Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

PlusUltra

Citação de: jpcafe em 03 de Agosto de 2015, 14:25
Citação de: PlusUltra em 03 de Agosto de 2015, 14:18
Se muitas pessoas aqui acham que o Rui Vitória não sabe treinar, então forçosamente também terão de achar que o Jonas e o Gaitán não sabem jogar à bola.

Na minha opinião, quem analisa esta pré-época, sem reconhecer o contexto difícil no qual ela decorreu e aproveita para criticar o treinador e acusá-lo de incompetência está a ser deveras injusto.

No dia 12 de Maio foi anunciado que o Benfica tinha aceito o convite para a inauguração do novo estádio do Monterrey.

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/05/12/benfica-inaugura-novo-estadio-do-monterrey

No dia 22 de Maio, foi anunciado que o Benfica iria participar na ICC.

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=4583221

O Rui Vitória ficou refém do planeamento já feito antes da sua chegada. Um planeamento mau no geral, mas donde (quem sabe) poderemos retirar alguns dividendos futuros, pois terá servido para os jogadores se tornarem mais unidos uns aos outros e mais resistentes, física e emocionalmente.

Seja como for, quando RV chegou, já pouco ou nada havia a fazer quanto ao planeamento. Era questão de se mentalizar e mentalizar o grupo para constantes e cansativas viagens para locais de fusos horários diferentes, com temperaturas muito altas e humidade acima daquela a que estão habituados, com um jogo disputado em altitude (a 2250 metros), com constantes mudanças de hotel, local de treino e alterações de planos à última hora, com três dos jogos com pouco espaço de tempo entre eles, com alguns jogadores mais ansiosos pela definição do seu futuro e com toda a comitiva longe das suas famílias ao longo de 18 dias.

De resto, compreende-se um grupo de trabalho com 30 jogadores, pela vontade do treinador em querer conhecer melhor os atletas à sua disposição, mas isso complicou deveras o trabalho, não só para a equipa técnica, como para os próprios jogadores

Também, jogámos sem a ala direita das épocas anteriores e que dava uma grande dinâmica ofensiva e segurança defensiva à equipa e após o primeiro jogo, perdemos o Lima.

Isto para não falar da falta de jogadores para esta ou aquela posição.

Além disso, jogámos contra equipas pelo menos ligeiramente mais avançadas na preparação ou mesmo já em competição nos respectivos campeonatos. Não vejo isso como sendo mau, pelo contrário, mas com certeza que tornou a obtenção de resultados positivos mais complicada.

Termos viajado para Toronto só na Sexta (dia 17) permitiu mais uns dias de preparação no Seixal e uma ausência menos prolongada, mas é certo que o PSG chegou a NY na Quarta (dia 15), tendo por isso mais tempo de adaptação e menor cansaço (apesar de ter de viajar de NY Para Toronto).

Mais, três dos nossos adversários jogaram em casa e no ambiente climático a que estão habituados; NYRB (apesar de o Benfica ter mais adeptos no estádio), América e Monterrey.

É essencial termos a noção que esta pré-época foi um stress constante e em crescendo, onde os jogos foram (para quem acompanhava a equipa à distância) a parte mais visível desse stress que se ia acumulando.

Isso levou a que jogadores totalmente insuspeitos, em certas alturas, jogassem como se não soubessem jogar à bola, tendo a equipa ressentido isso. Jonas, Gaitán e Luisão são apenas alguns dos exemplos.

No entanto, alguns jogadores destacaram-se pela positiva; o Nélson Semedo parece-me o caso mais evidente, mas há o Carcela, o Nuno Santos, o Ederson, que deixou boas indicações, apesar do nervosismo inicial e creio que o Marçal é um jogador a rever.

Também, parece-me evidente que a equipa apresentou pormenores muito interessantes (mesmo em termos de ligação entre sectores) nos três primeiros jogos. Penso que o jogo com o NY Red Bulls, foi o mais bem conseguido em termos de exibição geral defensiva e ofensiva e o Jogo com a Fiorentina o mais bem conseguido em termos defensivos.

Não vou analisar os que os adversários falharam ou não aproveitaram, mas vendo as coisas apenas do nosso lado, e falando dos lances que levaram aos golos sofridos, a maioria resultou de erros individuais (Paulo Lopes, Luisão, Pizzi, etc.)

No ataque, tivemos falhanços clamorosos ou infelizas; contra o PSG (algumas ocasiões falhadas e bolas no poste), contra o NYRB (diversas ocasiões falhadas) e contra o América (aqui até o Jonas falhou um penálti).

Se há coisas que eu, como "treinador de bancada" teria feito de modo diferente? Claro.

No que diz respeito à escolha de jogadores para os encontros, à sua posição em campo, os outros jogadores com os quais poderíam ter sido testados simultâneamente, a altura das substituições, os jogadores substituídos, os jogadores que entraram, quanto tempo estiveram em campo, etc.

De qualquer forma, há que dar o benefício da dúvida a quem mostrou competência por onde passou.

Fala-se muito do seu discurso. Mas então o que é que queriam que o homem dissesse além das palavras de circunstância que tem usado? Queriam que ele se manifestasse abertamente contra a estrutura, contra o planeamento da pré-época?

O Rui Vitória está em desacordo com o modo como a pré-época foi planeada, mas porventura até terá transmitido isso a quem de direito logo quando assinou contrato, dizendo que iriam tentar fazer o melhor numas circunstâncias e num contexto difícil.

Nesse discurso tão criticado, ele deixa implícito o que teria preferido desde o início; isto é: ter tido uma pré-época muito mais perto de casa e com outras condições.

Passo a citar: "Felizmente terminou e vamos regressar ao nosso habitat natural e vamos preparar o jogo do próximo domingo. Ganha-se em trabalhar em intensidades mais elevadas, se calhar perde-se alguma tranquilidade para trabalhar, algum crescimento mais sustentado. Já sabíamos dos riscos".

Termino como comecei... Se muitas pessoas aqui acham que o Rui Vitória não sabe treinar, então forçosamente também terão de achar que o Jonas e o Gaitán não sabem jogar à bola.

O quê?? Uma opinião calma e ponderada? Estás a estragar o tópico,  amarelem este gajo fachabor!  :police:

LOL  ;D

|OnE|

Citação de: G-Man em 03 de Agosto de 2015, 14:32
Citação de: |OnE| em 03 de Agosto de 2015, 14:30
Citação de: G-Man em 03 de Agosto de 2015, 14:29
Realmente o homem veio para apostar na formação e até agora nada, que redondo zero, é que nem isso.

Este consegue ser o treinador mais à medida do LFV, não chateia, não ganha nada para não habituar mal a malta, e põe a equipa a jogar ao biqueiro para frente e fé que uma merda qualquer entre na baliza dos adversários.
Começou a meter putos com 2-0.
Não me admirava nada se os putos "não estão preparado" e "é para isto que querem aposta na formação".

Já ouvi muita malta dizer isso, que a formação não presta, quando na realidade pouco ou nada jogaram.

Este clube é um circo, ás vezes gostava que esta merda tivesse um botão para fazer reboot.
Aliás, não me admirava nada que fosse um replay do ano passado.
Que melhor pretexto para estourar 30/40M em jogadores que levar 3 do Monterrey?

BENFIKA

Citação de: insatisfeito em 03 de Agosto de 2015, 14:31
Citação de: BENFIKA em 03 de Agosto de 2015, 14:27
Citação de: insatisfeito em 03 de Agosto de 2015, 14:22
Citação de: BENFIKA em 03 de Agosto de 2015, 14:19
Citação de: insatisfeito em 03 de Agosto de 2015, 14:16
Citação de: BENFIKA em 03 de Agosto de 2015, 14:14
Citação de: insatisfeito em 03 de Agosto de 2015, 14:10
Citação de: BENFIKA em 03 de Agosto de 2015, 14:09
Citação de: franciscoafonso em 03 de Agosto de 2015, 14:07
E depois de estarmos entregues a Rui Vitória, ver malta a achar que a solução era Marco Silva faz-nos pensar que ao menos Vieira não é o único que não percebe o que está mal.

Por aquilo que dizem ser da forma de trabalhar e de estar do marco silva, diria que se lhe dissessem que ia ter este planeamento de pré-epoca nem aceitava vir para cá.

Porque o marco silva é um gajo que quando não gosta ninguém faz farinha com ele.....


Foi gozado durante um ano e nada fez.

Pois não, só "obrigou" o bruninho e os notáveis do sporting a engolir em seco e deixarem de lado a ideia de o despedir.
As coisas no sporting foram feitas á maneira dele, mesmo com muita gente a tentar minar-lhe o trabalho.

Podia ter cedido á pressao do bruninho e ter sido escurraçado como um cão e visto como um incompetente, no entanto ficou, mostrou trabalho, ganhou uma taça e saiu elogiado por toda a gente.

Claro... com marco silva é que era... o RV tem um péssimo futebol e é um manso e o marco silva é um gajo fenomenal e mete a equipa a jogar um futebol lindo.

Onde é que eu disse isso?

Apenas referi que pelo que "conheço" do Marco Silva acho que era gajo para não aceitar uma pré-epoca totalmente fora e em condições ridiculas.
Não disse que era o salvador, ou que era a melhor escolha, nem sequer melhor treinador.

E daquilo que tenho acompanhado a carreira do RV é um gajo que mantém a calma mesmo em cenários caóticos... o que é diferente de ser manso.

Cada pessoa tem valores que aprecia... eu aprecio e muito o trabalho que o RV tem feito até agora e não me custa nada esperar por algum tempo por jogos oficiais para fazer a minha avaliação....


Avaliar agora é precipitado.

Eu não digo que não seja bom treinador, espero que até venha a demonstrar ser melhor do que bom.

Não concordo é que até ontem tenha dito que era tudo bom, tudo foi planeado em conjunto de forma séria, estavamos a trabalhar bem, motivados, estavamos a melhorar, etc.
Ontem no final do jogo só faltou abrir o champanhe para festejar o fim do estágio.

Se está lá e concordou com este tipo de pré-temporada ridicula tem tanta culpa como a direção, é simples. Foi contratado para um trabalho de enorme responsabilidade e pressão, se não tem "coragem" para dizer que não a algumas situações, se a época correr mal vai sair do Benfica escorraçado e com um rótulo de incompetente nas costas, e o Vieira como salvador mais uma vez.

Ele tem uma abordagem com os jogadores ao estilo do ancelotti, parece-me.

Nunca foi despedido.

Mantém sempre a calma.


Ou seja, começámos com um perfil diferente...


Tenta entrar a conciliar duas tacticas e perde jogadores fundamentais e vai para a America... não é facil... precisa de tempo.

Eu dou esse tempo.

Por mim até pode nem falar durante os jogos, ser mansinho, o que quiser, desde que apresente resultados.
Se é verdade que ainda é cedo para julgar, não deixa de ser verdade que a equipa só piorou ao longo deste mês, chegando a um ponto em que não se aproveita nada daquilo que é a nossa forma de jogar.
Não defendemos bem, não atacamos bem, não conseguimos ter posse de bola, o posicionamento e pressão são dignos de um grupo de amigos que se juntou para jogar á bola.

O que eu vejo é que vamos começar agora a pré-época a sério, até agora foram treinos de captação, devido a este planeamento amador. Culpa disso é da direção e da equipa técnica.

É rezar para que fazer a pre-época em competição dê bom resultado, espero que sim.

ricardoshearer

Citação de: brankinho_gaspar em 03 de Agosto de 2015, 14:36
E ainda hoje se me por alguma magia houvesse a hipótese do Jesus voltar, eu mandava-o para o caralho, mesmo sabendo que é um treinador de imensa qualidade para o Tugão.

Mas epah... Isto está a ser mau demais. E eu era dos poucos que tinha alguma esperança no RV, porque o Paços dele até jogava bem e tal...

Péssimo.
Foda-se o Paços foi há 6 anos atrás e depois disso?

brankinho_gaspar

Citação de: Ghost.Of.Red em 03 de Agosto de 2015, 14:36
Citação de: brankinho_gaspar em 03 de Agosto de 2015, 14:34
A única coisa "boa" é que ele parece gostar do Nélson. Já deve ter jogado mais nesta pré-época que nas outras do Jotacão juntas.

Realmente que grande notícia, até pq o N. Oliveira nem é um cepão nem nada...
Se há coisa que o Nélson não é, é cepão.

Podemos falar de falta de atitude, de cabeça etc.

Mas de qualidade? Não brinquem.

Shoky

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Agosto de 2015, 14:36
Não tenho nenhum pejo em dizer que por mim era despedido mal aterrasse em Lisboa.

O Porto já ganhou uma Supertaça com o Rui Barros a treinador...e foi bicampeão nessa época.
Mas isso nunca acontecerá. O Rui Vitória vai fazer a época toda. O Vieira assina de tudo pensa na sua imagem.

merlim

Citação de: Shoky em 03 de Agosto de 2015, 14:34
Citação de: JPSilva em 03 de Agosto de 2015, 14:33
Citação de: Shoky em 03 de Agosto de 2015, 14:32
E quando o Carcela entrou e de repente estava no flanco do Nico, atrapalharam-se os dois e perderam a bola?


:rir:

Sinceramente ao contrário da maioria, o único troféu que tenho alguma expectativa é a Supertaça mesmo, porque é uma final e já lá estamos. Com sorte podemos ganhar um titulo oficial esta época.
No restante, nem às decisões vamos chegar. Não há milagres.

Para ser honesto, se este plantel se mantiver assim até ao fim do mês, eu não tenho coragem de apontar o dedo ao Vitória.

O plantel não justifica que Gaitán parece o Amilton do União da Madeira e Jonas o Vuletich do Arouca.
O Benfica joga o pior futebol que vi nesta pré-época...

E isso é culpa do treinador. Não estou a defender o rv, muito longe disso, mas agora gajos que sabiam fazer as coisas bem, deixaram de saber, só porque o anterior treinador saiu.

lmalves

O jogo de ontem foi uma autêntica nulidade. Não houve um único aspeto positivo.

Na Taça que homenageia o enorme Eusébio viu-se um Benfica muito pequeno, frente a uma equipa medíocre. Os resultados não interessam na pré-época, mas o problema é o futebol praticado, ou melhor, a inexistência do mesmo.

E é com isto que vamos contar para esta época, porque não vejo que com este treinador consigamos dar a volta a este momento deprimente. Espero estar enganado, mas tudo indica que não...

Esbutenado

Defesa para a supertaça:

Sílvio-Lisandro-Lindelof-Eliseu

:estrelas: :estrelas:

Reed

Citação de: brankinho_gaspar em 03 de Agosto de 2015, 14:34
A única coisa "boa" é que ele parece gostar do Nélson. Já deve ter jogado mais nesta pré-época que nas outras do Jotacão juntas.

Se não tem reforços, tem de se arranjar como pode...

A frase que acabei de escrever é digna dum Guimarães. Que medo.

raymanzarek

Citação de: nunoism em 03 de Agosto de 2015, 14:28
Estou a ver o jogo e nota-se que os jogadores não sabem muito bem onde se posicionarem, nem com bola nem sem bola!! Inacreditável isto... onde nos fomos meter.
Lá está. Pode-se vir com o escaparate da altitude, cansaço mental,mas no campo de jogo não são as pernas que faltam, é a ordem e disciplina!

Anda tudo às aranhas!  Parece uma anarquia desgarrada

nunoism

Sem palavras para definir isto...

Pqp

Roy Kent

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 03 de Agosto de 2015, 14:36
Não tenho nenhum pejo em dizer que por mim era despedido mal aterrasse em Lisboa.

Aprendi com o erro do FS, fui levado pelo impulso, agora penso as coisas todas.

Eu só tenho esperança que ele saia se for por decisão do próprio, caso contrário fica até ao fim, já com o Quique andamos um ano sem jogar nada, e só saiu no fim.

JPSilva

Citação de: Shoky em 03 de Agosto de 2015, 14:34
Citação de: JPSilva em 03 de Agosto de 2015, 14:33
Citação de: Shoky em 03 de Agosto de 2015, 14:32
E quando o Carcela entrou e de repente estava no flanco do Nico, atrapalharam-se os dois e perderam a bola?


:rir:

Sinceramente ao contrário da maioria, o único troféu que tenho alguma expectativa é a Supertaça mesmo, porque é uma final e já lá estamos. Com sorte podemos ganhar um titulo oficial esta época.
No restante, nem às decisões vamos chegar. Não há milagres.

Para ser honesto, se este plantel se mantiver assim até ao fim do mês, eu não tenho coragem de apontar o dedo ao Vitória.

O plantel não justifica que Gaitán parece o Amilton do União da Madeira e Jonas o Vuletich do Arouca.
O Benfica joga o pior futebol que vi nesta pré-época...

Tu sabes o que eu penso acerca do Rui Vitória. Quero tentar ser coerente, e este plantel é ainda mais fraco que o do ano passado que já era mau. Por muito que o Rui Vitória seja pior treinador que o Jesus (acho que já toda a gente sabia isso), não acho justo que lhe deem isto e que os objectivos sejam os mesmos.

Keiroxes

As expectativas eram nulas, mas ele ainda conseguiu baixa las ainda mais, é obra, que pesadelo, nao faz a minima ideia de como ha de colocar a equipa a jogar, nao me consigo lembrar de um treinador tao mau.