SuperLiga Europeia

Abidos

Fico contente por verificar que este tópico continua a ser discutido.
Mas não posso de achar estranho que praticamente todos os argumentos anti-Liga Europeia, sejam de facto uma descrição da actual realidade, com o actual Modelo!!!

Continua-se também a confundir as questões:
-Uma coisa é achar benéfico para o Futebol Europeu uma Liga Europeia...
-Outra coisa é achar benéfico para o Benfica...
-Outra coisa é discutir o Modelo...  e existem várias possibilidades...
-Outra coisa é julgar possível a médio prazo avançar com a ideia...
-Outra coisa é discutir se deve ser a UEFA a gerir uma Liga destas ou se devem ser os Clubes a partir sozinhos sem a UEFA...
-Outra discussão é a vontade dos Grandes Clubes... principalmente os Ingleses...
-Outra discussão ainda, é achar que as actuais notícias sobre esta possibilidade, sejam de facto uma forma de pressionar a UEFA a distribuir mais dinheiro pelos Clubes...
-etc...

Agora argumento 'Artur Albarran' (é o drama, a tragédia, o horror...!!!), é do mais ridículo possível!!!

O actual Modelo, existe à mais de 60 anos, é verdade que a TCCE foi reformulada, mas a base é a mesma... Pensar que será eterno, é muito ingénuo, pensar que não existe alternativas, é muito limitativo...
Como já disse em comentários anteriores, o maior obstáculo inicial, é a mentalidade conservadora... as pessoas, não se dão bem com revoluções deste tipo...

Desportivamente e financeiramente, será sempre melhor do que o actual Modelo, principalmente para o Benfica...
Acho estranho, ler e ouvir constantemente apelos e elogios à grandeza do Benfica, e depois quando se fala de um projecto deste tipo, ler e ouvir as mesmas pessoas a rebaixar constantemente o potencial humano e desportivo do Benfica...

sbremoved_28408

Mais uma vaga na Champions para Espanha,Alemanha,Inglaterra e Itália. Vai ser o resultado disto.


Felizmente não vejo que uma Liga Europeia seja possível.

VitorPaneira7

Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 14:00
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 12:33
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 11:33
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 11:17
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 11:08
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 10:59
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 09:07
Citação de: Royal_Flush em 04 de Março de 2016, 06:21
A maior merda de ideia sinceramente. Até aceitaria se o interesse fosse criar mais espectáculo, beneficiar o adepto, beneficiar rivalidades, mas é óbvio que não.

O único interesse disto é aumentar os lucros dos gigantes europeus, principalmente alemães e espanhóis, que estão todos com comichão no cú porque os ingleses conseguem vender muito melhor o seu produto e fazer muito mais lucros que eles.

Esta liga seria o choque final e total entre o futebol enquanto desporto tradicional para o futebol moderno enquanto puro comércio. Os donos do clube cada vez menos são adeptos e pessoas que se preocupam realmente com o clube, mas sim apenas pessoas que só têm o lucro como objectivo. Isto é triste, porque os adeptos são e sempre foram a alma deste desporto.

Quanto mais dinheiro precisam os jogadores de futebol de receber? É que se os donos estão preocupados com os seus lucros, então que se chegue por exemplo a um concenso sobre um tecto salarial nos clubes europeus. Isto sim seria uma excelente solução para tornar o negócio mais viável. Por outro lado a UEFA pode fazer mais e melhor na comercialização das ligas europeias.

Agora aniquilar todos os campeonatos nacionais?!

E eu sou dos gajos mais criticos que há do futebol português. Não suporto este futebol parolo, onde gentinha como o bruno de carvalho tem tempo de antena na imprensa e a conivência da liga, onde corruptos são ilibados, onde os clubes ditos pequenos mal conseguem sobreviver e são obrigados a mendigar por favores.

Mas isso há maneiras de contornar sem acabar de vez com a liga portuguesa. Diminuir os clubes na liga, criar um sistema de play-offs para aumentar a competitividade, termos uma Liga de Clubes forte e independente, que irradiasse de vez gente quem continua a evitar que o desporto em Portugal seja saudável e civilizado. Há muito por fazer.

A liga europeia para mim mataria o futebol de vez.

Como a NBA acabou com o basquete?
NBA e EUA são totalmente diferentes da realidade europeia e do seu futebol.
Falas em NBA e basquetebol, vê a euroliga de basquetebol e quem domina e a sua evolução ao longo destes anos, uma evolução que vai culminar  numa liga de basquetebol com 11 clubes fixos e 5 vagas à volta das equipas do costume.Os países periféricos e mais fracos acabaram por ser uma sombra do que eram nos anos 90. Até a FIBA está a tentar uma nova competição que beneficie os pequenos e permita a sua evolução.

EUA é um estado federal, cujos estados constituintes partilham a mesma lingua, economia e cultura e com poucas diferenças salariais entre eles.

A Europa é um continente constituído por 50 ou mais estados soberanos, alguns unidos numa união europeia confederativa (sendo a moeda unica e o acordo schegen a unica medida federal), em que cada país tem a sua lingua, cultura, economia e cujas discrepância económicas entre o mais pobre  e rico são enormes. Existem 50 ligas de futebol, milhares de clubes profissionais e uma cultura desportiva totalmente diferente da americana.

A liga europeia mataria os clubes periféricos de vez,seriam um simples saco de pancada, mesmo que o Benfica participasse receberia de acordo com o seu marketpool. Ainda ninguém soube me dizer se os ingleses, franceses, espanhois, alemães e italianos que possuem 300 milhões de habitantes juntos e um tv revenue de 6 mil milhões de euros vão partilhar isto. Quem acha que o Benfica vai receber igual a um clube  deste grupo pode tirar o cavalinho da chuva.

Tudo é diferente de outra coisa, e ninguém tem a certeza de (quase) nada, agora não me parece possível que um projeto deste tipo, que eventualmente venha a ser lançado, mate o futebol, para começar. E o "de vez", até parece que o futebol tem vindo a morrer e está moribundo. Goste-se, ou não, do estilo atual e do rumo previsível, o futebol mundial historicamente vive uma época de crescimento acelerado, seja em termos de geração de receitas, seja em número de praticantes.
O futebol não morre, terá uma evolução similar ao que aconteceu ao basquetebol europeu, concentração nas principais equipas na liga europeia e aumento de competitividade.

Mas que matará de vez os clubes periféricos, é ver o exemplo da Euroliga. Uma competição feita nos moldes da Liga europeia, concentrada nos melhores clubes europeus. A curto prazo ainda lá foram vários clubes de países periféricos, Ovarense e Porto foram, agora é ver como está e como será já em 2016-17. Os melhores clubes de basquetebol europeu beneficiaram e muito da Euroliga, estão mais competitivos e geram boas audiências, mas para isso secou tudo à sua volta.

O Benfica a curto prazo estaria lá, a médio-longo prazo acabaria por descer ou sair, muito fruto da diferença do marketpool.

É que um dos problemas da liga europeia será a centralização das receitas tv ou marketpool, tendo o top 5 , em conjunto, receitas superiores a toda a Europa junta, duvido que partilhem, nem o fazem no marketpool da UEFA.  Havendo centralização e distribuição igual, é capaz de beneficiar os clubes periféricos, havendo marketpool serão sempre os mesmos e o destino será igual ao da Euroliga de basquetebol.

Não vale a pena discutir especulações, não sei se há alguém que saiba como irá evoluir o quadro competitivo do futebol na Europa, apenas estava a contrariar esta tendência "tão portuguesa" de que o antigamente é que era bom, o hoje já não se compara e o amanhã é a "morte de vez".
A questão da discussão centra-se na distribuição de receitas, é que a competitividade de clubes como o Benfica dependem dela, sendo em marketpool a tendência será o que ocorre na Champions actual ou euroliga , sendo centralizada aí sim pode ocorrer um equilibrio de forças. Não é uma questão portuguesa, é a simples questão do que governa o mundo, o dinheiro.

Olhar de lado para este importante aspecto e as suas consequências tolda a imagem ainda por cima quando o top 5 tem sozinho 6 mil milhões de euros de receitas anuais tv e a probabilidade de a partilharem é minima, sem este dinheiro não há competitividade para clubes periféricos e sem competitividade depressa desaparecem da liga europeia,isto não é especulação é algo real que tem ocorrido desde a lei bosman e consequente perda de competitividade dos clubes periféricos e ocorre já numa liga europeia , a de basquetebol.

Falam da liga europeia como o advento de uma democracia e de justiça no futebol, quando será uma competição  regida com base no dinheiro.

Não falando das outras partes, que não sabes sequer se vai acontecer, já sabes como vai ser a distribuição do dinheiro? Ou inclinas-te para o marketpool porque tens dados para dizer que não vai ser centralização de receitas?
Para mim, seja com marketpool ou centralização, uma coisa me parece certa, na eventualidade deste projeto avançar, o pior cenário que poderia acontecer era o Benfica ficar de fora.
Baseio-me em dois pontos:
o sistema actual de marketpool da champions que beneficia o top 5 na distribuição de valores
o valor das receitas tv do top 5 e a sua comparação com outros mercados da Europa.

Se com a UEFA eles forçam a marketpool para seu benéficio, achas que sem a jurisdição desta vão centralizar e distribuir de forma igual para mercados inferiores como o português ou holandês. é utópico, eles próprios sabem que pode ser justo a nivel desportivo mas a nivel económico não, o peso do mercado será o principal meio de distribuição, que é o que já ocorre na champions actual.

O outro ponto é a própria evolução da liga com marketpool, com os clubes ricos a terem mais receitas que os pobres nesta situação o que achas que vai acontecer? É olhar para a champions actual ou para a euroliga de basquetebol quando começou e a sua actual condição, e na última verifica-se o pressuposto da liga europeia onde mandam os clubes mais competitivos.

Eu tento é não basear em utopias e concentrar-me no que interessa a estes clubes, dinheiro. Mercado inglês vale sozinho 3 mil milhões ao ano, porque raios eles iriam  dar parte deste bolo aos outros.

Havendo centralização e distribuição igual, é capaz de beneficiar os clubes periféricos, havendo marketpool serão sempre os mesmos e o destino será igual ao da Euroliga de basquetebol.

Podias ler tudo, eu apresentei duas situações, centralização e marketpool, numa com distribuição justa e igual é normal que clubes como o Benfica ou ajax tem mais possibilidade de lutar e competir numa dita superliga europeia agora com o marketpool, sistema actual da champions, é simples é olhar para o que ocorre na competição actual e o que irá suceder numa competição onde clubes ricos possuem mais receita perante os clubes mais periféricos e pobres.

Falas em especulações e de que não sei o que vai acontecer. Já existem exemplos de causa-efeito quer da centralização quer do marketpool , a própria premiership para a primeira e a champions para a segunda.Existe igualmente um exemplo numa modalidade europeia de superliga, basquetebol, onde a evolução resultou em 2016-17 haver 11 clubes fixos e 5 vagas, destinadas apenas às principais potências, obrigando a FIBA a criar uma competição que albergue os clubes mais fracos a nivel financeiro.

Podes desviar-te como quiseres, mas as consequências de uma liga europeia ter marketpool ou centralização é vital pra clubes mais fracos financeiramente e o seu futuro numa competição.E se no modelo actual , o da champions, vigora marketpool e é o próprio top 5 que domina , numa nova competição onde são eles que mandam o que achas que será mais natural.

FernandesSLB

Citação de: Abidos em 04 de Março de 2016, 14:14
Acho estranho, ler e ouvir constantemente apelos e elogios à grandeza do Benfica, e depois quando se fala de um projecto deste tipo, ler e ouvir as mesmas pessoas a rebaixar constantemente o potencial humano e desportivo do Benfica...

Concordo. É impressionante a falta de ambição de muitos benfiquistas. Percebo os receios mas não a falta de ambição. Vamos a isso pá, uma super liga europeia é a nossa salvação!

VitorPaneira7

#829
Citação de: Abidos em 04 de Março de 2016, 14:14
Fico contente por verificar que este tópico continua a ser discutido.
Mas não posso de achar estranho que praticamente todos os argumentos anti-Liga Europeia, sejam de facto uma descrição da actual realidade, com o actual Modelo!!!

Continua-se também a confundir as questões:
-Uma coisa é achar benéfico para o Futebol Europeu uma Liga Europeia...
-Outra coisa é achar benéfico para o Benfica...
-Outra coisa é discutir o Modelo...  e existem várias possibilidades...
-Outra coisa é julgar possível a médio prazo avançar com a ideia...
-Outra coisa é discutir se deve ser a UEFA a gerir uma Liga destas ou se devem ser os Clubes a partir sozinhos sem a UEFA...
-Outra discussão é a vontade dos Grandes Clubes... principalmente os Ingleses...
-Outra discussão ainda, é achar que as actuais notícias sobre esta possibilidade, sejam de facto uma forma de pressionar a UEFA a distribuir mais dinheiro pelos Clubes...
-etc...

Agora argumento 'Artur Albarran' (é o drama, a tragédia, o horror...!!!), é do mais ridículo possível!!!

O actual Modelo, existe à mais de 60 anos, é verdade que a TCCE foi reformulada, mas a base é a mesma... Pensar que será eterno, é muito ingénuo, pensar que não existe alternativas, é muito limitativo...
Como já disse em comentários anteriores, o maior obstáculo inicial, é a mentalidade conservadora... as pessoas, não se dão bem com revoluções deste tipo...

Desportivamente e financeiramente, será sempre melhor do que o actual Modelo, principalmente para o Benfica...
Acho estranho, ler e ouvir constantemente apelos e elogios à grandeza do Benfica, e depois quando se fala de um projecto deste tipo, ler e ouvir as mesmas pessoas a rebaixar constantemente o potencial humano e desportivo do Benfica...
Se traz beneficios desportivos?
Se traz beneficios económicos?
Quem vai ter a jurisdição, UEFA ou clubes?
Se vai haver centralização ou marketpool?
Se é benéfico para clubes periféricos como o Benfica ou Ajax?
Se os Grandes vão mandar ou entrar?
Se é para pressionar a UEfa, porque isto já ocorreu e resultou no modelo actual de marketpool e vagas, foi o que g14 fez nos anos 90 e príncipios de 2000?
Como serão as regras?Estilo americano com draft e tecto salarial?
A sua viabilidade financeira, para atrair as empresas televisivas?

São todas questões válidas para a discussão da Liga Europeias?Tirando isso tudo vai se discutir o que, só se é bom ou mau? É que a sua constituição e mesmo sucesso depende dessas questões todas. Não há preto e branco aqui, existe um interesse financeiro enorme pois gere receitas tanto para clubes como outros parceiros.

Umbom exemplo é a questão centralização e marketpool, um distribuição igual ou diferenciada, de acordocom o bolo financeiro de cada país. Isto é fulcral para os clubes mais pobres. Uma coisa é competir com uma receita tv similiar a um Manchester UTd ou REal e outra com 1/3 ou menos do valor.

LeandroSLB

Espero bem que isto não vá para a frente!

Abidos

Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 14:32
Citação de: Abidos em 04 de Março de 2016, 14:14
Acho estranho, ler e ouvir constantemente apelos e elogios à grandeza do Benfica, e depois quando se fala de um projecto deste tipo, ler e ouvir as mesmas pessoas a rebaixar constantemente o potencial humano e desportivo do Benfica...

Concordo. É impressionante a falta de ambição de muitos benfiquistas. Percebo os receios mas não a falta de ambição. Vamos a isso pá, uma super liga europeia é a nossa salvação!
Sabendo que a decisão política sobre esta Super-Liga-Europeia (a decisão será sempre dos mais 'ricos'... é a lei da vida!!!) não passará pela Direcção do SL Benfica (apesar de defender que o Benfica deve fazer lobby a favor...), nem pelos adeptos do Benfica... se calhar a discussão aqui no Fórum deveria situar-ae no seguinte plano:
-Perante a (potencial) existência de uma Super-Liga-Europeia, o Benfica deverá aderir, ou deverá recusar?!
A resposta parece-me óbvia, mas lendo algumas das opiniões aqui no SB fico com 'dúvidas'!!!

Bola7


vermelhoftw

isto e impossível pelo simples facto que todas as equipas teriam de sair dos seus respectivos campeonatos, coisa que nao vai acontecer

FP3

Liga europeia? Uma ideia feita pelos grandes clubes claro que é pela equidade ou pelos clubes mais pequenos.
Oh oh  ::)

Pinheirinho

o futuro ditará muito em breve, uma liga europeia a 24 clubes,
para essa 1ª liga europeia o apuramento será igual à champions
dessa liga nascerá uma segunda liga, e uma terceira liga,
sobrando os campeonatos nacionais como apuramento a essa 3ª liga europeia.
esse será o futuro, esta nova de que falam, é um bocado uma liga de amigos ainda,
mas no futuro será assim!

Bola7

cago no futuro...desisto de ver bola..

insatisfeito

Não podemos tirar as equipas do seu habitat olhando para elas como empresas.... ter as competições nacionais e depois uma europeia é perfeito (devendo a competição continental ser melhorada).


Olhando só para o aspecto financeiro esquecem-se do aspecto humano e social.... os adeptos e restantes clubes desses países iam sentir-se "abandonados" pela elite o que ía resultar num crescimento dos clubes que se mantiverem nas respectivas ligas nacionais uma vez que uma liga europeia não recria a dinâmica social interna nem rivalidades historicas internas.


Passávamos a ver o nosso clube de futebol como um emigrante que vem cá á terrinha de vez em quando..... No caso do Benfica e dos adeptos de Lisboa até era aceitável... os adeptos de outras zonas do País que vão aos jogos fora do nosso clube esqueçam.... começavam a perdem o vínculo ao clube e reforçar a ligação a clubes mais próximos.


Liga europeia só pode ser uma estupidez de quem só vê o futebol com uma máquina calculadora.

Bola7

Citação de: insatisfeito em 04 de Março de 2016, 15:17
Não podemos tirar as equipas do seu habitat olhando para elas como empresas.... ter as competições nacionais e depois uma europeia é perfeito (devendo a competição continental ser melhorada).


Olhando só para o aspecto financeiro esquecem-se do aspecto humano e social.... os adeptos e restantes clubes desses países iam sentir-se "abandonados" pela elite o que ía resultar num crescimento dos clubes que se mantiverem nas respectivas ligas nacionais uma vez que uma liga europeia não recria a dinâmica social interna nem rivalidades historicas internas.


Passávamos a ver o nosso clube de futebol como um emigrante que vem cá á terrinha de vez em quando..... No caso do Benfica e dos adeptos de Lisboa até era aceitável... os adeptos de outras zonas do País que vão aos jogos fora do nosso clube esqueçam.... começavam a perdem o vínculo ao clube e reforçar a ligação a clubes mais próximos.


Liga europeia só pode ser uma estupidez de quem só vê o futebol com uma máquina calculadora.
:bow2:

Mufete

Citação de: benficaslb1 em 04 de Março de 2016, 12:29
Citação de: GengisKhan em 04 de Março de 2016, 12:21
Citação de: benficaslb1 em 04 de Março de 2016, 11:26
O Benfica é o 3º clube com mais sócios do mundo, uma liga destes teria sempre o Benfica.

Não sejamos "Cegos"

A ideia desta liga não é pôr as equipas de prestígio europeu, se não o Ajax, Benfica, fcp etc.. não estariam de fora. Ou City, PSG e afins não estariam dentro. O que interessa é a capacidade de gerar €.

Eles querem é aumentar as receitas para o lado deles, os donos terem mais dividendos e irem recuperando o que puseram dentro dos clubes (Vejam se o dono do PSG, Chelsea ou City já retirou algum retorno?).

O petróleo rebentou. Este principado que invadiu o futebol para lavar dinheiro ou simplesmente "brincar", acabou.

Vejo isto como uma forma de pressão à UEFA, mas caso a UEFA não faça nada.. há algo aqui poderá mesmo avançar.

Faz mais sentido uma Barça-Chelsea/Bayern, etc.. todas as semanas, do que 2x/ano.

Se pensarmos no nosso pequeno país, em termos de rentabilidade, uma liga 10 equipas a 4 voltas era muito, mas muito, mais rentável para os clubes pertencentes a esta liga.


o 3º clube com mais sócios do mundo não é uma prova de que a sua participação traria muito dinheiro?

Quantos custa a quota mensal para seres sócio do Benfica?
Quanto custa um bilhete de época no Benfica?
Quanto custa o merchandising na mega-store do Benfica?
Quantas camisolas o Benfica vende na Ásia, na América do Norte?
Qual a percentagem de adeptos "umbilicalmente" ligados ao Benfica (no Brasil e em África, por exemplo) e que fazem parte da sua dimensão actual tem capacidade de ser consumidor regular dos produtos do Benfica?

etc, etc.

Infelizmente é isto que está em causa nestes cálculos.

Por muito que a Emirates e as outras conquistas comerciais do clube encurtem estas distâncias, o Benfica sozinho não consegue competir com um Tottenham ou um Everton, por exemplo.