Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 80 jogos (55 vitórias, 12 empates, 13 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (4 vitórias, 0 empates, 0 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

iloy

Citação de: dtfstoko em 02 de Janeiro de 2020, 17:24
Para mim o que fazia mais sentido agora era o Benfica passar a jogar num 4-2-3-1 principalmente se também chegar o Bruno Guimarães, recuar o Samaris para central e dispensar o Fejsa.
Ficávamos com um meio campo com Weigl/Tino, Bruno/Gabriel/Gedson, Taarabt/Chiquinho e com o regresso do Rafa não há lugar para o Cervi sendo que o Pizzi não é o melhor defensor então neste 4-4-2 a equipa fica muito descompensada defensivamente.

Não acredito que o Lage coloca o Adel como SA quando è neste momento um dos melhores no meio campo e que ja não tem as características para jogar atrás do ponta de lança.

dtfstoko

Citação de: iloy em 02 de Janeiro de 2020, 17:36
Citação de: dtfstoko em 02 de Janeiro de 2020, 17:24
Para mim o que fazia mais sentido agora era o Benfica passar a jogar num 4-2-3-1 principalmente se também chegar o Bruno Guimarães, recuar o Samaris para central e dispensar o Fejsa.
Ficávamos com um meio campo com Weigl/Tino, Bruno/Gabriel/Gedson, Taarabt/Chiquinho e com o regresso do Rafa não há lugar para o Cervi sendo que o Pizzi não é o melhor defensor então neste 4-4-2 a equipa fica muito descompensada defensivamente.

Não acredito que o Lage coloca o Adel como SA quando è neste momento um dos melhores no meio campo e que ja não tem as características para jogar atrás do ponta de lança.
Também não era essa a minha ideia, eu estava a pensar em jogar só com um PL e passarmos a jogar com um médio centro ofensivo.

nfgl

Citação de: lonstrup em 02 de Janeiro de 2020, 03:08
Citação de: vermelhoftw em 01 de Janeiro de 2020, 23:33
https://www.youtube.com/watch?v=v30OKYiR-s0


isto devia estar aqui espetado pra perceberem pq e que o Benfica nao joga em 442, tentou jogar no verao e foi o que se viu...
não sei em que década ficaste preso, mas o Benfica joga em 442. Joga com dois avançados.

Caso para dizer, nem com desenhos vais lá.

Joga sim. E isso nota-se principalmente no momento defensivo.
No momento ofensivo não é tão declarado.

iloy

Citação de: dtfstoko em 02 de Janeiro de 2020, 17:39
Citação de: iloy em 02 de Janeiro de 2020, 17:36
Citação de: dtfstoko em 02 de Janeiro de 2020, 17:24
Para mim o que fazia mais sentido agora era o Benfica passar a jogar num 4-2-3-1 principalmente se também chegar o Bruno Guimarães, recuar o Samaris para central e dispensar o Fejsa.
Ficávamos com um meio campo com Weigl/Tino, Bruno/Gabriel/Gedson, Taarabt/Chiquinho e com o regresso do Rafa não há lugar para o Cervi sendo que o Pizzi não é o melhor defensor então neste 4-4-2 a equipa fica muito descompensada defensivamente.

Não acredito que o Lage coloca o Adel como SA quando è neste momento um dos melhores no meio campo e que ja não tem as características para jogar atrás do ponta de lança.
Também não era essa a minha ideia, eu estava a pensar em jogar só com um PL e passarmos a jogar com um médio centro ofensivo.

Acho que vai ser assim mas o melhor era deixar o Adel no meio campo e contratar um SA de grande nível

nfgl

Citação de: dtfstoko em 02 de Janeiro de 2020, 17:24
Para mim o que fazia mais sentido agora era o Benfica passar a jogar num 4-2-3-1 principalmente se também chegar o Bruno Guimarães, recuar o Samaris para central e dispensar o Fejsa.
Ficávamos com um meio campo com Weigl/Tino, Bruno/Gabriel/Gedson, Taarabt/Chiquinho e com o regresso do Rafa não há lugar para o Cervi sendo que o Pizzi não é o melhor defensor então neste 4-4-2 a equipa fica muito descompensada defensivamente.

Não faz grande sentido.
No máximo um 4-3-3, mas precisavamos de um jogador diferente do Vinicius.

Livrinhos

Estou a ver a chegada de muito médio para se manterem os 2 homens na frente.

nfgl

Citação de: Livrinhos em 02 de Janeiro de 2020, 17:47
Estou a ver a chegada de muito médio para se manterem os 2 homens na frente.

Claro que se vão manter 2 homens na frente.

vermelhoftw

Citação de: nfgl em 02 de Janeiro de 2020, 17:40
Citação de: lonstrup em 02 de Janeiro de 2020, 03:08
Citação de: vermelhoftw em 01 de Janeiro de 2020, 23:33
https://www.youtube.com/watch?v=v30OKYiR-s0


isto devia estar aqui espetado pra perceberem pq e que o Benfica nao joga em 442, tentou jogar no verao e foi o que se viu...
não sei em que década ficaste preso, mas o Benfica joga em 442. Joga com dois avançados.

Caso para dizer, nem com desenhos vais lá.

Joga sim. E isso nota-se principalmente no momento defensivo.
No momento ofensivo não é tão declarado.

Mas o momento defensivo e outra história, sempre disse que defendíamos em 442 sem bola, isso acontece com várias equipas, eu sempre falei no momento ofensivo.
Por exemplo o Liverpool no ano passado jogava sempre em 433 mas defendia em 442, salah e Firmino a frente com o mane e os 3 médios a formar uma linha de 4

nfgl

Citação de: vermelhoftw em 02 de Janeiro de 2020, 17:53
Citação de: nfgl em 02 de Janeiro de 2020, 17:40
Citação de: lonstrup em 02 de Janeiro de 2020, 03:08
Citação de: vermelhoftw em 01 de Janeiro de 2020, 23:33
https://www.youtube.com/watch?v=v30OKYiR-s0


isto devia estar aqui espetado pra perceberem pq e que o Benfica nao joga em 442, tentou jogar no verao e foi o que se viu...
não sei em que década ficaste preso, mas o Benfica joga em 442. Joga com dois avançados.

Caso para dizer, nem com desenhos vais lá.

Joga sim. E isso nota-se principalmente no momento defensivo.
No momento ofensivo não é tão declarado.

Mas o momento defensivo e outra história, sempre disse que defendíamos em 442 sem bola, isso acontece com várias equipas, eu sempre falei no momento ofensivo.
Por exemplo o Liverpool no ano passado jogava sempre em 433 mas defendia em 442, salah e Firmino a frente com o mane e os 3 médios a formar uma linha de 4

Ofensivamente, quando estamos com bola, os movimentos interiores dos laterais, mais a procura de espaços entre linhas tanto do Pizzi como do Rafa, não mostram um 4-4-2 tão declarado.

Na verdade os movimentos do Pizzi ajudam muito a compensar a equipa no momento da perda da bola, porque permitem que os médios não tenham que ser tão dinâmicos, podendo pressionar logo o portador. E a força do Benfica está aí, na reação à perda.


BENFIKA

Com Gabriel, Taarabt e Weigl tem jogadores para sair sempre a jogar e construir com critério. No entanto é preciso que o resto da equipa faça o seu trabalho, principalmente que os jogadores da frente procurem linhas de passe frontais entre os defesas e que os laterais abram nas alas.

No fundo, dá para manter o futebol da época passada e dos últimos jogos.

lonstrup

Citação de: nfgl em 02 de Janeiro de 2020, 17:40
Citação de: lonstrup em 02 de Janeiro de 2020, 03:08
Citação de: vermelhoftw em 01 de Janeiro de 2020, 23:33
https://www.youtube.com/watch?v=v30OKYiR-s0


isto devia estar aqui espetado pra perceberem pq e que o Benfica nao joga em 442, tentou jogar no verao e foi o que se viu...
não sei em que década ficaste preso, mas o Benfica joga em 442. Joga com dois avançados.

Caso para dizer, nem com desenhos vais lá.

Joga sim. E isso nota-se principalmente no momento defensivo.
No momento ofensivo não é tão declarado.
óbvio, porque isto não é subbuteo. É futebol. As equipas são dinâmicas.

Mas o ponto de partida, de onde todas as movimentações partem, é de um esquema de 442.

E depois a equipa pode ter muitos dinâmicas e movimentações. Depende da ideia do jogo do treinador, dos jogadores disponíveis. E por vezes até do próprio adversário.

Agora o esquema base que serve de referência ao nosso jogo ofensivo é defensivo, é o 442. Dois homens na frente, dois homens no centro do meio campo, dois homens nas laterais.

Villaridis

#93056
Larguem a ideia do 4-4-2.

O Lage é um homem do 4-3-3 ou 4-2-3-1. Já na equipa B o mostrou.

Era complicado usar essa táctica o ano passado quando havia o Félix, jogador ideal para esse esquema. Este ano mostrou ao que veio.

Que venha o 4-3-3. Será bem-vindo, se funcionar.






PS: Não confundir com o 4-5-1 do bombo. Isso é uma não-táctica. É um esquema ultrapassado, que depende da velocidade de 1 ou 2 jogadores no quinteto central (Salvio, Cervi, Renato, Guedes) para não haver quebra de linhas. Porque a não existir esse jogador a estratégia é balão nas costas da defesa e o Jonas que nos salve. lol.

Redflyeagle

Também pode usar um 442 losango. E se vier Bruno Guimarães as possibilidades e variações são imensas. Embora não me acredite, até porque faltaria um terceiro defesa (Samaris?), com Weigl poderia utilizar um 343... esquema onde mais brilhou com Tuchel!

lonstrup

Citação de: Villaridis em 02 de Janeiro de 2020, 19:40
Larguem a ideia do 4-4-2.

O Lage é um homem do 4-3-3 ou 4-2-3-1. Já na equipa B o mostrou.

Era complicado usar essa táctica o ano passado quando havia o Félix, jogador ideal para esse esquema. Este ano mostrou ao que veio.

Que venha o 4-3-3. Será bem-vindo, se funcionar.






PS: Não confundir com o 4-5-1 do bombo. Isso é uma não-táctica. É um esquema ultrapassado, que depende da velocidade de 1 ou 2 jogadores no quinteto central (Salvio, Cervi, Renato, Guedes) para não haver quebra de linhas. Porque a não existir esse jogador a estratégia é balão nas costas da defesa e o Jonas que nos salve. lol.
é um treinador tuga, óbvio que o esquema preferencial será sempre o 451.

mas desde que chegou à equipa A que temos jogado em 442. e ele não precisava, até porque o esquema que tinhamos antes com Vitória era muito mais próximo do que Lage usava na B

Villaridis

Citação de: lonstrup em 02 de Janeiro de 2020, 20:07
Citação de: Villaridis em 02 de Janeiro de 2020, 19:40
Larguem a ideia do 4-4-2.

O Lage é um homem do 4-3-3 ou 4-2-3-1. Já na equipa B o mostrou.

Era complicado usar essa táctica o ano passado quando havia o Félix, jogador ideal para esse esquema. Este ano mostrou ao que veio.

Que venha o 4-3-3. Será bem-vindo, se funcionar.






PS: Não confundir com o 4-5-1 do bombo. Isso é uma não-táctica. É um esquema ultrapassado, que depende da velocidade de 1 ou 2 jogadores no quinteto central (Salvio, Cervi, Renato, Guedes) para não haver quebra de linhas. Porque a não existir esse jogador a estratégia é balão nas costas da defesa e o Jonas que nos salve. lol.
é um treinador tuga, óbvio que o esquema preferencial será sempre o 451.

mas desde que chegou à equipa A que temos jogado em 442. e ele não precisava, até porque o esquema que tinhamos antes com Vitória era muito mais próximo do que Lage usava na B
e completamente ineficaz ao mesmo tempo, por termos poucos médios de construção em condições. Pizzi no meio é zero, Gedson nunca se impunha, Taarabt estava de lado, tal como o Zivkovic. sobrava o Gabriel.