As Finanças do Benfica

CitriC

Citação de: Red Guns em 20 de Setembro de 2019, 07:37

Em relação aos custos com o pessoal, não me admirava nada se fossem uns 10M em prémios para os 5 meninos do Conselho de administração.
Gostava muito de ver esses valores descriminados.

Os unicos administradores pagos sao RC e DSO

NSC

BossMil

Citação de: boladeneve em 18 de Setembro de 2019, 21:29
O facto mais relevante agora divulgado foi a recuperação dos capitais próprios.

Não só se recuperou, como se superou o capital social, e a tendência é claramente para o reforço.

Outro ponto que merece sempre a nossa análise, é a incrível subvalorização do ativo intangível (plantel), que tem o valor contabilístico de 80 milhões. É um valor ridículo, quando todos sabemos que este valor incluía - ainda - João Félix.

Estes 2 pontos mostram o bom trabalho que tem sido feito na gestão financeira, e devem sossegar qualquer Benfiquista.

Isto porque se torna evidente que LFV deixará (no futuro) uma herança muito confortável para quem vier a seguir.

Qualquer candidato poderá apresentar-se nas urnas com um projecto desportivo diferente do atual, alavancado na robustez financeira da SAD.

Os sócios terão a palavra.

Excelente sinal que o valor contabilístico do plantel estivesse nos 80M€ (e ainda com o JFx).

Por curiosidade e como termo de comparação,  ainda que ligeiramente off topic, quais os valores contabilísticos dos planteis do Porto e Sporting?

BossMil

Citação de: Kurt Cobain 10 em 18 de Setembro de 2019, 21:30
Citação de: lonstrup em 18 de Setembro de 2019, 21:21
Citação de: Kurt Cobain 10 em 18 de Setembro de 2019, 21:16
Camaradas , o homem que entrou no Benfica em 2001 completamente falido e hoje é dos mais ricos do país .

Da que pensar  ::)
também o Benfica era falido na altura.
vamos ver como estará quando ele sair ...  :whistle2:

Auditoria precisa se

Kurt, não leves a mal, nada contra ti pessoalmente, mas apenas destacar um síndrome deste tópico em particular:

User "a": as contas estão boas!
User "b": auditoria precisa-se!!!!

User "×": mas as contas foram auditadas.
User "y": também os bancos eram auditados e depois...

Com auditoria ou sem auditoria já se escolheram lados e cerram-se fileiras.

Justa ou injustamente,  em qualquer oportunidade,  malha-se nos que lá estão. E o mais incrível, 99,9% dos que querem LFV fora e longe, não apontam um nome para a sua sucessão.

Não quero acreditar que RGS e/ou BC é que são as soluções.

MALU15

Citação de: Mats_Ture em 19 de Setembro de 2019, 23:54
Citação de: nuno16577 em 19 de Setembro de 2019, 21:27
Alguém entendido em finanças pode explicar melhor o relatório?
Acho estranho que após tanta faturação e tão pouco investimento o passivo tenha abatido tão pouco.

O Benfica faturou muito, mas aquilo que ganhou a mais na Champions, grosso modo, aumentou em salários e prémios (que subiram de 67M para 96M).

E assim, à semelhança de outros anos, os resultados da operacão sem transferências foi equilibrado. O que faturaste deu para os gastos e sobrou 1M. Isto sem transferências.

Transferências: à volta de 90M de vendas, 20M de gastos com essas mesmas vendas e 35M de amortização de compras. Saldo: 35M.

Esses 35M cobrem gastos com juros e ainda há lucro de 29M.

Em relacao ao passivo, baixou 13M para 384M.

Mas há 47M de passivo que vão ser abatidos de forma automática a curto prazo por causa da antecipação da Nos. E depois desse, a médio prazo já está prevista nas contas uma redução de aprox outros 100M também de forma automática.

O dinheiro que tem em caixa também aumentou de 7 para 21M.

E aquilo que o Benfica deve a fornecedores a curto prazo é menor em  perto de 30M àquilo que o Benfica deve a clientes.

Tudo isto são condições para redução ainda mais acentuada das dívidas ao longo desta época.

Em todo o caso, mais do que o passivo interessa a relação com do passivo com os ativos. E não só é positivo (ao contrário dos rivais) como já supera o capital social.
Algo confuso e impreciso, pois o Benfica não deve a clientes ...
A BSAD deve 57 785 Me a fornecedores e tem a receber de clientes e outros devedores 129 793Me.

MALU15

Citação de: BossMil em 20 de Setembro de 2019, 08:27
Citação de: boladeneve em 18 de Setembro de 2019, 21:29
O facto mais relevante agora divulgado foi a recuperação dos capitais próprios.

Não só se recuperou, como se superou o capital social, e a tendência é claramente para o reforço.

Outro ponto que merece sempre a nossa análise, é a incrível subvalorização do ativo intangível (plantel), que tem o valor contabilístico de 80 milhões. É um valor ridículo, quando todos sabemos que este valor incluía - ainda - João Félix.

Estes 2 pontos mostram o bom trabalho que tem sido feito na gestão financeira, e devem sossegar qualquer Benfiquista.

Isto porque se torna evidente que LFV deixará (no futuro) uma herança muito confortável para quem vier a seguir.

Qualquer candidato poderá apresentar-se nas urnas com um projecto desportivo diferente do atual, alavancado na robustez financeira da SAD.

Os sócios terão a palavra.

Excelente sinal que o valor contabilístico do plantel estivesse nos 80M€ (e ainda com o JFx).

Por curiosidade e como termo de comparação,  ainda que ligeiramente off topic, quais os valores contabilísticos dos planteis do Porto e Sporting?
Embora em princípio concorde contigo na questão do valor contabilístico do plantel, há no entanto que ter muito cuidado com a leitura deste indicador na situação actual, pois sendo o mais baixo desde 2009/10 que foi de 74,3Me, pode permitir juízos menos correctos de análise. Convém lembrar também quais os seus valores nos últimos 3 anos (2016 115,2; 2017 124,3; e 2018 113,5).

Ora traduzindo este indicador o valor líquido contabilístico do plantel, corresponde assim aos valores que se encontram por amortizar de todas as aquisições externas de atletas, envolvendo todas as despesas (comissões prémios de assinatura, ...) com a sua aquisição, bem como todos os valores gastos com renovações de contratos, sejam eles de origem externa ou da formação, e que são sempre capitalizados e amortizados em função do nº de anos de contrato por cumprir.

A variação de - 33,1Me em relação ao ano anterior, e reportando-se a 30.06.19, é o reflexo por um lado das vendas ocorridas (Raul, Jovic e Talisca) e por outro do valor conter menos 1 ano de amortizações de passes.

Quero concluir agora dizendo que o seu decréscimo desde 2016 se é sinónimo de que tem havido uma aposta na formação, cujos custos de capitalização dos activos são sempre pouco significativos, isto também significa que nos últimos anos não tem havido aquisições externas por valores relevantes. Pelas aquisições já conhecidas o ano 2019/20 já vai ser diferente ...

A título de informação posso dizer que o valor líquido do plantel do Sporting a 30.06.19 era de 89,212 Me, não incluindo portanto as vendas e aquisições mais recentes, havendo aqui uma inversão da tendência, pois os plantéis chegaram a ter valores bem menores (em 2016 32,1Me e 2017 59,5Me).

BossMil

Citação de: Dr.Lecter em 18 de Setembro de 2019, 21:58
Quero acreditar que o aumento nos gastos com o pessoal e nos FSE representam um ano anómalo e não um aumento "consolidado", o que a meu ver seria preocupante.

Por outro lado, a transferência do Félix numa fase precoce do mercado garantiu ao Benfica as receitas extraordinárias necessárias para um exercício lucrativo em 19/20.

Ou seja, o Benfica criou condições a si próprio para tomar as melhores decisões desportivas uma vez que se libertou desse "peso" de ter que realizar receita extraordinária bem a tempo de reforçar o plantel convenientemente.

Após a venda do JF as decisões do Benfica no mercado (que lhe podiam proporcionar um aumento, em 19/20 das receitas da Champions bem além do prémio de entrada) foram desastrosas. Não só comprou pouco como comprou mal e não se libertou de fardos salariais pesados e que não dão rendimento desportivo (embora dois deles tenham sido titulares na Champions lel).

Quer isto dizer que no Benfica há uma marcada dicotomia na qualidade de decisão financeira e na qualidade de decisão desportiva.

Está mais do que demonstrado que o presidente percebe zero de futebol. Rui Costa, nessa matéria, pelos anos que já tem no cargo, também já se viu que não acrescenta nada. E Tiago Pinto ainda menos. Receio bem que nesse capítulo a entrada dele para o futebol até veio diminuir a qualidade das decisões tomadas. Mas como não estou lá, não seria justo fazer essa relação directa.

Posto isto, o Benfica só tem de trocar...quem decide desportivamente. Porque quem decide decide mal, decide sem conhecimento. E quando assim é, decide à sorte e a longo prazo a probabilidade das decisões serem más cresce.

Parece fácil e não é difícil.

Excelente análise.

Realmente, para um clube que tem feito uma recuperação financeira de grande mérito, tarda em traduzir isso num salto qualitativo em termos desportivos mais expressivo.

Sendo verdade que 5/6 Ligas é fantástico (podiam e deviam ser 6/6) e que há 6 anos atrás provavelmente a exigência não seria sequer essa, não deixa de ser verdade que a diferença para o Porto não é aquela que poderia e deveria ser e que a diferença para o Sporting só o é porque, enfim, é o Sporting e todo o seu trajecto dos últimos anos (e décadas) fala por si.

Depois há a questão do "Benfica Europeu". Não temos poderio para ser candidatos (e nem o exemplo fugaz do Ajax serve para dizer o contrário). Mas vemos equipas com menor orçamento ter melhores prestações. Julgo que seria obrigatório estarmos na luta por passar a fase de grupos todos os anos e chegar à fase a eliminar na maioria dos casos. Depois disso, dependeria dos adversários.

Agora, este registo de 11 derrotas nos últimos 14 jogos da Champions é revelador da qualidade dos nossos desempenhos. Manifestamente pobre.

Se em termos financeiros os responsáveis pelo pelouro estão a dar conta do recado, então resta requalificar o departamento de futebol. São esses que estão a claudicar.

Mais uma nota: Saudade do Boto?

BossMil

Citação de: Dr.Lecter em 18 de Setembro de 2019, 22:58
Preocupa-me muito mais os FSE's do que os custos com o pessoal. Não consigo sequer pensar em cenários que possam justificar esse aumento gigante.

Que tipo de serviços estão incluídos nesta rubrica?

Podes dar exemplos dos mais expressivos?

Mats_Ture

Citação de: MALU15 em 20 de Setembro de 2019, 08:39
Citação de: Mats_Ture em 19 de Setembro de 2019, 23:54
Citação de: nuno16577 em 19 de Setembro de 2019, 21:27
Alguém entendido em finanças pode explicar melhor o relatório?
Acho estranho que após tanta faturação e tão pouco investimento o passivo tenha abatido tão pouco.

O Benfica faturou muito, mas aquilo que ganhou a mais na Champions, grosso modo, aumentou em salários e prémios (que subiram de 67M para 96M).

E assim, à semelhança de outros anos, os resultados da operacão sem transferências foi equilibrado. O que faturaste deu para os gastos e sobrou 1M. Isto sem transferências.

Transferências: à volta de 90M de vendas, 20M de gastos com essas mesmas vendas e 35M de amortização de compras. Saldo: 35M.

Esses 35M cobrem gastos com juros e ainda há lucro de 29M.

Em relacao ao passivo, baixou 13M para 384M.

Mas há 47M de passivo que vão ser abatidos de forma automática a curto prazo por causa da antecipação da Nos. E depois desse, a médio prazo já está prevista nas contas uma redução de aprox outros 100M também de forma automática.

O dinheiro que tem em caixa também aumentou de 7 para 21M.

E aquilo que o Benfica deve a fornecedores a curto prazo é menor em  perto de 30M àquilo que o Benfica deve a clientes.

Tudo isto são condições para redução ainda mais acentuada das dívidas ao longo desta época.

Em todo o caso, mais do que o passivo interessa a relação com do passivo com os ativos. E não só é positivo (ao contrário dos rivais) como já supera o capital social.
Algo confuso e impreciso, pois o Benfica não deve a clientes ...
A BSAD deve 57 785 Me a fornecedores e tem a receber de clientes e outros devedores 129 793Me.

É uma gralha, naturalmente... Mas atenção que me referia a curto prazo.

Obrigado pelo aviso

ARREB1MBA

Citação de: BossMil em 20 de Setembro de 2019, 10:15
Citação de: Dr.Lecter em 18 de Setembro de 2019, 21:58
Quero acreditar que o aumento nos gastos com o pessoal e nos FSE representam um ano anómalo e não um aumento "consolidado", o que a meu ver seria preocupante.

Por outro lado, a transferência do Félix numa fase precoce do mercado garantiu ao Benfica as receitas extraordinárias necessárias para um exercício lucrativo em 19/20.

Ou seja, o Benfica criou condições a si próprio para tomar as melhores decisões desportivas uma vez que se libertou desse "peso" de ter que realizar receita extraordinária bem a tempo de reforçar o plantel convenientemente.

Após a venda do JF as decisões do Benfica no mercado (que lhe podiam proporcionar um aumento, em 19/20 das receitas da Champions bem além do prémio de entrada) foram desastrosas. Não só comprou pouco como comprou mal e não se libertou de fardos salariais pesados e que não dão rendimento desportivo (embora dois deles tenham sido titulares na Champions lel).

Quer isto dizer que no Benfica há uma marcada dicotomia na qualidade de decisão financeira e na qualidade de decisão desportiva.

Está mais do que demonstrado que o presidente percebe zero de futebol. Rui Costa, nessa matéria, pelos anos que já tem no cargo, também já se viu que não acrescenta nada. E Tiago Pinto ainda menos. Receio bem que nesse capítulo a entrada dele para o futebol até veio diminuir a qualidade das decisões tomadas. Mas como não estou lá, não seria justo fazer essa relação directa.

Posto isto, o Benfica só tem de trocar...quem decide desportivamente. Porque quem decide decide mal, decide sem conhecimento. E quando assim é, decide à sorte e a longo prazo a probabilidade das decisões serem más cresce.

Parece fácil e não é difícil.

Excelente análise.

Realmente, para um clube que tem feito uma recuperação financeira de grande mérito, tarda em traduzir isso num salto qualitativo em termos desportivos mais expressivo.

Sendo verdade que 5/6 Ligas é fantástico (podiam e deviam ser 6/6) e que há 6 anos atrás provavelmente a exigência não seria sequer essa, não deixa de ser verdade que a diferença para o Porto não é aquela que poderia e deveria ser e que a diferença para o Sporting só o é porque, enfim, é o Sporting e todo o seu trajecto dos últimos anos (e décadas) fala por si.

Depois há a questão do "Benfica Europeu". Não temos poderio para ser candidatos (e nem o exemplo fugaz do Ajax serve para dizer o contrário). Mas vemos equipas com menor orçamento ter melhores prestações. Julgo que seria obrigatório estarmos na luta por passar a fase de grupos todos os anos e chegar à fase a eliminar na maioria dos casos. Depois disso, dependeria dos adversários.

Agora, este registo de 11 derrotas nos últimos 14 jogos da Champions é revelador da qualidade dos nossos desempenhos. Manifestamente pobre.

Se em termos financeiros os responsáveis pelo pelouro estão a dar conta do recado, então resta requalificar o departamento de futebol. São esses que estão a claudicar.

Mais uma nota: Saudade do Boto?

Isso não é bem verdade.
Podes ver clubes com menores orçamentos a ter melhores prestações na Europa num ou noutro ano, mas se analisares o desempenho global nos últimos 5-10 anos não encontras isso.

Nos últimos 5 anos só houve 4 clubes de ligas secundárias a conseguirem várias passagens aos oitavos na Champions: Porto (4x, o que é notável, sem dúvida), Benfica (2x), Basileia (2x) e Shakhtar  Donetsk (2x).
Provavelmente apenas o Basileia tinha orçamentos menores do que o Benfica nesses anos.

boysetsfire

Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2019, 17:30
Citação de: boysetsfire em 19 de Setembro de 2019, 16:56
Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2019, 16:46
Citação de: pedro22 em 19 de Setembro de 2019, 16:32
Estivesse a política desportiva ao nível da política financeira
Nem mais. Há quem diga que isso é devido às sementes deixadas pelo RGS, putativo candidato a Presidente do glorioso, que tem o condão de brincar com os milhões que por lá saltitam, nas suas crónicas da Bola e entrevistas relâmpago ao universo da SIC. Deve ser um prolongamento da sua avença quando botava faladura no programa do dia seguinte.

Quem é o grande obreiro das finanças do Benfica terem sido invertidas?
Como em tudo na vida e no desporto, mesmo nos desportos individuais, há sempre um trabalho de várias equipas coordenadas por lideranças fortes em vários domínios e guiadas por uma boa estratégia e com um timoneiro ao leme.

Quando isto acontece o resultado só pode ser o sucesso, mesmo que o caminho percorrido tenha sido longo e com muitos escolhos pelo caminho que obrigaram a correcções da trajectória, como eu já referi aqui que no caso da BSAD aconteceu na viragem do ano 2013 para 2014.

Na tua opinião estamos no bom caminho? Eu quero acreditar que sim, e já várias áreas em que o Benfica parece estar de facto diferenciado em relação à concorrência.

Mas a verdade é que as equipas de futebol estão cada vez mais fracas. Não se pode ambicionar a grandes feitos com equipas só de miúdos. A mística sempre se fez com jogadores mais velhos, multi-titulados. Este ano parece-me que é a equipa mais fraca dos últimos 10 anos.

Eu quero um clube pujante financeiramente, mas isso tem de se traduzir em grandes equipas no futebol.

BossMil

Citação de: nog_ofloda em 18 de Setembro de 2019, 23:34
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2019, 23:29
Citação de: nog_ofloda em 18 de Setembro de 2019, 23:23
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2019, 23:18
Benfica está rico.

A SAD está... Alguém que relembre que o objectivo do clube é ganhar troféus desportivos e não obter lucros para distribuir pelos accionistas!!!

Benfica em 6 anos foi campeão 5 vezes, ganhou 2 taças de Portugal, 3 taças da liga e 4 Supertaças

Mas a data de fundação não é 2003?! Não estou a perceber...

Qual o interesse deste tipo de comentários?

Se há 6 anos te propusessem que o Benfica venceria 5 em 6 Ligas, assinavas por baixo.

Se antes disso vencemos pouco? Sim.
Se poderíamos e deveríamos ter um plantel mais forte e uma maior diferença para os rivais? Sim

Mas não se menospreze o que foi conquistado na última meia dúzia de anos.

Nem se confunda. 1904

Buba JS

Citação de: ARREB1MBA em 20 de Setembro de 2019, 11:13

Nos últimos 5 anos só houve 4 clubes de ligas secundárias a conseguirem várias passagens aos oitavos na Champions: Porto (4x, o que é notável, sem dúvida), Benfica (2x), Basileia (2x) e Shakhtar  Donetsk (2x).
Provavelmente apenas o Basileia tinha orçamentos menores do que o Benfica nesses anos.

E como é que uma equipa como o porto, que nos últimos 6 anos, foi 5 vezes pior do que nós chega à CL e passa quase sempre a fase de grupos? Não se pode justificar isto apenas com a sorte nos sorteios.

Eu gostava mesmo de entender! Será uma questão de mentalidade? Os plantéis deles não têm sido melhores do que os nossos! Será uma questão de táctica e tipo de jogo feito? O nosso 442 é o suficiente para a nossa liga mas não chega para a CL.

MALU15

Citação de: boysetsfire em 20 de Setembro de 2019, 11:13
Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2019, 17:30
Citação de: boysetsfire em 19 de Setembro de 2019, 16:56
Citação de: MALU15 em 19 de Setembro de 2019, 16:46
Citação de: pedro22 em 19 de Setembro de 2019, 16:32
Estivesse a política desportiva ao nível da política financeira
Nem mais. Há quem diga que isso é devido às sementes deixadas pelo RGS, putativo candidato a Presidente do glorioso, que tem o condão de brincar com os milhões que por lá saltitam, nas suas crónicas da Bola e entrevistas relâmpago ao universo da SIC. Deve ser um prolongamento da sua avença quando botava faladura no programa do dia seguinte.

Quem é o grande obreiro das finanças do Benfica terem sido invertidas?
Como em tudo na vida e no desporto, mesmo nos desportos individuais, há sempre um trabalho de várias equipas coordenadas por lideranças fortes em vários domínios e guiadas por uma boa estratégia e com um timoneiro ao leme.

Quando isto acontece o resultado só pode ser o sucesso, mesmo que o caminho percorrido tenha sido longo e com muitos escolhos pelo caminho que obrigaram a correcções da trajectória, como eu já referi aqui que no caso da BSAD aconteceu na viragem do ano 2013 para 2014.

Na tua opinião estamos no bom caminho? Eu quero acreditar que sim, e já várias áreas em que o Benfica parece estar de facto diferenciado em relação à concorrência.

Mas a verdade é que as equipas de futebol estão cada vez mais fracas. Não se pode ambicionar a grandes feitos com equipas só de miúdos. A mística sempre se fez com jogadores mais velhos, multi-titulados. Este ano parece-me que é a equipa mais fraca dos últimos 10 anos.

Eu quero um clube pujante financeiramente, mas isso tem de se traduzir em grandes equipas no futebol.
Pelo menos financeiramente estamos no bom caminho, fruto de várias decisões, algumas delas ainda hoje nem sempre compreendidas por alguns, que estão a conduzir o Grupo Benfica e não só a SAD, a uma situação financeira e patrimonial estável e consistente que nos vai permitir encarar os tempos mais próximos sem os problemas que nos afectaram nos anos mais críticos, que era fundamentalmente o do financiamento da SAD por capitais alheios. Estando este problema em vias de resolução, podemos assim recuperar e consolidar o papel de liderança a nível nacional.

A questão das equipas fracas e fortes, assentes mais ou menos em jovens talentos oriundos da formação, é uma questão com discussão em aberto.
Eu preferiria que a equipa fosse mesclada com algumas aquisições externas de qualidade e experiência, embora esteja consciente da pequenez do nosso mercado e do seu baixo nível de competitividade, bem como das elevadas cotações que estão a ser atingidas pelos atletas que ainda podem estar ao nosso alcance e do nível de risco que também existe nessas aquisições.

aquaris

Citação de: Buba JS em 20 de Setembro de 2019, 11:41
Citação de: ARREB1MBA em 20 de Setembro de 2019, 11:13

E como é que uma equipa como o porto, que nos últimos 6 anos, foi 5 vezes pior do que nós chega à CL e passa quase sempre a fase de grupos? Não se pode justificar isto apenas com a sorte nos sorteios.

Eu gostava mesmo de entender! Será uma questão de mentalidade? Os plantéis deles não têm sido melhores do que os nossos! Será uma questão de táctica e tipo de jogo feito? O nosso 442 é o suficiente para a nossa liga mas não chega para a CL.

Penso que a diferença está na dimensão física e as vantagens que tiram das mesma nas bolas paradas e contra-ataque, o FCP é muito forte nestes aspectos. Os últimos planteis do Benfica são muito débeis nisto, e na Europa acabamos sempre por pagar o preço. Grimaldo, AA e Pizzi principalmente estes não dão para jogar na Liga dos campeões com sucesso. São jogadores fundamentais na Liga NOS que as sua lacunas são totalmente expostas na Liga dos campeões e a equipa como um todo recente-se visto serem estes (Pizzi e Grimaldo) os maiores desequilibradores da equipa (mais Rafa).