SuperLiga Europeia

Sem_Medo

Podiam era convidar o Vieira para ser presidente dessa super liga europeia!

Até o levava ao aeroporto!

bnfc

Há muito que vinham remoendo esta ideia, sem grandes perspectivas de sucesso. Em condições normais, nunca avançariam desta forma, à revelia da UEFA. Só o fazem porque estão com a corda ao pescoço, especialmente Real Madrid, Barcelona e Juventus. Os outros clubes acabaram por se deixar seduzir pelos números. Basta ver que isto mais não é que uma forma de se financiar um empréstimo.

CitaçãoSegundo conta o Financial Times, o negócio foi estruturado da seguinte forma: o JPMorgan financia o projecto com uma dívida contraída a 23 anos, com juros entre 2 a 3%, tendo como garantia as receitas dos direitos televisivos, estando acordado que os clubes paguem 264 milhões de euros por época.

O Barça com a massa salarial brutal, o Real com o estádio novo, a Juve em crise. Está tudo com a corda ao pescoço. Então bora lá avançar de qualquer maneira. Mas isto é claramente suicídio. Eles acham que estão apenas a criar uma nova competição, mas na verdade isto só pode seguir em frente se fundarem uma organização capaz de competir com a própria FIFA. Uma nova organização do futebol europeu e até mesmo mundial.

A UEFA tem uma série de acordos com governos, com a união europeia, com marcas desportivas, com seguradoras. São leis laborais especiais, são complexos acordos tributários, é uma máquina extremamente complexa que foi sendo desenvolvida ao longo de várias décadas. E essa organização não quer uma competição destinada a uma elite, com lugares cativos e com uma distribuição (ainda mais) desequilibrada da riqueza. Ponto final. A discussão acaba aí.

Controlam as competições de selecções e as ligas nacionais, que já manifestaram total oposição a esta ideia. De um dia para o outro, podem simplesmente decidir que esta competição não é compatível com as outras e pronto, os clubes são excluídos de todas estas competições. Os jogadores, sendo excluídos das respectivas selecções, também terão interesse em sair, seja para clubes como Bayern e PSG, seja mesmo para outros clubes ingleses de menor calibre.

É uma ideia estúpida e condenada ao insucesso. Por isso, só posso entender isto como uma medida desesperada. Algo como "Se nos mexermos, provavelmente morremos. Mas se ficarmos como estamos, morremos de certeza". Os clubes que levaram isto para a frente, não todos, estão de-ses-pe-ra-dos. Os outros deixaram-se levar pelas promessas, muitas delas claramente falsas.

Os Reais e os Uniteds têm que perceber que não alcançaram a dimensão que alcançaram exclusivamente por mérito próprio. Chegaram onde chegaram porque conseguiram destacar-se em competições organizadas pela UEFA e pelas ligas nacionais, defrontando outros clubes e adeptos. Agora que têm fama e poder, acham que já não precisam de mais ninguém. Que se lixe o resto. É nojento. Por muitos problemas que tenham a UEFA e a FIFA, e são muitos, esta ideia é nojenta. Até têm o direito de ser nojentos. Querem ir e formar um clube de amigos, tudo bem, mas têm que abdicar do resto. Não podem ficar com o melhor de dois mundos.


BENFIKA

Por exemplo, porque haveriam os jogadores do Liverpool hoje correr contra o Leeds??

O apuramento para a superliga está garantido...
E estando na superliga, se correr mal porque haveriam de correr mais se no próximo ano estão la outra vez??

Isto para jogadores competitivos vai ser um pesadelo

Manpaz1904

Citação de: J_PN em 19 de Abril de 2021, 22:50
Cheira-me que isto vai sair o tiro pela culatra e os clubes que se meterem nisto ficarão tipo os clubes da MLS ou China que mesmo oferecendo mundos e fundos ninguém vai para lá no auge da carreira.

És louco. Quem dera à maior parte dos jogadores de nível médio do futebol europeu rumarem à MLS. Nada a ver com o caso chinês.

Slb04Sempre

Citação de: Stanic em 19 de Abril de 2021, 22:51
A melhor solução para a champions era voltar ao modelo de duas fases de grupos a 1ª com 32 e a 2ª com os 16 qualificados divididos em quatro grupos que era sempre muito competitivo, logo aqui garantiam 12 jogos aos principais clubes, estes que na altura se queixaram do nr de jogos e por isso mudou para o actual formato. Agora já querem mais jogos, entre eles claro.

O proposto agora pela uefa não presta.

Duas fases de grupos é uma seca tremenda

sbremoved_28408

Ninguém é a favor, em parte, porque desde o início se quis vilificar tudo o que estava relacionado com a Superliga Europeia. Desde o início, quando ainda nem se sabia do que se tratava, que a Superliga Europeia foi pintada como o fim do futebol.

O objetivo de quem fez esse barulho todo foi conseguido.

Entretanto a UEFA, à socapa, presenteou-nos com uma Liga dos Campeões que só serve para gozar com os clubes das ligas periféricas, geriu o FFP tão mal que aquilo rebentou, deixando espaço a que novos clubes-estado se formem e continuem a desregular todo o mercado, e continua a encher os bolsos à custa dos clubes.

Mas hey, a Liga dos Campeões é inclusiva. O Benfica, o Ajax, o Apoel e o Bate Borisov vão lá fazer meia dúzia de jogos, levar no cu todas as semanas, e depois vêm para casa assistir à "verdadeira" Liga dos Campeões, aquela que vai ser disputada a partir dos oitavos de final pelos clubes das 5 principais ligas.

Mas pronto, pelo menos fazemos parte.

Schweisen Tiger

Curiosamente, o inico gajo que fez alguma coisa pelos interesses dos clubes menores e de ligas perifericas, foi o Platini, quando abriu mais vagas para clubes desses paises, na CL. De então, para cá, a UEFA só tem cedido aos interesses dos grandes clubes, das grandes ligas. Chegamos ao ponto de ter terceiros e quartos classificados com entrada directa, enquanto campeoes de ligas perifericas e com algum historial europeu, ficam pelo caminho em pre-eliminatorias. O novo modelo é mais do mesmo.

Podiam aproveitar isto, para trazer mais alguma equidade na distribuição de slots. Já que os fundos a distribuir serao menores, pelo menos que os facam chegar a mais gente e levem o futebol europeu a mais gente no continente.

Pokrl

Eu já só quero que isto arranque depressa e venha preencher um espaço vazio neste futebol cada vez mais entediante.

slbenfica_croft

o madrid cocksuckers vai entrar na nova competição com 13 troféus.

Conhecem estes gajos? Nunca ouvi falar deles.

pelos vistos ganharam muitos torneios de matrecos.

LX

Citação de: N1c0 em 19 de Abril de 2021, 22:46
Ajax contra super liga e aprova novo modelo da Champions... A mim parece-me que vão ter dificuldades em recrutar fora dos 12. E a prova é que começam precisamente com 12 quando querem ser 15 fundadores. Começo a ter medo que o Benfica seja abordado.

Acredito que o Benfica seja um dos 5 clubes convidados. Depois quando o PSG, Bayern e BVB quiserem entrar, vamos para a 3º distrital da AFL.

divica

Citação de: Gottschalk em 19 de Abril de 2021, 22:48
Citação de: rdr10 em 19 de Abril de 2021, 22:42
Citação de: Gottschalk em 19 de Abril de 2021, 22:39
Citação de: Dulanto em 19 de Abril de 2021, 22:38
A piada é que para além dos 12 fundadores mais ninguém parece interessado, quem serão os convidados, equipas do Qatar, Estados Unidos, kazaquistao ou Azerbaijão?

É só um compasso de espera.

Mal a ideia se cimente na opinião pública e se verifique a sua inevitabilidade, vai tudo a correr como é evidente.

Inevitalidade?

Não percebo onde é que andaste nas ultimas 24h, ninguém quer a superliga, nem jogadores, nem treinadores, nem adeptos.. ninguém.

Eu até acho que isto é tudo uma cortina de fumo para a tal liga de 36 equipa na champions ir para a frente sem ng fazer muito alarido.

Dado o investimento megalómano que está por detrás deste projecto, os contratos já firmados por todos envolvidos que devem estipular indemnizações estratosféricas em caso de incumprimento e que os maiores pesos pesados do futebol europeu que representam a maior parcela de mercado para a UEFA terem dado a cara, não vejo como, infelizmente, não seja ineviitável.

Isto não foi feito de um dia para o outro, foi pensado durante anos nas mais altas esferas da finança e do futebol. O mais provável nesta altura é estarmos a assistir ao fim da UEFA tal como a conhecíamos. Resumir-se-á no futuro a organizar os campeonatos de selecções e pouco mais.
Nao obrigatoriamente.
Ainda tem o psg, bayern e competicoes de selecoes.
Se comecar JA  a fazer guerra podem haver muitos jogadores que depois nao querem ir para estes clubes.

redglobe

Citação de: slbenfica_croft em 19 de Abril de 2021, 22:48
Citação de: redglobe em 19 de Abril de 2021, 22:46
Até muitos dos jogadores dos clubes que estão a fazer a cagada parecem contra.

Milner: «Superliga Europeia? Não gosto»

https://abola.pt/nnh/2021-04-19/liverpool-milner-superliga-europeia-nao-gosto/887215


Isto resume-se a 12 fdp multimilionários que pensam que podem mandar no mundo. O mundo só tem de lhes dar a resposta.


Isto é o modelo americano.

Isto é o franchising do futebol depois de décadas de tentativas. Chegou o momento.

Querem americanices tem bom remédio, atravessam o atlântico e formam o real Miami e vão comer pipocas para lá. Isto tem de ser travado, Têm de sair rapidamente sanções.

Tiago Fella

​Antes da actual Champions, tínhamos equipas como o Steaua Bucareste e Estrela Vermelha a vencer a competição, e agora não têm expressão na Europa e se esta Superliga for em frente, até clubes como o Bayern não terão a mesma pujança que tem agora.

Benficaa

Citação de: slbenfica_croft em 19 de Abril de 2021, 22:48
Citação de: redglobe em 19 de Abril de 2021, 22:46
Até muitos dos jogadores dos clubes que estão a fazer a cagada parecem contra.

Milner: «Superliga Europeia? Não gosto»

https://abola.pt/nnh/2021-04-19/liverpool-milner-superliga-europeia-nao-gosto/887215


Isto resume-se a 12 fdp multimilionários que pensam que podem mandar no mundo. O mundo só tem de lhes dar a resposta.


Isto é o modelo americano.

Isto é o franchising do futebol depois de décadas de tentativas. Chegou o momento.

Não é bem, para ser o modelo americano deveriam haver tetos salariais.

20simao1

E com isto a uefa anunciou o novo formato da Champions como se esperava, que assim passa entre os pingos da chuva.
Com duas equipas a entrarem por ranking.... vá lá que é se se apurarem para a europa.

Nenhuma equipa desce da Champions para a LE?
E afinal há oito que se qualificam diretamente para a Champions do ano seguinte ou não? No site da uefa não está.