Eleições 2025

Gravesinho

Citação de: jonas.thern em 21 de Outubro de 2025, 06:42Sabem se a BTV vai abrir o sinal para o debate?

Não só não deve abrir como o debate deve ser mais tendencioso que um Porto-Benfica arbitrado pelo Soares Dias.

paulomaia1972

paulomaia1972

Citação de: jonas.thern em 21 de Outubro de 2025, 06:42Sabem se a BTV vai abrir o sinal para o debate?

confirmo, em sinal aberto

Thorondor

Citação de: jp23 em 21 de Outubro de 2025, 07:02Lista de Vieira não existe aqui no fórum?

Existe, infelizmente. Um criminoso que devia ser expulso de sócio por muitas razões uma das quais ter apertado um pescoço a um sócio numa AG. Rouba o clube em milhões, arrasta o clube na lama em processos judiciais e mesmo assim candidata-se na mesma.

O Património

Quem é que vai colocar o voto na urna?

Nós ou os delegados?

Era preferível que o voto passasse pelas mãos dos delegados. Só para garantir que só vai ali um boletim de cada.

Diablo

Citação de: Thorondor em 21 de Outubro de 2025, 07:41
Citação de: jp23 em 21 de Outubro de 2025, 07:02Lista de Vieira não existe aqui no fórum?

Existe, infelizmente. Um criminoso que devia ser expulso de sócio por muitas razões uma das quais ter apertado um pescoço a um sócio numa AG. Rouba o clube em milhões, arrasta o clube na lama em processos judiciais e mesmo assim candidata-se na mesma.

E, ironicamente, podia ser a nossa salvação, por dividir o eleitorado do Rui Costa.
Os adeptos da mudança, em vez de carregarem num único candidato, não. Vão, também, dividir por dois, quando há aqui uma oportunidade única de fechar isto à primeira volta.

MANOCAS37

Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:48
Citação de: Aka em 21 de Outubro de 2025, 00:38
Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:36
Citação de: Indutory em 21 de Outubro de 2025, 00:29
Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:16
Citação de: Aka em 21 de Outubro de 2025, 00:01
Citação de: divica em 20 de Outubro de 2025, 23:58
Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 23:57
Citação de: divica em 20 de Outubro de 2025, 23:30
Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 23:28
Citação de: johnnybgood em 20 de Outubro de 2025, 03:05
Citação de: Lusiisul em 20 de Outubro de 2025, 01:56
Citação de: NoNickBoy em 20 de Outubro de 2025, 00:33
Citação de: jjlope00 em 20 de Outubro de 2025, 00:32
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Para piorar, nenhuma das candidaturas me representa minimamente.
Que desespero de eleições. :'(
Diz logo que vais votar Rui Costa, ninguém te leva a mal.

Duvido que o dono deste login seja sequer benfiquista, quanto mais ir votar 😂

Sou sócio do Benfica há mais de 20 anos, pago as quotas e acompanho o clube mesmo vivendo fora de Portugal.
Ser benfiquista não é fazer coro com a opinião dos outros, é querer o melhor para o clube.
Se para ti discordar = não ser benfiquista, então o problema não é meu.

Claramente não andas atento à vida institucional do clube, se andasses saberias bem porque se lutou contra o voto eletrónico

Estar atento à vida institucional do clube também é perceber que em 2020 o problema não foi "voto eletrónico", foi a falta de transparência na implementação.
Se houver auditoria independente, registo físico de backup e fiscalização das candidaturas, o voto eletrónico é tão seguro como qualquer outro método, e muito mais inclusivo para quem vive fora.

Não é por ter sido mal feito no passado que não pode ser bem feito no presente.
Desculpa, mas onde é que o voto electronico é mais inclusivo que o voto fisico?

O voto electronico tambem obriga as pessoas a ir aos locais de voto!

O voto eletrónico não tem de obrigar ninguém a ir a uma mesa de voto.
O que foi usado em 2020 no Benfica foi voto eletrónico presencial, que é diferente, na prática foi só trocar papel por tablet. Não trouxe nenhuma inclusão, tens razão.

Quando falo de voto eletrónico inclusivo, falo do modelo remoto com autenticação forte, como já existe noutros países e empresas:

Autenticação com documento oficial + confirmação biométrica ou assinatura digital

Auditoria independente e registo de segurança

Sem necessidade de deslocação

Mas volto a dizer: não defendo só voto eletrónico. A solução pode perfeitamente ser:
- voto por correspondência
- mesas de voto adicionais
- OU voto eletrónico remoto bem implementado

O objetivo é simples: permitir que mais sócios possam votar, não menos.
Diz-me 1 país que use esse voto electronico em eleicoes politicas.

Está a falar da Estónia. O que ele não te diz é que para poderes votar online na Estónia precisas de tanta merda que é quase ridículo achar que isso seria possível num clube de futebol.

Sim, estou a falar precisamente da Estónia, obrigado por confirmares.
E já agora acrescento: não é caso único. A Suíça também implementou voto eletrónico em vários cantões durante anos, e França e Espanha já permitem voto eletrónico para cidadãos no estrangeiro em eleições oficiais. Portanto, não estamos a falar de ficção científica nem de impossíveis, estamos a falar de soluções que já existem e funcionam.

E volto a esclarecer porque parece que ainda há quem não queira entender:
ninguém aqui está a exigir voto eletrónico obrigatório.
As eleiçõies que se vão fazendo nos cantões da Suiça são testes, não norma.

Sim, na Suíça houve testes, e isso só prova exatamente o meu ponto: há países a evoluir o voto para incluir mais pessoas.
Mas já agora, não ignores os outros exemplos que dei:

- Estónia – voto eletrónico remoto desde 2005 (norma, não teste)
- França – voto eletrónico para cidadãos no estrangeiro em eleições oficiais
- Espanha – voto eletrónico para residentes no exterior
- Canadá – voto eletrónico municipal
- Austrália/Reino Unido – voto eletrónico em eleições regionais/setores públicos

Portanto, dizer que "não existe" voto eletrónico seguro ou usado é simplesmente falso.
Existe e está documentado. Falta é vontade para o aplicar no Benfica, como opção, não obrigação.

Certo. Agora diz-me qual é a CNE no Benfica.

No Benfica a função equivalente à CNE já existe, chama-se Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.
E além disso, em qualquer solução moderna de voto, há sempre auditoria externa independente para garantir transparência.

Se amanhã o Benfica quisesse implementar uma solução séria de voto à distância, bastava:

- Fiscalização pela MAG e listas candidatas
- Auditoria independente (empresa certificada)
- Transparência total do processo
- Possibilidade de verificação pelos sócios

Portanto, não é por "não haver CNE" que não se pode evoluir.
como se viu em 2020 a MAG é um orgão super confiavel.

Principalmente quando chega as 20h e diz que os votos não vão ser contados e metem dentro dos yaris desta vida.

O Benfica é liderado por uma corja criminosa não se pode dar 1 mm a estas pessoas.

Bailey

VSantos

A malta passa 4 anos a querer terminar com um regime que aos poucos tem-nos tirado a paixão de ver o Benfica.

Chegamos à semana onde podemos materializar essa vontade e vemos uma oposição do bem (JNL e JDM) dividida, acusações para um lado e para o outro e o que foi claro nos últimos quatros anos, deixou de o ser.

O interesse de acabar com o regime foi trocado por uma vontade enorme de poder dizer "Eu votei no candidato que ganhou!".

Quem fica feliz no meio disto tudo? O regime. Porque o que poderia ser o seu maior adversário, uma oposição forte e unida, afinal está a ser o seu maior amigo.

Parabéns pela estratégia, muito provavelmente, teremos mais 4 anos de Rui Costa.

Boxtobox

Citação de: vieirah1904 em 20 de Outubro de 2025, 20:51Notas de Rui Santos na CNN aos candidatos:

Banana: 13,5 valores
Manteigas: 13 valores
Mayer: 13 valores
Noronha: 12,5 valores
Arguido: 8 valores
Cristóvão: 7 valores

Continuam a dar tudo pelo Rui.

Faz-me lembrar as notas dadas ao Ventura nos debates

jp23

Citação de: Thorondor em 21 de Outubro de 2025, 07:41

Onde?

Redady2

fpie

é pá ontem passei por um canal, acho que era o CM, estava o vendedor de pneus a debitar disparates, valha me Deus

mais 4 ou 5 campos no Seixal, Hoteis, Estadio novo.... tetra + penta enfim
parecia um miudo numa loja de brinquedos a pedir coisas ao pai, santo Deus

merlim

Citação de: MANOCAS37 em 21 de Outubro de 2025, 08:45
Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:48
Citação de: Aka em 21 de Outubro de 2025, 00:38
Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:36
Citação de: Indutory em 21 de Outubro de 2025, 00:29
Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:16
Citação de: Lusiisul em 19 de Outubro de 2025, 23:21Sinceramente, nem me vou dar ao trabalho de ir a Paris, ao Novotel, só para votar.
Em pleno 2025, com tantas formas seguras de confirmar identidade online, isto é ridículo.

Sou sócio do Benfica há mais de 20 anos, pago as quotas e acompanho o clube mesmo vivendo fora de Portugal.
Ser benfiquista não é fazer coro com a opinião dos outros, é querer o melhor para o clube.

Claramente não andas atento à vida institucional do clube, se andasses saberias bem porque se lutou contra o voto eletrónico

Estar atento à vida institucional do clube também é perceber que em 2020 o problema não foi "voto eletrónico", foi a falta de transparência na implementação.
Se houver auditoria independente, registo físico de backup e fiscalização das candidaturas, o voto eletrónico é tão seguro como qualquer outro método, e muito mais inclusivo para quem vive fora.

O que foi usado em 2020 no Benfica foi voto eletrónico presencial, que é diferente, na prática foi só trocar papel por tablet. Não trouxe nenhuma inclusão, tens razão.

Quando falo de voto eletrónico inclusivo, falo do modelo remoto com autenticação forte, como já existe noutros países e empresas:

Autenticação com documento oficial + confirmação biométrica ou assinatura digital

Mas volto a dizer: não defendo só voto eletrónico. A solução pode perfeitamente ser:

Está a falar da Estónia. O que ele não te diz é que para poderes votar online na Estónia precisas de tanta merda que é quase ridículo achar que isso seria possível num clube de futebol.

Sim, estou a falar precisamente da Estónia, obrigado por confirmares.
E já agora acrescento: não é caso único. A Suíça também implementou voto eletrónico em vários cantões durante anos, e França e Espanha já permitem voto eletrónico para cidadãos no estrangeiro em eleições oficiais. Portanto, não estamos a falar de ficção científica nem de impossíveis, estamos a falar de soluções que já existem e funcionam.

E volto a esclarecer porque parece que ainda há quem não queira entender:
ninguém aqui está a exigir voto eletrónico obrigatório.
As eleiçõies que se vão fazendo nos cantões da Suiça são testes, não norma.

Sim, na Suíça houve testes, e isso só prova exatamente o meu ponto: há países a evoluir o voto para incluir mais pessoas.
Mas já agora, não ignores os outros exemplos que dei:

- Estónia – voto eletrónico remoto desde 2005 (norma, não teste)
- França – voto eletrónico para cidadãos no estrangeiro em eleições oficiais
- Espanha – voto eletrónico para residentes no exterior
- Canadá – voto eletrónico municipal
- Austrália/Reino Unido – voto eletrónico em eleições regionais/setores públicos

Portanto, dizer que "não existe" voto eletrónico seguro ou usado é simplesmente falso.
Existe e está documentado. Falta é vontade para o aplicar no Benfica, como opção, não obrigação.

Certo. Agora diz-me qual é a CNE no Benfica.

No Benfica a função equivalente à CNE já existe, chama-se Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.
E além disso, em qualquer solução moderna de voto, há sempre auditoria externa independente para garantir transparência.

Se amanhã o Benfica quisesse implementar uma solução séria de voto à distância, bastava:

- Fiscalização pela MAG e listas candidatas
- Auditoria independente (empresa certificada)
- Transparência total do processo
- Possibilidade de verificação pelos sócios

Portanto, não é por "não haver CNE" que não se pode evoluir.
como se viu em 2020 a MAG é um orgão super confiavel.

Principalmente quando chega as 20h e diz que os votos não vão ser contados e metem dentro dos yaris desta vida.

O Benfica é liderado por uma corja criminosa não se pode dar 1 mm a estas pessoas.

Já cansa esta conversa do voto eletrónico. Quem defende isso, para mim está satisfeito com o rumo do BENFICA e para eles o voto electrónico era a garantia de continuidade.

merlim

Citação de: Lusiisul em 21 de Outubro de 2025, 00:41
Citação de: pimp em 21 de Outubro de 2025, 00:27
Citação de: divica em 21 de Outubro de 2025, 00:07

Pronto. Esse sistema ate acredito que funcione, mas isso nao é uma método muito inclusivo ou de borla (o leitor de cc pelo menos custa dinheiro).

E tambem gostava de ter algum estudo sobre o que as pessoas da estonia pensam sobre esse metodo de voto. Se acham isso credivel...
Gostava de saber quantos sócios não iriam conseguir implementar isso nas suas próprias casas. Aliás, não quero mesmo saber!

Dizes que muitos sócios não iam conseguir votar a partir de casa mas essas mesmas pessoas já usam hoje:

- Homebanking
- MB Way
- Portal das Finanças
- Chave Móvel Digital
- Segurança Social
- Assinatura digital

Se conseguem autenticar-se para movimentar dinheiro e tratar com o estado, também conseguem para votar no Benfica.
Não subestimes os sócios, o problema nunca foi capacidade, foi vontade.

E para quem prefere métodos tradicionais, há uma solução simples que já existiu no clube: voto por correspondência.

Que foi proposta a essa tal MAG, honesta e cheia de gente confiável, que recusou.