SL Benfica 1 - 0 FK Dynamo Kyiv

    Competição
    Fase
    Fase de Grupos
    Ronda
    6ª Jornada
    Data
    Qua, 8 Dezembro, 2021, 12:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV | Canal 11

     

    BENFICA CRESCIDO E PERSONALIZADO GARANTE "OITAVOS" DA YOUTH LEAGUE!

     

    Numa autêntica final, e com uma exibição a esse nível, as águias receberam e venceram o Dínamo Kiev (1-0) em jogo da 6.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões jovem.

     

     

    Quarta-feira de emoções! No Benfica Campus decidiu-se o vencedor do grupo E da UEFA Youth League 2021/22. As águias, superiores, venceram o Dínamo Kiev, por 1-0, e garantiram o acesso direto aos oitavos de final da prova. Exibição madura!

     

    Frente a frente os dois primeiros classificados do grupo E, com um ponto a separar as equipas. Dínamo na dianteira, com 13 pontos, e Benfica vice-líder, com 12 pontos… Olhando friamente para os números, uma certeza: as águias tinham de ganhar para vencer o grupo e apurar-se diretamente para os oitavos de final da competição. Verdadeira final em perspetiva, e assim foi!

     

    A primeira oportunidade surgiu logo aos 6', com Voloshyn, em lance individual, a enviar a bola ao ferro da baliza de Samuel Soares. O Benfica reagiu prontamente através de um lance de bola parada, mas Martim Neto, na conversão do livre indireto, não levou perigo de maior.

     

    Desafio intenso e muito disputado e com mais um par de oportunidades. Primeiro, aos 14', Brazhko rematou rasteiro e bem enquadrado, mas Samuel Soares estava atento e disse "não". Depois, António Silva, no minuto seguinte, disparou forte, contudo, o esférico saiu por cima da barra. João Neves também tentou a sorte, mas os seus dois remates foram intercetados.

     

    Primeiros 20 minutos com as equipas a tentarem impor-se e ao respetivo jogo… alguns lances mais disputados, desafio quentinho e vários amarelos com o árbitro, autoritário, a não perdoar.

     

     

    A precisar de marcar para concretizar o objetivo, e perante uma formação à qual bastava o empate, retraída e expectante, mais Benfica a partir deste momento. Mais posse de bola, mais agressividade, mais remates e muita ambição, com as águias a assumirem as despesas da partida, contudo, a faltar melhor definição na hora H! Trinta minutos de jogo… e mantinha-se o nulo!

     

    Aos 37', lance duvidoso na grande área, com João Neves a cair e a pedir-se grande penalidade, mas o árbitro nada assinalou e mandou seguir.

     

    Até ao intervalo, o Benfica carregou, carregou e, finalmente, o já merecido golo surgiu aos 44'. Jogada espetacular do coletivo, Diego Moreira cruzou com régua e esquadro, e Luís Semedo, oportuno, com um remate à entrada da pequena área, fez o 1-0 (ver o golo AQUI). Grande momento de futebol!

     

     

    A segunda metade arrancou com a chuva a surgir no Benfica Campus e algumas alterações na formação ucraniana, com a partida a mudar de características. O Benfica estava em vantagem, o que lhe assegurava acesso direto aos oitavos, e do outro lado o Dínamo Kiev tinha de fazer pela vida para inverter o rumo dos acontecimentos.

     

    Inteligentes, os encarnados geriam e controlavam, com os ucranianos, a verem os seus intentos frustrados, a recorrem a muitas faltasFase de jogo com algumas quezílias, muitas pausas e muitos livres, pelo meio, destaque para o remate de meia distância de Pedro Santos, a passar ao lado da baliza.

     

    Martim Neto esteve em evidência na marcação das bolas paradas, apesar de não levar grande perigo às redes contrárias; Luís Semedo, aos 64’, também num livre, chamou o guardião adversário a uma bela defesa após um remate colocado e forte.

     

    Sem encontrar soluções face à postura sólida dos encarnados, o Dínamo criou perigo aos 65', aproveitando um erro da defesa das águias. Resolveu Samuel Soares, resolveu o ferro da baliza… Na resposta, aos 67', jogada individual de Martim Neto, a tirar dois adversários da frente, mas a perder no cara a cara com o guardião, que saiu muito bem e fechou o ângulo.

     

     

    Dez minutos volvidos (77’), vida ainda mais complicada para o Dínamo, com o segundo cartão amarelo e respetiva expulsão de Brazhko.

     

    Em superioridade numérica e em superioridade no jogo jogado, o Benfica partiu para uns derradeiros minutos de muita classe, com várias oportunidades para dilatar. João Resende, aos 85', recebeu, rodou na área e rematou, mas o esférico saiu ao lado; aos 88', João Neves tentou o chapéu de longa distância, mas a bola, caprichosamente, não quis entrar… Era um golo de bandeira!

     

    Até ao final, o resultado não se alterou! Triunfo justo da melhor equipa em campo, uma equipa jovem que mostrou maturidade e enorme personalidade. Objetivo cumprido! O Benfica, com muito mérito, está mais uma vez nos oitavos de final da UEFA Youth League.

     

    DECLARAÇÕES

     

     

    Luís Castro (treinador do Benfica): "Num grupo complicado, ficou pelo caminho um Barcelona, que era uma equipa muito forte, e também este Dínamo Kiev, que é igualmente uma equipa muito boa. Ficar em primeiro lugar neste grupo é muito bom. Creio que hoje ficou claro que fomos a melhor equipa do grupo em todos os aspetos. Agradecer aos Benfiquistas que, após a derrota em Kiev, estiveram do nosso lado, puxaram pela equipa e apoiaram-na. Esta vitória também é para eles! Neste jogo, dominámos, estivemos por cima durante todo o tempo e o golo trouxe mais justiça do que calma, porque os jogadores estiveram sempre calmos. A nossa equipa teve sempre o controlo do jogo, os jogadores foram muito adultos, mantiveram o foco. Temos estado consecutivamente entre as melhores equipas, é uma demonstração de que se trabalha muito bem na Formação. Quero aqui dar uma palavra tanto à equipa técnica do Nélson Veríssimo como à do Luís Araújo. A nossa equipa técnica é de Sub-23, mas juntámos aqui três grupos. Esta vitória é de todo o Benfica. Tem de se trabalhar muito bem em todos os escalões do Clube para isto acontecer."

     

    Tomás Araújo (defesa-central do Benfica): "Desde o início que definimos que o nosso objetivo era passar em primeiro lugar no grupo, direto para os oitavos de final. No primeiro jogo da fase de grupos, em Kiev, ainda não estávamos tão confiantes e perdemos, mas depois a equipa reagiu bem, conseguimos jogar um futebol atrativo e, com a ajuda dos nossos adeptos, tudo se torna mais fácil. Neste jogo, a primeira parte foi um pouco equilibrada, mas sempre com a nossa equipa a ter o ascendente e a querer tomar a iniciativa. Na segunda parte só deu Benfica. Não criando assim tantas oportunidades como deveríamos ter feito, principalmente depois de eles terem ficado em inferioridade numérica, mas, no final do jogo, o míster falou sobre isso mesmo e agora estamos preparados para os oitavos de final."

     

    Luís Semedo (avançado do Benfica): "Foi um objetivo cumprido. A derrota em Kiev acabou por ser um alerta para nós, depois encarámos todos os jogos bem e, tal como  aconteceu no desafio de hoje [quarta-feira], mostrámos a qualidade do nosso grupo. Sinto-me bem por ter marcado o golo da vitória, mas o mais importante foi garantirmos o primeiro lugar no grupo."

     

    João Neves (médio do Benfica): "O trabalho foi de toda a equipa. Levámos a melhor sobre uma grande equipa como é a do Dínamo Kiev, mas a nossa caminhada não acabou aqui, ainda há muito para jogar. Senti-me bem no jogo, mas este é o trabalho da equipa e as individualidades sobressaem pouco a pouco. O mérito é de toda a equipa."

     

    FICHA DE JOGO

     

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/12/08/futebol-youth-league-jogo-benfica-dinamo-kiev-6-jornada-grupo-e

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 28 Outubro 2023