Sporting CP 1 - 1 SL Benfica

    Competição
    Fase
    Fase Regular
    Ronda
    17ª Jornada
    Data
    Qua, 13 Dezembro, 2023, 19:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    Canal 11

     

    LANCE TRAIÇOEIRO DITA O EMPATE

     

    Os Juvenis do Benfica dividiram pontos com o Sporting no jogo da 17.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional Sub-17, resultado construído com um golo e um autogolo das águias.

     

    As equipas de Juvenis do Benfica e do Sporting dividiram pontos na partida da 17.ª jornada da Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional, em Alcochete. O resultado foi construído com um golo de João Afonso e um autogolo de Rafael Quintas.

     

    Tarde/noite de dérbi nesta quarta-feira, 13 de dezembro, em jornada antecipada. De visita ao reduto do Sporting, o Benfica mostrou consistência, pressionou e carregou até final, mas não conseguiu os três pontos.

     

    Depois do empate a uma bola no jogo da 6.ª ronda, a história repetiu-se. No Estádio Aurélio Pereira, início de jogo equilibrado, com os dois emblemas a procurarem chegar às balizas contrárias e os guarda-redes a afastarem perigos de maior.

     

    Em jogo de ritmo elevado, o Benfica inaugurou o marcador com um golo madrugador, aos 9'. Num erro defensivo do adversário, de desentendimento entre Atanásio Cunha e Afonso Lee, João Afonso ganhou o esférico e atirou para o fundo das redes verdes e brancas.

     

    Em evidência no Sporting, Winilson Lopes imprimia velocidade e distribuía o jogo dos leões, que, na área encarnada, encontravam um Benfica pressionante e coeso na defesa.

     

    No minuto 22, um passe impreciso de Micheé Ndembi permitiu a Rafael Camacho recuperar. Antes de o médio tentar o remate, Leonardo Lopes antecipou-se e susteve o esférico. Começava aqui uma série de importantes defesas do guarda-redes das águias.

     

    Volvidos três minutos (25'), Flávio Gonçalves cruzou para a zona da baliza, onde Diogo Martins se preparava para receber e rematar. Seguro, Leonardo Lopes agarrou.

     

    Numa toada mais defensiva, depois de algum tempo sem rematar, aos 26' João Afonso trabalhou com João Capucho e atirou por cima da baliza de Alexandre Tverdohlebov.

     

    No minuto 30, o Sporting protagonizou sucessivas investidas, a porem à prova a organização defensiva das águias, onde Rafael Quintas foi figura de destaque com vários bloqueios.

     

    Apesar desta postura menos ofensiva, os comandados por Tiago Pina jogavam com conforto e obrigavam os verdes e brancos a circularem com rapidez. A urgência de circulação levava ao erro, e o Benfica, bem na recuperação, controlava as incidências do dérbi.

     

    Aos 41', Leonardo Lopes voltou a brilhar na baliza encarnada. Num lance que nasceu de um canto marcado por Sandro Nascimento, Atanásio Cunha rematou forte para defesa incompleta do guardião benfiquista. Na recarga, Diogo Martins cabeceou por cima. Com bons reflexos, no minuto seguinte (42') o guarda-redes defendeu um remate venenoso de Diogo Martins.

     

    Até ao intervalo, num final de primeira parte eletrizante, o resultado (0-1) não se alterou.

     

    No segundo tempo, após bola no poste aos 50', o empate surgiu aos 56'. De um livre batido por Flávio Gonçalves no flanco direito do ataque, o esférico sofreu um desvio em Afonso Lee e acabou por embater na face de Rafael Quintas, resultando no golo na própria baliza (1-1).

     

    Tiago Pina mexeu no onze aos 60', promovendo a saída de João Afonso para a entrada de Francisco Couto. O extremo teve uma boa oportunidade aos 63', mas não chegou a tempo de encostar a bola, a passe de Rafael Quintas, para o fundo das redes.

     

    Dois minutos volvidos (65'), grande trabalho de Stevan Manuel, a combinar com Francisco Couto, com este a rematar para as mãos de Alexandre Tverdohlebov.

     

    O Benfica respondia com pressão e mais exuberância ofensiva. Aos 72' e aos 73', Sandro Santo e Eduardo Fernandes, respetivamente, remataram forte para defesas de Alexandre Tverdohlebov, figura-chave da equipa leonina na segunda parte. No lance do minuto 73 o esférico ainda embateu no poste direito.

     

    Já em tempo de compensação, aos 90'+4', foi anulado um golo ao anfitrião Miguel Almeida, que estava em posição de fora de jogo.

     

    Até final, o Benfica carregou, e dispôs de boas oportunidades, por Francisco Couto (90'+6') e Anísio Cabral (90'+8), mas não conseguiu desfazer a igualdade com que terminou o encontro.

     

    Na 16.ª jornada, os encarnados recebem o Torreense no Benfica Campus (Campo n.º 7), em jogo agendado para as 11h00 de domingo, 17 de dezembro.

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/12/13/futebol-formacao-sub-17-jogo-sporting-benfica-17-jornada-serie-sul-1-fase-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Segunda, 18 Dezembro 2023