Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

dfernandes

Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 17:11
A questão não é o RV não perceber nada de futebol. Ele percebe, como percebe o Quique, o Jesualdo, o José Mota ou o saudoso Nicolau Vaqueiro. Qualquer treinador profissional percebe de futebol, é a vida deles.

O problema é ser mediano. Não basta perceber de futebol, é preciso pôr em prática os conhecimentos, operacionalizá-los nos treinos, saber retirar o melhor dos jogadores através de um modelo consistente, saber lidar com a pressão sufocante que é treinar um clube como o Benfica, etc.

É aqui que falha. Perceber de bola, percebe. Falta o resto.

Por alguma razão nestes últimos 20 anos poucos treinadores resultaram no Benfica. Porque treinar o Benfica não é para qualquer um.

Aliás, não era preciso ser um génio da bola para se perceber o que é que ia acontecer quando o javardo saísse, conhecendo como nós conhecemos o presidente que temos. Já se sabia que dificilmente não ia dar em merda.

Bailey

Citação de: dfernandes em 10 de Agosto de 2015, 17:11
Citação de: Bailey em 10 de Agosto de 2015, 17:08
Citação de: Pedro Nunes 28 em 10 de Agosto de 2015, 17:05
Citação de: Bailey em 10 de Agosto de 2015, 17:04
este campeonato vai ser um passeio po porto, o Benfica vai começar mal, fica logo fora, o sporting vai começar bem, depois como é o sporting vai começar a dar tiros nos pés. Se tivesse que adivinhar vamos ficar em 2º ultrapassando o sporting na 2ª volta. O porto relaxa e de uns 15 pontos de vantagem passa para uns 8 na ponta final, e a malta acha que o vieira até preparou bem a época mas teve azar no início. Siga daí para eleiçoes mais 90% dos votos, vitória para a 2ª época, começa mal outra vez, e é despedido por alturas do natal de 2016
Dizes isso após as magnificas exibições dos porcos na preepoca, é isso ? ou é pelo potencial?

digo isso porque é o porto. E já vejo futebol há mais de 20 anos com olhos de ver. O porto até com o pena a titular do ataque é campeão ou perto disso. O porto comeu de cebolada o vieira nas eleiçoes da liga, e tudo isto vai ter reflexos.
E digo mais, o Jorge Sousa, nas duas últimas épocas, teria marcado o penalty estupidamente evidente sobre o Gaitan, num jogo com o sporting. Contra o porto duvido, contra o sporting não tenho dúvidas nenhumas. Nenhumas.

E ainda falta a questão da centralização dos direitos televisivos, que já sabemos como vai acabar.

Basicamente vai voltar tudo à mesma merda de sempre, com o alto patrocínio da estrutura.

o próprio vieira é amigo do oliveirinha. Diz que temos uma dívida de gratidao para ele. Diz se a favor da centralizaçao dos direitos. Criou uma televisao, para ser a favor da centralizaçao dos direitos, isto depois de ter ganho o direito a transmitir os seus próprios jogos, com grande sucesso aparentemente

isto faz um sentido do camandro nao haja dúvida

Eu as vezes fico na dúvida se o vieira é comido de cebolada ou se é outras coisas ainda piores

o que vai ser comido aqui de cebolada é o brunão não tenho dúvidas. O sporting aliar se ao porto tem sempre o mesmo historial: bicada no Benfica, "agora é que é", começam bem, depois começam a validar lhes golos contra com a mão, a dada altura declaram luto pelo futebol, e no final a culpa é do Benfica e acabam em 3º.

Strata

Citação de: Mestre em 10 de Agosto de 2015, 16:23

(...)

Não tenho paciencia para a geração FM, que compra o que ve no youtube, que acha que gerir um clube é como um jogo da PS, que tem tanta experiencia em gerir pessoas como eu em conduzir trenós de huskies. Não há pachorra...


Gnr. Keenan

#29043
Citação de: kid bengala em 10 de Agosto de 2015, 17:06
Citação de: Pedro Nunes 28 em 10 de Agosto de 2015, 16:55
Citação de: kid bengala em 10 de Agosto de 2015, 16:47
Citação de: nogueira em 10 de Agosto de 2015, 16:42
Citação de: andre_04_SLB em 10 de Agosto de 2015, 16:40
Citação de: nogueira em 10 de Agosto de 2015, 16:37
Citação de: andre_04_SLB em 10 de Agosto de 2015, 16:34
Citação de: nogueira em 10 de Agosto de 2015, 16:31
Citação de: andre_04_SLB em 10 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: Rikhart em 10 de Agosto de 2015, 16:10
100% a ver com défice físico e anímico causado pela digressão, e o tempo vai mostrar isto mesmo.

Ehehehe.

Défice físico só existe pela falta de capacidade táctica e posicional da equipa que faz com que corra mais, pior, logo maior desgaste e sobretudo emocional pelo facto de terem de pensar mais pela inexistência de padrões e dinâmicas.
E o contrário não se verifica? heheh...
Pois eu digo-te que um jogador se estiver mal fisicamente, nem tacticamente nem posicionalmente, nem qualquer outra merda acabada em mente consegue fazer em condições..





Isso é nos campeonatos distritais e nos jogos entre amigos, não numa liga altamente profissionalizada e num contexto de Sport Lisboa e Benfica onde as questões físicas não se dissociam das outras vertentes do jogo.
Como é que é?
Quando mais profissionalizada a coisa, menos impacto tem a questão física?
Se calhar é mais ao contrário não?



Não. Quanto mais profissionalizado mais os índices de todos são semelhantes.
O que queres dizer com isso que não te percebi.

No futebol, ou noutro qualquer desporto profissional, quem o faz tem índices físicos de base muito altos, comparando com um nível amador. Partem todos de um nível alto, com uma preparação base semelhante, as diferenças são pequenas entre profissionais. Ao contrário do nível amador, onde existe uma grande diferença entre quem o faz, em virtude de não terem as condições que tem os profissionais tem.
Isso está longe de ser uma verdade, pois existem muitas variáveis que podem condicionar o que acabas de referir, desde o centro de treinos, qualidade do preparador fisico e respectivo treino, nivel dos jogadores, alimentação, etc....pelo que existem grandes diferenças também a nivel profissional.
Neste caso especifico o facto de termos andado a viajar, com a diferença horária, etc...condicionou e muito o rendimento desportivo dos jogadores e não é preciso ser um génio para perceber isso, com todo o respeito !
Temos um conceito diferente, no que toca a grandes diferenças.

O que digo é que em equipas do nível do Benfica, no alto nível, os métodos são semelhantes, as condições para o treino são todas de topo. Não comparo o Benfica com o Fafe, comparando com sporting, porto ou outro qualquer clube de topo na europa, as condições são todas semelhantes. Todos tem preparadores físicos que conhecem, todos tem nutricionistas, todos fazem análise completa aos dados físicos dos jogadores. Os jogadores partem todos de um nível semelhante.

Num jogo pode parecer que as diferenças são grandes, mas na realidade, se forem avaliar de maneira isolada, jogador por jogador, os níveis são semelhantes, pode parecer diferente no campo, mas outros parâmetros entram em jogo, a organização da equipa, o que é pedido aos jogadores, o que tem de fazer em campo, que pode levar a um maior ou menor desgaste do jogador.

Como todos são capazes de fazer o mesmo esforço físico, o que difere é a maneira como fazem o esforço físico. Quem o fizer melhor, de maneira mais inteligente, aquela equipa que conseguir que os seus jogadores sejam eficazes, gastando menor energia que o oponente, ganha vantagem e isso nota-se em campo, parece uma grande diferença mas não é.

Mas também não era isto que se estava a discutir. Era a importância dos índices físicos no desporto de alta competição, quando comparado com o desporto amador.

O teu post é verdadeiro, mas só é válido para quem tenha igualdade de circunstâncias em termos de agenda.
A menos de uma semana do jogo o Benfica fez uma viagem transatlântica, antecedida por outras duas do mesmo calibre. Tudo isto no espaço de duas semanas. É óbvio que isto causa mossa, já para não falar na adaptação a diferentes fusos horários e condições climatéricas.
Evidentemente que estes factores não são justificação para a miséria que temos visto, mas acho que também não ajudaram a evolução da equipa.

dfernandes

Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 17:14
Citação de: stanley em 10 de Agosto de 2015, 17:09
Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 16:56
O RV tem melhores condições este ano do que o Jesus teve no ano passado, por exemplo. O RV não viu serem-lhe vendidos 5 titulares no defeso e o melhor médio em Janeiro.

A falta de trutas em si não explica o facto do Benfica ter um vazio de ideias e de dinâmicas dentro de campo, de ter desaprendido a fazer pressão em bloco, de ter desaprendido a defender em linha, de não conseguir dar mais do que uma opção de passe ao portador da bola, de não conseguir progredir no terreno em jogadas de envolvência colectiva, de só conhecer o chutão na frente à Guimarães como sistema de jogo. O Sporting marcou aos 53 minutos. 40 minutos depois acabava o jogo e o Benfica teve zero oportunidades de golo durante esse período em que supostamente "reagiu" às adversidades. O problema maior neste momento não é a falta de trutas (problema esse já existia no ano passado), o problema é a falta de treinador.

Sem um modelo de jogo eficiente que potencialize as virtudes e esconda os defeitos, os bons jogadores vão parecer medíocres e os medíocres vão parecer péssimos.

Preparem-se para entrar a todo o gás no admirável mundo da segunda metade da década de noventa. Obrigado, "estrutura."

fazendo as contas só restam uns 3 titulares dessa equipa, como é que que as condições são melhores?

Só restam 3 titulares do ano passado?

Que contas são essas? Temos J. César, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Fejsa, Gaitán, Jonas, Talisca, etc. O Jorge perdeu muito mais de Maio para Agosto de 2014 do que o RV de Maio para Agosto de 2015.

Não é mentira. Como também não é mentira que para já este plantel é o mais fraco dos últimos anos. Mas isso não desculpa nada.

Saveloy

Citação de: vermelhoftw em 10 de Agosto de 2015, 17:14
Citação de: Saveloy em 10 de Agosto de 2015, 17:11
Citação de: vermelhoftw em 10 de Agosto de 2015, 17:10
Citação de: coristaslb em 10 de Agosto de 2015, 17:06
Mediocre ou não estarei sempre a apoiar a equipa. Agora aqueles que são donos da razão não se esqueçam que nesta vida não existem verdades absolutas. Para se atingir o sucesso a fórmula não é só uma. Se não o Guardiola não teria ganho a Mourinho. O Luis Henrique falhou na Roma ganhou tudo em Barcelona. A fórmula que Vilas Boas utilizou no Porto falhou no Totenham! Rui Vitória não é certamente tão incompetente como alguns ilustres deste fórum querem fazer crer. Aliás a alguns só falta dizer que são muito melhores que RV! Mas o que são eles no mundo do futebol?


a do vilas boas e mentira vai ver a sua primeira epoca no Tottenham, foi uma das melhores classificaçoes de sempre deles

Foi pior do que a classificação no ano imediatamente anterior...


tens razao mas essas duas foram das melhores de sempre, mas eu ja disse aqui muito do trabalho do vilas boas foi o victor pereira que o fez

Eles nos três anos antes do Villas Boas foram duas vezes 4º, portanto a do super dragão foi quanto muito a terceira melhor de sempre  (na EPL), sendo que foi com ele que o clube acabou essa fase e começou a descer.

stanley

Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 17:14
Citação de: stanley em 10 de Agosto de 2015, 17:09
Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 16:56
O RV tem melhores condições este ano do que o Jesus teve no ano passado, por exemplo. O RV não viu serem-lhe vendidos 5 titulares no defeso e o melhor médio em Janeiro.

A falta de trutas em si não explica o facto do Benfica ter um vazio de ideias e de dinâmicas dentro de campo, de ter desaprendido a fazer pressão em bloco, de ter desaprendido a defender em linha, de não conseguir dar mais do que uma opção de passe ao portador da bola, de não conseguir progredir no terreno em jogadas de envolvência colectiva, de só conhecer o chutão na frente à Guimarães como sistema de jogo. O Sporting marcou aos 53 minutos. 40 minutos depois acabava o jogo e o Benfica teve zero oportunidades de golo durante esse período em que supostamente "reagiu" às adversidades. O problema maior neste momento não é a falta de trutas (problema esse já existia no ano passado), o problema é a falta de treinador.

Sem um modelo de jogo eficiente que potencialize as virtudes e esconda os defeitos, os bons jogadores vão parecer medíocres e os medíocres vão parecer péssimos.

Preparem-se para entrar a todo o gás no admirável mundo da segunda metade da década de noventa. Obrigado, "estrutura."

fazendo as contas só restam uns 3 titulares dessa equipa, como é que que as condições são melhores?

Só restam 3 titulares do ano passado?

Que contas são essas? Temos J. César, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Fejsa, Gaitán, Jonas, Talisca, etc. O Jorge perdeu muito mais de Maio para Agosto de 2014 do que o RV de Maio para Agosto de 2015.

o único real upgrade de 2013 para 2014 foi o Jonas

de 2013 só restam 3 jogadores .

de 2014 ofereço Jardel, eliseu e talisca para caridade...


Kyoto

se todos (ou quase todos) criticamos a extensão da digressão no mexico, a não ida ao mercado (ou pelo menos o seu adiamento para final do jogo) e a saida de titulares, agora nao podemos esquecer tudo isso e malhar forte e feio no Rui Vitoria.

lembro que o ano passado, com Jesus ao leme, ganhamos ao rio ave, nos penaltys, com este 11:

Artur, Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu, Ruben Amorim, Enzo Perez, Salvio, Gaitan, Lima e Talisca

estou preocupado, receio que a chegada dos reforços nao cheguem, mas tenho q relativizar, ainda nao é altura para disparar para todo o lado

Mestre

Citação de: Trezeguet em 10 de Agosto de 2015, 17:06
Citação de: dfernandes em 10 de Agosto de 2015, 17:02
Citação de: vermelhoftw em 10 de Agosto de 2015, 17:00
a verdade e que domingo vai ser o tudo ou nada para ele

Lol. E depois disso?

Como é que a equipa vai melhorar assim tanto de um momento para o outro? E quando a champions começar? Quero ver como é que na altura a equipa se vai aguentar no campeonato.
domingo continua tudo igual, parece que não conhecem quem manda. o RV só sai se isto tiver a 30 pontos do 1º antes de Janeiro

No passado despedimos o treinador quando perdemos em casa na 1ª jornada frente à Académica?

lanestesie

Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 17:11
A questão não é o RV não perceber nada de futebol. Ele percebe, como percebe o Quique, o Jesualdo, o José Mota ou o saudoso Nicolau Vaqueiro. Qualquer treinador profissional percebe de futebol, é a vida deles.

O problema é ser mediano. Não basta perceber de futebol, é preciso pôr em prática os conhecimentos, operacionalizá-los nos treinos, saber retirar o melhor dos jogadores através de um modelo consistente, saber lidar com a pressão sufocante que é treinar um clube como o Benfica, etc.

É aqui que falha. Perceber de bola, percebe. Falta o resto.

isto. exactamente isto. palavra por palavra.
se fosse só saber de bola não faltavam grandes treinadores. tavam aí aos pontapés, ao virar da esquina. aliás, qualquer um, aspas, com muitas leituras e uma vida dedicada a, seria um bom treinador.
é preciso filtrar o conhecimento, saber o que passar, operacionalizar, criar um modelo, ter perspicácia pra saber o que tá bem e ou em falta, gerir um grupo, lidar com a pressão mediática, ter um discurso e saber que quando se fala pra fora tb se tá a falar pa dentro, gestão emocional da equipa e dos adeptos, ler o jogo no momento, antecipar certas coisas, ter o golpe de asa factor x etc etc etc

Strata

#29050
Citação de: Gottschalk em 10 de Agosto de 2015, 16:56
O RV tem melhores condições este ano do que o Jesus teve no ano passado, por exemplo. O RV não viu serem-lhe vendidos 5 titulares no defeso e o melhor médio em Janeiro.

A falta de trutas em si não explica o facto do Benfica ter um vazio de ideias e de dinâmicas dentro de campo, de ter desaprendido a fazer pressão em bloco, de ter desaprendido a defender em linha, de não conseguir dar mais do que uma opção de passe ao portador da bola, de não conseguir progredir no terreno em jogadas de envolvência colectiva, de só conhecer o chutão na frente à Guimarães como sistema de jogo. O Sporting marcou aos 53 minutos. 40 minutos depois acabava o jogo e o Benfica teve zero oportunidades de golo durante esse período em que supostamente "reagiu" às adversidades. O problema maior neste momento não é a falta de trutas (problema esse já existia no ano passado), o problema é a falta de treinador.

Sem um modelo de jogo eficiente que potencialize as virtudes e esconda os defeitos, os bons jogadores vão parecer medíocres e os medíocres vão parecer péssimos.

Preparem-se para entrar a todo o gás no admirável mundo da segunda metade da década de noventa. Obrigado, "estrutura."

Devias era comparar as condições do 1º ano do Judas, em que teve um grandíssimo plantel, com as condições do 1º ano do Rui Vitória, porque o Judas o ano passado era um treinador melhor do que há 6 anos trás, logo, bem mais capaz de disfarçar essas lacunas no plantel. Queria ver o Judas a chegar ao Benfica e ter que trabalhar com aqueles que o Rui Vitória tem neste momento...provavelmente estaria aqui de passagem só uma época.

Korczak

Citação de: Strata em 10 de Agosto de 2015, 17:16
Citação de: Mestre em 10 de Agosto de 2015, 16:23

(...)

Não tenho paciencia para a geração FM, que compra o que ve no youtube, que acha que gerir um clube é como um jogo da PS, que tem tanta experiencia em gerir pessoas como eu em conduzir trenós de huskies. Não há pachorra...



E se existirem aqui users com experiência como treinadores e na gestão de pessoas (futebol e não só)? Ja há paciência?

Trezeguet

Citação de: Mestre em 10 de Agosto de 2015, 17:24
Citação de: Trezeguet em 10 de Agosto de 2015, 17:06
Citação de: dfernandes em 10 de Agosto de 2015, 17:02
Citação de: vermelhoftw em 10 de Agosto de 2015, 17:00
a verdade e que domingo vai ser o tudo ou nada para ele

Lol. E depois disso?

Como é que a equipa vai melhorar assim tanto de um momento para o outro? E quando a champions começar? Quero ver como é que na altura a equipa se vai aguentar no campeonato.
domingo continua tudo igual, parece que não conhecem quem manda. o RV só sai se isto tiver a 30 pontos do 1º antes de Janeiro

No passado despedimos o treinador quando perdemos em casa na 1ª jornada frente à Académica?
como é óbvio, ele depois do caso engenheiro só mexe em caso extremo.

AleKx

Quando a argumentação deriva para "idade", "geração" e "FM", sabemos que estamos no auge da retórica.

;D

dfernandes

Citação de: AleKx em 10 de Agosto de 2015, 17:26
Quando a argumentação deriva para "idade", "geração" e "FM", sabemos que estamos no auge da retórica.

;D

Da retórica da desconversação.