SuperLiga Europeia

Pokrl

Aguardo ansiosamente pela chegada disto, o modelo dos campeonatos nacionais está completamente obsoleto. Mas que se criem 3 divisões, pelo menos, e não podem tirar espaço à meritocracia (subidas e descidas).

Pablito10Aimar

#2596
Ideia maluca que tive, pessoal (não sei se já falaram disso, não tenho acompanhado)! Apenas sigam o meu pensamento:

Todos os países europeus têm os seus respetivos campeonatos, com as suas divisões. Os melhores das 1as divisões têm o privilégio de jogar nas CL e na LE.

Pensemos então em Portugal: 1a divisão, segunda liga, campeonato nacional de seniores, distritais. Com isto, eu sei, pode parecer doido, mas e que tal projectarmos este formato na Europa? Como se a Europa fosse um país muito grande!

Então teríamos isto a primeira liga europeia (20 equipas), segunda liga europeia (22 equipas), campeonato europeu de seniores (4 Series, partindo a Europa em 4), distritais (o equivalente aos campeonatos nacionais, só que o paços era candidato ao titulo) e por aí vai... Podíamos ainda brincar com uma taça europeia, uma taça da liga e uma supertaça.

Vá sinceramente acho que esta na altura de tomarmos um passo deste género. Agora se não se importam, vou enrolar outro!


Meio_metro

Citação de: Pokrl em 02 de Fevereiro de 2021, 03:44
Aguardo ansiosamente pela chegada disto, o modelo dos campeonatos nacionais está completamente obsoleto. Mas que se criem 3 divisões, pelo menos, e não podem tirar espaço à meritocracia (subidas e descidas).
Mas iam fazer isto para meritocracia? Ahahahaha


Eles fazem tudo para que a lc seja apenas para 4 ou 5 ligas. E iam criar uma liga profissional para se descer? Vai ser tipo NBA... Sa foda o clubismo... Coisa do antigamente...

ABenficaC

Nunca na vida vamos ser convidados, porque lá fora o clube grande português é o Contumil.

Meio_metro

Citação de: Pablito10Aimar em 02 de Fevereiro de 2021, 04:06
Ideia maluca que tive, pessoal (não sei se já falaram disso, não tenho acompanhado)! Apenas sigam o meu pensamento:

Todos os países europeus têm os seus respetivos campeonatos, com as suas divisões. Os melhores das 1as divisões têm o privilégio de jogar nas CL e na LE.

Pensemos então em Portugal: 1a divisão, segunda liga, campeonato nacional de seniores, distritais. Com isto, eu sei, pode parecer doido, mas e que tal projectarmos este formato na Europa? Como se a Europa fosse um país muito grande!

Então teríamos isto a primeira liga europeia (20 equipas), segunda liga europeia (22 equipas), campeonato europeu de seniores (4 Series, partindo a Europa em 4), distritais (o equivalente aos campeonatos nacionais, só que o paços era candidato ao titulo) e por aí vai... Podíamos ainda brincar com uma taça europeia, uma taça da liga e uma supertaça.

Vá sinceramente acho que esta na altura de tomarmos um passo deste género. Agora se não se importam, vou enrolar outro!


Já estou a imaginar...

Uma equipa portuguesa (que neste caso seria o porto) se tornar a seleção nacional porque o resto bem ia contar para nada...

Não perceber que a essência do futebol é o desporto de rua... É a paixão clubística...

Eu que sigo há muitos anos as ligas sul americanas sinto inveja daquela gente... A paixão a essência... Cada vez mais cá é tudo de plástico...

Apanharam um casal a tirar uma foto no golo do palmeiras quase pedem cadeia..  E bem...

É por isso que tenho uma filha de 3 anos e se for de outra clube não me chateia nada... É para no futuro meter umas fotos nas redes sociais...

A paixão é coisa parva actualmente... Porque a maioria vai la como quem vai a um espetáculo....

Meio_metro

Citação de: ABenficaC em 02 de Fevereiro de 2021, 10:48
Nunca na vida vamos ser convidados, porque lá fora o clube grande português é o Contumil.
Lá fora e cá dentro em resultados...

Pokrl

Citação de: Meio_metro em 02 de Fevereiro de 2021, 10:44
Citação de: Pokrl em 02 de Fevereiro de 2021, 03:44
Aguardo ansiosamente pela chegada disto, o modelo dos campeonatos nacionais está completamente obsoleto. Mas que se criem 3 divisões, pelo menos, e não podem tirar espaço à meritocracia (subidas e descidas).
Mas iam fazer isto para meritocracia? Ahahahaha


Eles fazem tudo para que a lc seja apenas para 4 ou 5 ligas. E iam criar uma liga profissional para se descer? Vai ser tipo NBA... Sa foda o clubismo... Coisa do antigamente...

Talvez tenhas razão mas mesmo assim preferia assim ao modelo actual dos campeonatos nacionais, que já não acompanho nenhum.

GloriosoSLB1904

Citação de: bzouk em 31 de Janeiro de 2021, 23:12
São várias as razões que tornaram o ambiente dos estádios ingleses cada vez mais calmo.

https://bancada.pt/futebol/grandefutebol/o-ambiente-em-inglaterra-ja-nao-e-o-que-era-valem-os-adeptos-visitantes

Texto interessante.

Também curioso para perceber a longo prazo o impacto dos "eSports" no consumo e prática do desporto tradicional por parte das novas gerações.

Esta fuga para a frente do futebol como um negócio tem de ter algum controlo.

JoaoRSantos

Citação de: bzouk em 31 de Janeiro de 2021, 23:12
São várias as razões que tornaram o ambiente dos estádios ingleses cada vez mais calmo.

https://bancada.pt/futebol/grandefutebol/o-ambiente-em-inglaterra-ja-nao-e-o-que-era-valem-os-adeptos-visitantes

Clubes ingleses cobram dinheiro a crianças por entrarem de mão dada com jogadores

https://www.dn.pt/desportos/clubes-ingleses-cobram-dinheiro-a-criancas-por-entrarem-de-mao-dada-com-jogadores-11810346.html



Ia varias vezes ao Etihad e posso garantir que o ambiente é uma treta, se for um jogo com uma equipa pequena, ouve-se mais o entusiasmo desses adeptos do que os do clube anfitrião.

Eagle Heart

Citação"04 fevereiro 2021 - 19:39
Fase de grupos da Champions pode acabar: UEFA prepara proposta revolucionária
Ideia será apresentada numa assembleia geral extraordinária a realizar-se na sexta-feira


Com a ideia da Superliga europeia cada vez mais na ordem do dia - e a ganhar força entre os gigantes da Europa apesar das 'ameaças' da FIFA -, a UEFA estará a trabalhar na possibilidade de dar uma nova 'cara' à Liga dos Campeões e também à Liga Europa. A ideia será apresentada na sexta-feira numa assembleia geral extraordinária a realizar-se com a presença de representantes de todas as federações europeias, na qual a UEFA irá mostrar uma proposta de um novo formato para a Champions que iria acabar com a tradicional fase de grupos a partir de 2024/25.

De acordo com o 'The Guardian', o plano da UEFA passa por substituir essa fase de grupos por uma liga onde cada equipa disputará dez jogos seguindo o chamado 'sistema suíço', no qual cada equipa joga um número de encontros fixos (dez) sem defrontar todos os adversários.

Ainda assim, não é certo que as federações aceitem esta proposta, especialmente porque iria provocar a entrada de mais quatro jogos europeus no período de outono, algo que traria ainda mais complicações na hora de encaixar as partidas de âmbito interno."
in rascord

piwo

O projecto de Vieira desde 2003 e jogar finais europeias (vulgo liga dos campeões) com o Real Madrid...

Logo tenho a certeza que vão estar atentos às palavras do presidente e vamos ser convidados.

Não me ponham de novo a jogar contra o Liege e o Lech Poznan

ruisan

Essa liga provavelmente não vai acontecer. Mas se acontecesse, até preferia que o Benfica ficasse aqui em Portugal. O Benfica para mim é andar aí por Portugal inteiro a percorrer os tascos das cidades portuguesas, e passar 2 horas em estádios portugueses, seja na 1 liga, seja na Taça... ser campeão e ter o mérito de ir à Europa. Não é todos os jogos fora serem no estrangeiro, numa liga onde não há subidas e descidas. Numa Liga por convite. Como se o esforço e o mérito das equipas e dos clubes dependessem disso, de um convite.

Um dos principais impulsionadores desta fantochada é o presidente do Real Madrid e só isso diz tudo. O que ia acontecer era aumentar o fosso de condições financeiras dos clubes convidados para os restantes que não foram convidados. Basta perceber que essa liga ia render mais do que qualquer outra, incluindo a UCL. Se não fosse por dinheiro, eles não queriam. Não é por mais nada, muito menos pelos clubes e por nós.

odistraido

Citação de: Eagle Heart em 05 de Fevereiro de 2021, 00:18
Citação"04 fevereiro 2021 - 19:39
Fase de grupos da Champions pode acabar: UEFA prepara proposta revolucionária
Ideia será apresentada numa assembleia geral extraordinária a realizar-se na sexta-feira


Com a ideia da Superliga europeia cada vez mais na ordem do dia - e a ganhar força entre os gigantes da Europa apesar das 'ameaças' da FIFA -, a UEFA estará a trabalhar na possibilidade de dar uma nova 'cara' à Liga dos Campeões e também à Liga Europa. A ideia será apresentada na sexta-feira numa assembleia geral extraordinária a realizar-se com a presença de representantes de todas as federações europeias, na qual a UEFA irá mostrar uma proposta de um novo formato para a Champions que iria acabar com a tradicional fase de grupos a partir de 2024/25.

De acordo com o 'The Guardian', o plano da UEFA passa por substituir essa fase de grupos por uma liga onde cada equipa disputará dez jogos seguindo o chamado 'sistema suíço', no qual cada equipa joga um número de encontros fixos (dez) sem defrontar todos os adversários.

Ainda assim, não é certo que as federações aceitem esta proposta, especialmente porque iria provocar a entrada de mais quatro jogos europeus no período de outono, algo que traria ainda mais complicações na hora de encaixar as partidas de âmbito interno."
in rascord

Magnífico cocó.

Red Guns

Não acho que se precise de terminar a participação nas ligas nacionais para poder participar na super liga. Vejam o exemplo do Basquet, o Barcelona e o Real Madrid estão na Euroleague e disputam/vencem a liga nacional que também é super competitiva, a liga nacional mais competitiva da Europa.
O Zalgiris também entra com uma equipa B na liga nacional e também disputa finais.

A vantagem orçamental que uma possível liga europeia daria em relação às equipas que ficariam de fora, seria mais que suficiente para construir um plantel de 30 ou mais jogadores e se bater pela liga nacional. E ainda haveria espaço para lançar miúdos na liga nacional.

Eagle Heart

#2609
Isto apareceu-me nas sugestões do insta.

https://theatlanticleague.com/

Citação"A new European football league consisting of teams from Portugal, Netherlands, Scotland, Belgium, Norway, Sweden, Denmark and Finland. There would be promotion and relegation between the Atlantic League and the remaining domestic leagues, and the top teams from the new division would qualify for the UEFA Champions League.



The idea of an Atlantic 'super-league' was first mooted in 2000 when Harry van Raaij, the then-chairman of PSV Eindhoven, suggested forming a transnational league in order to ensure that his club – and many others like it – would remain able to compete with the giants of the European game.



Twenty-one years later, European football is to an even greater degree dominated by teams from the continent's richest leagues, while the smaller domestic competitions remain dominated by just a handful of clubs. With the lion's share of TV money now heading to Spain, England, Italy, France, and Germany, the direction of travel in European football is squarely toward large glamour leagues with fan bases numbered in the tens of millions.



While Europe's minnow leagues might not be inherently doomed, if high-profile clubs from small-market countries wish to stand shoulder-to-shoulder with the giants of the game, joining forces and creating their own glamour league might be the only solution. An Atlantic League containing teams from Portugal, Netherlands, Scotland, Belgium, and Scandinavia would be replete with "blue-blood" clubs with sizeable fan bases and prestigious histories. Just like the Premier League and La Liga, the Atlantic League could have its own fan base stretching to the tens of millions, making the creation of a mega TV deal a realistic possibility.



Within the eight Nations there's a wealth of European pedigree and plenty of  brand names. Match-ups like Ajax v Benfica and Celtic v Feyenoord would almost certainly be extremely high-profile affairs capable of attracting sizeable television audiences. The league would also have a level of depth currently seen only in the continent's biggest divisions.



There's simply no question that the Atlantic League is an idea worth getting behind. Clubs from Portugal, Netherlands, Scotland, Belgium, and Scandinavia really have nothing to lose at this point, and by joining forces they would give themselves a chance to attract the kind of money necessary to compete at the highest level of European football."