Panchito Velázquez (Hóquei em Patins)

Avançado, 50 anos,
Argentina
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Taça de Portugal (3), Supertaça (2)

faneca_slb4ever

Citação de: dfernandes em 16 de Outubro de 2010, 00:55
Parece que o lema aqui é:

És antigo futsalista do Benfica? És imediatamente imortal!

O Azar do Panchito foi a modalidade que escolheu, desconfio.
Fala do que sabes.

nokas7

Não venho sequer com a intenção de discutir se é Saudade ou Imortal..

Venho apenas dizer que, do que foi para mim o Hoquei do BENFICA até hoje (devido à

minha idade) foi realmente.. Panchito Velasquez!!!

Era um SENHOR JOGADOR!!!

Superga1949

true ... Imortais para mim  só os que ganharam titulos no nosso clube ou que nos marcaram profundamente enquanto CLUBE !

Bernardo.8

Para mim, é Imortal.
Quer se queira quer não, marcou uma geração graças à sua genialidade.

ric_slb

Panchito foi o jogador que me fez começar a dar atenção à modalidade de hoquei em patins e isso fará para mim dele um imortal nesta secção!

pasa

Citação de: Bernardo.8 em 17 de Outubro de 2010, 11:55
Para mim, é Imortal.
Quer se queira quer não, marcou uma geração graças à sua genialidade.

Partilho a mesma opinião!!

Amigo das modalidades

vocês são tão ignorantes (não quero insultar ninguem e não se sintam insultados, mas não seu mesmo como descrever ) que isto roça o ridiculo. È só dizer asneiras e falar do que não se sabe. Mas já que sabem tanto, então fiquem a saber mais antes de questionar os meus motivos ou as minhas razões.

Eu vejo modalidades do Benfica, e falo ao vivo, pq pela tv vejo desde que me lembro para ter idade para ver televisão, com o meu pai sempre a colocar-me o bichinho bem vivo, desde 1997 (coicidente com o ultimo titulo do H.Patins). Estava lá e continuei, em 3 épocas e meias de Panchito, falhei 5 (!) jogos em casa. E fora fui a muito sitio... A minha modalidade preferida? quem me conhece sabe perfeitamente: hóquei em patins. A minha maior mágoa? Não sermos campeões desde 1997/8.

Se soubessem ler, já tinham percebido o que eu tinha dito do Panchito. Um génio, o melhor jogador que vi ao vivo, em termos técnicos, de espectáculo, pura genialidade. Como profissional, não vou falar para não vos estragar a pintura, como qualquer génio também tinha o seu lado lunar. Situação essa que seria menosprezada se ganhassemos titulos atras de titulos (sim, e das 3 taças, convem lembrar que ele só jogou a final-4 de uma delas, em 2000/01 (arrifana), tendo falhado as outras 2 por lesão (99-00, nao me recordo onde foi, 01/02, em Sintra). Em 01-02, o Benfica foi para a fase final (10 jornadas) com 6 pontos sobre o FCP, e perdeu o titulo... Pq no jogo com o Barcelona em Guimarães, o sr.Dantas só tirou o Panchito quando ele estava "morto" dp de lhe terem massacrado o joelho, coisa que os ex-colegas do Barcelona sabiam bem. Mas nem vou por aí, pq os disparates do sr.Dantas foram mais que muitos, e para mim ele foi o grande responsável pelo insucesso nesses anos (como foi absolutamente crucial no enorme sucesso gozado na década anterior!).

Esta divisão de Imortal/Saudade/ex-funcionário, não pretende ser um consenso. pq isso não existe nem na razão, nem na emoção. Agora isto pretende seguir uma certa linha: Valor do jogador, profissionalismo, empatia com os adeptos, titulos... e é normal que quem falhe em alguns aspectos, não chegue ao escalão máximo.

Alguns falavam do Zé Maria ou do Adil. Do Zé Maria, eu só vou constatar factos. Pq vocês ainda não perceberam que estamos a passar a melhor era do futsal, que coincide precisamente com a fundação da modalidade. Temos 5 campeonatos em 9, temos 4 Taças e temos um titulo de campeão europeu. E o Zé Maria tem-nos todos. E em muitos deles, foi peça chave. Exemplo? "Negra" da Final em 06/07, 1x0, Zé Maria. Não é naturalmente um golo que o faz um "imortal", e se não foi um jogador genial ao serviço do Benfica, foi um profissional exemplar, um benfiquista a lutar pelo seu Benfica, e que saiu recheado de titulos.

o Adil sim, percebo que seja estranho, e as minhas razões podem facilmente ser confundidas com presunção, e reconheço isso. Mas da maneira que acompanhei intensamente o hóquei, acompanho intensamente o futsal. E todas as vivências, relatos de quem trabalhou com ele, levam-me a tomar esta decisão. Um treinador genial, que saiu com titulos no bolso, um profissional a 200%, mesmo que tenha errado, situações que ele reconheceu e que saiu bem... E podem estar seguros, mas muitooooooo seguros, que estes anos de André Lima a treinador, têm muito dedo do Adil. Bastava olhar para alguns treinos...

O texto já vai longo, e já me perdi pelo meu meio. Espero que a galeria de imortais se volte a encher rapidamente com jogadores de Hóquei... que rapidamente surja quem possa estar comparado, a quem lá está. E falando de quem vi, José Carlos, Fortunato, Paulo Almeida, Luis Ferreira, Rui Lopes... Isso sim. Com titulos, pq o Benfica é um clube que sem titulos nao faz sentido.

Amigo das modalidades

Citação de: ASroma em 17 de Outubro de 2010, 02:52
true ... Imortais para mim  só os que ganharam titulos no nosso clube ou que nos marcaram profundamente enquanto CLUBE !

é isto mesmo! Um jogador pode marcar-nos como imortal ou saudade ou que quiserem a cada um de nós de maneira diferente, pq todos somos diferentes e todos vivemos e sentimos de forma diferente! mas acima disso, está o clube...

Amigo das modalidades

Citação de: sammer em 15 de Outubro de 2010, 17:33
Vinha referir isso. O MPH é imortal (justamente) mas também só tem uma Taça de Portugal no currículo. A diferença não é assim tanta.

Então vamos à escala: o MPH andou a jogar com Benfica's de planteis no minimo, duvidosos. Algum deles era capaz consistentemente de lutar por titulos? Não. o MPH andou com o benfica às costas? andou!

o Panchito jogou com Jose Carlos, Fortunato, LFerreira (todos eles Imortais...), com Gaidão, RPereira, Mariano.... planteis, com qualidade de sobra para serem campeões nacionais, e mesmo europeus. E tirando esta ultima parte da equação, pelo menos 1 titulo de campeão nacional. E não foram...

Amigo das modalidades

Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2010, 12:31
Salvo erro, as 2 ou 3 épocas pré vinda do Panchito não tinham sido boas! Lembro-me que ele fez ressurgir a secção!
Estive no dia da estreia dele, e do irmão! Um 2-0 ao Paço de Arcos, salvo erro!

LOLOLOL. Ai sim? Campeões em 94, 95, 97 e 98! 98-99 foi uma época má, à semelhança do que havia sido 95-96... no final de 98-99, por graves problemas financeiros, Paulo Almeida e Ramalho saem para o Barcelos (Rui Lopes ja havia saido em 98 para o Liceo). Sem dinheiro, o Benfica arranja reforços circunstanciais, e está até dezembro de 99 no meio da tabela. No defeso (Dezembro/Janeiro) de 2000, chegam Panchito e Mariano, em Julho chega Gaidão e assim sim voltamos a ter uma grande equipa. Isto é "ressurgir" uma secção? Ressugir a secção foi o que fez o patrocinio da TV CABO em 2000, da mesma maneira que quase acabou com ela em 2002...

Realmente a memória tens estas coisas...

Amigo das modalidades

Citação de: sportbilly em 15 de Outubro de 2010, 12:41
Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2010, 12:24
O Benfica de Panchito é como o Brasil de 82! Excepto Taças de Portugal e Supertaças, não ganhámos nada, mas aquele hóquei espectáculo ficou na memória de todos os Benfiquistas com quem falo! Não é por acaso que o pavilhão enchia, e ficava até pequeno!
ganhámos 1 taça cers e fomos a pelo menos 2 final four da champions,nas quais perdemos com o barça( 1 nos penalties e 1 no prolongamento),e todos sabemos o que era o Barcelona nessa altura(ainda hoje é a melhor).

isso tá prai uma mistrada das grandes... ganhamos uma taça cers em 91 (ainda era o Panchito adolescente, e andava em San Juan)...  fomos à final da Liga dos campeões em 95, em que perdemos com o Igualada (4-3 para nós na Luz, 3-1 lá. Nas meias, depois de levarmos 5-0 em barcelona (salvo erro), demos os 8-1 na Luz, inesqueciveis). Mais tarde, estivemos de forma consecutiva em 3 final-4. Em todas perdemos nas meias: Porto (Rosa Mota, 2000), Liceo (Sevilha, 2001 nos penalties), Barcelona (Guimaraes, 2002, no prol), aqui sim com Panchito...

Amigo das modalidades

Citação de: Sirgor em 15 de Outubro de 2010, 18:30
O Zico nada ganhou pela selecção do Brasil...o Raí ganhou tudo.

Vão lá perguntar aos Brasileiros quem é o "imortal".Se o Maradona perde a final de 86,deveria deixar de ser "Imortal" para os Argentinos?

Os génios não se medem por títulos,são valores ainda mais altos.

O Benfica teve a honra (tal como ele a teve) de ter entre os seus,um génio,daqueles que aparecem de geração em geração.Para mim foi uma honra.

Apelidar de circo,a genialidade...porquê?

o problema é que nem ao significado de circo vocês chegaram. Eu chamei circo, pq o circo é um espectáculo de entretenimento que tem como grande objectivo fazer rir. E honestamente, o génio do Panchito não nos conseguiu levar além desse patamar. Horas a fio de hóquei  de grande nivel, com execuções técnicas só ao alcance dele. Um génio, sem duvida. Se foi uma honra tê-lo no Benfica? meu caro, foi uma honra, um orgulho, um sonho, o que lhe quiseres chamar.

Mas eu vivo o Benfica, e ensinaram-me assim e sou muito casmurro, o Benfica é um clube ganhador, um clube que vive de ser campeão. E com o Panchito, não conseguimos estar nesse patamar.

A analogia com o Zico ou Rai, nao me faz sentido pois os Mundiais são de 4 em 4 anos, e longe de se poder medir a carreira de um jogador por aí.

Se quiseres fazer uma analogia com o Maradona, eu faço-te outra: o que é o Maradona para os adeptos do Barcelona? Um génio que vestiu a camisola deles, mas que não os elevou ao patamar que um clube como o deles está habituado (e sim, nesta comparação à escala, o Panchito fez mais pelo benfica do que o Maradona pelo Barcelona... mas não chega).

Amigo das modalidades

Citação de: Munha em 15 de Outubro de 2010, 19:52
Citação de: VALEBEM em 15 de Outubro de 2010, 18:53
Daqui a 10 anos a maioria dos Benfiquistas ainda se lembrará do Panchito, 20 anos depois de ele ter jogado no nosso clube! Daqui a 5 anos, só quem segue muito de perto o futsal, se lembrará do Zé Maria!

O mais comum dos Benfiquistas não sabe hoje quem é o Zé Maria, nunca soube quem foi o Adil Amarante, e continua a venerar o Panchito. Panchito está para o hoquei como o Ricardinho estava para o futsal.

Pois, mas neste fórum felizmente não andamos sobre o comum...

Amigo das modalidades

Citação de: Tapion em 16 de Outubro de 2010, 01:21
O Ricardinho era para o futsal do benfica o que o panchito era para o hoquei do benfica...Logo..imortal

o Ricardinho... foi campeão europeu, tem 4 campeonatos, 3 taças... Hmm eu vejo aqui uma "ligeira" diferença, assim uma coisa muito pequenina só...

Amigo das modalidades

Citação de: _Benfiquista_ em 15 de Outubro de 2010, 19:54
Grande Panchito!Grandes tardes e noites de Glória vi da Nossa Equipa de Hóquei ,com o Panchito a dar recitais e com o Pavilhão Borges Coutinho completamente lotado!Saudades! :smitten: :slb2:

já agora, correcção no Pavilhão Borges Coutinho davam-se recitais de Andebol e Voleibol, ao lado das piscinas. os recitais de Hóquei e basket (e mais tarde futsal) eram no Pavilhão nº1, debaixo do Terceiro Anel