Movimento 1 SÓCIO = 1 VOTO

nfgl

Citação de: St_John Chrysostom em 28 de Abril de 2024, 12:23
Citação de: GloriosoSLB1904 em 28 de Abril de 2024, 12:13
Citação de: St_John Chrysostom em 28 de Abril de 2024, 12:08
Citação de: Ru10 em 28 de Abril de 2024, 12:01
Citação de: Sexta-Feira em 28 de Abril de 2024, 11:58Não é preciso ser 1 voto.
Mas de 1 a 5 votos de acordo com os anos de sócio.

Sejam razoáveis.
Porquê?

E evitem as respostas de se fazerem sócios um ano antes de eleições e irem a votos, que isso era facilmente resolvido: só sócios que tenham vivido um mandato de 4 anos podem votar no seguinte.

O Benfica é uma "Empresa" e se nas empresas existem diferenças consoante o numero de "Posição" no grupo aqui também deve ser igual mas em termos de anos de sócio.

Não devem ser 50 o número máximo mas um número menor de 10/15 por exemplo para premiar a fidelidade de quem é mais antigo em termos de anos de Sócio.

E sim acho que o Benfica é uma Empresa e já devia ter sido comprado faz tempo por um Magnata.

Benfica não é uma empresa. É uma associação desportiva. Tem empresas dentro do seu universo, mas sócios não votam diretamente nelas.

Para mim é já que eu considero como uma  empresa já que quem existe  SAD cotada em Bolsa, resultados financeiros a serem apresentados e reporta para a CMVM.

O que tem que ser feito é acabar com as casas terem votos e outras coisas.


Para ti ser não é muito relevante.
É ler os estatutos e entender o que é o Benfica.

nfgl

Citação de: K9Pitbull em 28 de Abril de 2024, 13:57Já não me lembro quando foi aprovada está parolada dos 50 votos e do betão a votar. Mas aposto que deve ter sido numa quarta feira à noite com uns 100 votos a favor, ou algo parecido.

Agora para a alterar vai ser o cabo dos trabalhos.

Os votos das casas foi na década de 80.

Redflyeagle

Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 11:14
Citação de: K9Pitbull em 28 de Abril de 2024, 13:57Já não me lembro quando foi aprovada está parolada dos 50 votos e do betão a votar. Mas aposto que deve ter sido numa quarta feira à noite com uns 100 votos a favor, ou algo parecido.

Agora para a alterar vai ser o cabo dos trabalhos.

Os votos das casas foi na década de 80.
Foi com o Vieira

nfgl

Citação de: skydevil em 28 de Abril de 2024, 14:04
Citação de: LuigiSLB83 em 28 de Abril de 2024, 13:59Concordo com o sistema 1 sócio= 1 voto.
Mas tenham noção, que mesmo que tivesse sido assim, que as eleições teriam o mesmo resultado. Vieira e RC ganharam sempre em todas as faixas de antiguidade.

Certo. Mas não estamos a discutir o passado recente, estamos a acautelar o futuro em consonância com a génese democrática do clube.

Se um Rui Costa, um Filipe Vieira ou outro qualquer ganharem num sistema de 1 sócio/ 1 voto, então só temos de aceitar o resultado da democracia.

Com estruturação de votos identica à actual o João Santos ganhou ao Fernando Martins, por exemplo.


fpie

tirando aqui, este tipo de "vantagens" usa-se mais onde? 

nfgl

Citação de: Axwell em 28 de Abril de 2024, 14:52O que podemos nós, sócios, fazer para colocar a revisão dos estatutos novamente na ordem do dia?

Começar por conhecer os estatutos é um bom ponto de partida.

nfgl

Citação de: Di Nes em 28 de Abril de 2024, 15:13
Citação de: DeSousa em 28 de Abril de 2024, 14:58
Citação de: Axwell em 28 de Abril de 2024, 14:52O que podemos nós, sócios, fazer para colocar a revisão dos estatutos novamente na ordem do dia?
Ir em massa as AGs

Se as AGs forem marcadas em dias e horas decentes certamente que mais pessoas vão

Não acredito.

player12

Citação de: Axwell em 28 de Abril de 2024, 14:52O que podemos nós, sócios, fazer para colocar a revisão dos estatutos novamente na ordem do dia?
É fazer pressão na AG e todos os dias nas redes sociais.

osanto

Citação de: nfgl em 29 de Abril de 2024, 10:52
Citação de: SLBRulez em 28 de Abril de 2024, 10:47
Citação de: jjlope00 em 28 de Abril de 2024, 10:36Isto é uma aberração.



A cena das casas e filiais mata-me por completo, como é possível?

A inclusão dos votos das casas e filiais nos estatutos é muito anterior ao Vieira.
É possível porque os sócios na altura assim votaram os estatutos.

A título de curiosidade, sabes quantas casas e filiais existiam quando foi implementada essa medida? Gostava de saber se ja nessa altura tinham má fé.

Quanto à possibilidade de se votar nas casas do Benfica, do ponto de vista teórico faz todo o sentido, conseguimos chegar a mais socios, no entanto com o nivel de dirigentes instalado no clube, mais depressa vejo a casa com uma pilha de cartoes e a mesma pessoa a votar no mesmo candidato. Como nao confio no sistema atual, nao defendo o voto nas casas do Benfica.

Para mim o justo seria sempre 1 socio 1 voto, mas se tiver q existir diferenciação nunca deveriam ser mais do q 5 votos.

nfgl

Citação de: EagleVision em 29 de Abril de 2024, 08:36É triste só se ter iniciado esta discussão depois de vermos o que aconteceu a norte, mas não deixa de ser bastante positivo que isto esteja, finalmente, na ordem do dia!

A discussão tem décadas.

nfgl

Citação de: Hylian em 29 de Abril de 2024, 09:51
Citação de: Filipevermelho em 29 de Abril de 2024, 09:42Ou seja um sócio anda a pagar cotas a vida inteira e um que se fez por interesse pontual ambos vão ter direito a um voto... Tá bem.


Realmente, não dá jeito nenhum sistemas democráticos

Ao mesmo tempo, um velho bronco Vieirista vale mais que eu porque nasceu primeiro, mesmo democrático.

Premeie-se a antiguidade com outras coisas, não com votos.

Dá sim, e o sistema é democrático.
Mas como quase ninguém conhece o documento mais importante do clube passam a vida a queixar-se que não há democracia.

Por outro lado nem sempre a democracia é aplicável nem convém que seja.
Caso contrário nas sala de aula votava-se para de decidir o que se fazia em cada dia, nas casas de familia votava-se para decidir tudo e mais alguma coisa, etc, etc.

nfgl

Citação de: Hylian em 29 de Abril de 2024, 10:28Depois espantam-se da abstenção.

Conheço imensa gente que não vai votar ou deixa de pagar depois porque não faz sentido um velho valer por 50 deles.

Premiar a longevidade, lol, papam tudo

Não conheço 1 pessoa que tenha deixado de ser sócio por esse motivo.

nfgl

Citação de: filc em 29 de Abril de 2024, 10:29
Citação de: Bleach em 29 de Abril de 2024, 09:59Além de isso não mudar nada , sou contra , há que premiar quem ajuda o clube há mais tempo de alguma forma.

Um socio faz o filho sócio mal ele nasce, aos 20 anos e sem ter posto os pés no estádio tem direito a 20 votos.
Outro rapaz, não teve possibilidades antes, arranja emprego aos 18 anos, vai ao estádio todos os jogos e tem direito a 1 voto.
Achas justo?

Os socios têm de valer o mesmo, podem é ter de pagar menos para o serem.

Diria que à data de hoje esse é um cenário que não existe.
Ir a todos os jogos?

nfgl

Citação de: FTG em 29 de Abril de 2024, 10:40Premeiem os mais velhos com uma ida ao estádio por ano, uma redução nas quotas, umas visitas ao museu, até  uma camisola e um cachecol de oferta de 5 em 5 anos, cenas materiais.

Votos, não faz sentido nenhum.

E certamente, muitos dos que estão aqui a escrever terão mais que um voto.

Tenho 20, por exemplo

Isso é tratar os sócios como clientes.
Exatamente aqui de que a malta se queixa.

N1c0

Não sei se já puseram aqui o sistema dos lagartos (bem mais equilibrado que o nosso):

A quantos votos tem direito um sócio?

Há duas tipologias diferentes de sócio.

Os sócios "Efetivo A" a partir do momento em que completam 1 ano, ininterrupto, como sócio do Clube têm direito a 2 votos. A cada 5 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.

Os sócios "Efetivo B" a partir do momento em que completam 1 anos, ininterrupto, como sócio do Clube tem direito a 1 voto. A cada 10 anos ganha-se o direito a mais 1 voto.