SuperLiga Europeia

manjob

Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 14:31
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 14:00
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 12:33
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 11:33
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 11:17
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 11:08
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Março de 2016, 10:59
Citação de: manjob em 04 de Março de 2016, 09:07
Citação de: Royal_Flush em 04 de Março de 2016, 06:21
A maior merda de ideia sinceramente. Até aceitaria se o interesse fosse criar mais espectáculo, beneficiar o adepto, beneficiar rivalidades, mas é óbvio que não.

O único interesse disto é aumentar os lucros dos gigantes europeus, principalmente alemães e espanhóis, que estão todos com comichão no cú porque os ingleses conseguem vender muito melhor o seu produto e fazer muito mais lucros que eles.

Esta liga seria o choque final e total entre o futebol enquanto desporto tradicional para o futebol moderno enquanto puro comércio. Os donos do clube cada vez menos são adeptos e pessoas que se preocupam realmente com o clube, mas sim apenas pessoas que só têm o lucro como objectivo. Isto é triste, porque os adeptos são e sempre foram a alma deste desporto.

Quanto mais dinheiro precisam os jogadores de futebol de receber? É que se os donos estão preocupados com os seus lucros, então que se chegue por exemplo a um concenso sobre um tecto salarial nos clubes europeus. Isto sim seria uma excelente solução para tornar o negócio mais viável. Por outro lado a UEFA pode fazer mais e melhor na comercialização das ligas europeias.

Agora aniquilar todos os campeonatos nacionais?!

E eu sou dos gajos mais criticos que há do futebol português. Não suporto este futebol parolo, onde gentinha como o bruno de carvalho tem tempo de antena na imprensa e a conivência da liga, onde corruptos são ilibados, onde os clubes ditos pequenos mal conseguem sobreviver e são obrigados a mendigar por favores.

Mas isso há maneiras de contornar sem acabar de vez com a liga portuguesa. Diminuir os clubes na liga, criar um sistema de play-offs para aumentar a competitividade, termos uma Liga de Clubes forte e independente, que irradiasse de vez gente quem continua a evitar que o desporto em Portugal seja saudável e civilizado. Há muito por fazer.

A liga europeia para mim mataria o futebol de vez.

Como a NBA acabou com o basquete?
NBA e EUA são totalmente diferentes da realidade europeia e do seu futebol.
Falas em NBA e basquetebol, vê a euroliga de basquetebol e quem domina e a sua evolução ao longo destes anos, uma evolução que vai culminar  numa liga de basquetebol com 11 clubes fixos e 5 vagas à volta das equipas do costume.Os países periféricos e mais fracos acabaram por ser uma sombra do que eram nos anos 90. Até a FIBA está a tentar uma nova competição que beneficie os pequenos e permita a sua evolução.

EUA é um estado federal, cujos estados constituintes partilham a mesma lingua, economia e cultura e com poucas diferenças salariais entre eles.

A Europa é um continente constituído por 50 ou mais estados soberanos, alguns unidos numa união europeia confederativa (sendo a moeda unica e o acordo schegen a unica medida federal), em que cada país tem a sua lingua, cultura, economia e cujas discrepância económicas entre o mais pobre  e rico são enormes. Existem 50 ligas de futebol, milhares de clubes profissionais e uma cultura desportiva totalmente diferente da americana.

A liga europeia mataria os clubes periféricos de vez,seriam um simples saco de pancada, mesmo que o Benfica participasse receberia de acordo com o seu marketpool. Ainda ninguém soube me dizer se os ingleses, franceses, espanhois, alemães e italianos que possuem 300 milhões de habitantes juntos e um tv revenue de 6 mil milhões de euros vão partilhar isto. Quem acha que o Benfica vai receber igual a um clube  deste grupo pode tirar o cavalinho da chuva.

Tudo é diferente de outra coisa, e ninguém tem a certeza de (quase) nada, agora não me parece possível que um projeto deste tipo, que eventualmente venha a ser lançado, mate o futebol, para começar. E o "de vez", até parece que o futebol tem vindo a morrer e está moribundo. Goste-se, ou não, do estilo atual e do rumo previsível, o futebol mundial historicamente vive uma época de crescimento acelerado, seja em termos de geração de receitas, seja em número de praticantes.
O futebol não morre, terá uma evolução similar ao que aconteceu ao basquetebol europeu, concentração nas principais equipas na liga europeia e aumento de competitividade.

Mas que matará de vez os clubes periféricos, é ver o exemplo da Euroliga. Uma competição feita nos moldes da Liga europeia, concentrada nos melhores clubes europeus. A curto prazo ainda lá foram vários clubes de países periféricos, Ovarense e Porto foram, agora é ver como está e como será já em 2016-17. Os melhores clubes de basquetebol europeu beneficiaram e muito da Euroliga, estão mais competitivos e geram boas audiências, mas para isso secou tudo à sua volta.

O Benfica a curto prazo estaria lá, a médio-longo prazo acabaria por descer ou sair, muito fruto da diferença do marketpool.

É que um dos problemas da liga europeia será a centralização das receitas tv ou marketpool, tendo o top 5 , em conjunto, receitas superiores a toda a Europa junta, duvido que partilhem, nem o fazem no marketpool da UEFA.  Havendo centralização e distribuição igual, é capaz de beneficiar os clubes periféricos, havendo marketpool serão sempre os mesmos e o destino será igual ao da Euroliga de basquetebol.

Não vale a pena discutir especulações, não sei se há alguém que saiba como irá evoluir o quadro competitivo do futebol na Europa, apenas estava a contrariar esta tendência "tão portuguesa" de que o antigamente é que era bom, o hoje já não se compara e o amanhã é a "morte de vez".
A questão da discussão centra-se na distribuição de receitas, é que a competitividade de clubes como o Benfica dependem dela, sendo em marketpool a tendência será o que ocorre na Champions actual ou euroliga , sendo centralizada aí sim pode ocorrer um equilibrio de forças. Não é uma questão portuguesa, é a simples questão do que governa o mundo, o dinheiro.

Olhar de lado para este importante aspecto e as suas consequências tolda a imagem ainda por cima quando o top 5 tem sozinho 6 mil milhões de euros de receitas anuais tv e a probabilidade de a partilharem é minima, sem este dinheiro não há competitividade para clubes periféricos e sem competitividade depressa desaparecem da liga europeia,isto não é especulação é algo real que tem ocorrido desde a lei bosman e consequente perda de competitividade dos clubes periféricos e ocorre já numa liga europeia , a de basquetebol.

Falam da liga europeia como o advento de uma democracia e de justiça no futebol, quando será uma competição  regida com base no dinheiro.

Não falando das outras partes, que não sabes sequer se vai acontecer, já sabes como vai ser a distribuição do dinheiro? Ou inclinas-te para o marketpool porque tens dados para dizer que não vai ser centralização de receitas?
Para mim, seja com marketpool ou centralização, uma coisa me parece certa, na eventualidade deste projeto avançar, o pior cenário que poderia acontecer era o Benfica ficar de fora.
Baseio-me em dois pontos:
o sistema actual de marketpool da champions que beneficia o top 5 na distribuição de valores
o valor das receitas tv do top 5 e a sua comparação com outros mercados da Europa.

Se com a UEFA eles forçam a marketpool para seu benéficio, achas que sem a jurisdição desta vão centralizar e distribuir de forma igual para mercados inferiores como o português ou holandês. é utópico, eles próprios sabem que pode ser justo a nivel desportivo mas a nivel económico não, o peso do mercado será o principal meio de distribuição, que é o que já ocorre na champions actual.

O outro ponto é a própria evolução da liga com marketpool, com os clubes ricos a terem mais receitas que os pobres nesta situação o que achas que vai acontecer? É olhar para a champions actual ou para a euroliga de basquetebol quando começou e a sua actual condição, e na última verifica-se o pressuposto da liga europeia onde mandam os clubes mais competitivos.

Eu tento é não basear em utopias e concentrar-me no que interessa a estes clubes, dinheiro. Mercado inglês vale sozinho 3 mil milhões ao ano, porque raios eles iriam  dar parte deste bolo aos outros.

Havendo centralização e distribuição igual, é capaz de beneficiar os clubes periféricos, havendo marketpool serão sempre os mesmos e o destino será igual ao da Euroliga de basquetebol.

Podias ler tudo, eu apresentei duas situações, centralização e marketpool, numa com distribuição justa e igual é normal que clubes como o Benfica ou ajax tem mais possibilidade de lutar e competir numa dita superliga europeia agora com o marketpool, sistema actual da champions, é simples é olhar para o que ocorre na competição actual e o que irá suceder numa competição onde clubes ricos possuem mais receita perante os clubes mais periféricos e pobres.

Falas em especulações e de que não sei o que vai acontecer. Já existem exemplos de causa-efeito quer da centralização quer do marketpool , a própria premiership para a primeira e a champions para a segunda.Existe igualmente um exemplo numa modalidade europeia de superliga, basquetebol, onde a evolução resultou em 2016-17 haver 11 clubes fixos e 5 vagas, destinadas apenas às principais potências, obrigando a FIBA a criar uma competição que albergue os clubes mais fracos a nivel financeiro.

Podes desviar-te como quiseres, mas as consequências de uma liga europeia ter marketpool ou centralização é vital pra clubes mais fracos financeiramente e o seu futuro numa competição.E se no modelo actual , o da champions, vigora marketpool e é o próprio top 5 que domina , numa nova competição onde são eles que mandam o que achas que será mais natural.

Concordo com toda a tua excelente argumentação. Só que ainda não se sabe como (e se) vai ser. O que me parece é que seja como (e se) for, para o Benfica é sempre melhor estar dentro da solução.
Abraço

benficaslb1

Citação de: Tijuana em 04 de Março de 2016, 16:34
Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 11:51
A visão dele é uma desgraça; mas é a que vai acontecer! Não podemos perder este comboio como nos anos 90 perdemos o comboios das SAD's e ficámos 14 anos a penar e quase acabar.

nisso concordo. se isto avançar, o SLB tem de fazer parte disto. por muito que me custe. é a lei da sobrevivência, o futebol do séc. XXI. o segredo das grandes empresas e bancos que existem há século é sobreviver à medida que os tempos mudam. se isto avançar, o SLB tem que fazer de tudo para sobreviver.


o modelo das sad foi algo necessário uma vez que aqui não há donos, os clubes estavam descapitalizados, e a sportv sugava todos os lucros dos direitos televisivos. os clubes precisaram de arranjar dinheiro. forma mais fácil = bancos. daí a criação das sad. tivéssemos desenvolvido um modelo de direitos televisivos em condições nos anos 90, em vez de andarmos presos pela sptv, e não andávamos agora com um passivo bancário gigante.

Se isto avançar o Benfica será um clube que perde toda a sua identidade, toda a sua história, será uma espécie de recomeçar do 0, a partir do momento que isto acontecer eu mais depressa torcia pelo Barcelona ou pelo United que pelo Benfica, aquele clube que iria iniciar a liga europeia não era o Benfica que eu amo, por isso ia torcer por outro qualquer.

Já estou a ver daqui a muitos anos Palmarés do Benfica 35 campeonatos de Portugal e 1 Liga europeia, os campeonatos foram conquistados ate 2016 depois deixámos tudo de lado para andar a brincar aos ricos, po crl.

Benfica para mim morre no dia que se meter nesta merda a nível de futebol. Nunca verei um jogo nem ouvirei um relato do Benfica nesta competição, no fundo apenas as camisolas lá vão andar porque a matéria que faz o Benfica não estará lá nenhuma

Tijuana


benficaslb1

Citação de: Tijuana em 04 de Março de 2016, 16:48
lol.

lool é aceitar que o Benfica entre numa porcaria destas.

FernandesSLB

Caso o Benfica não entrasse e o Porto entrasse, não acham possível que em 10/20 anos teríamos uma grande parte da nova geração de benfiquistas a torcer pelo Porto na Europa e pelo Benfica em Portugal?

Parece ridículo e aberrante a questão mas de facto é algo que pode acontecer.

joao12soares

Vou mandar a minha posta de pescada, a única ideia dos mentores desta ideia, é simplesmente enriquecer, é uma ideia estúpida e idiota, que não serve de maneira nenhuma os interesses do Futebol.

benficaslb1

E como eu pensa a grande maioria. Era ver sócios a decair ainda mais e o estádio a ter assistências cada vez mais ridículas, os Benfiquistas quando não vencem um ano as assistências começam logo a cair, se entrássemos neste merda para ganhar 1 titulo a cada 20 anos então começavam a aparecer 10.000 pessoas por jogo.

Se é esse o Benfica que querem força, eu não quero.

AH temos que entrar se não perdemos o comboio, mas qual comboio? O Comboio de andar 20 ou 30 anos a tentar ganhar uma Liga Europeia? Para isso ficamos aqui a jogar no nosso campeonato e vamos ganhando algumas coisas, mais vale ser o maior em Portugal que andar a competir com os maiores para os ver ganhar no fim, para isso já temos a champions que diga-se é bem mais fácil de ganhar que uma Liga Europeia.

benficaslb1

Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 16:53
Caso o Benfica não entrasse e o Porto entrasse, não acham possível que em 10/20 anos teríamos uma grande parte da nova geração de benfiquistas a torcer pelo Porto na Europa e pelo Benfica em Portugal?

Parece ridículo e aberrante a questão mas de facto é algo que pode acontecer.

Não. Os adeptos vão atrás de quem ganha campeonatos, não de 5º ou 6º lugares em Ligas Europeias.

Pinheirinho

Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 16:53
Caso o Benfica não entrasse e o Porto entrasse, não acham possível que em 10/20 anos teríamos uma grande parte da nova geração de benfiquistas a torcer pelo Porto na Europa e pelo Benfica em Portugal?

Parece ridículo e aberrante a questão mas de facto é algo que pode acontecer.

os que estão contra hoje, berrarão amanhã e chamarão camelo ao presidente por não termos entrado.
é o costume
Agora deixem-se de tangas o que é melhor?
ter uma campeonato português onde jogamos contra porto,sporting,braga,guimarães, belenenses,arouca,paços,setubal
ou uma liga europeia em que jogamos contra, Real Madrid, barcelona,liverpool, juventus, milan,bayern,psg,man utd, man city,arsenal,atlético,

diga não senhor presidente!

benficaslb1

Citação de: Pinheirinho em 04 de Março de 2016, 16:59
Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 16:53
Caso o Benfica não entrasse e o Porto entrasse, não acham possível que em 10/20 anos teríamos uma grande parte da nova geração de benfiquistas a torcer pelo Porto na Europa e pelo Benfica em Portugal?

Parece ridículo e aberrante a questão mas de facto é algo que pode acontecer.

os que estão contra hoje, berrarão amanhã e chamarão camelo ao presidente por não termos entrado.
é o costume
Agora deixem-se de tangas o que é melhor?
ter uma campeonato português onde jogamos contra porto,sporting,braga,guimarães, belenenses,arouca,paços,setubal
ou uma liga europeia em que jogamos contra, Real Madrid, barcelona,liverpool, juventus, milan,bayern,psg,man utd, man city,arsenal,atlético,

diga não senhor presidente!


O que é melhor ganhares com regularidade com esses clubes mais pequenos mais lagartos e andrades ou andares a terminar campeonatos em 5º e 6º lugares e nada venceres durante anos e anos? é que depois nem uma merda de uma competição europeia tinhas para desenjoar, era o que a taça de Portugal? Onde ias defrontar equipas do tugão com um plantel 500 vezes superior em qualidade? Isso é que é bom?

Eu nisto sou muito pão pão queijo queijo, se entrarmos acabou o Benfica para mim a nível de futebol. Entrego o cartão e não vejo um único jogo nesta pseuda competição.

Depois quando andarem aos 20 ou 30 anos sem ganhar nada vão chorar que se calhar deviamos voltar ao campeonato normal, quando passar a tesão de receber os Barças e Unitedes na Luz e isso virar uma banalidade depois choram.

miniMilk

Citação de: Pinheirinho em 04 de Março de 2016, 16:59
Citação de: FernandesSLB em 04 de Março de 2016, 16:53
Caso o Benfica não entrasse e o Porto entrasse, não acham possível que em 10/20 anos teríamos uma grande parte da nova geração de benfiquistas a torcer pelo Porto na Europa e pelo Benfica em Portugal?

Parece ridículo e aberrante a questão mas de facto é algo que pode acontecer.

os que estão contra hoje, berrarão amanhã e chamarão camelo ao presidente por não termos entrado.
é o costume
Agora deixem-se de tangas o que é melhor?
ter uma campeonato português onde jogamos contra porto,sporting,braga,guimarães, belenenses,arouca,paços,setubal
ou uma liga europeia em que jogamos contra, Real Madrid, barcelona,liverpool, juventus, milan,bayern,psg,man utd, man city,arsenal,atlético,

diga não senhor presidente!
Só o facto de meteres ai o man city, diz tudo do fut€bol atual. E ainda iria ser pior. O futebol dos 30 donos. à la NBA/NFL e o crl, que ao lado do futebol, são desportos regionais.

benficaslb1

Resumindo que já estou farto disto, o importante não é vencer é ter muito dinheiro para depois não ganhar nada de nada, mas calma temos bue dinheiro e estamos numa grande competição, mas quantos titulos ganhaste? 0, mas estou na maior competição europeia.

Firefly

Acho este tópico muito interessante. Mesmo muito interessante.

Mas um aviso àqueles que acham que esta competição nunca irá existir: olhem que é melhor não se fiarem na virgem...

PedroMartins

Melhor ... vamos remover o Benfica e Porto do campeonato Português e assim as outras equipas já podem ganhar o campeonato em Portugal.

benficaslb1

Citação de: PedroMartins em 04 de Março de 2016, 17:17
Melhor ... vamos remover o Benfica e Porto do campeonato Português e assim as outras equipas já podem ganhar o campeonato em Portugal.

No fundo é isso mesmo que esta competição ia fazer. os lagartos ficavam aqui a jogar sozinhos