As Finanças do Benfica

Aguia_Rea1

não há consolidação de contas e depois "o clube deve 50M á SAD", consolidado, lá eram mais 50M de buraco na SAD

mas depois consolidar o clube com a SAD não interessa? não dá jeito :whistle2:

tecoteco

Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Setembro de 2014, 13:28
Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:26
Citação de: Benfiquista de braga em 03 de Setembro de 2014, 13:21
Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 12:56
Citação de: Benfiquista de braga em 03 de Setembro de 2014, 12:44
A argumentação é forte de lado a lado...

O custo mais preocupante é o dos juros. Teco, não conseguimos abater o passivo de forma gradual para conseguir baixar esses juros? Esse valor seria fantástico para ordenados por exemplo.

Claro que conseguimos abater passivo ;)
O Passivo tem estado sempre idêntico ao Activo Liquido (e não com o Activo Bruto).
- Dentro de 1 a 2 anos espero que o clube pague 50M€ à SAD.
- Dentro de 10 anos, tens as infra-estruturas avaliadas em 50% do preço de custo. 250M€ / 125M€. Colocas mais 60M€ de abate ao passivo.

Ou seja, sem grandes operações em 2024 o passivo consolidado da SAD pode ficar abaixo de 300M€, mantendo-se um activo bruto a rondar os 550M€ a 600M€. 50% do investimento total pago.

Nesse cenário, em 2024 o cenário pode ser este:
550M€ de activo bruto
300M€ de passivo
300M€ de facturação anual (pelo menos duplicará numa década)

em 2004 - 5 anos de "facturação" cobrem o passivo.
em 2014 - 2,5 anos de "facturação cobrem o passivo.
em 2024 - 1 ano de "facturação" cobre o passivo.

Perguntas de quem não percebe nada disto (desculpa se não sei coisas básicas):
Porque o clube irá pagar 50M à SAD? é uma divida? um aumento de capital?
O que te faz acreditar que teremos uma aumento para 300Milhoes de facturação?
Que peso poderá ter a BTV e os patrocínios nestes valores?
Dizia Camacho que um Ronaldinho se pagaria pelas vendas de camisolas (há muitos anos atras), ainda acreditas nisto?

Sim o clube deve 50M€ à SAD, e isso está reflectido também no passivo da SAD.
O Clube agora tem 75% de receitas das quotizações, em vez de 25%.
Como tal tem instrumentos para obter um financiamento a 10 anos e pagar 50M€ em 2015 à SAD.

explica lá devagarinho como é que o clube deve 50M á SAD (porque já agora?) e isso "está reflectido também no passivo da SAD"

;D

Ok ao menos admites que não pescas nada disso ;)

Aquando da reorganização do Grupo Benfica (da qual aliás fui critico) a Benfica Estádio passou para a Benfica SAD, e após um processo complexo, a divida do clube à Benfica Estádio, passou em parte para a SAD.

Como na altura o clube ficou sem capacidade de financiamento, (tinha poucas receitas) foi a SAD a emprestar €€€ ao clube e principalmente via sgps, ao clube. Neste momento o valor que o clube deve à SAD em termos de empréstimos e dividas intra-grupo ronda os 50M€.

Espero que em 2015 isto fique resolvido senão vai voltar a haver "barulho" :rir:

tecoteco

Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Setembro de 2014, 13:30
não há consolidação de contas e depois "o clube deve 50M á SAD", consolidado, lá eram mais 50M de buraco na SAD

ó "génio", na consolidação as operações INTRA-GRUPO não entram na equação.

Não PESCAS mesmo NADA disto. Porra!!! :rir:

Aguia_Rea1

pronto o meu trabalho está feito, fica pra quem quiser ler. Deliciem-se. Espero que ele nao edite estes ultimos posts.

trainmaniac

Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:25
Citação de: trainmaniac em 03 de Setembro de 2014, 13:18
Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:16
Citação de: trainmaniac em 03 de Setembro de 2014, 13:14
O Benfica não consolida por uma razão muito simples: publicaria constantemente relatórios com o capital próprio negativo.

o benfica tem 90% do passivo na SAD.
Atendendo à campanha vergonhosa da comunicação social nos últimos anos é natural que não o faça PUBLICAMENTE.
Ainda para mais quando o Sporting e o Porto têm mais de 50% do passivo escondido ;)

Para já comigo não contas para falar dos outros. A minha história neste fórum praticamente sempre se fez assim, e assim continuará.

Relativamente ao Benfica, 90% do passivo está na SAD, mas o clube tem capitais extremamente negativos também.

os capitais próprios "reais", como bem sabes, são muito positivos.
Basta analisar os jogadores. custaram 180M€ e estão avaliados por 90M€ ;)

Desde Janeiro em 10 vendas o Benfica poderia ter feito 200M€ (Matic 25M€, A. Gomes+Rodrigo 45M€, Markovic 12,5M€, Oblak 16M€, 3 jovens da B 40M€, Enzo Perez 25M€, Gaitan 35M€).

Não acredito que falaste mesmo nisso, com tamanha desvalorização dos passes este Verão face ao que tanta gente como tu por aqui falava.

Enfim, eu para este tipo de debates não tenho paciência.

tecoteco

Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Setembro de 2014, 13:34
pronto o meu trabalho está feito, fica pra quem quiser ler. Deliciem-se. Espero que ele nao edite estes ultimos posts.

Não há nada para editar.. o clube tinha 25% de quotas... algo que aliás sempre critiquei.
Agora tem 75% de quotas. O clube andou a ser prejudicado.

Como tal em 2015 terá condições para pagar 50M€ de passivo que ficou na SAD.

Sabes por acaso quanto representa 75% de quotas anuais ó "génio"? :rir:

tecoteco

Citação de: trainmaniac em 03 de Setembro de 2014, 13:34
Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:25
Citação de: trainmaniac em 03 de Setembro de 2014, 13:18
Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:16
Citação de: trainmaniac em 03 de Setembro de 2014, 13:14
O Benfica não consolida por uma razão muito simples: publicaria constantemente relatórios com o capital próprio negativo.

o benfica tem 90% do passivo na SAD.
Atendendo à campanha vergonhosa da comunicação social nos últimos anos é natural que não o faça PUBLICAMENTE.
Ainda para mais quando o Sporting e o Porto têm mais de 50% do passivo escondido ;)

Para já comigo não contas para falar dos outros. A minha história neste fórum praticamente sempre se fez assim, e assim continuará.

Relativamente ao Benfica, 90% do passivo está na SAD, mas o clube tem capitais extremamente negativos também.

os capitais próprios "reais", como bem sabes, são muito positivos.
Basta analisar os jogadores. custaram 180M€ e estão avaliados por 90M€ ;)

Desde Janeiro em 10 vendas o Benfica poderia ter feito 200M€ (Matic 25M€, A. Gomes+Rodrigo 45M€, Markovic 12,5M€, Oblak 16M€, 3 jovens da B 40M€, Enzo Perez 25M€, Gaitan 35M€).

Não acredito que falaste mesmo nisso, com tamanha desvalorização dos passes este Verão face ao que tanta gente como tu por aqui falava.

Enfim, eu para este tipo de debates não tenho paciência.

desvalorização de passes???? qual desvalorização?
Duvidas que o Benfica faria 200M€ em vendas?

Devido ao "barulho" tiveram de adiar a confirmação dos 3 putos.
O Enzo passa para Janeiro.
O Gaitan em principio passa para Julho.

Eram 200M€ em 10 vendas.

E defendes tu que os jogadores todos valem 90M€ ;)

VodkaBoy

O custo mais preocupante é o dos juros. Teco, não conseguimos abater o passivo de forma gradual para conseguir baixar esses juros? Esse valor seria fantástico para ordenados por exemplo.

O Passivo tem estado sempre idêntico ao Activo Liquido (e não com o Activo Bruto).
- Dentro de 10 anos, tens as infra-estruturas avaliadas em 50% do preço de custo. 250M€ / 125M€. Colocas mais 60M€ de abate ao passivo.

Ou seja, sem grandes operações em 2024 o passivo consolidado da SAD pode ficar abaixo de 300M€, mantendo-se um activo bruto a rondar os 550M€ a 600M€. 50% do investimento total pago.

550M€ de activo bruto
300M€ de passivo

Essa futurologia também foi feita em 2003, aquando da construção do novo Estádio.
Todos aqueles que como tu, previram um mar de rosas por alturas de 2013, equivocaram-se redondamente.

Espero sinceramente que não seja o teu caso.

tecoteco

Citação de: VodkaBoy em 03 de Setembro de 2014, 13:50

550M€ de activo bruto
300M€ de passivo

Essa futurologia também foi feita em 2003, aquando da construção do novo Estádio.
Todos aqueles que como tu, previram um mar de rosas por alturas de 2013, equivocaram-se redondamente.

Espero sinceramente que não seja o teu caso.

esse "mar de rosas" não foi meu seguramente ;)

Já por imensas vezes demonstrei opinião contrária à aposta no betão, e até era defensor de um estádio municipal para os 2 clubes de lisboa, se tivesse existido tempo para uma solução desse género.

Tal como defendi desde sempre que também no Porto deveria haver um estádio para os 2 clubes, e alguns dos estádios do euro2004 não faziam sentido.

tal como não fazia sentido a nova ponte do tejo, novo aeroporto, 3ª autoestrada porto-lisboa, etc.

mas que queres? nos últimos anos tenho andado contra a corrente e o resultado foi o que se viu ;)

Se o Benfica resistiu aos últimos 10 anos, os próximos 10 anos serão mais fáceis em termos financeiros... isto se não forem muito "azelhas" em termos desportivos.

Pelo menos nos últimos 5 anos, os resultados desportivos melhoraram.

PeteTownsend

Temos que pensar que a consolidação das contas do universo Benfica traria transparência à gestão do Clube. Ora, qual o rumo para o qual temos caminhado? O contrário.

Sócio desinformado é sócio manipulável.

O tecoteco respondeu bem à questão do passivo do Clube com a SAD, mas não teve em conta a evolução do financiamento com capitais alheios (empréstimos da banca e empréstimos obrigacionistas). Nada na atual conjuntura nem na evolução histórica dos últimos dez anos sugere uma guinada no modelo de gestão; novos passivos continuarão a abater antigos passivos e a financiar o investimento na equipa de futebol (com o consequente aumento dos gastos operacionais, nomeadamente com pessoal), inflacionando o orçamento em relação à realidade. Eu nem quero imaginar o dia-a-dia em termos de tesouraria, que já sinto pena de quem lá trabalha...

trainmaniac

Citação de: PeteTownsend em 03 de Setembro de 2014, 14:21
Temos que pensar que a consolidação das contas do universo Benfica traria transparência à gestão do Clube. Ora, qual o rumo para o qual temos caminhado? O contrário.

O tecoteco respondeu bem à questão do passivo do Clube com a SAD, mas não teve em conta a evolução do financiamento com capitais alheios (empréstimos da banca e empréstimos obrigacionistas). Nada na atual conjuntura nem na evolução histórica dos últimos dez anos sugere uma guinada no modelo de gestão; novos passivos continuarão a abater antigos passivos e a financiar o investimento na equipa de futebol (com o consequente aumento dos gastos operacionais, nomeadamente com pessoal), inflacionando o orçamento em relação à realidade. Eu nem quero imaginar o dia-a-dia em termos de tesouraria, que já sinto pena de quem lá trabalha...

Até porque precisamente pelas questões dos financiamentos é que um negócio tem muito que ver com o dinheiro em cash que efectivamente gera. E o Benfica a ser obrigado a contrair novos empréstimos, mostra que tem um problema.

Miklosf0rev3r

Queres mais desinformação que este tópico?

Pedro Nunes 28

As vendas realizadas são mesmo para isso...no dia que não houver ninguem para vender a um preço razoável.....vai ser o fim....ficas sem dinheiro para ordenados....etc...a gestão do Benfica é patética..ao nivel de um qualquer café de esquina !

Rui Costa

Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:37
Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Setembro de 2014, 13:34

Não há nada para editar.. o clube tinha 25% de quotas... algo que aliás sempre critiquei.
Agora tem 75% de quotas. O clube andou a ser prejudicado.

Como tal em 2015 terá condições para pagar 50M€ de passivo que ficou na SAD.

Sabes por acaso quanto representa 75% de quotas anuais ó "génio"? :rir:

Pertinente. Quanto é que representa?

Aguia_Rea1

Citação de: tecoteco em 03 de Setembro de 2014, 13:32
Citação de: Aguia_Rea1 em 03 de Setembro de 2014, 13:30

ó "génio", na consolidação as operações INTRA-GRUPO não entram na equação.

Não PESCAS mesmo NADA disto. Porra!!! :rir:

ainda nao percebi como a SAD ter dinheiro a receber do clube aparece no passivo da SAD. Queres esclarecer?  :smokin: