SuperLiga Europeia

franciscoafonso

Citação de: Red2802 em 19 de Abril de 2021, 16:54
Citação de: andereberna em 19 de Abril de 2021, 16:45
Mas isto tudo tem muita graça.

Com que direito acham eles que podem participar nas competições nacionais e da UEFA, mas ao mesmo tempo podem vetar as outras equipas de ir para a Super Liga?

Eles podem ter o recreio deles, onde não deixam entrar ninguém e ainda se acham no direito de ir para o escorrega dos outros.

Exacto, é isso mesmo.

São os maiores e querem assegurar os milhões todos os anos. Sempre presentes a mamar do belo.

Então amanhem-se. Não há camadas jovens no país, façam um Superliga de iniciados.

E a FIFA que se reserve do direito de aceitar ou não inscrições de jogadores e treinadores que tiveram vínculo a esses clubes.

Pensar que 12 clubes vão açambarcar todo o futebol mundial é estúpido.

Mesmo pra aqueles que acham que o futebol não sobrevive sem eles.
A FIFA regula tudo. Basicamente, vão ser eles a decidir se a Liga é viável ou não é, por mais que a UEFA estrabuche.

E não esquecer que há uns meses, quando se começou a especular a sério sobre isto, se colocou a hipótese forte de ser a FIFA a fazer o "backup" disto. Basicamente, ser a FIFA a deixar a UEFA a arder.

ricardofslp

Citação de: SLusoB em 19 de Abril de 2021, 16:26
REVEALED: Big Six clubs could be BLOCKED from signing foreign players amid push to join new European Super League, with the Government set to step in and deny work permits

https://www.dailymail.co.uk/sport/sportsnews/article-9487757/European-Super-League-Big-Six-clubs-BLOCKED-signing-foreign-players.html

Uiiii desta não estava à espera.
Grande ataque à super liga

andereberna

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 16:55
Citação de: andereberna em 19 de Abril de 2021, 16:51
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 16:47
Citação de: N1c0 em 19 de Abril de 2021, 16:36
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 16:34
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 16:11
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 16:04
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 15:56
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 15:54
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 15:50
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 19 de Abril de 2021, 15:47
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 15:46
Citação de: N1c0 em 19 de Abril de 2021, 15:45
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 15:44
Citação de: N1c0 em 19 de Abril de 2021, 15:41
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 15:38
A minha pergunta é, esses 12 clubes são constituidos por um plantel que não é formado na sua casa em grande maioria. Ficando de fora das competições oficiais vão pescar jogadores onde? Será que os clubes que fiquem de fora vão ter vontade de vender jogadores para esses clubes?
Será que a UEFA e a FIFA não podem inviabilizar transferências de clubes em que participem nas suas competições para essa tal de superliga?
É que se for possivel é adeus e um queijo, porque essa competição não vai durar muito até secar o talento que participa nela.

A UEFA não pode impedir transferências para lá... o talento vai acabar por secar porque os clubes que não estão na superliga vão ter menos dinheiro para investirem. E esses clubes que estão na superliga apostam pouco na formação (tirando o Barça)

Como não? Basta incluirem isso nos regulamentos das provas e estamos conversados. A partir dai nenhum clube pode vender jogadores para competições não oficiais das respectivas confederações.

Hum... aí sim já estaríamos a entrar no direito do trabalho. Não me parece possível.

Não há direito de trabalho em contratos celebrados entre entidades coletivas.
Claro que há, estás a limitar a liberdade de trabalho dos jogadores.

Se a Superliga avançar terá de haver um acordo entre todas as partes. Até podem passar uns tempos de costas voltadas e em litigio nos tribunais, mas no final vão ter de se entender. Foi o que aconteceu no basquetebol europeu.

Mas ai não estamos a limitar o direito dos trabalhadores. A UEFA já hoje em dia impõe restrições aos jogadores que os clubes podem ter nos seus quadros sem interferir com o direito de trabalho. Punirem os clubes que vendam jogadores para essa tal de Superliga é bastante mais fácil.
A Uefa impõe restrições com fundamentos de ordem desportiva. Como aquela regra de que os jogadores não podiam participar por mais do que 1 clube na mesma edição da Champions.

Uma qualquer norma regulamentar que limitasse a possibilidade de os jogadores se transferirem para determinados clubes parece-me francamente contrária impossível de aplicar.

Como não? A UEFA até pode banir clubes das suas competições por ter contas erradas, não podia agora banir um clube por transferir jogadores para essa tal superliga? Basta incluir isso no regulamento. E falar com as respectivas federações para fazerem o mesmo.
Contas erradas e transferência de jogadores são coisas totalmente diferentes.

Podes justificar sanções a clubes por apresentarem prejuízos nas contas alegando que admitir esses clubes seria admitir uma espécie de concorrência desleal.

Qual seria o fundamento de uma sanção a um clube por vender um jogador para um determinado clube? Legalmente isso não tem ponta por onde se lhe pegue. Seria destruído em qualquer tribunal.

Estás enganado amigo. Primeiro o direito desportivo e a regulamentação das suas provas tem alçada da UEFA e não de um tribunal normal, segundo fazê-lo em nada contraria o direito e a constituição das respectivas repúblicas.
Non compete clause ou clausulas de exclusividade é algo comum no dia a dia e em nada interfere com o direito de livre circulação de trabalhores, especialmente quando falas de entidades coletivas que não estão ao abrigo do direito do trabalhador comum.

A ideia de independência da Uefa, e de todas os seus organismos, incluindo os tribunais arbitrais que foram constituídos no seio do ordenamento desportivo, está há muito comprometida. As suas decisões são passíveis de recurso para os tribunais estaduais e europeus, salvo quanto às questões estritamente desportivas.

O problema de muitos agentes desportivos é que continuam a achar que é possível dissociar o vínculo desportivo do vínculo laboral, e que podem simplesmente isolar a esfera desportiva de todas as outras realidades. Isso não existe, salvo, como disse, relativamente às questões estritamente desportivas, de aplicação de normas de natureza técnica.

Qualquer decisão, seja a de aplicar diretamente sanções desportivas aos jogadores, seja a de punir os clubes nos termos que referiste, serão contestadas em tribunais e completamente aniquiladas.

Não me parece que uma competição de selecções seja uma competição laboral... É um torneio e a organização do torneio decide as regras em conjunto com os seus associados.
A questão das seleções dá uma discussão interessante. Há que entender que a profissão de um jogador de futebol é muito peculiar. Para além de ser uma carreira efémera, a valorização profissional de um jogador depende da sua participação em competição. O Europeu e o Mundial são os dois (ou dois dos) espaços de competição mais mediáticos.

Ao retirares a possibilidade de os jogadores participarem nessas competições não estás a comprometer a sua valorização profissional? Com que fundamento? É que uma coisa é não permitires a inscrição de um jogador nas tuas provas porque ele violou as regras anti-doping ou algo do género, outra coisa é não permitires essa inscrição pelos motivos que aqui estamos a falar.

Como eu disse atrás, não é tão simples como dizer que isto é direito associativo e o trabalho não tem nada a ver. Isto dava/dará pano para mangas.
As competições são eventos privados criados por instituições privadas.

Apenas jogadores licenciados e registados nessas instituições podem participar.

Se não forem, não entram.

Ninguém os impede de jogar futebol e exercer a sua profissão. Só os impedem de trabalhar na sua empresa porque vão contra as suas normas internas.

Não é legítimo?
Certo, mas qual foi o motivo para esses jogadores, que estavam licenciados e registados nessas instituições, deixarem de o estar? Essa exclusão é legítima ou razoável? Aí é que está a questão.

De resto, o que tu disseste está correto. É direito associativo. 
Depende de como está feita a associação.

Vamos supor que tens de estar num clube licenciado para fazeres parte da competição.

Se é verdade que os 12 clubes abandonaram a ECA pode ser um problema para eles...

Mas lá está, isto vai depender muito de como está implementado o sistema.

Perth

Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:52
Citação de: TFFS em 19 de Abril de 2021, 16:49
Citação de: NoNameSLB em 19 de Abril de 2021, 16:45
Karl-Heinz Rummenigge: "FC Bayern did not participate in the planning of a #SuperLeague. We are convinced that the current Champions League in football guarantee a reliable basis".
Para eles, que se sabem gerir. Para os outros que gastam 100M pelo lateral esquerdo suplente, é pouquinho o que recebem

Se eu tivesse dinheiro injectado da adidas, a opel e allianz também falava assim.

O Bayern não é o exemplo que procuram, metam isso na vossa cabeça.

O Real e o Barça são exemplos, não são SADs, são dos sócios! Esses sim podem falar.
Hum os clubes alemaes sao 51% dos socios.

Alguem perguntou aos socios do Real e Barça se queriam isto? Nao. E no entanto la estao eles, grande exemplo.

Eagle Heart

O futebol está a caminho de ser uma modalidade de elite.
Vai ser como no rugby o Torneio das Seis Nações, no basket a Euroliga e assim.
Felizmente o futebol tem conseguido se safar do modo como são feitas as coisas noutra modalidades. Em que existe qualificaçao com pools e que tem que fazer n qualificaçoes só para uma equipa entrar na fase principal de uma competição europeia.
O futebol ainda era a modalidade onde isso era mais simples e democrático para clubes e selecçoes.
Assim com isto da Superliga isso vai acabar.
Mais uma modalidade para elites como o tênis ou fórmula um.

bmuc79

Citação de: TFFS em 19 de Abril de 2021, 16:56
Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:52
Citação de: TFFS em 19 de Abril de 2021, 16:49
Citação de: NoNameSLB em 19 de Abril de 2021, 16:45
Karl-Heinz Rummenigge: "FC Bayern did not participate in the planning of a #SuperLeague. We are convinced that the current Champions League in football guarantee a reliable basis".
Para eles, que se sabem gerir. Para os outros que gastam 100M pelo lateral esquerdo suplente, é pouquinho o que recebem

Se eu tivesse dinheiro injectado da adidas, a opel e allianz também falava assim.

O Bayern não é o exemplo que procuram, metam isso na vossa cabeça.

O Real e o Barça são exemplos, não são SADs, são dos sócios! Esses sim podem falar.
O Real? :rir:

Sim o Real.

GloriosoSLB1904

Citação de: franciscoafonso em 19 de Abril de 2021, 16:59
Citação de: Red2802 em 19 de Abril de 2021, 16:54
Citação de: andereberna em 19 de Abril de 2021, 16:45
Mas isto tudo tem muita graça.

Com que direito acham eles que podem participar nas competições nacionais e da UEFA, mas ao mesmo tempo podem vetar as outras equipas de ir para a Super Liga?

Eles podem ter o recreio deles, onde não deixam entrar ninguém e ainda se acham no direito de ir para o escorrega dos outros.

Exacto, é isso mesmo.

São os maiores e querem assegurar os milhões todos os anos. Sempre presentes a mamar do belo.

Então amanhem-se. Não há camadas jovens no país, façam um Superliga de iniciados.

E a FIFA que se reserve do direito de aceitar ou não inscrições de jogadores e treinadores que tiveram vínculo a esses clubes.

Pensar que 12 clubes vão açambarcar todo o futebol mundial é estúpido.

Mesmo pra aqueles que acham que o futebol não sobrevive sem eles.
A FIFA regula tudo. Basicamente, vão ser eles a decidir se a Liga é viável ou não é, por mais que a UEFA estrabuche.

E não esquecer que há uns meses, quando se começou a especular a sério sobre isto, se colocou a hipótese forte de ser a FIFA a fazer o "backup" disto. Basicamente, ser a FIFA a deixar a UEFA a arder.

Diga-se que seria interessante para a FIFA ver a UEFA a perder poder.

alex_

#7732
.

O_Pedro

Citação de: Jangada em 19 de Abril de 2021, 16:44
Citação de: andereberna em 19 de Abril de 2021, 16:42
Citação de: antoniosilva em 19 de Abril de 2021, 16:40
Citação de: RodrigoFilipe37 em 19 de Abril de 2021, 16:39
Bielsa : "One of the reasons football is the most popular sport in the world, is because the weak can beat the powerful".

Está sempre a acontecer!! Então na alemanha é todos os anos um clube diferente campeao. Portugal idem.
Há uma diferença entre uma coisa acontecer raramente ou nunca sequer ter a possibilidade de acontecer.

O Leicester foi campeão. Numa superliga, não era difícil isso acontecer... era literalmente impossível, porque não ia poder sequer jogar lá.

Basta lembrar que o Agnelli disse que era um absurdo a Atalanta ir à Champions só porque fez uma boa prestação no campeonato. Que a AS Roma merecia o lugar por ter investido mais, apesar de ter ficado fora dos lugares europeus.

É uma perversão desportiva absoluta.

É isso que eles querem. Colocar dinheiro e receber dinheiro.
O quê? Compraram um jogador e afinal não joga assim tão bem? Mas tem uma cara conhecida, milhões de seguidores no Instagram e traz gente ao estádio. Dá dinheiro.
É o que interessa. É festa.


Com esse presidente estávamos a lutar pelo título. Fomos quem mais investiu, é absurdo ser outra equipa a levantar o caneco.

N1c0

Citação de: 24-7SLB em 19 de Abril de 2021, 16:50
Eu acho que a solução para combater esta Superliga seria a UEFA criar um sistema de Ligas regionais  com as respectivas segundas divisões que depois permitissem o acesso a uma Liga dos Campeões.

Algo do género:

Portugal
França
Espanha
Itália

clubes:

Benfica
Porto
Sporting
Braga
Vit. Guimarães
Nápoles
Roma
Lazio
Fiorentina
Atalanta
Sevilha
Atl. Bilbau
Valência
Bétis
Villarreal
PSG
Marselha
Lyon
Lille
Monaco

_______________

Inglaterra
Holanda
Bélgica
Alemanha

clubes:

Leicester
West Ham
Everton
Newcastle
Leeds
Aston Villa
Ajax
PSV
Feyenoord
AZ
Club Brugge
Anderlecht
Standard Liège
Bayern Munique
Dortmund
Schalke
Bayer Leverskusen
RB Leipzig
M'gladbach
Wolfsburg


________

Escandinávia

Djurgarden
Malmö
ALK
Hammarby
FC Midtjylland
Brøndby IF
FC København
FC Nordsjælland
HJK
Inter Turku
KuPS
Valur
FH
Bodø/Glimt
Molde
Rosenborg
Valerenga

______

Leste Europeu

Dinamo Kiev
Shakthar
CSKA Moscovo
Zenit
Spartak Moscovo
Steaua Bucareste
Rapid Wien
Partizan
Estrela Vermelha
Dinamo Zagreb
Hadjuk Split
Olympiakos
Panathinaikos
PAOK
AEK
Galatasaray
Fenerbahçe
Besiktas
Trabzonspor
BATE Borisov
Ferencváros
Legia

A opção é ceder...

Dar aqueles 12 clubes (que depois seriam mais) entrada garantida na Champions, com prémios maiores que os outros porque geram mais receitas, enquanto que os pobres se digladiam pelas vagas restantes.

A solução é esta... trocar um mal por outro menor.

crodrigues

Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:59
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 16:50
Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:48
Citação de: crodrigues em 19 de Abril de 2021, 16:46
Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:44
Citação de: Meio_metro em 19 de Abril de 2021, 16:40
Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:39
Citação de: Meio_metro em 19 de Abril de 2021, 16:34
Citação de: bmuc79 em 19 de Abril de 2021, 16:32
Citação de: SLusoB em 19 de Abril de 2021, 16:26
REVEALED: Big Six clubs could be BLOCKED from signing foreign players amid push to join new European Super League, with the Government set to step in and deny work permits

https://www.dailymail.co.uk/sport/sportsnews/article-9487757/European-Super-League-Big-Six-clubs-BLOCKED-signing-foreign-players.html

Muito bonito, mas o que manda é a lei e os tribunais.
Um jogador é um cidadão como outro qualquer.
Se forem para tribunal ganham fácil.
Não podem negar uma licença para trabalhar?

Não podem tratar jogadores de forma desigual perante as leis que criaram.
Não podem? Não são um país livre? Porque não?

Pois por serem um país livre e democrático não podem dizer que para trabalhar no UK é preciso x requisitos menos para jogadores de futebol da ESL...

Para trabalhar no UK tens de ser cidadão do Reino Unido. Todos os outros estão dependentes de aprovação do governo, sejas jogador da bola ou trolha.

certo, mas essa admissão tem regras estabelecidas pelo próprio governo.
não é um critério subjectivo, nem faria nenhum sentido ser, só isso.

Pois fica sabendo que para o futebol em Inglaterra tens regras diferentes. Por exemplo jogadores não internacionais estrangeiros dificilmente é concedida work permit. Se o governo Inglês decidir que não concede licença de trabalho a jogadores estrangeiros que joguem por esses big 6, nada na lei o impede de o fazer.

mas ninguém está a dizer o contrário...para jogar no UK, sendo de fora do espaço schengen, tem de ter x internacionalizações pela selecção do seu país, não sei com detalhe como é a regra, mas é algo como isto.
Significa que qualquer jogador que tenha este requisito preenchido o governo inglês se proibir vai ter uma batalha legal pela frente.

UK não faz parte do espaço Schengen. E agora nem faz parte da União Europeia. Não existe batalha legal nenhuma amigo. Em Inglaterra ou és do Reino Unido ou só te deixam cá ficar e trabalhar se te derem autorização para isso.

Famous75

Citação de: jv88 em 19 de Abril de 2021, 16:28
Citação de: Famous75 em 19 de Abril de 2021, 16:26
Citação de: jv88 em 19 de Abril de 2021, 15:30
Citação de: Famous75 em 19 de Abril de 2021, 13:16
Citação de: jv88 em 19 de Abril de 2021, 12:46
Citação de: Famous75 em 19 de Abril de 2021, 12:44
O Benfica ser convidado e aceitar era lindo.
Ter o mesmos direitos televisos e visibilidade que os maiores de Europa.
Poderiamos finalmente ambicionar qualquer coisa a sério.

ambicionar o quê?
se a decisão for excomungar os clubes participantes de todas as competições, ias ambicionar o quê mesmo?

Ambicionar ter uma grande equipa, grandes jogadores a querem vir jogar para cá. Coisas impossíveis no nosso campeonato e com este orçamento

novamente, se ficas impedido de jogar excepto na "superpiça" europeia, que te serve ter os melhores?

Qual é o problema de ficar impedido jogar em outras provas se já estas na melhor de todas?
Seria como impedir equipas da NBA de jogar outras provas. Não lhe fazia diferença nenhuma.

então cagavas no campeonato, taças, europa para "competires" numa competição tendenciosa logo de início onde os "melhores" iriam competir? sim sim

o donald trump tbm queria uma concorrência melhor à NFL, a USFL... vai lá ver o que aconteceu!

Não acompanhei essa cena da NFL, nem estou a dizer que a Super liga vai existir.
Apenas sou a favor da ideia.

ABenficaC

Citação de: Saveloy em 19 de Abril de 2021, 16:58
Citação de: ABenficaC em 19 de Abril de 2021, 16:57
Uma coisa que pode acontecer, e aí pode ser complicado. É esses clubes competirem nas duas, mas fazerem da SL a importante.

Aí não estou a ver como a UEFA saca a bota. Mas provavelmente é inviável por razoes de quantidade de jogos.

Na Sky já estavam a dizer que os clubes iriam/queriam continuar nas competições domésticas mas a descansar os jogadores.

NA Europa acho impossível porque ambas as competições seriam disputadas a meio da semana.
Pois, por isso é imperativo que esses clubes sejam desclassificados das ligas nacionais.

Aqui confesso que acho muito mais complicado legalmente de a UEFA o fazer. Nada a ver com o caso dos jogadores estarem fora dos EUROS e Mundiais que seria uma banalidade.

cristiano_1904

Citação de: ricardofslp em 19 de Abril de 2021, 16:52
Citação de: Shoky em 19 de Abril de 2021, 16:10
O Rui Amaro está a dizer que legalmente é impossível impedirem os jogadores de serem convocados para as selecções.
Mas as selecções por acaso não estão integradas em Federações? Que por sinal estão inscritas na UEFA e na FIFA?

Que eu saiba, não podes convocar jogadores de futsal para a selecção nacional de futebol, por exemplo.

A FIFA e a UEFA têm a faca e o queijo na mão.

Além de que os selecionadores podem pura e simplesmente não convocar esses jogadores por indicação da federação
Podem convocar na mesma mas não jogam.

Ronaldo a Mental Coach

kid bengala

Citação de: andereberna em 19 de Abril de 2021, 16:45
Mas isto tudo tem muita graça.

Com que direito acham eles que podem participar nas competições nacionais e da UEFA, mas ao mesmo tempo podem vetar as outras equipas de ir para a Super Liga?

Eles podem ter o recreio deles, onde não deixam entrar ninguém e ainda se acham no direito de ir para o escorrega dos outros.
É um grupo de lunáticos.

É a manobra mais quero, posso e mando que me lembro.

Os adeptos não querem, os jogadores não querem, os treinadores não querem, nem os políticos querem, mas eles acham que toda a gente quer e por isso vão para a frente.

Ainda mais, vão para a frente, com a ideia de criar isto e manter tudo o resto na mesma, como se fosse tudo aceitar só porque eles querem assim.

Quem pensou "Vamos dar 350M a cada um de nós, enquanto jogamos contra os outros internamente, e a competição mais importante fica só para nós para sempre, e eles vão aceitar porque somos mais fortes" é um génio.

Esta manobra e base de pensamento é tão reles, que faz com que toda a gente esteja do lado da UEFA.

Isto é de gente completamente alheia da realidade da sua casa.