Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

zefo

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 12:51
Citação de: zefo em 02 de Setembro de 2015, 12:50
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Grizzli em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 12:39
Eu considero que o Benfica tem jogadores para jogar em 4-4-2, em 4-3-3, em 4-2-3-1 ......

Mentalizem-se que não é o sistema que está em causa, mas sim a forma como se trabalha qualquer um deles.

Creio que o Carcela ainda pode ter uma palavra a dizer a jogar pela direita até o Salvio estar bom.

Achei um erro o que se fez ao Ola John. Foi nojento, e não esperava esta do RV.
Tambem acho.Devia ter sido corrido logo no primeiro dia da pre epoca
O Ola estava em crescendo....

Não merecia ser substituido com o Arouca e muito menos não ser titular com o Moreirense.

Jogou mais que o Gaitan sem duvida... mas não estava a um nivel muito bom... o Victor teve a sorte de entrar e brilhar... foi isso o final do Ola cá
Isso que dizes é relativo à primeira jornada. O mesmo não sucedeu em Arouca e com o Moreirense!

O Gaitan teve um jogo bom e um razoável, com tantos extremos o Ola ia jogar pouco e tem de sair esta epoca. Assim como o GG

Trezeguet

Citação de: Alento em 02 de Setembro de 2015, 12:52
Citação de: Trezeguet em 02 de Setembro de 2015, 12:49
Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:47
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao
Não tem que correr isso tudo.É muito mais exigente nesta posição que joga agora.Ficaste preso ao Ramires


nao tem de correr isso tudo lol, um dos poucos losangos de sucesso dos ultimos anos foi o da juventus da epoca passada, vai ver que características tinham os medios deles, eles tinham marchisio, vidal e pogba, tudo medios de trabalho, o unico que nao se mexia era o pirlo que jogava mais recuado, e lembro me que na final da champions ele teve que tirar o pirlo, pois este so defendia com os olhos

O losango do Porto de Mourinho ganhou uma Champions. Quem é que eram os "médios de trabalho"?
Maniche e Pedro Mendes
Costinha
esse era o 6, o que ele quis perguntar eram os médios interiores

vermelhoftw

Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:47
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao
Não tem que correr isso tudo.É muito mais exigente nesta posição que joga agora.Ficaste preso ao Ramires


nao tem de correr isso tudo lol, um dos poucos losangos de sucesso dos ultimos anos foi o da juventus da epoca passada, vai ver que características tinham os medios deles, eles tinham marchisio, vidal e pogba, tudo medios de trabalho, o unico que nao se mexia era o pirlo que jogava mais recuado, e lembro me que na final da champions ele teve que tirar o pirlo, pois este so defendia com os olhos

O losango do Porto de Mourinho ganhou uma Champions. Quem é que eram os "médios de trabalho"?


lol estas me a comparar futebol de ha 11 10 anos que ja nao tem nada a ver com o de hoje, o futebol esta sempre a mudar amigo,e por isso que o futebol do mourinho ai era vistoso hoje em dia e so pessimo, o futebol muda

VitorPaneira7

Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 12:50
Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:47
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao
Não tem que correr isso tudo.É muito mais exigente nesta posição que joga agora.Ficaste preso ao Ramires


nao tem de correr isso tudo lol, um dos poucos losangos de sucesso dos ultimos anos foi o da juventus da epoca passada, vai ver que características tinham os medios deles, eles tinham marchisio, vidal e pogba, tudo medios de trabalho, o unico que nao se mexia era o pirlo que jogava mais recuado, e lembro me que na final da champions ele teve que tirar o pirlo, pois este so defendia com os olhos

O losango do Porto de Mourinho ganhou uma Champions. Quem é que eram os "médios de trabalho"?
Pedro Mendes, Maniche e Costinha.

E o que corriam, eram assim tão intensos a pressionar e a correr o campo? Novamente foi mais capacidade de posicionarem-se e a forma como jogavam, o ponto forte desse Porto era forma como se poscionavam e faziam a bola correr. O mesmo passava-se no losango do Milan com Pirlo, Gatuso, Seedorf e Rui Costa em que apenas Gattuso era o pau para toda a obra,mais para proteger o Pirlo,  mesmo Seedorf não corria tanto como nos tempos de Madrid e Ajax, mas fazia o que Karagounis fazia, ainda por cima com muito mais qualidade.


Ricardo Maia

O BENFICA tem rotinas de 6 anos a jogar em 4-4-2,mas com extremos de grande qualidade,como Salvio,Gaitan,Di Maria,etc. Perante a impossibilidade de contar com Salvio,Rui Vitória tem apostado em Ola John,Victor Andrade,Guedes...Não sei até que ponto seria melhor numa primeira fase contar apenas com um extremo de grande qualidade(Gaitan),e colocar mais um homem no meio campo em vez do habitual extremo. Assim ,seria Samaris,Pizzi e Cristante, ou Samaris,Pizzi e Renato Sanches,ou Samaris,Pizzi e João Teixeira,ou Samaris,Talisca e Cristante,ou Fejsa,Pizzi,Cristante...Ficava um meio campo um pouco mais musculado,com um jogo mais interior,e a equipa poderia tornar-se um pouco mais compacta. Na frente,Gaitan,Jonas e Mitroglou!

Onac

Isto tudo vai dar em losango. Tenho dito.

Fernando Ferreira

Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:47
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao
Não tem que correr isso tudo.É muito mais exigente nesta posição que joga agora.Ficaste preso ao Ramires


nao tem de correr isso tudo lol, um dos poucos losangos de sucesso dos ultimos anos foi o da juventus da epoca passada, vai ver que características tinham os medios deles, eles tinham marchisio, vidal e pogba, tudo medios de trabalho, o unico que nao se mexia era o pirlo que jogava mais recuado, e lembro me que na final da champions ele teve que tirar o pirlo, pois este so defendia com os olhos

O losango do Porto de Mourinho ganhou uma Champions. Quem é que eram os "médios de trabalho"?


lol estas me a comparar futebol de ha 11 10 anos que ja nao tem nada a ver com o de hoje, o futebol esta sempre a mudar amigo,e por isso que o futebol do mourinho ai era vistoso hoje em dia e so pessimo, o futebol muda

Mas isso é porque o próprio Mourinho mudou.

Quanto a losangos de sucesso com interiores que são mais que cavalos de corrida: o do VP, com Lucho a ser um dos interiores.

Centrix

Citação de: Gorasax em 02 de Setembro de 2015, 10:05
Citação de: Julio_slb em 02 de Setembro de 2015, 02:00
Ora vamos lá ver. Já queria ter vindo aqui escrever isto há algum tempo mas, vou ser honesto, tenho andado tão em baixo com o estado das coisas que não me tem apetecido.

Começo por dizer que sou totalmente contra a presença, neste momento, de Rui Vitória como treinador do Benfica. (A culpa é de quem o meteu lá, mas isso são outras... Guerra(s))

Agora, se já era difícil com uma equipa boa e rotinada de trás, ainda mais complicado fica quando, não só herda um plantel espremido ao máximo, não é reforçado nas posições em que é mais precário e, no topo de tudo isto, tem algumas sinergias entre jogadores muito complicadas para resolver no mesmo sistema de jogo.

Ora, todos sabemos que não são os jogadores que se adaptam ao sistema mas sim o contrário, não é verdade?

Neste momento temos andado a jogar numa espécie de 4-4-2 que não é carne nem é peixe porque a) o treinador não sabe que tipo de movimentações deve imputar nos jogadores; b) tem experimentado jogadores novos todos os jogos.

Um dos maiores bicos que o treinador tem neste momento é criar um sistema que se adeque às características dos (bons) jogadores que temos, especialmente no ataque em que há Mitro, Jonas e Raúl, por exemplo, todos jogadores muito diferentes.

Acho que ele está a errar em tentar ir por um modelo fixo... não me parece que com os jogadores que temos possamos enveredar por um 4-4-2 ou 4-3-3 clássicos sem abdicar ora de um avançado que 'tem' de ser titular ora de solidez no meio campo.

As minhas principais dúvidas recaem em duas zonas, uma vez que creio que na baliza e na defesa não há muito a inventar (ainda que o meu lado sonhador deseje ver um 3-4-3 com este plantel, nem que seja num jogo a feijões...).

As duas principais áreas problemáticas da escolha de sistema de jogo são a ligação entre sectores no meio campo e as movimentações posicionais dos avançados. Para nosso azar, estão muito ligados  :crazy2:

O nosso jogo tem recaído muito em rodar a bola lateral -> centrais -> lateral e depois tentar um passe para o meio para o Pizzi ou Samaris que, assim que se viram de frente para a baliza, têm logo dois jogadores a pressionar sendo que têm de devolver para trás. O problema aqui está em não haver uma subida no terreno apoiada. Se conseguíssemos povoar melhor o meio campo, podíamos gerar situações de superioridade em que dá para tabelar e bater o jogador adversário de forma a avançar, sendo que isto é uma grande vantagem para nós uma vez que os melhores jogadores são especialmente bons a jogar entre linhas. Veja-se Nico, Jonas.
Gostava muito de ver, por exemplo, Cristante a 6 e o Samaris um pouco mais à frente como primeira barreira defensiva e cobertura. O italiano tem mais visão para pensar o jogo de trás, não são à toa as ligações ao Pirlo. Nos jogos mais duros em que tenhamos de apostar numa postura mais defensiva, Fejsa é uma boa alternativa.

Depois, a questão do extremo/interior direito. Há aqui várias alternativas consoante a estratégia de jogo que adoptarmos. Se quisermos ser mais ofensivos, podemos meter lá o Guedes ou o Jimenez e manter Mitro + Jonas na frente, dado que o Gonçalo e o Nico flectem muito para dentro o que ajuda nas linhas de passe.
Para termos um pouco de contenção, o Carcela mostrou alguns apontamentos nesse campo. Para ainda mais contenção, Pizzi a fazer de Ramires pode ser útil. Não esquecer que o corredor direito é sensível porque temos um menino (com muito potencial) a lateral.

Passando para os homens de área, acho que está aqui o problema maior. Temos três avançados muito interessantes mas com características extremamente diferentes. Isto dá uma série de combinações que dependem muito da equipa que estiver atrás. Jonas funciona melhor se estiver mais apoiado, embora eu tenha as minhas dúvidas que consigamos construir jogadas em quantidade e qualidade usando apenas o corredor central. Mitro é mais ao estilo do Cardozo, desgasta os centrais e está lá para as meter lá dentro. O Jiménez é mais móvel mas também é bom finalizador, do pouco que conheço dele.

O plantel tem lacunas, é um facto... não há um 8 evidente que chegue ali e faça a ligação entre sectores como se fosse água. O Enzo era fortíssimo nesse campo. Mas há que trabalhar com o que temos!

Se for bem aproveitado, pode ser que ainda dê para um brilharete... vamos lá ver.

Uma questão, não falaste de Taarabt por esquecimento ou porque achas que ele é carta fora do baralho?
Obrigado e um abraço


Não acho de todo que seja carta fora do baralho. Aliás, é um jogador que por acaso já tinha ouvido falar há uns anos e de cujo estilo gosto bastante. Continuo a achar que, num meio campo a três em jogos mais complicados, pode ser menino para resolver muitos jogos sozinho. Também aprecio o Djuricic. Mas tenho de ver ambos a jogar um bocadinho mais esta época para perceber em que estado estão, jogar sem ritmo não deixa perceber metade das qualidades. Abraço e obrigado pela pergunta!

zizou

Nao temos profundidade nenhuma no nosso jogo,e nao é com losangos que vamos ter,o nosso jogo anda muito pelo corredor central o que para as equipas do autocarro é muito bom.

Trezeguet

por mim voltávamos à táctica mais antiga

4-1-5

O-Rível

Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:43
Citação de: Marado em 02 de Setembro de 2015, 11:10
Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 10:58
Citação de: Tongraça em 02 de Setembro de 2015, 09:53
Não acredito que o Lopetagui seja melhor que o RV.
Sinceramente...
Vocês acham que os porcos estão a jogar melhor do que nós?
Acham que há ali um fio de jogo melhor que o nosso?
Nota: Acho que no limite os dois estão no mesmo nível.

Estão.
Sim.

O Lopetegui não é um grande treinador, mas nota-se claramente quais são as suas ideias, e nota-se que trabalha diariamente baseando-se nelas. Claro que não deixa de ser uma figura patética, mas isso não faz dele mau treinador. Isto em termos de modelo de jogo, sobretudo. Em termos de gestão de grupo e sensibilidade para o perfil de jogador-tipo para esse modelo, penso que ele é fraco. No entanto, globalmente, é superior a Rui Vitória. Isso vê-se pela organização de uma equipa e outra. É que nem há comparação.
O Lopetegui é teimoso e a teimosia misturada com grandiosidade, obtém-se veneno. O sistema do Lopetegui a mim parece-me básico e é bastante defensivo, mesmo que tenham 60, 70% de posse de bola. Para além do facto que o Lopetegui é um queixinhas.

Não que o Lopetegui seja o caso, e até discordo do O-Rível quando ele diz que o modelo do Porto este ano está mais forte, mas do top 10 Mundial de treinadores qual deles não é teimoso?

Esta época ainda não consegui ver o Porto jogar do princípio ao fim, quando falo na evolução do modelo do Lopetegui reporto-me ao Porto do início da época passada e ao do final da época. Seja como for, duvido pelos resumos que tenho visto que o nível de anarquia no Porto seja como o nosso. Aliás, é impossível. Nós praticamos futebol do distrital, sem tirar nem pôr. Este Porto parece-me ter alguns bons princípios, sobretudo no processo ofensivo.

Fernando Ferreira

Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 12:59
Citação de: Fernando Ferreira em 02 de Setembro de 2015, 12:43
Citação de: Marado em 02 de Setembro de 2015, 11:10
Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 10:58
Citação de: Tongraça em 02 de Setembro de 2015, 09:53
Não acredito que o Lopetagui seja melhor que o RV.
Sinceramente...
Vocês acham que os porcos estão a jogar melhor do que nós?
Acham que há ali um fio de jogo melhor que o nosso?
Nota: Acho que no limite os dois estão no mesmo nível.

Estão.
Sim.

O Lopetegui não é um grande treinador, mas nota-se claramente quais são as suas ideias, e nota-se que trabalha diariamente baseando-se nelas. Claro que não deixa de ser uma figura patética, mas isso não faz dele mau treinador. Isto em termos de modelo de jogo, sobretudo. Em termos de gestão de grupo e sensibilidade para o perfil de jogador-tipo para esse modelo, penso que ele é fraco. No entanto, globalmente, é superior a Rui Vitória. Isso vê-se pela organização de uma equipa e outra. É que nem há comparação.
O Lopetegui é teimoso e a teimosia misturada com grandiosidade, obtém-se veneno. O sistema do Lopetegui a mim parece-me básico e é bastante defensivo, mesmo que tenham 60, 70% de posse de bola. Para além do facto que o Lopetegui é um queixinhas.

Não que o Lopetegui seja o caso, e até discordo do O-Rível quando ele diz que o modelo do Porto este ano está mais forte, mas do top 10 Mundial de treinadores qual deles não é teimoso?

Esta época ainda não consegui ver o Porto jogar do princípio ao fim, quando falo na evolução do modelo do Lopetegui reporto-me ao Porto do início da época passada e ao do final da época. Seja como for, duvido pelos resumos que tenho visto que o nível de anarquia no Porto seja como o nosso. Aliás, é impossível. Nós praticamos futebol do distrital, sem tirar nem pôr. Este Porto parece-me ter alguns bons princípios, sobretudo no processo ofensivo.

Sim, reli depois e já não fui a tempo de emendar a mão. Em transição defensiva, no ano passado, eram os melhores em Portugal. Sobretudo pela velocidade com que recuperavam em terrenos adiantados, não tanto pela organização lá atrás.

Tem alguns momentos de anarquia, do único jogo que vi. O Danilo e o Imbula atropelam-se constantemente e têm corrido apenas atrás da bola, deixando muito espaço aberto à frente da defesa. Mas parecem-me melhores, o que seria expectável, visto que o treinador é o mesmo.

Ofensivamente irrita-me que seja um futebol tão lateralizado. Ver gajos como o Óliver, no ano passado, a virar constantemente o jogo quando sabem perfeitamente ir pelo meio era de bradar aos céus. Mas felizmente para nós que assim é.

Reed

Eu penso que neste momento, um 4-4-2 losango era algo perigoso de implementar, pois é uma tática que expõe muito defensivamente os laterais, particularmente jogando contra equipas que apostam em contra ataque ( o normal das equipas do Tugão) e que por norma têm extremos muito rápidos. Ainda por cima tendo nós dois laterais com algumas lacunas defensivas (Eliseu é o que é e o Nelsinho ainda têm que melhorar muito a nível posicional)

Velazquez

Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:47
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:41
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:33
Citação de: vermelhoftw em 02 de Setembro de 2015, 12:29


entao e quem fazia os 2 medios interiores, tu nao tens jogadores com essas caracteristicas
Tem.João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, eventualmente Taraabt

amigos um medio interior era aquilo que fazia o ramires, para essas posicoes precisavas de ter jogadores que corressem o jogo tudo, e que encurtassem o campo com uma boa progressão com bola, pizzi lol o homem nem a jogar naquela posicao defende quanto mais a medio interior, o samaris nao tem pes para decidir mais a frente, o taraabt nem falo, o unico que secalhar dava alguma coisa era o teixeira mas precisava de ser bem treinado nessa posicao
Não tem que correr isso tudo.É muito mais exigente nesta posição que joga agora.Ficaste preso ao Ramires


nao tem de correr isso tudo lol, um dos poucos losangos de sucesso dos ultimos anos foi o da juventus da epoca passada, vai ver que características tinham os medios deles, eles tinham marchisio, vidal e pogba, tudo medios de trabalho, o unico que nao se mexia era o pirlo que jogava mais recuado, e lembro me que na final da champions ele teve que tirar o pirlo, pois este so defendia com os olhos
Vês muito pouco futebol

Ramiro Lopes

Citação de: Reed em 02 de Setembro de 2015, 13:03
Eu penso que neste momento, um 4-4-2 losango era algo perigoso de implementar, pois é uma tática que expõe muito defensivamente os laterais, particularmente jogando contra equipas que apostam em contra ataque ( o normal das equipas do Tugão) e que por norma têm extremos muito rápidos. Ainda por cima tendo nós dois laterais com algumas lacunas defensivas (Eliseu é o que é e o Nelsinho ainda têm que melhorar muito a nível posicional)
O que é que sugeres?