SL Benfica - Campeão Nacional de Juniores A e vencedor da UEFA YL 2021/2022!!!

Livrinhos

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 22:22
E outra coisa: olhando para o exemplo do Porto, da equipa que ganhou e da qual têm retirado alguns frutos, há algo a ressalvar. Os jogadores só esta época é que se assumiram como pedras importantes/fundamentais na equipa A. Fábio Vieira, Vitinha, Diogo Costa e, num patamar abaixo, João Mário. Isto foi em 2018/2019.

Isto não é uma ciência linear mas é importante perceber que é utópico despejar meia dúzia de jogadores que jogaram hoje na equipa A e esperar que sejamos competitivos em todas as competições, principalmente porque há jogadores que não têm sequer experiência de equipa B.

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Fazendo uma análise às equipas do Benfica que chegaram à final.

vs. Barça: Thierry, Rafael Ramos, Rebocho, João Nunes, Alfaiate, Estrela, Gilson (Guzzo estava suspenso), Rochinha, Guedes, Nuno Santos e Romário.

De relevo há o Guedes, que está no Valencia a bom nível, e pouco mais. Nuno Santos num nível abaixo e Rebocho, Rafael Ramos e Rochinha com carreiras sólidas em equipas medianas.

Do Barça safaram-se o Adama e o Munir.

vs. RB Salzburgo: Fábio Duarte, Buta, Ricardo Araújo, Kalaica, Rúben Dias, Florentino, Gedson, Félix, Jota, Diogo Gonçalves e Zé Gomes. A equipa com mais qualidade que tivemos. Félix e Rúben Dias num patamar acima dos restantes, Gédson e Florentino não tiveram sucesso no Benfica mas ainda vão a tempo de fazerem boas carreiras, o Jota recuperou algum do hype que tinha no Céltic, o Buta é capaz de sair da Bélgica este ano, o Diogo Gonçalves deve-se fixar em equipas medianas em Portugal... podia ter sido melhor, tendo em conta a qualidade/potencial da dupla do meio campo.

No RB destaca-se o Daka, que está no Leicester, o Haidara no Leipzig, e num patamar abaixo o Berisha e o Igor. Também não foi mau de todo.

vs. Real: Kokubo, Filipe Cruz, João Ferreira, Tomás Araújo, Morato, Jocu, Dantas, Tiago Araújo, Umaro, Gonçalo Ramos e Henrique Araújo.

Ainda é cedo, há vários jogadores ainda em trajeto formativo, tipo Kokubo e Filipe Cruz, mas até agora só o Gonçalo Ramos teve minutos de relevo na A e sem mostrar rendimento por aí além. O Morato também esteve algo intermitente.

Do Real estão quase todos na equipa B, e já houve uns quantos que se estrearam pela A mas sem grande relevo. Lembro-me do Blanco, que me pareceu muito bom jogador, e do Sérgio Arribas, que também parecia ter qualidade.

Será utópico pensar que todos os que jogaram hoje singrem pela equipa principal, até porque o futebol sénior é um mundo de diferença e sem uma equipa principal como deve ser não se retirará grande rendimento de quem quer que seja, principalmente de miúdos que precisam de crescer bastante.

Totalmente de acordo.

O problema aqui é só um, não jogam putos, para jogar merda.

Porque ninguém pode esperar que apareça um puto que jogue numa equipa que tem Javi, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo, por exemplo. O problema é não jogar um Tiago Gouveia, numa época dada como perdida desde Dezembro, para jogarem Gil Dias e Diogo.

O problema aqui, é uma estrumetura inteira mais uma equipa técnica, acharem que o melhor para o Félix era ir em Janeiro para o Maritimo.

Porque no fim, tudo resumido, não tendo o poder económico de equipas de topo, investimentos no Seixal e fizemos uma das melhores academias de formação, para quê? Com que objetivo desportivo?

Custa-me ainda mais, porque vejo muitos destes putos, manter uma ligação muito forte ao clube, mesmo tendo por cá andado pouco tempo (falando de equipa A...)

Espero que possam evoluir na B, e tenham as suas devidas oportunidades na A para poderem ser devidamente avaliados.

Kurt Cobain 10

Citação de: Lurgee em 25 de Abril de 2022, 23:17
Citação de: Kurt Cobain 10 em 25 de Abril de 2022, 22:58
Citação de: Lurgee em 25 de Abril de 2022, 22:43
Citação de: Kurt Cobain 10 em 25 de Abril de 2022, 21:17

Meu amigo de infância , Jorge Cordeiro também é campeão  :)

Grande Benfiquista .

Agora que o citas...reconheci-o.

Fez formação no Benfica, não foi?
Sim desde os 13 anos . Veio do meu clube de Portalegre , Estrela.

Que função tem no Benfica?
Adjunto do Luis Castro.

Red_Wings

Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 22:28
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 22:25
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 22:22
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 22:21
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 18:45
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 18:36
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 18:34
Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 18:33
Citação de: Shoky em 25 de Abril de 2022, 18:31
Mais uma que ia voando por causa de uma arbitragem surreal.

A arbitragem tem sido claramente postiva.

Falhou apenas no amarelo do Diego, que foi claramente exagerado, fora isso não vejo muito mais por onde criticar.

Estava a falar das meias.

Forçado, viste como é que se faz? Aprende como é que se faz macumba invertida.

Agradece-me que hoje tiveram que ser algas das fortes! Já sei, sou doente, bla, bla, bla... :rir:

Doente, tu? Longe de mim...  :2funny:

;D

Forçado! Campeões europeus, árálhoooo. Benfica campeão europeu no dia da Liberdade. Diz-me aí uma coisa mais Benfica que essa.

É finalmente as estrelas a alinharem-se. E se houver mais alguma final europeia nos próximos anos que se obrigue a ser jogada no dia 25 de Abril! O dia do BEM!

UEFA Futsal Cup - 25 de Abril de 2010 :)

André Sousa

https://youtu.be/AN23RZAhB8A

A amostra era muito, muito maior. Isto foi apenas um apanhado de três jogos, basicamente.

https://youtu.be/0dpNhHGkFwQ

Perdemos tanto.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 20:40
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 20:36
Citação de: Soundwave em 25 de Abril de 2022, 20:35
Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 19:42
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 19:38
O Diego tem capacidade para fazer a diferença em qualquer lado. Sei que hoje em dia é moda qualquer extremo jogar com pé trocado, mas ele aproveita muito bem o facto de jogar na esquerda para fazer coisas que do outro lado não conseguiria. Este passe que ele fez hoje ou como fez contra o Sporting, só os faz porque está na esquerda. Pode sempre fazê-lo do outro lado com uma trivelada ou com o pior pé, mas nunca será com a mesma eficácia. Não creio que ele precise, ao contrário de muitos extremos, de mudar de lado para fazer a diferença regularmente. Tem um estilo de jogo quase futresco, que também jogava na esquerda sem qualquer problema em desequilibrar na mesma.

O último jogador que era quase Futresco pouco tem jogado no Arouca. E não estou a comparar o talento/potencial, sempre disse que não acreditava que o Tiago singrasse como extremo ao mais alto nível.

Ainda assim, isto é futebol de formação e os que têm maior dificuldade de singrar ou manter o nível no futebol sénior são os desequilibradores.

Jogadores da mesma zona do campo que joguem do mesmo lado do pé dominante, na sua maioria, serão uma espécie de 10, tipo Gaitán.

Lembrei-me do André Carvalhas. É mesmo como dizes.

O Diego parece não enganar, mas um gajo sabe lá.

O André Carvalhas era um anão e nem rápido era, se bem me lembro. Jogador altamente limitado fisicamente para o futebol de alto nível. Nada a ver com o Diego.
Eheh.

Não me digas que não era... e por acaso até o vi jogar ao vivo na altura. Se o Carvalhas era um atleta com condições mínimas para o alto nível, não aceito qualquer crítica a esse nível ao Dantas. Posso estar com falhas de memória em relação à velocidade, mas não creio. Pah, o Carvalhas tinha 1,65, por amor de deus. O Dantas, que é sempre ridicularizado, consegue ter mais 4cm que ele. E também não me parece que fosse nenhum animal mega resistente ao choque e tal.

André Sousa

Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 23:21
Não me digas que não era... e por acaso até o vi jogar ao vivo na altura. Se o Carvalhas era um atleta com condições mínimas para o alto nível, não aceito qualquer crítica a esse nível ao Dantas. Posso estar com falhas de memória em relação à velocidade, mas não creio. Pah, o Carvalhas tinha 1,65, por amor de deus. O Dantas, que é sempre ridicularizado, consegue ter mais 4cm que ele. E também não me parece que fosse nenhum animal mega resistente ao choque e tal.

Não faz qualquer sentido comparar o Dantas com o Carvalhas em termos físicos. É o mesmo que dizer que o Bernardo e o Messi são fisicamente semelhantes, ou que o Dantas também pode jogar a 8 porque o Iniesta também jogava.

O Carvalhas era baixo mas era relativamente rápido. Não era supersónico, mas era um jogador com uma mudança de velocidade forte, daí ser forte em espaços curtos no 1x1. Por exemplo, entre ele e o Jota, devia ser ela por ela, com a diferença de que o Carvalhas jogava preferencialmente sobre o corredor central.

E sim, era claramente mais forte que o Dantas, por exemplo.

Hölderlin

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 22:51
Citação de: Hölderlin em 25 de Abril de 2022, 22:06
O João Teixeira é outro exemplo. Mas lá está, confirmas um pouco o que digo, a surpresa no geral é negativa.

O meu problema é o "what if" nisto tudo. O Pêpê não teria outra carreira se tivesse sido lançado numa determinada fase do seu desenvolvimento? O Teixeira não teria tido seguimento, e motivação - que depois iria, neste cenário hipotético, fazê-lo trabalhar mais para competir num plantel superior - se o Jesus tivesse apostado nele?

Com estes, e aqueles que referiste, fica sempre a dúvida. Como com o Dantas neste momento. Como o Pote parecia uma incógnita quando chegou ao Sporting, e se calhar não teria tido a época de afirmação que teve se não tivessem apostado nele quando apostaram.

Não estou a dizer que os Agras, Caetanos, etc desta vida foram desaproveitados, a ideia é que sem talento não se faz nada. Ninguém passa o threshold que lhes conferimos, até porque sonhamos alto, mas não me lembro de um jogador limitado que tenha evoluído surpreendentemente.

O Bernardo e o Cancelo tinham qualquer coisa, o Semedo também, o João Carvalho também. Estão aqui tres tipos de carreira. Se juntarmos o Carvalhas são 4 patamares. Mas a verdade é que TODOS os que se estabeleceram como jogadores para as grandes ligas eram completamente diferenciados com 17/18 anos.

Eu acho que o Benfica tem falhado no lançamento dos seus melhores jogadores. É sintomático, e obviamente que sendo que o Jesus tem um enorme papel nisto, neste momento existe espaço para lançar jogadores num contexto mais competitivo e que está a ser desperdiçado.

Edit: a título de exemplo mais abrangente, é muito raro alguém ir buscar um extremo com 27/28 anos a um clube pequeno. Seja porque ele não tem capacidade para mostrar o que é capaz em ataque continuado, seja por parecer que só ataca com espaço, ou simplesmente porque não tem talento suficiente para jogar num patamar acima, a verdade é que se andas a pastar durante 3/4 anos da tua carreira, provavelmente perdeste o barco.

É negativa porque consegues fazer uma projeção de equipa A para a maioria dos jogadores, se tiveres em conta que isto não é uma progressão linear.

Repara: tiveste uma equipa do Benfica com Guedes, Romário e Nuno Santos na frente. Podes colocar as coisas desta forma: o Guedes rendeu, hoje em dia é jogador para ser titular no Benfica. O Nuno Santos teve uma lesão grave na equipa B, mas é titular do Sporting, ou pelo menos muito utilizado. Na altura, era um jogador que jogava a extremo direito e que rendia muito, com um pé esquerdo de grande qualidade. O Romário era um poço de força, ainda júnior de primeiro ano, podia perfeitamente ter resultado. O Rochinha, que era o médio ofensivo, apareceu a grande nível, o Guzzo, que era o 8 titular, tinha-se estreado com o Norton de Matos na equipa B sendo júnior de primeiro ano, e tinha imensa qualidade. O João Nunes tinha tanto hype como o António Silva.

A verdade é que desta equipa, se formos rigorosos, só um é que cumpriu o que prometeu, os outros ficaram todos aquém. Este exercício é passível de ser feito para quase todas as equipas que tivemos na UYL, por isso sim, é natural que a surpresa seja negativa, mas defendo que temos que ser realistas e restringir um pouco o lote porque o futebol sénior é um mundo completamente diferente.

É claro que os jogadores atingem rendimentos elevados muitas vezes por alguma sorte, na medida em que são situações voláteis que faz com que eles surjam e rendam a alto nível. Tens o exemplo do Ederson, que aparece porque o Júlio César se lesiona. Tens o caso do Lindelof, que é titular depois de ficarmos sem todos os centrais disponíveis. Tens o exemplo do Félix, que se preparava para ir empandeirado para o Marítimo e o Lage assume a equipa temporariamente e aposta nele. O Nelsinho só ganhou o lugar de novo porque o André Almeida partiu o nariz na pré-época, porque ia ser banco do André Almeida como aconteceu quando regressou de lesão. Há muitos exemplos destes.

É óbvio que é preciso qualidade para singrarem e é óbvio que, como disse, isto não é uma ciência linear, o que faz com que muitas vezes não baste meter os jogadores lá dentro. O Pedro Rodrigues e o João Carvalho, por exemplo, deviam ter sido apostas no ano do tetra, porque estavam a jogar enormidades na equipa B. O Pedro, com bola, tem/tinha mais qualidade que o Rúben Neves, por exemplo. Faltava-lhe algo sem bola, mas a qualidade que dava com bola estava num nível muito, muito alto. Era criatividade por todo o lado sendo um 6. O João Carvalho era a mesma coisa. Era dos melhores jogadores no último passe e ficou queimado após aquele jogo em Belém. Ele falhou, não jogou bem, mas foi uma filha da putice queimar um jogador daquele jeito tendo em conta a qualidade que tinha. Hoje o que fica é que "ah e tal, não aproveitou as oportunidades, se fosse bom tinha dado conta do recado", quando fez 171' repartidos por 9 jogos, no campeonato. 

Isso de ser totalmente diferenciado, vai na linha do que disse anteriormente. O Nelsinho, para mim, era diferenciado. Para a maioria não era. O João Carvalho, para mim, era diferenciado. Para a maioria não era.

Estabelecidos, com essa idade, só me recordo do Renato, por exemplo. Os outros... o Bernardo e o Cancelo, com 18 anos, estavam nos juniores. Com 19 estavam na equipa B, e um ano mais tarde estavam lá fora. O Fèlix, com 18 anos, ia alternando entre a B e os sub-19 (levou o Benfica ao colo para o título de juniores). O Rúben Dias deixava muitas dúvidas, o que é normal, mas com 18 anos estava na equipa B. O Ederson estava no Rio Ave.

Isto para dizer que o ser diferenciado é subjetivo e, infelizmente, para muita gente depende do resultado final, ignorando todo o processo.

Dos que passaram pelo CFC, o grupo de elite, para mim, era composto por Bernardo, Cancelo, João Carvalho, Renato, Pedro Rodrigues, Félix e Gédson. Depois, vinha o Guedes, o Rúben, o Florentino, o Jota, o Guga, o Paulo Bernardo, Buta, João Teixeira e afins. Agora, o primeiro lote, e à exceção do Gédson que me desiludiu bastante na equipa A, acho que todos tinham capacidade para singrar e chegar a um nível altíssimo (grande parte chegou mas lá fora).

Sim, tens razão. E falaste de alguns de quem esperava mais, especialmente o Guzzo, Guga e João Nunes. Claro, na forma como eu via o futebol naquela altura; neste momento nao olho para o Brito como jogador de topo com 100% de certeza, não depois de ver o Florentino estagnar nos últimos anos.

As lesões lixaram alguns deles, sendo o Guga o maior exemplo, e outros foram vítimas de mau aproveitamento por parte de Benfica (o Nunes teria sido um Miguel Vitor). O Guzzo teve uma carreira, até determinado ponto, semelhante à do Nuno Santos que é nosso (até a meados desta época, em que começou a carburar a outro nível, e que pode ser um pico de forma inconsequente). O João Teixeira, por exemplo, foi uma desilusão enorme cuja carreira está a ser seguida pelo Carvalho. O Rochinha levava broches escritos aqui durante uma fase na B.

Mas outra verdade aparente da formação do Benfica é que quase ninguém - e estou a dar um certo espaço de suspensão de crença do que sei - se destacou sem tempo de B (>40 jogos).

A situação aqui é: quem é diferenciado? É que eu não acho os Cruzes diferenciados. Não acho o Ganchas diferenciado. Não acho o Kokubo jogador para o Benfica. Mantenho-me silencioso sobre o Gouveia ou o Resende, mas sei que o Gonçalves fazia o que eles fazem na B.

Agora, o Diego Moreira faz coisas que eu acho que o Tiago Araújo não fazia, o Martim Neto pode ser um jogador entre o 8/10 a médio prazo, o Henrique Araújo é um avançado com olho e associativo... Os centrais são excelentes para a sua faixa etária.. o Rafael Brito mostra níveis de construção que o Florentino não tem..

Não acho que seja uma geração muito longe da do Felix. Acho sim que depende muito de como o Benfica gerir a sua evolução, e isso é a parte que deveria preocupar todos os benfiquistas. Porque claramente até aos 17/18/19, estamos a fazer um bom trabalho.

O Tomás Araújo teria aparecido se o Otamendi e o Jan se tivessem lesionado, o Araújo apareceu porque o Seferovic se lesionou. A questão é que sub-rendimento deveria ser como lesão no Benfica.

Já em relação ao Buta, queria-o cá para ontem.

ForçadoBloqueio

Citação de: bmuc79 em 25 de Abril de 2022, 23:02
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 22:43
Citação de: Mjölnir em 25 de Abril de 2022, 22:36
Citação de: ForçadoBloqueio em 25 de Abril de 2022, 22:24
Quanto tempo até o nojo da CS controlada pela Aliança do Altis dizer que a maldição é só para a equipa A? :2funny:

Odd 1.05
Seria normal, naturalmente o Húngaro não se estava a referir a uma competição juvenil. Penso que nem a uma Liga Europa. Há várias interpretações, mas poderia estar a fazer menção ao que tinham acabado de conquistar.

A interpretação correcta é a que dá para foder mais o Benfica. Já sei desse critério. Quando perdemos as outras 3 era a maldição, agora que ganhámos a maldição não se aplica a eles. Boa tentativa! :rir:

Se ganhares a LE só se aplica à CL.

E se ganhares a CL só se aplica à TCE.

;D

Fácil. :rir:

Cloughie

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 23:14
Citação de: joaoreis em 25 de Abril de 2022, 23:08
E muito Benfica.

https://desporto.sapo.pt/futebol/championship/artigos/martin-oneill-joao-carvalho-tem-de-esquecer-o-que-podia-ter-sido-no-benfica

Como se está a dar agora?

Está no Olympiacos. A sua segunda época no Forest foi mais abaixo e depois foi sempre a descer.

Pensei que com o Cooper ia ser desta.
Mas acabou por nunca ser aposta, provavelmente para o mandarem para o Olympiacos.

A 1ª época dele no Championship foi muito boa. Tal como o Nélson Oliveira.
Faltou continuar.

André Sousa

Citação de: Livrinhos em 25 de Abril de 2022, 23:18
Totalmente de acordo.

O problema aqui é só um, não jogam putos, para jogar merda.

Porque ninguém pode esperar que apareça um puto que jogue numa equipa que tem Javi, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo, por exemplo. O problema é não jogar um Tiago Gouveia, numa época dada como perdida desde Dezembro, para jogarem Gil Dias e Diogo.

O problema aqui, é uma estrumetura inteira mais uma equipa técnica, acharem que o melhor para o Félix era ir em Janeiro para o Maritimo.

Porque no fim, tudo resumido, não tendo o poder económico de equipas de topo, investimentos no Seixal e fizemos uma das melhores academias de formação, para quê? Com que objetivo desportivo?

Custa-me ainda mais, porque vejo muitos destes putos, manter uma ligação muito forte ao clube, mesmo tendo por cá andado pouco tempo (falando de equipa A...)

Espero que possam evoluir na B, e tenham as suas devidas oportunidades na A para poderem ser devidamente avaliados.

Não sei até que ponto os putos fariam melhor, apesar de concordar que chega a ser vergonhoso o Benfica lançar André Almeida e Gil Dias, principalmente depois de gastar uma batelada de dinheiro.

No entanto, acho que aquilo que deve ser feito é mesmo lançar miúdos em super equipas, como as que tivemos no ano em que limpámos tudo em Portugal e no segundo ano do RV. Isto, obviamente, sempre que possível.

O grande problema disto é que aqui os adeptos já se estão pouco cagando para a formação. Basta lembrar o que se ouviu relativamente ao Cancelo e ao Bernardo em 13/14, numa altura em que ambos tinham mais que qualidade para serem opções na equipa A, ou o que se disse em 16/17, numa altura em que podíamos ter lançado Pedro Rodrigues e João Carvalho, quando jogámos contra o 1º Dezembro, para a Taça de Portugal (vencemos por 2-1, com um golo do Luisão nos descontos). Nesse jogo até jogou o craque Celis, só para se ter uma ideia, mas o feedback é que o RV tinha feito muito bem (basta consultar o tópico do jogo).

Aqui é que os jovens têm grandes hipóteses de singrarem, porque estão num ambiente relativamente controlado e têm nos primeiros jogos um espaço para jogarem sem terem o peso de resolver.

Hölderlin

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 23:25
Citação de: MonstroDasCuecasRotas em 25 de Abril de 2022, 23:21

Não faz qualquer sentido comparar o Dantas com o Carvalhas em termos físicos. É o mesmo que dizer que o Bernardo e o Messi são fisicamente semelhantes, ou que o Dantas também pode jogar a 8 porque o Iniesta também jogava.

O Carvalhas era baixo mas era relativamente rápido. Não era supersónico, mas era um jogador com uma mudança de velocidade forte, daí ser forte em espaços curtos no 1x1. Por exemplo, entre ele e o Jota, devia ser ela por ela, com a diferença de que o Carvalhas jogava preferencialmente sobre o corredor central.

E sim, era claramente mais forte que o Dantas, por exemplo.

Eu acho o Jota extremamente parecido com o Ricardo Horta. Na linha de jogo, não em qualidade neste momento, obviamente. Mas parece o estilo de jogo que mais lhe seria benéfico.

MonstroDasCuecasRotas

Citação de: André Sousa em 25 de Abril de 2022, 21:28
Citação de: Hölderlin em 25 de Abril de 2022, 20:40
Mas a questão é: houveram surpresas positivas? Francamente lembro-me só do Lindelof, e admito que não o acho um jogador de topo.

Depende de como observarmos o copo.

Hoje é fácil dizer que o Bernardo, o Cancelo, o Félix, o Renato e outros, eram foras de série e que estava na cara que iam singrar, mas isso esteve muito longe de ser assim. O Cancelo e o Bernardo, principalmente estes, foram vistos de lado durante um bom período de tempo. O Cancelo porque não sabia defender e o diabo a quatro e o Bernardo porque fisicamente era fraco.

Aliás, basta olhar para os casos do Gédson e do Florentino que se acabassem por fazer uma carreira ao nível do seu potencial, principalmente o primeiro, não iam faltar pessoas a dizerem que nunca tinham duvidado, quando o que se vê é obviamente o contrário..

Isso vê-se naqueles que não singraram ao mais alto nível. Tipos como o João Carvalho, que tinham uma qualidade e um potencial absurdos, hoje estão muito abaixo do que podiam mostrar e 9 em cada 10 pessoas dir-te-á que apenas eram bonzinhos, ou então que "tinham qualidade com a bola nos pés mas o futebol é muito mais que isso", e pardais ao ninho.

É a tal história de jogar no euromilhões depois de saber o resultado.

A formação do Benfica não ganhou qualidade do dia para a noite para haver um hiato enorme entre as gerações pré e pós 94.

O Carvalhas, que falaram aí, e a quem eu nunca atribuí um potencial de Bola de Ouro como muitos pareciam fazer, era de facto muito bom jogador. Dessas gerações, jogadores como o Miguel Rosa, que se tornou num jogador completamente diferente daquilo que era na formação e de onde podia jogar aos mais alto nível, ou como o Romeu Ribeiro, tinham muito, muito potencial. Mas lá está, não singraram, por isso falar deles ao dia de hoje parece meio absurdo e não tardam a chegar os clichés "se fosse mesmo bom tinha chegado à equipa A do Benfica, euheueheueh".

Dando um exemplo concreto da formação que mostra como é que isto funciona: O Pedro Rodrigues, quando apareceu na equipa B, o pensamento comum, se o podermos chamar assim, é que seria jogador da equipa A a curto prazo. Depois de uma época, apareceu o Florentino. O que não faltaram foram pessoas a dizer que o Florentino tinha muito mais capacidade que o Pedro Rodrigues, porque A, B e C. Na época passada, o Florentino passou para segundo plano e já era o Rafael Brito que tinha muito mais hipóteses.

Isto é transversal a todos os jogadores, basicamente. Hoje fala-se em apostar no Martim, quando temos na equipa A o Paulo Bernardo que pouco jogou/mostrou. Fala-se em apostar no Henrique Araújo, quando temos o Gonçalo Ramos que ainda não se assumiu a um nível considerável na equipa A naquilo que pode realmente dar à equipa na frente de ataque, vide golos. A seguir, o Martim e o Henrique, vão passar à história, caso fiquem na equipa B mais uma época ou sejam promovidos à equipa A e acabem por não jogar ou não render, e afinal vai-se perceber que o João Neves e o Hugo Félix é que são.

O Bernardo pelos nem jogou durante uns anos, dito por ele próprio, por causa de ser pequeno e da mentalidade que ainda havia na altura de escolher por fita métrica e balança. E o Cancelo de facto andou perdido psicologicamente, mas discordo completamente de ti quanto a eles: tinham nitidamente potencial para foras de série, olhasses como olhasses. Não creio que fosse sequer preciso jeito para avaliar jogadores para ver isso. E sou sincero, acho pura conversa de encher chouriço estarmos a metê-los na mesma frase de Carvalhas e João Carvalho. Mas isso tem a ver com termos conceitos diferentes de talento e de graus de talento. O standard no tempo do Carvalhas é que era outro totalmente diferente e a malta agarrava-se desesperadamente ao que havia. O Carvalho? Hmmm, era jeitosinho, como outros.

Hölderlin

E André, acho que não podes dizer que a maioria aqui no SB não achava o João Carvalho diferenciado. Sabendo que isto é por ondas, acho que o Carvalho era o tipo de jogador que granjeava consenso... até ser lançado, inconsequentemente, num estilo de jogo que não se enquadrava nas suas características.

Se me permitem esticar a corda, até o Chiquinho foi mal lançado, e é um jogador que não tem o baseline do Carvalho. Mas podia e deveria ter sido mais relevante no Benfica. O problema começa na inexistência de uma sinergia entre equipa B e A, e nos últimos anos, que coincidem com um output interessante do Seixal, com um treinador que em 8 anos esteve no clube a destratar tudo o que vinha da B e não se enquadrava no seu estilo de jogo.

Em alturas tinhas a B a jogar em 4-3-3, e a A a jogar em 4-4-2 missão suicida com um 6 e dois extremos a fazer de alas. E isto também se aplica ao Rui Vitória. Aliás, o único extremo que ele lança é o Guedes, e porque o Guedes é muito expansivo verticalmente, e o Bombo já estava num 4-5-1 que se desenvolvia para um 4-2-4 sempre que a coisa corria mal.

Isto para dizer que o problema é muito mais estrutural do que da qualidade (ou falta dela) do trabalho de formação.