Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Pedraços

Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Não temos jogadores para jogar em 4-3-3.
Nem vale a pena pensar nisso.

Obviamente que não.

Com a falta de qualidade nas alas, para mim é 4-4-2 em losango.

Losango? Com o Eliseu? Dava um resultado do caralho
Melhor é 4x3x3 Guedes ou Andrade na direita

miniMilk

Tendo em conta o plantel também via o losango como a melhor solução. Mas de longe.
Com Salvio um 4-3-3 seria possível. Sem ele é impraticável.
   

B_B

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:22
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:20
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:15
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:13
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:08
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 12:00
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 11:56
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 11:55
   Pq nao isto :

 

             Djuricic
 

Samaris              Cristante




?????????
Onde metes Gaitán, Jonas e Mitroglou/Jimenez?

               Mitro   Jonas
Gaitan
                                 Djuricic
             Samaris
       
             Cristante

Assim ? :)
Assim

                        Samaris
             Cristante             Djuricic


                Jonas   Mitro/Jimenez     Gaitan
Samaris

             Cristante             Pizzi

                           Gaitán

             Jonas                  Mitro/Jimenez


Assim.

Diria que Fejsa no centro, Samaris a interior direito, Talisca a interior esquerdo.
Parece-me que neste momento é a melhor formula para equilibrar a equipa.
Também é uma opção.

Acho que o Cristante poderia acrescentar mais qualidade técnica ao jogo do Benfica. Ainda no último jogo foi confrangedor o número de passes falhados pelo Samaris.

Também acho que o Pizzi naquela posição pode ser mais decisivo que o Talisca por, apesar das falhas que tem, é um jogador mais interventivo que o brasileiro. Mas sim, o Talisca neste esquema pode ser importante. Pode jogar como segundo avançado, nas costas dos avançados ou interior esquerdo.

Parece ser o esquema que mais se adequa às necessidades da equipa e aos jogadores que ficaram.

Eventualmente, mas para a posição do Servio.
Nunca em substituição do Samaris.
O grego oferece ao jogo um entendimento a nível de posicionamentos que permite que a equipa se equilibre melhor assim como permite outra liberdade ao lateral direito.
Gostava de ver Cristante á frente de samaris, no lugar do pizzi...

vermelhoftw

Citação de: Johnny|SLB em 02 de Setembro de 2015, 12:24
Com a saída de Ola John, o 4-4-2 losango começa a ser, de forma gritante, a melhor opção para espremer este plantel.

Com um Gaitán 'solto' no apoio aos 2 pontas de lança e com um meio campo reforçado, que permita ter posse de bola e 'soltar' mais os laterais (particularmente o Nelsinho, visto que do outro lado não há pernas nem qualidade..)

entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas

Velazquez

Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:23
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:14
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:11
Jonas a extremo?

E o Jorge Jesus é que era maluco por andar em constantes adaptações.

A meu ver, tem muito mais aptidão e características para jogar na ala um Djuricic do que o Jonas.

O Jonas, para mim, é obviamente jogador de corredor central, para jogar perto da baliza.

Poderia eventualmente resultar num esquema mais complexo e defensivo como usou a Grécia no Euro 2004 com o Charisteas na linha a derivar para o meio. Ou como joga o Muller no Bayern e na Selecção Alemã.

Mas isso falamos de processos tácticos que o Rui Vitória não me parece que consiga por em prática.

Com o actual plantel, para mim, é 4-4-2 mais losango do que outra coisa.


Quem meteu o Jonas a extremo?

Já li imensas vezes isso aqui.

E tu também o fizeste ao colocá-lo num dos vértices do ataque que não no centro. Gaitán pela esquerda, Jonas pela direita, e um dos pontas-de-lança ao meio.

Podes não lhe chamar extremo, podes-lhe chamar "avançado interior" ou outro qualquer preciosismo.

O Jonas, para mim, a partir de uma ala seria próximo de zero. Só não seria zero porque tem uma qualidade brutal e logo, acabaria por conseguir fazer também coisas boas. Mas não tem velocidade para isso, não tem explosão para isso, não tem grandes mudanças de velocidade. Não tem uma característica que me permita achar que ele pode ser um bom jogador de flanco, mesmo que seja para partir para o meio.

Como já disse, o Jonas é jogador de miolo. Tem de ser. É inteligente, sabe segurar a bola e é muito oportuno.


Pois, não disse para jogar na ala, não disse nenhuma vez extremo.Um 4-3-3 não tem que ser 2 extremos e um 9.Alias,se for é dificil ter presença na área

Como o Mourinho no Porto com o Derlei.O Jonas não tem essas caracteristicas mas é o que há.Seria um 4-3-3 assimetrico com o Gaitan com mais liberdade e movel na frente de ataque
Alias, isto dependendo do posicionamento e dinamica do Gaitan tanto pode ser um 4-3-3 como um 4-4-2 losango.

B_B

Citação de: Pedraços em 02 de Setembro de 2015, 12:28
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Não temos jogadores para jogar em 4-3-3.
Nem vale a pena pensar nisso.

Obviamente que não.

Com a falta de qualidade nas alas, para mim é 4-4-2 em losango.

Losango? Com o Eliseu? Dava um resultado do caralho
Melhor é 4x3x3 Guedes ou Andrade na direita
Ainda não tem pedalada para jogarem, o vitor andrade parece que joga sozinho, esquece-se que tem mais 10 companheiros a quem passar a bola.

VitorPaneira7

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:26
Citação de: Johnny|SLB em 02 de Setembro de 2015, 12:24
Com a saída de Ola John, o 4-4-2 losango começa a ser, de forma gritante, a melhor opção para espremer este plantel.

Com um Gaitán 'solto' no apoio aos 2 pontas de lança e com um meio campo reforçado, que permita ter posse de bola e 'soltar' mais os laterais (particularmente o Nelsinho, visto que do outro lado não há pernas nem qualidade..)



Daí a necessidade de ter um Talísca a ocupar o espaço à frente do lateral.
Pode ser que Talisca encontre a sua praia, mas precisa de ganhar mais inteligência e capacidade de choque. Lembrar como era Karagounis ou era um Seedorf  a interior esquerdo no losango de Santos e outro no losango de Ancelotti, o grego sozinho aguentava por vezes dois jogadores em cima a segurar a bola.

Samaris pode ser o que era Katsouranis e apesar de não ter o posicionamento deste tem mais capacidade física.

Fejsa, Cristante e Djuricic podem ganhar espaço neste esquema e claro Gaitan podia ser um vagabundo atrás de Jonas e Mitroglou\Jimenez como o era Simão.

Johnny|SLB

Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29
Citação de: Johnny|SLB em 02 de Setembro de 2015, 12:24
Com a saída de Ola John, o 4-4-2 losango começa a ser, de forma gritante, a melhor opção para espremer este plantel.

Com um Gaitán 'solto' no apoio aos 2 pontas de lança e com um meio campo reforçado, que permita ter posse de bola e 'soltar' mais os laterais (particularmente o Nelsinho, visto que do outro lado não há pernas nem qualidade..)

entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas

Tens Talisca, Pizzi e Samaris para médios interiores. Um mais de contenção do lado do Nelsinho (Samaris) e um mais ofensivo, que dê mais profundidade na esquerda (Talisca ou Pizzi)

O que tu não tens mesmo é extremo direito que dê garantias. Apesar de não termos um 'Enzo', neste plantel de caca o melhor que temos ainda é o meio campo.. Além disso, do que vi deste Benfica, é impossível desfazer a dupla atacante.

Velazquez

Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

Tiago1982

Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:23
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:14
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:11
Jonas a extremo?

E o Jorge Jesus é que era maluco por andar em constantes adaptações.

A meu ver, tem muito mais aptidão e características para jogar na ala um Djuricic do que o Jonas.

O Jonas, para mim, é obviamente jogador de corredor central, para jogar perto da baliza.

Poderia eventualmente resultar num esquema mais complexo e defensivo como usou a Grécia no Euro 2004 com o Charisteas na linha a derivar para o meio. Ou como joga o Muller no Bayern e na Selecção Alemã.

Mas isso falamos de processos tácticos que o Rui Vitória não me parece que consiga por em prática.

Com o actual plantel, para mim, é 4-4-2 mais losango do que outra coisa.


Quem meteu o Jonas a extremo?

Já li imensas vezes isso aqui.

E tu também o fizeste ao colocá-lo num dos vértices do ataque que não no centro. Gaitán pela esquerda, Jonas pela direita, e um dos pontas-de-lança ao meio.

Podes não lhe chamar extremo, podes-lhe chamar "avançado interior" ou outro qualquer preciosismo.

O Jonas, para mim, a partir de uma ala seria próximo de zero. Só não seria zero porque tem uma qualidade brutal e logo, acabaria por conseguir fazer também coisas boas. Mas não tem velocidade para isso, não tem explosão para isso, não tem grandes mudanças de velocidade. Não tem uma característica que me permita achar que ele pode ser um bom jogador de flanco, mesmo que seja para partir para o meio.

Como já disse, o Jonas é jogador de miolo. Tem de ser. É inteligente, sabe segurar a bola e é muito oportuno.


Pois, não disse para jogar na ala, não disse nenhuma vez extremo.Um 4-3-3 não tem que ser 2 extremos e um 9.Alias,se for é dificil ter presença na área

Como o Mourinho no Porto com o Derlei.O Jonas não tem essas caracteristicas mas é o que há.Seria um 4-3-3 assimetrico com o Gaitan com mais liberdade e movel na frente de ataque

Eu percebo o que queres dizer, mas para mim, seria ainda mais contraproducente.

E quanto ao Porto do Mourinho... bom, já lá vão 11 anos por isso a memória pode não ser clara.

E depende se te referes ao ano da UEFA com Postiga ou ao ano da Champions com o Benni.

No ano da champions, convém distinguir o Porto do campeonato que muita vez jogava em 4-3-3 (Sérgio Conceição, César Peixoto ou Maciel nas alas) e o da Champions que jogava invariavelmente em 4-4-2.

E quando jogou Derlei não jogou o Benni e vice-versa.

Era Costinha a trinco, Maniche a box to box e depois Deco jogava mais atrás ou mais à frente dependendo se o outro elemento do meio-campo era o Pedro Mendes ou o Alenitchev.

O Carlos Alberto era o apoio ora de Derlei, ora de Benni.

Na época da UEFA sinceramente não me recordo bem da disposição do Porto mas acredito que tenhas razão, porque o Derlei muitas vezes partia da esquerda.

Mas o Derlei era muito mais rápido e incisivo que o Jonas. Não acho que tenham sequer características similares.

joao_manike

Se tivéssemos um 8 de top e um lateral esquerdo tipo Siqueira ou Coentrão, o ideal era o 442 losango.

Velazquez

Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:23
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:14
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:11
Jonas a extremo?

E o Jorge Jesus é que era maluco por andar em constantes adaptações.

A meu ver, tem muito mais aptidão e características para jogar na ala um Djuricic do que o Jonas.

O Jonas, para mim, é obviamente jogador de corredor central, para jogar perto da baliza.

Poderia eventualmente resultar num esquema mais complexo e defensivo como usou a Grécia no Euro 2004 com o Charisteas na linha a derivar para o meio. Ou como joga o Muller no Bayern e na Selecção Alemã.

Mas isso falamos de processos tácticos que o Rui Vitória não me parece que consiga por em prática.

Com o actual plantel, para mim, é 4-4-2 mais losango do que outra coisa.


Quem meteu o Jonas a extremo?

Já li imensas vezes isso aqui.

E tu também o fizeste ao colocá-lo num dos vértices do ataque que não no centro. Gaitán pela esquerda, Jonas pela direita, e um dos pontas-de-lança ao meio.

Podes não lhe chamar extremo, podes-lhe chamar "avançado interior" ou outro qualquer preciosismo.

O Jonas, para mim, a partir de uma ala seria próximo de zero. Só não seria zero porque tem uma qualidade brutal e logo, acabaria por conseguir fazer também coisas boas. Mas não tem velocidade para isso, não tem explosão para isso, não tem grandes mudanças de velocidade. Não tem uma característica que me permita achar que ele pode ser um bom jogador de flanco, mesmo que seja para partir para o meio.

Como já disse, o Jonas é jogador de miolo. Tem de ser. É inteligente, sabe segurar a bola e é muito oportuno.


Pois, não disse para jogar na ala, não disse nenhuma vez extremo.Um 4-3-3 não tem que ser 2 extremos e um 9.Alias,se for é dificil ter presença na área

Como o Mourinho no Porto com o Derlei.O Jonas não tem essas caracteristicas mas é o que há.Seria um 4-3-3 assimetrico com o Gaitan com mais liberdade e movel na frente de ataque

Eu percebo o que queres dizer, mas para mim, seria ainda mais contraproducente.

E quanto ao Porto do Mourinho... bom, já lá vão 11 anos por isso a memória pode não ser clara.

E depende se te referes ao ano da UEFA com Postiga ou ao ano da Champions com o Benni.

No ano da champions, convém distinguir o Porto do campeonato que muita vez jogava em 4-3-3 (Sérgio Conceição, César Peixoto ou Maciel nas alas) e o da Champions que jogava invariavelmente em 4-4-2.

E quando jogou Derlei não jogou o Benni e vice-versa.

Era Costinha a trinco, Maniche a box to box e depois Deco jogava mais atrás ou mais à frente dependendo se o outro elemento do meio-campo era o Pedro Mendes ou o Alenitchev.

O Carlos Alberto era o apoio ora de Derlei, ora de Benni.

Na época da UEFA sinceramente não me recordo bem da disposição do Porto mas acredito que tenhas razão, porque o Derlei muitas vezes partia da esquerda.

Mas o Derlei era muito mais rápido e incisivo que o Jonas. Não acho que tenham sequer características similares.

Quando ganharam a UEFA jogavam em 4-3-3.No ano seguinte mudaram para 4-4-2 losango

Lembro-me bem do Mourinho dizer que precisava de meter mais um jogador no meio para ter hipoteses na champions.O Derlei era um jogador que tanto jogava na esquerda como no meio

O 4-3-3 assimetrico foi tentado pelo Peseiro no Sporting mas não teve tempo para isso

vermelhoftw

Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao

Almareado

Eu considero que o Benfica tem jogadores para jogar em 4-4-2, em 4-3-3, em 4-2-3-1 ......

Mentalizem-se que não é o sistema que está em causa, mas sim a forma como se trabalha qualquer um deles.

Creio que o Carcela ainda pode ter uma palavra a dizer a jogar pela direita até o Salvio estar bom.

Achei um erro o que se fez ao Ola John. Foi nojento, e não esperava esta do RV.

Grizzli

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 12:39
Eu considero que o Benfica tem jogadores para jogar em 4-4-2, em 4-3-3, em 4-2-3-1 ......

Mentalizem-se que não é o sistema que está em causa, mas sim a forma como se trabalha qualquer um deles.

Creio que o Carcela ainda pode ter uma palavra a dizer a jogar pela direita até o Salvio estar bom.

Achei um erro o que se fez ao Ola John. Foi nojento, e não esperava esta do RV.
Tambem acho.Devia ter sido corrido logo no primeiro dia da pre epoca