futebol português quando, contando já com o título que quase certamente o Porto vencerá este ano, temos apenas cinco campeonatos em 10 possíveis; e quando, não fosse a chicotada psicológica e o efeito João Félix o ano passado, estaríamos a caminho do tricampeonato do pior Porto dos últimos 30 anos. Tudo isto deve também ser imputado a LFV. A história e a literatura mostram-nos que, na maioria das vezes, a principal causa da queda dos líderes é a soberba. Neste caso, também a soberba de LFV, julgando-se o salvador do Sport Lisboa e Benfica, vai contribuir para a sua queda. É por isso que, em outubro, irei votar Rui Gomes da Silva e insto todos os sócios benfiquistas saturados com o rumo que levamos a fazer o mesmo.

Não é por nós, não é por RGS, não é por LFV, não é pelos nossos amigos e familiares benfiquistas. É PELO BENFICA!

Fantástico!

Com a tua permissão, vou levar este texto para o partilhar numa página da qual sou um dos administradores.

Claro que sim! Eu tenho tentado usar esta argumentação, umas vezes mais detalhada outras não tanto, para convencer amigos a votar RGS (o único com reais hipóteses de tirar  o Vieira do poleiro), inclusive acho que já convenci alguns. Se achares que ajuda, força!

GiiB_10

Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:52
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Junho de 2020, 15:49
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:48
Citação de: cristiano_1904 em 24 de Junho de 2020, 15:37
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:35
Citação de: GiiB_10 em 24 de Junho de 2020, 15:33
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:28
Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 15:22
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:19
Citação de: ImBeck em 24 de Junho de 2020, 15:12
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:08
Citação de: ImBeck em 24 de Junho de 2020, 15:07
Citação de: Foka em 24 de Junho de 2020, 15:04

Citação de: HeijiHattori em 24 de Junho de 2020, 14:03
O dia da tua morte vai ser mais festejado do que o do pdc

Meu Deus...

Precisa comentário moderação?

Sempre as queixinhas....

Não desejou a morte a ninguém. Cada um reage à morte como lhe apetece. Se ele quiser festejar o que tens tu a ver com isso????
Não existe incentivo ao ódio num comentário dessa natureza?

Obviamente que não. Existe mais na tua queixinha....
Quem denunciou o comentário não fui eu. Cada vez que denuncio no máximo apagam.
Agora faço citação e faço como fiz desta vez. Faço uma pergunta à moderação. Pode ser que assim os outros users vejam a diferença...
Ja que gostas tanto de perguntas, tambem tenho uma. Como fazes para nunca te mostrares preocupado com o Benfica?

Isto é o teu Benfica idealizado atualmente?
Nunca me mostro preocupado? Isso é mentira.

Mostro-me preocupado muitas vezes com muitas coisas.

Já me chamaram Marinho aqui no fórum mil vezes por me preocupar com a violência que existe à volta do futebol por exemplo. Isso sim, uma preocupação que devia ser enorme para todos nós. Ver dois jogadores do Benfica no hospital por um ataque de supostos adeptos do Benfica devia envergonhar-nos a todos.

Como é óbvio estou preocupado com a situação pontual actual por exemplo. Sinto-me preocupado com o facto de a equipa parecer que não reage.

Mas entre isso e vir aqui com comentários como os que acabaste de ter existe uma grande diferença.
"situação pontual".

Estás preocupado com as agressões aos jogadores? Muito bem.
Como me pareces uma pessoa coerente, deduzo que também tenhas ficado preocupado com o adepto que sofreu uma tentativa de agressão do Presidente do clube. Correcto?
Como é óbvio condeno qualquer atitude de violência. Seja de que lado for.
Então o Vieira devia sofrer consequências desse acto ou não?
Consequências iguais a todas as outras situações semelhantes ocorridas.

E sim devia ter essas consequências.
Então que consequências seriam meu caro?
Não sei o que se passou aos que por exemplo atiraram as cadeiras à uns tempos. Mas sempre algo semelhante seria o correcto certo?
Também és a favor de que essa seja a punição ao das pedras?

78Alexandre

Aqueles que defendem o Vieira são os mesmo que vêem no Pedro Guerra alguém com um amor enorme ao Benfica.