Julian Weigl

Médio, 29 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 4 épocas (2020-2022), 115 jogos (8492 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Nhecks

Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 11:55
Citação de: Nhecks em 16 de Setembro de 2020, 11:44
Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 11:35
Citação de: Nhecks em 16 de Setembro de 2020, 11:23
Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 11:12
Citação de: Sprint em 16 de Setembro de 2020, 11:06
Citação de: Ludwig van em 16 de Setembro de 2020, 10:59
O Wiegl não é um 6 para jogar sozinho em frente à defesa e sem apoio defensivo de outro médio-centro. O JJ tem de se aperceber disso.

Esta equipa tem de jogar com um duplo pivot. Enquanto não existir um jogador ideal para lhe fazer companhia o ideal seria mesmo o Florentino jogar ao lado dele.

E ofensivamente o que ofereciam à equipa ou quem fazia essa transição? Num meio campo a dois acho muito difícil jogarem os dois e não acredito que o chiclas mude a táctica.
Já jogas com 2 extremos, um avançado e um segundo avançado. A juntar a isso os laterais sobem bastante, mal mas bastante.

Não precisamos de um 8 ofensivo, precisamos de um 8 em primeiro lugar recuperador de bolas, só depois interessa a vertente ofensiva.

Portanto precisamos de um "8" que seja "6" porque o nosso "6" não faz esse papel.

E depois tinhas um 8 que recuperava bolas e um 6 que defensivamente fazia o que? E a nível ofensivo quem transportava jogo? Quem faria passes de ruptura? 

4-4-2 "moderno" precisa de:
- um 6 que seja trator e que faça compensações e desarmes, basculando no meio campo.
- um 8 rápido a fazer contenção e a fazer a transição defensiva e que tenha capacidade de transporte de bola e de passe. Um box-to-box.

Renato Sanches e Fejsa

Enzo Perez e Matic

Quem é que o Weigl poderia substituir nas duplas de jogadores que referi? Ninguém. O Weigl não consegue fazer o que os 4 jogadores que acima referi fazem seja a 8 seja a 6, seja num meio campo em linha, seja o que for.

Weigl é um jogador para estar atrás a construir jogo num meio campo com outros 2 jogadores fisicos, com capacidade de pressão e de furar linhas. E isto sou eu a especular, porque sinceramente ja tenho duvidas. Se é para ter capacidade de passe mas depois usa-la para fazer passes 2 ou 3 metros, então nem num sistema como aquele que estou a descrever acrescentaria muito.

Nem um Enzo nem um Renato Sanches safavam o Weigl. O meio campo continuaria um buraco.
O teu problema é que só conheces exemplos do Benfica.

No Benfica tradicionalmente o 6 é um trinco. Um Javi, um Matic, um Fejsa, etc. Neste momento não temos no plantel nenhum trinco com a qualidade necessária para jogar em frente à defesa sozinho. O Florentino por muito que queiramos não está pronto ainda para essa responsabilidade.

O que temos é um jogador muito bom para jogar numa dupla de pivots, o Weigl.

O duplo pivot é usado em muitos clubes e não faz deles equipas defensivas. O Bayern na final da Champions jogou com um, Thiago Alcântara e Goretzka.

Tendo em conta a falta de agressividade defensiva dos nossos extremos estamos obrigados a jogar com dois recuperadores de bolas no meio-campo.

O que nos falta neste momento (para além de laterais competentes e um avançado top, não um projeto) é um jogador para fazer companhia ao Weigl nesse duplo-pivot.

Dizer que o Goretzka é um pivot.... Um jogador que chega frequentemente à area adversária e que faz piscinas no meio campo... É tudo menos um pivot. Na minha opinião claro.

O Weigl até se poderia assemelhar ao Alcantara. Pena que não faça os passes verticais que o segundo costuma fazer. E eu nem sou grande fa do Alcantara.
Não é um pivot estático. Nem é isso que se espera mas jogou só ele e o Thiago Alcântara à frente da defesa.

O Goretzka é uma besta fisicamente. Tem autorização para pressionar muito alto mas depois recua e fazia um duplo-pivot com o Thiago.

O que nós precisamos é de um "Goretzka dos pobres".

Mas vês o Weigl a fazer de Alcantara? É que até o Alcantara esta bastante mais agressivo.

E depois estas a comparar uma equipa trabalhada para pressão alta com o Benfica... Pizzis que jogam parado ou paradinho com Perisics... Laterais que são autenticos cavalos com Almeidas. Qualquer comparação cai logo aqui.

Portanto nem o Weigl faria o papel do Thiago Alcantara (começa logo pela verticalidade do passe e ainda se podia discutir a agressividade) como nem o Benfica tem outros jogadores que permita dar-se ao luxo de ter um meio campo a 2 com Weigl. Ou seja, não era um Goretzka dos pobres que ia resolver a questão.

Os extremos e defesas laterais que o Benfica tem exigem um meio campo forte e um trator a 6.

Carminati

Citação de: Nuno_SLB em 16 de Setembro de 2020, 12:04
Citação de: BERNA_1961 em 16 de Setembro de 2020, 12:01
Quantas faltas fez ontem?

0 faltas e só fez 3 desarmes em 90 minutos. Um autentico passarinho, nem parece ser alemão.

0 faltas? e nem tinha visto esta estatistica.

Isto é assustador.

Com ele em campo vamos andar de derrota em derrota nos jogos mais dificeis.

bmuc79

Citação de: BERNA_1961 em 16 de Setembro de 2020, 12:37

0 faltas e só fez 3 desarmes em 90 minutos. Um autentico passarinho, nem parece ser alemão.
Pois..
É certo que os bons jogadores não se vêm pelas faltas que fazem...
Agora um jogador na posição 6, a disputar variados duelos... não faz uma falta, ainda que negligente?
Não acho normal.

Esta conversa das faltas faz-me lembrar o Gamarra e a eternas discussões que tinha com Benfiquistas na altura que o achavam um central de classe mundial porque "jogava limpo".

Recorde do mundo de minutos sem faltas!
Recorde de mundo de jogos consecutivos sem faltas!
Recorde do mundo de jogos sem cartões!
Mas porra ele é um defesa e acham isto normal?
Por isso nunca vingou na Europa e não subiu a patamares como indiciava.

Não precisa de ser um caceteiro, mas também não precisa de ser um manso porque não gosta de dar pau.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra porque jogar em determinadas posições exige um nível de agressividade maior do que noutras.
Estão sempre a ir buscar o mesmo exemplo do Redondo porque era um gajo elegante a jogar e com bom toque de bola, tão elegante que até a dar pau era com elegância, com classe, mas dava na mesma quando tinha que dar.
Mas a malta achava que não, era só passar junto do adversário e já estava...

gaucho

Com este gajo não vamos longe.

iKatz

Citação de: naix em 16 de Setembro de 2020, 12:06
Entre este e o Danilo do Porto qual seria a opção?
acho qe e obvio qe o danilo e melhor

Croissant

Citação de: gaucho em 16 de Setembro de 2020, 12:54
Com este gajo não vamos longe.

Por acaso até fomos longe. Salónica fica para aí a 3900 km de Lisboa.

naix

Citação de: iKatz em 16 de Setembro de 2020, 12:56
Pois mas o Danilo é muito físico e tem pouco do futebol moderno...

Baron_Davis

basta ver a abordagem dele e do Adel no lance do golo do Ziv

obviamente que de "6" pouco ou nada tem

para fazer a saída de bola que ele faz não é preciso gastar 20M

adeptoBancada

Citação de: naix em 16 de Setembro de 2020, 12:57
Citação de: iKatz em 16 de Setembro de 2020, 12:56
Pois mas o Danilo é muito físico e tem pouco do futebol moderno...
Futebol moderno é um chavão top.

fmb

É que nem na saída é nada demais... não arrisca minimamente, nada de nada!!! Uma tremenda desilusão!

kramxel²

Citação de: Aslio em 16 de Setembro de 2020, 12:15
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:28
Citação de: Manuel_apt em 16 de Setembro de 2020, 11:26
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 11:24
Fez um excelente jogo, de volta à melhor forma!

Não percebo mesmo nada de futebol. Aqui aprende-se todos os dias. Não vejo nada neste gajo. E tu consegues ver tudo. UM GRANDE JOGO . Sim senhor. fonix

Vai rever a saída de bola na 1a parte, quem era o elemento fundamental, vai ver a transição defensiva, quem é que andava a tapar buracos na cobertura.

Juntando a habitual qualidade na circulação de bola, e 4 ou 5 passes de ruptura que criaram transições rápidas, e facilmente tens dos nossos melhores jogadores.
Tens razão no que dizes.

No entanto... o estilo de jogo do PAOK reflete, em parte, o que vamos encontrar em muitos dos jogos do tugão. Equipas fechadas, que não vão permitir tantas incursões pelo meio, que vão povoar muito a sua área defensiva.
E o que é que vimos na primeira parte do jogo de ontem? Apesar do Benfica ter estado melhor, com muita circulação de bola e a ter espaço para chegar ao último terço, faltou claramente definição e homens na frente. E não podemos estar só a bater no Seferovic que falhou aquele golo cantado: na realidade, quantas oportunidades claras de golo tivemos nessa primeira parte? Muito poucas! A bola não chegava lá!

Depois, na segunda parte, vimos, mais uma vez, aquilo que se esperava com este meio-campo a 2: demasiados espaços, buracos no meio e na lateral direita... (também pela quebra física dos jogadores).

Continuo com a minha ideia: por mais que Weigl tenha qualidades, não serve para um meio-campo a 2. Nem ele, nem Taarabt. É um meio-campo que deixa demasiados espaços ao adversário, porque não há apoios nem dos extremos/médios-interiores, nem do "2o avançado"; para além disso, é um meio-campo pouco agressivo na pressão e na bola.

Basicamente, vimos ontem o reflexo da época passada. Mudou o treinador, fizeram-se várias contratações caras, mas os problemas mantêm-se:
- Weigl e Taarabt não podem jogar sozinhos no meio
- Almeida horrivel, deprimente, humilhante a sua fraca qualidade com e sem bola
- Pizzi... muito inconsequente, com pouca vontade, a dar pouco apoio ao meio
- Seferovic mal na finalização, mal nos apoios, mal na ocupação de espaços... mas, a culpa não é dele. A culpa é de quem o meteu a jogar e como montou a equipa do meio-campo para a frente.

Relativamente à dupla Weigl e Taraabt é unânime, já no ano passado não funcionava, nem nunca há-de funcionar.

Ontem, quando soube do 11:
Citação de: kramxel² em 15 de Setembro de 2020, 17:56
Taraabt e Weigl essa dupla de sucesso....

Quantos mais jogos até se fazer luz naquela cabeça?

Relativamente ao Pizzi, até acho que esteve bem, ali bem enquadrado e sem muito espaço para ter que cobrir, liga bem o jogo. O problema foi quando passámos para o 4-4-2. E aí vieram ao de cima as suas debilidades no apoio defensivo.

Seferovic, simplesmente já não há palavras.

Acho que este sistema do JJ não funciona sem um 8 acima da média. E neste momento o que temos é um jogador sem cultura táctica e sem capacidade de recuperação.

Acho que o Weigl, como referi aqui já imensas vezes, funcionava muito melhor num meio campo a 3, mas ainda ontem demonstrou que não é por ele que a equipa parte, bem pelo contrário.

Tem estado muito mais forte na cobertura defensiva (não confundir com choque) e a sua capacidade de circulação foi fundamental na nossa construção.

Aslio

Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 13:05

Não percebo mesmo nada de futebol. Aqui aprende-se todos os dias. Não vejo nada neste gajo. E tu consegues ver tudo. UM GRANDE JOGO . Sim senhor. fonix

Vai rever a saída de bola na 1a parte, quem era o elemento fundamental, vai ver a transição defensiva, quem é que andava a tapar buracos na cobertura.

Juntando a habitual qualidade na circulação de bola, e 4 ou 5 passes de ruptura que criaram transições rápidas, e facilmente tens dos nossos melhores jogadores.
Tens razão no que dizes.

No entanto... o estilo de jogo do PAOK reflete, em parte, o que vamos encontrar em muitos dos jogos do tugão. Equipas fechadas, que não vão permitir tantas incursões pelo meio, que vão povoar muito a sua área defensiva.
E o que é que vimos na primeira parte do jogo de ontem? Apesar do Benfica ter estado melhor, com muita circulação de bola e a ter espaço para chegar ao último terço, faltou claramente definição e homens na frente. E não podemos estar só a bater no Seferovic que falhou aquele golo cantado: na realidade, quantas oportunidades claras de golo tivemos nessa primeira parte? Muito poucas! A bola não chegava lá!

Depois, na segunda parte, vimos, mais uma vez, aquilo que se esperava com este meio-campo a 2: demasiados espaços, buracos no meio e na lateral direita... (também pela quebra física dos jogadores).

Continuo com a minha ideia: por mais que Weigl tenha qualidades, não serve para um meio-campo a 2. Nem ele, nem Taarabt. É um meio-campo que deixa demasiados espaços ao adversário, porque não há apoios nem dos extremos/médios-interiores, nem do "2o avançado"; para além disso, é um meio-campo pouco agressivo na pressão e na bola.

Basicamente, vimos ontem o reflexo da época passada. Mudou o treinador, fizeram-se várias contratações caras, mas os problemas mantêm-se:
- Seferovic mal na finalização, mal nos apoios, mal na ocupação de espaços... mas, a culpa não é dele. A culpa é de quem o meteu a jogar e como montou a equipa do meio-campo para a frente.

Relativamente à dupla Weigl e Taraabt é unânime, já no ano passado não funcionava, nem nunca há-de funcionar.

Relativamente ao Pizzi, até acho que esteve bem, ali bem enquadrado e sem muito espaço para ter que cobrir, liga bem o jogo. O problema foi quando passámos para o 4-4-2. E aí vieram ao de cima as suas debilidades no apoio defensivo.

Acho que este sistema do JJ não funciona sem um 8 acima da média. E neste momento o que temos é um jogador sem cultura táctica e sem capacidade de recuperação.

Acho que o Weigl, como referi aqui já imensas vezes, funcionava muito melhor num meio campo a 3, mas ainda ontem demonstrou que não é por ele que a equipa parte, bem pelo contrário.

Tem estado muito mais forte na cobertura defensiva (não confundir com choque) e a sua capacidade de circulação foi fundamental na nossa construção.
O problema do Pizzi é mesmo esse: quando o deixam jogar, "até está bem", mas quando os adversários assumem o jogo, o Pizzi desaparece ofensivamente (a nível defensivo, simplesmente, seja qual for a situação, não existe).

Portanto, ontem o Pizzi "até ter estado bem" na primeira parte pouco me diz. "Esteve bem" porque o PAOK deixou que o Benfica assumisse o jogo até certo ponto, porque raramente entrámos na área deles e nunca em superioridade numérica ou sequer com mais de 2 jogadores.

KAimar

Lembram-se de quando quase foi expulso aos 30min? No final da última temporada?
É um jogador agressivo quando o treinador quer. Não se esqueçam que o Benfica teve 70% de posse de bola...

kramxel²

Citação de: Aslio em 16 de Setembro de 2020, 13:09
Citação de: kramxel² em 16 de Setembro de 2020, 13:05

Tens razão no que dizes.

O problema do Pizzi é mesmo esse: quando o deixam jogar, "até está bem", mas quando os adversários assumem o jogo, o Pizzi desaparece ofensivamente (a nível defensivo, simplesmente, seja qual for a situação, não existe).

Portanto, ontem o Pizzi "até ter estado bem" na primeira parte pouco me diz. "Esteve bem" porque o PAOK deixou que o Benfica assumisse o jogo até certo ponto, porque raramente entrámos na área deles e nunca em superioridade numérica ou sequer com mais de 2 jogadores.

Mas essa dificuldade em entrar na estrutura defensiva deles é mais causada pelas características dos jogadores que temos na frente, do que propriamente culpa individual do Pizzi.

São 3 jogadores a querer bola no pé (Everton, Pedrinho e Pizzi), e nenhum deles é capaz de atacar os espaços nas costas da defesa. Sef tem essa capacidade de atacar o espaço, mas quando o fez, ficou sem qualquer apoio.

komytis

Contratação de novo rico!