Enzo Fernández

Médio, 25 anos,
Argentina
Equipa Principal: 1 época (2022-2023), 29 jogos (2406 minutos), 4 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

.:VMPT:.

Muitas vezes falamos, e pensamos, que, o que pensamos que sabemos, é uma ciência exata....

1. Vale a pena ter cláusula de rescisão (CR)?

Esta é uma pergunta bastes vezes colocada, tanto a nível particular como pela generalidade da opinião pública quando uma CR é acionada, como sucedeu na mudança de Neymar para Paris ou poderá vir a suceder com Griezmann para a cidade condal. Já Dybala e a Juventus parece terem prescindido duma disposição desta natureza. Que fique claro: em Portugal não é obrigatório apor no contrato uma CR. A lei permite que jogador e clube possam acordar o direito de este antecipar o termo do contrato mediante o pagamento de uma indemnização. Para o atleta, poderá ser benéfico para evitar as chamadas sanções desportivas caso pretenda antecipar o termo do contrato durante o chamado Período Protegido. Para o clube será sempre uma forma de alertar a concorrência e estipular 'a priori' a compensação pela saída de um ativo.

2. Qual o teor de uma cláusula de rescisão?

Em Portugal, a cláusula de rescisão deve cumprir os requisitos mínimos legais para que seja considerada uma verdadeira CR. É essencial que seja determinado ou determinável o montante da indemnização em função de critérios estabelecidos para o efeito. Ademais, o teor pode ser mais ou menos definido, consoante o objetivo e se as perspetivas são de curto, médio ou longo prazo. A liberdade não é plena, na medida em que o Tribunal pode reduzir esse valor se for manifestamente excessivo, algo que mais que uma vez sucedeu na vizinha Espanha (se bem que aqui ao lado o regime legal não é exatamente o mesmo). Importa por isso prestar atenção ao teor da CR, bem como às cláusulas com esta interligadas, nomeadamente ao pacto atributivo de competência e à legislação aplicável. Em suma, não basta definir uma CR, sendo conveniente saber de parte a parte o que se pretende proteger e quais os objetivos a atingir.

duarteslb

Passou a 55M no transfermarkt

Golo de Weldon

Acredito que o próprio Enzo dará fim a isto e falará que faz questão de terminar a época no Benfica.

Estou tranquilo.

Agora no verão será inevitável.

Lebohang Mokoena

Citação de: Loopkin em 23 de Dezembro de 2022, 15:04

Artigo 16 sobre o regulamento para a transferência e contratos de jogadores da FIFA.

Não há rescisões por cláusula a meio da época. Enzo só sai por acordo mútuo o que, nesta fase, seria um erro imperdoável.

Tem a palavra Rui Costa e a direção.

https://twitter.com/61Maio/status/1606303725127053313

Não são só os jornalistas portugueses que não percebem inglês...

xico17

Citação de: duarteslb em 23 de Dezembro de 2022, 16:03

Já está nos 100 mais caros do mundo e tem o mesmo valor de mercado que o Richarlison.

Citação de: xico17 em 23 de Dezembro de 2022, 16:15
Citação de: duarteslb em 23 de Dezembro de 2022, 16:03

Já está nos 100 mais caros do mundo e tem o mesmo valor de mercado que o Richarlison.

Neste momento, está um adepto do Liverpool, no forum serliverpool a questionar, porque estão a oferecer 100M por um jogador que está avaliado em 55M e que à meia dúzia de meses custava pouco mais de 10M....

Alguém conhece algum fórum, onde uma situação similar, poderia estar em discursão.... tipo na contratação de um Fredrik qualquer.....

Citação de: Golo de Weldon em 23 de Dezembro de 2022, 16:04
Acredito que o próprio Enzo dará fim a isto e falará que faz questão de terminar a época no Benfica.

Estou tranquilo.

O jogador não sai agora em janeiro.... quanto muito, no Verão, mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas....

Kyoto

Citação de: Golo de Weldon em 23 de Dezembro de 2022, 16:04

Estou tranquilo.

mais provavel ver o pai natal sobrevoar chamines na noite de amanha

cristiano_1904

Citação de: kino em 23 de Dezembro de 2022, 14:28
Citação de: cristiano_1904 em 23 de Dezembro de 2022, 12:08
Citação de: Lanterna Vermelha em 23 de Dezembro de 2022, 11:31
Citação de: cristiano_1904 em 23 de Dezembro de 2022, 11:20
Citação de: Polygraph em 23 de Dezembro de 2022, 11:13
Citação de: kino em 23 de Dezembro de 2022, 11:08
Citação de: Lanterna Vermelha em 23 de Dezembro de 2022, 10:59
Pessoal, deixem-se de merdas, o Enzo tem uma cláusula de 120 milhões e escusam de vir com choradinhos a dizer que somos um supermercado e que assim não vamos a lado nenhum, tretas.
Se baterem as verdinhas o jogador tem de sair, é cumprir o que está no contrato, é respeitar a expetativa do jogador e do clube.
Tudo o que for abaixo disso para sair em Janeiro é gestão danosa.
O Benfica não pára por sair um jogador, nem quando perdeu o Rei, tem de ter alternativas para este lugar com o dinheiro que recebe, o resto é lucro.
E escusam de bater no peito e dizer que os jogadores têm de ter amor ao clube, porque provavelmente esses adeptos que o pedem, trocam de emprego e patrão por 50 paus...

Aposto que nao sera nada dificil convencer o jogador a ficar mais meio ano, a nao ser que os dirigentes sejam os primeiros a querer ver a verdinhas.

Se achas isso, vives num mundo de fantasia.

Era a mesma coisa de eu estar numa empresa de média dimensão, a ganhar 2.000€, e vir uma empresa de topo mundial, com perspetivas de eu poder passar a ser um dos melhores do mundo na minha área, disposta a pagar-me 10.000€ e eu dizer: "Nah, vou ficar aqui porque gosto muito dos meus colegas".

Caiam na real. O Enzo é um profissional de futebol que quer o melhor para a sua curta carreira. Se tiver oportunidade de ir para um clube de topo mundial (que o Benfica não é, por muito que nos doa) e para uma das melhores ligas do Mundo, lutar por ganhar Champions ano sim, ano sim, não vai hesitar.

E antes que digam que pode esperar mais um ano, pergunto: e se lhe acontece como aconteceu ao Lucas Veríssimo? Se rebenta um joelho e fica um ano parado?
Percebo o ponto mas não é bem a mesma coisa. Até porque ainda há jogadores que gostam de ganhar títulos e no Benfica pode o conseguir.

É novo, tem tempo para sair e ganhar mais dinheiro. Não morrerá por ficar até ao final da temporada

Um jogador não vive de "ses", quando acabar a carreira não vai viver de amor... agora também não tem de ser um FDP, ponham os olhos no João Mário,  mesmo a ser maltratado pelo Sporting e adeptos, nunca foi desrespeitoso com o clube que o formou. Em contraponto temos o Maxi, o verdadeiro FDP, como agradecimento ainda está à espera que o tribunal mande o Porto pagar o que deve...  :tonge:
Por acaso acho que não usei um se. Mas olha que há muitos com carreiras nas estruturas dos clubes por "amor".

Não será o caso do Enzo, infelizmente.

O pessoal é caricato a comparar as perspectivas de vida de um cidadao comum com as perspectivas de vida de um profissional da bola. Um jogador como o Enzo hoje ja deve ter ganho o sufeciente para ter uma reforma minimamente decente. Na idade que ele está o que interessa e o reconhecimento internacional e os titulos, o dinheiro pode muito bem pensar nele quando chegar aos 30s. O pessoal deve achar que ele ganhava 500 euros na argentina e que veio para o Benfica ganhar 1000.
Se a carreira dele seguir o percurso normal e ele tiver cabecinha vai poder juntar os titulos ganhando muito dinheiro.
Isto varia de pessoa para pessoa, como é natural.

Acho que neste caso em específico mais de 50% dos jogadores aceitava ficar até final da época.

Sempre Fiél SLB

E mais, ontem na BolaTV, aquele advogado, penso que seja o Dias Ferreira, dizia ele que se alguém bater o valor da cláusula, deixa de haver obrigatoriedade de pagamento ao River dos tais 25%

nfgl

Citação de: .:VMPT:. em 23 de Dezembro de 2022, 15:47
Citação de: Azeméis tv em 23 de Dezembro de 2022, 15:43
Amigos, só para esclarecer. O artigo 16 do regulamento internacional de transferencias impede que as cláusulas de rescisão sejam accionadas durante a época desportiva. Portanto, o Enzo apenas sai se o Benfica quiser.
Além do mais, o Enzo não pode jogar esta temporada por outro clube, porque já jogou pelo River Plate e pelo Benfica. Não pode atuar por um terceiro clube.Portanto, deixem os fontanários e os jornais divertir-se com a novela.

O Artigo 16 não fala das clausulas de rescisão, mas sim das rescisões unilaterais de contrato.... São duas coisas completamente distintas....

Hum?

30min à Benfica

Já vale um bocadinho mais que o Ugarte......

::) ;D ;D ;D

Citação de: Sempre Fiél SLB em 23 de Dezembro de 2022, 16:40

E mais, ontem na BolaTV, aquele advogado, penso que seja o Dias Ferreira, dizia ele que se alguém bater o valor da cláusula, deixa de haver obrigatoriedade de reserção ao River dos tais 25%

Isso iria abrir um precedente histórico.... Também tenho esse entendimento.... Já ficava contente se num caso desses, não pagassem custo de intermediação....

Citação de: nfgl em 23 de Dezembro de 2022, 16:41
Citação de: .:VMPT:. em 23 de Dezembro de 2022, 15:47
Citação de: Azeméis tv em 23 de Dezembro de 2022, 15:43
Amigos, só para esclarecer. O artigo 16 do regulamento internacional de transferencias impede que as cláusulas de rescisão sejam accionadas durante a época desportiva. Portanto, o Enzo apenas sai se o Benfica quiser.
Além do mais, o Enzo não pode jogar esta temporada por outro clube, porque já jogou pelo River Plate e pelo Benfica. Não pode atuar por um terceiro clube.Portanto, deixem os fontanários e os jornais divertir-se com a novela.

O Artigo 16 não fala das clausulas de rescisão, mas sim das rescisões unilaterais de contrato.... São duas coisas completamente distintas....

Hum?

Leste o artigo, ou mesmo o regulamento?  Aponta-me onde falam de clausulas de rescisão..... hum?

sbremoved_28408

Citação de: Sempre Fiél SLB em 23 de Dezembro de 2022, 16:40
E mais, ontem na BolaTV, aquele advogado, penso que seja o Dias Ferreira, dizia ele que se alguém bater o valor da cláusula, deixa de haver obrigatoriedade de pagamento ao River dos tais 25%
Custa-me a acreditar que o Dias Ferreira tenha dito tamanho disparate. Havia de ser bonito, se fosse assim.